Duvidas sobre energia solar fotovoltaica

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Autor do tópico
remlin
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça mai 22, 2007 1:02 pm
Localização: leiria

Duvidas sobre energia solar fotovoltaica

Mensagem por remlin »

ola a todos, primeiro gostaria de me apresentar.
chamo-me paulo marques e sou de leiria.
ao consultar este forum e conhecendo um pouco a realidade espanhola, em que existem varias associações que se juntam para criar uma cooperativa para explorar parques solares fotovoltaicos.
vim com a idea de tentar saber o máximo possível para saber das possibilidades de concretizar um parque solar.
um pouco como vi neste forum publicado por luimio sobre um parque solar de uma empresa em ferreira do zêzere.

assim como não tenho experiencia nesta area, agradecia toda a vossa ajuda que possam facultar, com a maior urgencia possivel, principalmente quais os requisitos, condiçoes legais e tarifas actualmente em vigor..
p.s: espero que nao pensem que isto é uma intromissão de um paraquedista
pois a minha vontade é seria e grande.
obrigado a todos

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

eu já tive a pancada de investir no parque fotovoltaico (pequenino), mas depois de consultar 2 ou 3 empresas que vendem painéis, verifiquei que nenhuma delas possuia o seu próprio parque fotovoltaico.. e pensei que se eles não investem nisso, e estão 100% dentro do assunto, é porque não é assim tão bom negócio, por isso cuidado.

as tarifas e os passos necessários estão todos regulamentados em legislação. para acederes a essa legislação, aconselho o site da dgge (direcção geral de geologia e energia)
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

idem aspas.


Autor do tópico
remlin
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça mai 22, 2007 1:02 pm
Localização: leiria

Mensagem por remlin »

bom vejo que o entusiasmo pelos parques solares não é muito.
quando eu falei do exemplo espanhol era porque é o que eu conheço melhor, principalmente em navarra.
ali existem "cooperativas energéticas" patrocinadas quer por empresas tipo acciona como por diferentes associações que constroem o parque e depois vendem módulos fotovoltaicos cada um com o seu dispositivo para contabilizar a electricidade gerada e poderem saber assim quanto corresponde a cada pessoa.
sei que o investimento inicial é elevado, cerca de 6€/w instalado ou mais depende da modalidade escolhida, mas devido ao valor da tarifa(para parques inferiores a 100kw é de 0,414€/kwh)que a empresa responsável pela conexão à rede eléctrica é obrigada a pagar o investimento torna-se rentável, com uma taxa de rentabilidade anual cerca dos 10%, mesmo tendo em conta os custos de manutenção e reparações eventuais. e sabendo que são investimentos a longo prazo, mais de 20 anos, fiquei com interesse em saber como eram as coisas em portugal. pois em espanha foi-me dito que havia bastantes pessoas a investirem nestes parques
em relação às indicações dadas, tentei encontrar informação no site da dgge e em outros sites e o que encontrei foi informação contraditória, pareceu-me que afinal já não é possível apresentar candidaturas para a construção de parques solares, contudo não consegui confirmar esta suspeita. será que alguém me pode confirmar isto.
sobre os custos e tarifas também estive a informar-me e parece que os valores são diferentes dos espanhóis, maior custo por w instalado e tarifa inferior para parques superiores a 5kwh o valor que encontrei era de 0,32€/kwh inferior.

em todo o caso gostava de agradecer a quem me respondeu e que me possa aclarar as minhas duvidas e que continuem com a troca de ideias pois parece-me que sites como este não existem muitos e bem falta fazem.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

a dgge ao que sei, deixou de receber candidaturas, pois não conseguem acompanhar (regra geral, cada candidatura tem resposta positiva ou negativa ao fim de três anos, por isso se queres avançar, começa a planear o parque para 2010).

depois falas na empresa responsável pela conexão à rede eléctrica, presumo que te estejas a referir à ren ou a edp. ora para começar, o teu parque fotovoltaico tem obrigatóriamente de ficar localizado próximo de um ponto de injecção na rede. esses pontos estão espalhados um pouco por todo o país, mas muito dispersos.

e como não interessa à ren nem à edp estarem a colocar novas infraestruturas (além do mais ainda são obrigadas a comprar a energia que produzes), só para que o teu parque fique ligado à rede (imagina quilómetros e quilómetros de cabos e postes, no caso do ponto de injecção ficar longe), irão fazer de tudo para dificultar o teu processo.

regra geral, para evitar contratempos e chatices, são os próprios promotores dos projectos que acarretam com esses custos. ora estás a imaginar o preço..

em espanha não sei como as coisas se processam, mas realmente estão uns aninhos luz à nossa frente, nesta matéria.

