Cabo Verde usa solar para abastecer água no meio rural

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Cabo Verde usa solar para abastecer água no meio rural

Mensagem por luimio »

cabo verde usa energia solar para abastecer água no meio rural

o governo de cabo verde, em parceria com a união europeia (ue), tem em curso o programa regional solar para melhorar o abastecimento de água potável à população rural através da utilização da energia fotovoltaica na bombagem, soube a pana quinta- feira na praia de fonte oficial.

para além deste programa, que beneficia 30 localidades na ilha de santiago, o governo vai executar um outro de utilização da energia solar para a iluminação das comunidades rurais.

a capital cabo-verdiana, praia, acolhe, de quinta-feira a sábado, uma exposição para divulgação da energia solar, a promoção da sua utilização em outras aplicações e o reforço da sua exploração por parte de privados em cabo verde.

os visitantes terão a oportunidade de ver uma amostra prática sobre as várias aplicações de energia solar, produzida por empresas cabo- verdianas que se dedicam a este ramo de actividade, nomeadamente na bombagem de água, iluminação pública e privada, aquecimento de água e outras aplicações.

ao proceder à inauguração da exposição, a ministra cabo-verdiana do ambiente e agricultura, madalena neves, recordou que o governo já introduziu uma cláusula no orçamento de estado de 2007 que atribui incentivos à importação de materiais para o sector das energias renováveis.

de acordo com a ministra, a empresa que fizer investimentos no sector das energias renováveis poderá também deduzir estes gastos do lucro líquido no imposto.

o objectivo, segundo explicou madalena neves, é contribuir para uma maior utilização das energias renováveis no país que enfrenta sérios problemas no abastecimento de água à população, nomeadamente o líquido extraído dos furos com recursos a motores que utilizam derivados de petróleo como combustíveis.

cabo verde, país carente em recursos energéticos, produz energia, essencialmente, da queima de combustíveis, implicando forte dependência da importação de produtos petrolíferos cuja factura absorve consideráveis fundos.


panapress

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”