Investimento em energia Fotovoltaica

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Investimento em energia Fotovoltaica

Mensagem por DJGH »

pode sempre fazer a sua central fotovoltaica, mesmo que seja de 20 kw. pode fazê-la em sistema isolado ou pode ligá-la à rede. em sistema isolado tem de obter licenciamento junto da dgeg, para a ligar à rede também. nesta última a única hipótese que vejo de imediato é o d.l. que referiu estabelecendo-se como produtor com auto-consumo, o que lhe vai exigir que consuma pelo menos 50% do total da energia produzida, vendo o que lhe sobrar até ao máximo de 50%.
agora, se já sabe que não é um bom investimento, o que tem de diferente se gasta 10.000 ou 1 milhão de euros por ano em energia? quanto mais gasta em energia, maior tem de ser o investimento em equipamento electroprodutor, maior o "prejuízo", não acha? uma coisa é eu investir (gastar!) 500 € numa "gracinha" para ter as luzes do jardim acessas, com esse dinheiro comprava os kwh á rede para o resto da minha vida (mas os 500 € até nem me fazem falta e é giro), e outra coisa é investir (gastar!) 100.000 € que só serve para "ajudar" a firma a apresentar prejuízo no final do exercício.
está dito e redito que a energia mais barata que pode obter é a do fornecedor do serviço público. a menos que tenha resíduos para queimar, biomassas ou outras, ou calor para produzir e usar nos seus processos industriais, estudar a viabilidade de um processo de produção de energia eléctrica em cogeração (e mesmo assim...), caso contrário não tem viabilidade económica produzir a sua própria energia a partir do fotovoltaico ou eólico.
para outras questões mais específicas sobre legislação e licenciamentos pode e deve recorrer à dgeg. mas valerá a pena?
DJGH


Adeliaseifert
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça abr 08, 2008 11:54 am

Re: Investimento em energia Fotovoltaica

Mensagem por Adeliaseifert »

ola!
tenho estado a ler as vossas preguntas/respostas relativamente á microprodução fotovoltaica de energia eléctica.
tem sido muito interessante e muito útil para mim, pois eu também estou a querer produzir energia eléctica utilizando placas fotovoltaicas.
tenho algumas duvidas, que gostaria de colocar:
1) a casa ou local onde vão ser instaladas estas placas fotovoltaicas, tem de estar no nome da pessoa que se candidata á unidade de microprodução?

2)ao ler o d.l. 363/2007 de 2 de novembro, no artigo 4º, alinea 3), gostaria que me esclarecessem a situação dos ...50%... a que fazem referência.

3) segundo entendi, teremos que criar uma empresa em nome individual, não é? são então necessários 2 contadores?

obrigada

adélia

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Investimento em energia Fotovoltaica

Mensagem por DJGH »

vamos ver se consigo responder de forma a que entenda facilmente:

1) é o titular do contrato de compra de energia que será o titular do contrato de venda de energia. a legislação não fala em proprietário do imóvel ou terreno. se assim fosse eram os bancos os maiores microprodutores ;

2) os microprodutores não podem instalar unidades de microprodução (um) com potência superior a 50% da potência contratada para a sua instalação de utilização. se um futuro microprodutor tiver um contrato com a edp de 6,9 kva (o que equivale a ter o seu limitador de potência regulado para 6900 kva / 230 v = 30 amperes em monofásico) fica limitado a poder instalar uma um com potência máxima de 3,45 kw (50% de 6.9). um microprodutor que tenha contratada uma potência de 10,35 kva poderia instalar uma um de 5,175 kw (50% de 10,35) se não estivesse limitado pelo dl 363/2007 ao máximo de 3,68 kw no regime bonificado;

3) entendeu mal. não é necessário criar nenhuma empresa. onde está isso plasmado? são necessários dois contadores? não. é necessário apenas um contador bidireccional (dos modelos registados no site renovaveisnahora.pt) para ler a energia que o microprodutor injecta na rede e ter a garantia que não consome "por distracção" nenhuma por essa ligação. o que acontece é que o microprodutor já tem um contador (unidireccional) para contar a energia que consome na sua instalação de utilização. correcto? são duas instalações completamente distintas, a do seu consumo (da sua casa) e a da sua venda (um), cada qual com o seu contador.
DJGH


Adeliaseifert
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça abr 08, 2008 11:54 am

Re: Investimento em energia Fotovoltaica

Mensagem por Adeliaseifert »

ola bom dia. obrigada pelos esclarecimentos.

tenho mais algumas questões:
1- a potência que tenho actualmente contratada na casa onde pretendo instalar as placas solares, é de 5,75kva / 2 = 2,87kva . será que posso aumentar o contrato com a edp de forma a poder aproximar-me ao valor máx dos 3,68kw?