é como te digo, informa-te bem, pois se estás com vontade de iniciar um processo destes, é essencial jogares com o baralho todo..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

para parques de potência baixa (os tais 5kw) a injecção é feita directamente na rede local.
Última edição por orbis em quarta mai 23, 2007 10:12 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

sim, mas para isso acho que não carece de licença da dgge.. penso eu de que..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

carece.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

então é algum processo simplificado..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

O Processo legal

Mensagem por DJGH »

caríssimos,
é possível, porque está legislado, vender energia à rede (procedente de energias renováveis) de duas formas: ou através da figura do produtor consumidor (em bt) ou na do produtor independente.
na primeira, e conforme o d.l. n.º 68/2002, pode-se vender à rede o excedente da sua produção até um máximo de 50% da energia produzida.
na segunda, toda a energia que é produzida é imediatamente injectada e vendia à rede, conforme o d.l. n.º 339-c/2001 e o processual do d.l. n.º 312/2001.
qualquer destes tipos de instalação, autoconsumo e venda exclusiva, carecem de licenciamento conforme os d.l.'s indicados. para a produção com autoconsumo basta pedir o licenciamento. na venda como produtor independente é necessário começar o (longo) processo com um pip (pedido de informação prévia) à dgge (abertos nos 1ºs 15 dias de cada trimestre), que neste momento estão cancelados à espera de melhores dias.
a energia renovável mais bem remunerada é a energia fotovoltaica. actualmente está (mais coisa menos coisa) a 0,44€/kwh (compramos a cerca de 0,10€) para instalações fotovoltaicas até 5kwp. uma instalação desta natureza poderá custar entre 30 e 35 mil euros, e terá um prazo expectável de amortização de 9 anos (mais ou menos). o contrato com a edp terá uma duração de 15 anos, findos os quais poderá ser renovado nas condições vigentes na altura. isto poderá parecer um bom negócio mas já foi bem melhor, a energia vendida já foi paga a 0,54€/kwh e o contrato com a edp era vitalício (enquanto a instalação estive operacional que será mais ou menos entre 30 e 35 anos e o retorno do investimento estava estimado em 6 anos). ah, os preços de venda da energia à rede são também actualizados conforme o indice de inflação.
portanto meus amigos, para vender só com auto-consumo (que não é negócio), como produtores independentes terão de esperar pacientemente que abram de novo os pip's na dgge, mas primeiro terão prioridade os "tubarões" e as suas já anunciadas centrais fotovoltaicas tais como as de serpa e moura (as duas maiores do mundo, porque nós somos assim... os maiores), ourique, freixo de espada à cinta, albufeira, marl, tavira, cercal do alentejo, leiria, e outras mais pequenas num total de 120mw. como existe uma quota para fotovoltaico (150mw até 2010) primeiro servem-se os "tubarões" e depois vêm a "petinga".
a maior central fotovoltaica do mundo (serpa) com 11mw (actualmente a maior está na alemanha e tem 5mw) vai criar uns espectaculares 5 postos de trabalho. depois, como ter a maior do mundo não chega, vamos ter a de moura com 62mw! tudo isto vai ajudar medonhamente a economia nacional e criar imensoooos postos de trabalho e uns cobrezitos para uns conselhos de administração onde se irão sentar uns desgraçaditos de uns ex-secretários de estado entretando "despedidos" pelo voto popular. no resto da europa, onde o expoente máximo é a alemanha e a espanha com um espetacular desenvolvimento do sector, a prioridade é instalar pequenas produções fotovoltaicas (e algumas médias como por exemplo os hortos solares) abrindo o sector ao investimento particular, possibilitando negócios para as empresas instaladoras e para a industria e dando possibilidade aos particulares de obterem um rendimento extra para a velhice.

continuem a por questões.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

antes de mais bem vindo e obrigado pela preciosa participação e troca de conhecimentos!

vamos continuar a questionar!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


toni64
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: sexta mai 19, 2006 11:28 pm
Localização: SINTRA

Re: O Processo legal

Mensagem por toni64 »

djgh, gostei imenso da tua explicação

está profissionalmente ligado ao sector
CUMPRIMENTOS

toni64

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Mensagem por DJGH »

é verdade, estou ligado ao sector (notou-se muito?)
mas não vou fazer publicidade à empresa onde trabalho, não foi isso que me trouxe aki, foi apenas participar num tema que gosto e que gostaria de ajudar a esclarecer melhor quem não conhece ou quem tem ideias distorcidas (sem ser no sentido prejurativo, claro) sobre o assunto.


jalmeida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça mai 08, 2007 12:46 am

