Ferreira do Alentejo vai receber cinco centrais solares

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Ferreira do Alentejo vai receber cinco centrais solares

Mensagem por luimio »

ferreira do alentejo vai receber cinco centrais solares
Imagem

uma empresa portuguesa de energias renováveis começa a construir sexta-feira cinco centrais solares em ferreira do alentejo, num investimento de 7,5 milhões de euros para produzir energia «limpa» para a rede eléctrica nacional nos próximos 20 anos.

em declarações à agência lusa, iolanda sousa, da net plan, adiantou hoje que o início da construção das centrais com o «lançamento da primeira pedra» está marcado para as 10:00, num terreno de cinco hectares próximo da localidade de abegoaria, naquele concelho do distrito de beja.

um dia antes, quinta-feira, o projecto vai ser apresentado durante as primeiras jornadas ambientais do concelho de ferreira do alentejo, dedicadas às energias renováveis e que vão decorrer no centro cultural manuel da fonseca.

a instalação das cinco centrais, com 43 mil painéis fotovoltaicos e uma potência total de 1.800 megawatts (mw), vai decorrer «até meados de 2008», altura em que deverão começar a funcionar em pleno, acrescentou a responsável.

no entanto, previu, «as primeiras duas centrais deverão estar instaladas e começar a produzir e a injectar energia na rede eléctrica nacional até ao final deste ano».

com base numa tarifa de cerca de 0,31 euros por kilowatt/hora (kwh), acrescentou iolanda sousa, as centrais vão vender energia à rede eléctrica nacional durante os próximos 20 anos.

sem custos de fuel ou emissões, as centrais irão produzir anualmente cerca de 3.000 megawatts/hora (mwh) de energia e evitar a emissão de 2.400 toneladas de gases de efeito de estufa (co2).

com um investimento global previsto de 7,5 milhões de euros, o projecto prevê criar 110 postos de trabalho directos, a maior parte dos quais na fase de instalação, disse iolanda sousa, admitindo que irão ser criados 10 postos de trabalho permanentes, sobretudo nos serviços de manutenção.

os painéis solares das cinco centrais vão ser construídos por uma fábrica instalada em oliveira do bairro (aveiro) e propriedade da empresa solar plus, da qual a net plan é um dos accionistas portugueses.



as primeiras duas das cinco centrais deviam ter começado a ser construídas em abril deste ano e já deveriam estar a produzir energia, lembrou a responsável, lamentando o atraso causado pelas «várias alterações à legislação que define as tarifas».

no início, lembrou iolanda sousa, a net plan tinha previsto investir 8,8 milhões de euros no projecto com base numa tarifa de 0,38 euros por kwh, mas a alteração deste valor para 0,31 euros por kwh «obrigou a empresa a redefinir o projecto para optimizar o investimento», que desceu para 7,5 milhões de euros.

rui silva, outro dos responsáveis pelo projecto, explicou à lusa que a net plan escolheu construir as cinco centrais no concelho de ferreira do alentejo devido às suas «condições solares ideais» e à disponibilidade de interligação à rede eléctrica nacional.

«as cinco centrais, com mais-valias económicas, ambientais e sociais, vão colocar ferreira do alentejo na vanguarda dos concelhos amigos do ambiente», defendeu.

o projecto de ferreira do alentejo será o terceiro do género a entrar em funcionamento no baixo alentejo, depois da central solar de serpa, que começou a produzir energia em pleno no final de março, e de um parque solar em almodôvar, actualmente em construção e que deverá começar a funcionar em pleno em dezembro.

além destes projectos, está também projectada a construção de uma outra central solar fotovoltaica no concelho de moura, que será a maior do mundo, com uma capacidade instalada de 62 mw.

diário digital


ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Mensagem por ztxnew »

caro luimio.
fico com uma duvida ao ler este artigo. se me puder esclarecer, agradeço.

se eu pago em horas cheias(hc) á edp cerca de 0,11€/kwh e nas vazias (hv) cerca de metade, como é que a edp pode comprar a energia a esta empresa três vezes mais cara? é confusão minha ou é mesmo assim?

é que de facto tento acompanhar estes processos de produção fotovoltaica e tudo o que leio aponta para o facto de a produção por este processo ser ainda muito cara e pouco rentável.

a edp compra a 31 cêntimos para vender a 11?

um abraço,
Do deserto...nada.

José Teixeira

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

pagamos nós todos consumidores, essa diferença. a produção de electricidade de origem renovável é altamente subsidiada e é uma actividade de momento, ainda anti-económica (pelo menos para os consumidores).

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”