2- na factura da edp, esta vende-nos a energia com iva a 5% e a energia que vou vender á edp, também está sujeita ao iva a 5%? como pago isso ao estado?

3- a casa onde pretendo instalar as placas fotovoltaicas já está construida, pelo que estas ficam sujeitas á sua colocação num local que já existe o que pode não ser o mais rentável a nivel de absorção dos raios solares. qual deve de ser a orientação ideal para obter o máximo de rendimento? é que os cálculos apresentados são para um rendimento máximo, e quando não fôr assim?

adélia

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Investimento em energia Fotovoltaica

Mensagem por DJGH »

r: 1) para saber se pode pedir aumento da potência contratada só contactando a edp, que irá verificar se existe potência disponível na zona e se não é necessário aumentar a secção do ramal. normalmente, e como estamos a falar de pequenos consumos, certamente a resposta será positiva. agora, penso que deverá ponderar se o aumento do custo do contrato compensa ou não, em função do aumento de "produtividade" da sua um.

r: 2) da legislação, pode ler-se: "é ainda previsto um regime simplificado de facturação e de relacionamento comercial, evitando-se a emissão de facturas e acertos de iva pelos particulares, que, para esse efeito, são substituídos pelos comercializadores. o microprodutor recebe ou paga através de uma única transacção, pelo valor líquido dos recebimentos relativos à electricidade produzida e dos pagamentos relativos à electricidade consumida."

r: 3) a orientação ideal é para sul (geográfico) e com uma inclinação de 30º. se assim não for a produção expectável sofrerá obviamente uma depreciação. através de programas de simulação consegue-se determinar com alguma exactidão esse valor. questione a(s) empresa(s) que consultar. a título de exempl posso dizer que se uma um ficar voltada para este ou oeste sofrerá uma depreciação de cerca de 17% na energia total produzida. se inclinar o campo fotovoltaico para 0º (horizontal) sofrerá um decréscimo aproximado de 10%.
DJGH

Avatar do Utilizador

original
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda out 30, 2006 3:06 pm

Re: Investimento em energia Fotovoltaica

Mensagem por original »

segui com atenção o outro tópico sobre este assunto, mas tenho algumas dúvidas:
1. pode-se adquirir paineis com menor área e, claro com menor custo? (20 m € é bastante... pelo menos para mim ) o valor que pensava rondaria os 10 m euros, não quero recorrer ao crédito, sem certezas da quantidade que os paineis podem produzir e do valor de venda à edp, depois dos 5 anos.

2. tenho também de ter paineis para aquecimentos de águas sanitárias?
já alguém tem valores reais de produção através dos paineis? não será a publicidade exagerada nos valores apresentados?
obrigado

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Investimento em energia Fotovoltaica

Mensagem por DJGH »

r: 1. claro que pode sempre investir conforme as suas possibilidades, dependendo também obviamente das soluções disponíveis no mercado, digo, nas potências disponiveis dos inversores de ligação à rede que estejam registados no srm. penso que com um inversor de 1,1 kw já consegue esse nível de valor. é uma questão de consultar os instaladores de um registados e colocar-lhes essa limitação orçamental. logo lhe apresentarão também qual o retorno esperado. agora, certezas quanto ao valor da remuneração no final dos 5 anos garantidos, só no seu valor mais desfavorável, 0,41 €/kwh, segundo fonte do guia para a certificação de uma unidade de microprodução (http://www.renovaveisnahora.pt/web/srm/ ... roproducao) o qual aconselho a leitura;

r: 2. se quiser usufruir da remuneração bonificada terá mesmo de ter colectores solares térmicos com uma área mínima de 2 m2. quanto aos valores da produção fotovoltaica anunciados, eles são teóricos e são (ou deverão) ser calculados com base em programas de simulação (ou cálculos manuais complexos), e portanto deverão ser aceites como fidedignos. e repare que até no site governamental "renováveis na hora" está lá, naquela rodinha cinzenta "receba até 300 € por mês..." que clicando nela pode ver em que condições isso pode acontecer. se também tiver alguma influência junto de s. pedro pode sempre meter uma cunhazinha e até aumentar um pouco mais esse valor...
DJGH


