Telemoveis a energia solar!

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Telemoveis a energia solar!

Mensagem por luimio »

china cria telemóvel que se recarrega à luz solar

Imagem

a empresa chinesa hi-tech wealth desenvolveu um telemóvel que se recarrega com energia solar.

o aparelho é o primeiro a aproveitar a luz do sol como fonte de energia e conta com uma capacidade de até 40 minutos de uso após uma hora ao sol.

de acordo com o portal desta empresa de telecomunicações, o novo telemóvel pode ser carregado por outras fontes de luz, até mesmo a luz das velas.

o objectivo da empresa hi-tech wealth passa por colocar no mercado seis modelos deste tipo de telefone e, em 2008, mais 30 aparelhos distintos.

a investigação deste tipo de tecnologia começou em 2000 e comportou, até ao momento, um investimento de vários milhões de euros para o concretizar.

segundo o presidente da hi-tech wealth, zhang zhengyu, o novo telemóvel tem duração 2,5 vezes superior aos normais e é uma aposta «importante» para a economia do país, dado que, ao recarregar o aparelho à luz solar, a china poderá economizar energia para outros investimentos.

o preço previsto para este telemóvel é de 373 euros (510 dólares).

Imagem


Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Motorola a energia solar

Mensagem por luimio »

motorola a energia solar

a motorola está a desenvolver uma tecnologia que permite fazer uso da luz solar para carregar os telemóveis, tendo feito um acordo em relação à patente deste conceito.

resolvido o aparente problema de não se conseguir luz suficiente para carregar a bateria, a captação será feita através de um ecrã lcd com diversos tipos de cristais líquidos.

isto poderia resolver os problemas de autonomias fracas e de ter que se evitar o uso excessivo das aplicações do telemóvel sob pena de se ficar sem autonomia para as chamadas e mensagens.

apesar de se estar a ponderar deixar de usar os carregadores convencionais, não me parece boa ideia que esses sejam totalmente substituídos. existem "dias cinzentos", e depender totalmente dessa tecnologia pode ser algo arriscado para quem necessita de um telemóvel sempre operacional.

apesar de tudo, considero isto como um avanço útil no uso dos telemóveis, e caso vá para a frente com um preço apelativo, pode voltar muitas cabeças na direcção da motorola. aguardemos no entanto mais pormenores e mais avanços no desenvolvimento desta ideia.
Imagem
in: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=158497

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”