Mercado português da energia solar fotovoltaica vale milhões

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mercado português da energia solar fotovoltaica vale milhões

Mensagem por luimio »

o mercado português da energia solar fotovoltaica pode valer 1.000 milhões de euros por ano, se forem instalados 200 megawatts (mw) de potência anualmente, afirmou, em entrevista à agência lusa, o presidente da associação europeia da indústria fotovoltaica (epia).

winfried hoffmann considera que portugal, e os países do sul da europa, têm grandes potencialidades no aproveitamento da energia solar, uma vez que têm entre 800 a 2.000 horas de sol por ano. portugal tem actualmente 14 mw de potência fotovoltaica instalada, face aos 700 mw da alemanha, com menos horas de sol por ano. o presidente da epia considera que portugal tem potencialidade para instalar 200 mw por ano quando existir um mercado sustentável a nível interno.

o responsável afirma que portugal será um dos países europeus a impulsionar o mercado solar, não obstante ter uma meta fixada de 150 mw até 2010 e ter já atribuídos 126 mw. esse impulso será dado, fundamentalmente, pela microgeração, ou seja, pequenas centrais de produção de electricidade descentralizadas, em casas privadas e ao nível dos municípios, defendeu.

apesar de, enquanto representante da indústria solar, ter interesse em que portugal instalasse mais potência anualmente, winfried hoffmann aconselha o país a evoluir "ano a ano" no sentido de criar "um mercado sustentável". "penso ser imprudente, por agora, não fixar um tecto e não ter um esquema de suporte [através da susidiação da tarifa] que justifique perante os críticos os incentivos dados à energia solar", afirmou.
"façam um mercado apropriado e sustentável, que depois disso a indústria acaba por se desenvolver e os preços acabam por se tornar competitivos", argumentou. winfried hoffmann critica ainda os que defendem que a energia solar fotovoltaica não é competitiva. o responsável considera essa visão "errada" e afirma que em portugal, actualmente, se pode produzir electricidade a partir do sol a "22, 23 cêntimos por kilowatt.hora (kwh)". "na alemanha, com menos sol, o preço por kwh é já de 40 cêntimos", afirmou.

o responsável afirma ainda que o desenvolvimento da tecnologia tem permitido uma descida dos preços de 5 por cento todos os anos.
segundo um estudo da eurelectric, que reúne empresas produtoras de electricidade a nível pan-europeu, os preços da energia fotovoltaica vão aproximar-se dentro de anos dos preços da electricidade produzida através de outras fontes, prevendo-se que em 2030 custe 5 a 10 cêntimos por kwh, próximo dos 5 a 6 cêntimos da eólica e dos 6 a 7 cêntimos da fóssil.

para portugal, o presidente da epia considera que os próximos 5 a 10 anos serão cruciais no desenvolvimento desta energia. winfried hoffmann diz que com a liberalização do mercado de energia, que na sua opinião vai levar à escalada dos preços da electricidade para os consumidores domésticos, com a sensibilização dos consumidores para a energia solar e com a redução dos preços em 5% ao ano, estarão criadas as condições para o surgimento de um mercado sustentável.

Imagem

Avatar do Utilizador

xptosempre
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 195
Registado: segunda jan 29, 2007 12:34 am
Localização: Lisboa

Mensagem por xptosempre »

pois
que na sua opinião vai levar à escalada dos preços da electricidade para os consumidores domésticos


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

boas

o responsavel da industris solar diz que tem havido uma redução de 5% ao ano no preço dos paineis só que cá em portugal ainda não chegaram já estou a alguns anos a pensar em colocar paineis solares e um gerador eolico só que os preços mantem-se quase na mesma e nalguns casos até estão mais caros
pode ser que seja apartir de agora

cumprimentos

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”