Adeliaseifert
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça abr 08, 2008 11:54 am

Re: Investimento em energia Fotovoltaica

Mensagem por Adeliaseifert »

ola bom dia

quando fala "na influencia do s. pedro" está a pedir chuva ou a pedir sol?
pois contráriamente ao que eu pensava, tive conhecimento que as placas fotovoltaicas a partir de uma quantidade demasiado grande de calor (e que me desculpem os entendidos se não utilizo os termos correctos), a rentabilidade das mesmas em vez de aumentar, diminui.
eu que pensava que na zona onde pretendo colocar as placas, no interior do país, onde faz sempre muito calor, ia poder produzir muita energia, resulta que vou ter que procurar maneira de arrefecer as placas.

disseram-me que existem umas placas fotovoltaicas com uma pelicula incorporada que ja arrefece a placa. álguem me pode indicar um fornrcedor?

de que outra forma poderei arrefecer uma placa "normal"?

agora voltando ás umf, como poderei saber se ainda me posso candidatar a uma umf bonificada com 0,65€/kwh?

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Investimento em energia Fotovoltaica

Mensagem por DJGH »

quando falo em s.pedro é óbviamente para pedir sol. qualquer equipamento solar necessita de sol, se alguma "tecnologia" funciona com chuva e de noite é porque não é solar (mas isto é outra história).
as células fotovoltaicas perdem eficiência com o aumento da temperatura, dependendo da tecnologia de fabrico, mas caro adeliaseifert, não se preocupe em arrefecer os módulos fotovoltaicos. a perda de rendimento da instalação não será de tal forma importante que mereça um arrefecimento forçado dos módulos, e o sobrecusto para o efeito.
nunca ouvi falar de módulos com películas "refrigeradoras". o que existem é módulos que combinam a tecnologia monocristalina, ou policristalina, com a do silício amorfo de forma a aproveitar desta a menor perda de rendimento com a temperatura e a maior eficiência relativamente á radiação difusa. depois tudo se resume a uma questão de preço.
quanto à microprodução, este ano, e enquanto durarem os 10 mw, pode-se candidatar a uma umf bonificada a 0.65 €/kwh. no site http://www.renovaveisnahora.pt será anunciado quando esta cota for atingida e a remuneração sofrer os 5% de redução.
DJGH


ROGER
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça abr 15, 2008 1:51 pm

Re: Investimento em energia Fotovoltaica

Mensagem por ROGER »

viva,
tenho seguido atentamente todas as mensagens colocadas no sub fórum “solar fotovoltaica”, primeiro porque me preocupo com o ambiente e segundo (não posso ser hipócrita) vejo na microgeração uma oportunidade de negócio.
mas, nas muitas leituras que já fiz parece-me existir um denominador comum:
a aquisição de um sistema solar fotovoltaico não é rentável.
ou seja, pelas experiências relatas, nomeadamente os pedidos de orçamentos (+/- 20.000€) que alguns membros deste fórum já fizeram; pelos cálculos de outros que apontam como tempo de retorno do investimento inicial na ordem dos 8/9 anos (sem contarmos com os juros caso o meio de aquisição do produto seja através de crédito bancário); pelo contrato que se estabelece com a edp (15 anos) com a certeza de que o valor pago no regime bonificado durante os primeiros 5 anos (0.65€) sofrerá um decréscimo anual, derivado a inúmeros factores; pela própria legislação criada para regulamentar esta prática para produtores “domésticos” e consequentes dúvidas que cria a interpretação da mesma, e talvez devido a outros factores que a minha limitação técnica na temática não me deixam citar nesta intervenção, só posso concluir que afinal esta atitude do governo de descentralizar/delegar competências nos pequenos produtores não passa de uma operação de charme/marketing.

dúvida: fiz uma leitura correcta ou pelo contrário, interpretei de forma errada as mensagens colocadas?



já agora peço-vos também o favor de imaginarem o seguinte cenário (real): tenho um terreno muito grande e pretendo dotar o mesmo de vários pontos de luz (pontos de luz esses que pretendo que sejam luzes/lâmpadas economizadores e não candeeiros solares).
neste caso pergunto:

há algum sistema solar fotovoltaico de auto-consumo, devidamente eficaz e mais barato que os sistemas de microgeração (+/- 20.00€), capaz de gerar electricidade para +/- 30 lâmpadas de 20w (100w normais)?

a minha perspectiva era poder criar toda a energia eléctrica exterior à casa, mas se o investimento no equipamento for muito caro, não tenho outra alternativa – edp.
não nos esqueçamos do seguinte: hoje em dia a electricidade é barata e no futuro???

peço desculpa pela enorme mensagem, assim como peço que me desculpem por alguma má utilização de termos técnicos.

espero contar com as vossas oportunas sugestões/orientações e muito obrigado pela disponibilidade dispensada,
roger

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Investimento em energia Fotovoltaica

Mensagem por DJGH »

bem vindo caro roger,

a sua interpretação do que leu aqui sobre a microprodução, ou melhor, a sua conclusão de que não existe rentabilidade, e que tudo não passa de uma operação de markting do governo, está meia certa e meia errada, na minha modesta opinião. o "negócio" da microprodução não é um negócio da "china", não é aquilo que o governo anunciou entusiásticamente, não é a independência energética do microprodutor, não é com a actual legislação um negócio, ou um projecto, com futuro.
como teve a oportunidade de verificar nas discussões, o investimento paga-se após o período de remuneração fixa (no 7º ano apróximadamente), e as perpectivas de algum lucro que se veja, e que cubra os juros do capital investido, estão assim sujeitas a um grau de incerteza que não dão óbviamente segurança ao investimento. em espanha, a remuneração (0,44 €/kwh) é garantida por 25 anos! portanto, ninguém vai ter na microprodução o seu complemento de reforma. no limite vai ter uma instalação "oferecida" para evitar comprar à edp cerca de 450 kwh/mês após os 15 anos de contrato.
o governo tinha vindo a anunciar, até o dec.-lei 363/2007 saír em 2 de novembro, por intermédio de alguns membros do seu staff em eventos e conferências dedicados à economia e ao ambiente, a que alguns orgãos de comunicação social deram um eco ampliado (tenho em meu poder alguns recortes de imprensa que me provocam hoje um riso amarelado) que portugal iría fazer parte do pelotão da frente nas renováveis, que a microprodução iria beneficiar económicamente milhares de lares e famílias e torná-las independentes em termos energéticos, que a microprodução iria ser a mudança do paradígma da energia em portugal, que tinha sido idealizada segundo o que de melhor se fazia na europa. e no fim a montanha pariu um rato. o que se faz na europa, em microprodução, é melhor do que o que temos por cá. mesmo a legislação anterior era melhor "negócio" do que esta nova. anteriormente tínhamos a energia fotovoltaica, em instalações até 5 kw, remunerada a 55 €/kwh durante toda a vida útil da instalação. depois a remuneração baixou para 44 €/kwh e só durante 15 anos. e agora isto! apenas melhou num aspecto: o simplex! agora é fácil ser-se microprodutor. antes, o processo demasiado burocrático, podia demorar 2 anos!
a microprodução não vai tornar o produtor independente da rede do serviço público. para além de precisar sempre dela, a limitação de 50% da potência contratada, com um máximo 3,68 kw, vai aliviar o microprodutor em cerca de 450 kwh/mês em média, que é o consumo de um pequeno apartamento.
a actual regulamentação, que impõe um desconto de 5% à remuneração de referência (0,65 €/kwh) por cada escalão de 10 mw instalados, vai fazer com que daqui a 2/3 anos deixe de haver novas unidades de microprodução. o valor da remuneração vai baixar até chegar a um ponto que deixe de se tornar viável, isto é, não vai permitir que as novas instalações amortizem em tempo útil. do meu ponto de vista, esta legislação visa um espaço de tempo muito curto, 2, 3 anos no máximo, ao fim dos quais ou se regulamenta de novo, com nova tarifa de referência ou este projecto da microprodução morre na infância.

mas nem tudo é mau. os primeiros microprodutores, os deste ano, penso que fazem um bom negócio. não vão ter a velhice assegurada com um complemento de reforma "renovável", mas vão ganhar uns trocos (mais do que terem os €€€ no banco) e poupar algum depois.
DJGH


ROGER
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça abr 15, 2008 1:51 pm

Re: Investimento em energia Fotovoltaica

Mensagem por ROGER »

caro djgh,
antes de mais muito obrigado pelo seu comentário à minha intervenção.
contudo, ficou por comentar a 2ª parte da minha solicitação:

"já agora peço-vos também o favor de imaginarem o seguinte cenário (real): tenho um terreno muito grande e pretendo dotar o mesmo de vários pontos de luz (pontos de luz esses que pretendo que sejam luzes/lâmpadas economizadores e não candeeiros solares).
neste caso pergunto:

há algum sistema solar fotovoltaico de auto-consumo, devidamente eficaz e mais barato que os sistemas de microgeração (+/- 20.00€), capaz de gerar electricidade para +/- 30 lâmpadas de 20w (100w normais)?

objectivamente, tecnicamente, economicamente faz sentido a minha intenção?

a minha perspectiva era poder criar toda a energia eléctrica exterior à casa, mas se o investimento no equipamento for muito caro, não tenho outra alternativa – edp.
não nos esqueçamos do seguinte: hoje em dia a electricidade é barata e no futuro???
"




se possível agradeço a coloboração de todos para me ajudarem na resposta a esta dúvida.

grato por toda a atenção dispensada,
um bom feriado e um excelente fim de semana,
roger

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Investimento em energia Fotovoltaica

Mensagem por DJGH »

pois... entusiasmei-me com a primeira parte da sua mensagem e esqueci-me da segunda. mas esta sua questão, a produção da sua própria energia, está já muito comentada em vários tópicos, e a conclusão é sempre a mesma: não compensa económicamente produzir energia para autoconsumo se estiver disponivel energia da rede do serviço público.
mas vamos provar isso. vc. precisa então de produzir energia, quanta? a energia consumida por um consumidor calcula-se multiplicando a sua potência (em watts) pelo tempo (em horas) que estiver ligado. se for num período de um dia teremos uma energia consumida em wh/dia.
no seu caso são 30 lâmpadas de 20 w, ligadas quanto tempo por dia? e/dia = 30 x 20w x n horas
(fico a aguardar)
DJGH


zeitler
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta set 03, 2008 3:19 pm

Re: Investimento em energia Fotovoltaica

Mensagem por zeitler »

olá a todos!

encontrei este fórum pois ando a pensar em investir em energia fotovoltaica e googlava à procura de respostas para as minhas dúvidas e deparei-me com estas mensagens em parte esclarecedoras.

a minha situação é a seguinte: possuo uma propriedade com alguns hectares dos quais pretendo em parte dedicar à plantação de diversos tipos de árvores, agricultura, etc.
esta propriedade não usufruiu de energia eléctrica da rede.
no inicio pensei em investir numa solução fotovoltaica mas a nível empresarial onde poderia usufruir também da energia produzida e vender a excedente. desta forma não teria que pagar à edp uma puxada da linha energética (ou assim pensei ).

pelas mensagens anteriores vi (ou pelo menos fiquei com a sensação)
de que para criar esta empresa teria que pedir algo a uma entidade que agora não recordo o nome e que estava com muito atraso e acabava por não compensar o investimento.
então penso numa solução de microprodutor.

as minhas dúvidas são as seguintes:

1) em relação ao contrato que se faria com a edp, na questão dos kw produzidos não faço a mínima ideia de como poderia ter uma ideia de quanto precisaria.
a energia seria necessária para a habitação, iluminação na estrada de acesso à estrada municipal, cerca de 100 m) anexos, uma adega e qualquer coisa mais que viesse a aparecer tais como sistemas de rega, etc.

2) no caso de optar por esta solução teria que pagar à edp a puxada da linha?

3) enquanto microprodutor poderei alargar a área de painéis independente do contrato que tenha ou estou limitado ao contrato?

obrigado a todos pela atenção e aguardo as vossas respostas.


vnamora
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 60
Registado: segunda dez 17, 2007 5:20 pm
Localização: TVD

Re: Investimento em energia Fotovoltaica

Mensagem por vnamora »

caro zeitler,

na minha perspectiva existem 3 hipóteses.
1ª - alimentação através da edp
2ª - microgeração
3ª - geração de potências superiores a 5,78kw (neste momento não estão a ser aceites)

em relação á 1ª pergunta, é um pouco difícil responder sem se saber a potência dos equipamentos que necessita. a casa é muito grande??? é para habitação permanente?? qual a potência da bomba para a rega, o que vai existir na adega??

a resposta á 2ª pergunta é sim, terá de pagar a baixada á edp.

em relação á terceira, só pode ser microprodutor se tiver contrato de consumo com a edp, e só pode ter instalado na microgeração metade da potência instalada pela edp, por exemplo se tiver 6,9kva da edp só pode instalar 3,45 kw de fotovoltaicos (tarifa bonificada). se quiser aumentar não pode, pq a tarifa bonificada só permite ir até 3,68kw.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”