Mensagem por jalmeida »

julgava que mesmo para autoconsumo fosse necessário o licenciamento da dgge e que este estivesse suspenso. foi o que me tinham dito.
quando diz que o autoconsumo não é negócio, refere-se ao facto de não ser adequado como forma de comércio, ou à rentabilidade enquanto sistema de poupança individual de energia e, como disse, poder ganhar uns cobres para a velhice.
bem sei que 30 a 35 mil euros é um investimento forte, mas após os tais nove anos que falou para a amortização, será só rendimento durante 20 a 25 anos, não é? para além da poupança na energia que deixa de ser consumida e paga à edp.
o problema estará, talvez, na instalação, que não poderá ser feita por muita gente com os consumos de energia de uma casa normal.
por exemplo, quantos m2 de painéis - e os custos envolvidos - serão necessários para uma moradia onde vivam 4 a 5 pessoas, com frigorífico, arca, máquinas de lavar roupa e loiça, microondas, forno eléctrico e outros pequenos electrodomésticos de cozinha, ar condicionado ou aquecedores eléctricos em 4 a 5 divisões, 2 a 3 televisões, 2 a 3 computadores e consolas de jogos, secadores de cabelo e outros electrodomésticos de casa-de-banho, etc, enfim, toda uma panóplia de aparelhos consumidores de energia eléctrica de que já não podemos dispensar. tanto quanto li, dificilmente a generalidade das moradias urbanas terão capacidade para sustentar painéis fotovoltaicos com capacidade/rentabilidade para a produção de energia eléctrica. o que é pena.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

jalmeida Escreveu:frigorífico, arca, máquinas de lavar roupa e loiça, microondas, forno eléctrico e outros pequenos electrodomésticos de cozinha, ar condicionado ou aquecedores eléctricos em 4 a 5 divisões, 2 a 3 televisões, 2 a 3 computadores e consolas de jogos, secadores de cabelo e outros electrodomésticos de casa-de-banho, etc, enfim, toda uma panóplia de aparelhos consumidores de energia eléctrica de que já não podemos dispensar.
não podemos dispensar, ou não queremos? metade do que referiste é dispensável.. quase que necessitas de um campo de futebol em painéis solares para alimentar tudo isso..
3º sócio novaenergia


jalmeida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça mai 08, 2007 12:46 am

Mensagem por jalmeida »

julgo que não vale a pena discutir por isto.
a generalidade das famílias europeias não "podem" dispensar tudo isto, vivendo nas sociedades europeias onde vivem.
se quisermos ser cientificamente correctos quanto às palavras, então seguramente que o verbo muda de "poder" para "querer".
mas quero eu viver sem o conforto dado pela electricidade e pelos aparelhos que referi anteriormente? quero eu retirar esse conforto proporcionado pela sociedade moderna à minha família? é claro que não.
não tenho os conhecimentos necessários para afirmar de que, no estado actual da tecnologia, seja possível à generalidade das moradias optar pela aplicação de painéis fotovoltaicos, dada a relação custos/beneficios.
é que, se é necessário aproximar as novas energias da aplicação generalizada, esse movimento terá de passar por satisfazer a procura do cidadão comum, sob pena de este sentir que a via ecológica poderá ser muito bonita... mas inadequada em termos económicos e de conforto.

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Mensagem por DJGH »

quando digo que o autoconsumo não é negócio é porque não tem retorno do investimento, senão vejamos com umas contas simples de cabeça:
uma instalação fotovoltaica de 5kwp na zona de lisboa, voltada a sul com uma inclinação do plano a 30º, prevê-se que produza cerca de 7.700 kwh/ano de energia eléctrica (7,7 mwh/ano). sendo esta energia remunerada a 0,44 €/kwh (produtor independente – injecta a totalidade da energia produzida na rede), ao fim do primeiro ano rendeu 3.388 €. como o valor da remuneração é actualizado segundo a inflação, grosso modo, e considerando esta sempre a 2,5%, ao fim de 9 temos o investimento de 33.000 € pago (se não houver alteração dos pressupostos de inflação e o s. pedro for amigo).
no caso de ser um produtor com auto-consumo só pode vender até 50% da energia produzida (7.7/2=3,85 mwh/ano). se a vende-se ao mesmo valor de 0,44 €/kwh, entre o 15º e o 16º ano teria amortizado a instalação (30 a 35 mil euros de retorno), mas nesta figura de produtor consumidor o valor da remuneração é mais baixo, não sei ao certo neste momento mas penso ser q 0,34 €/kwh. se assim for, só ao fim de 19/21 anos é que amortizo entre os 31 e os 35 mil euros, daí dizer que não é negócio. temos que pensar também que injectamos a energia que não consumimos até um máximo de 50%, ou seja, se gastarmos muito vendemos pouco, logo menos retorno, pelo que os prazos atrás referidos é ser muito optimista em vender sempre 50% da nossa produção (o que duvido basta pensar nos nossos consumos diários e enquanto há sol).
para esta instalação de somente 5 kwp são necessários cerca de 40 metros quadrados de módulos fotovoltaicos, que poderão vir a ser muitos mais se tivermos de instala-los em filas de maneira a que não façam sombras uns sobre os outros ao nascer e ao por do sol e no inverno (quando o sol anda mais baixo).
para o exemplo que me pede de uma habitação permanente, em vez de contabilizarmos fastidiosamente os equipamentos que possuímos e o tempo de utilização dos mesmos, basta ver a factura da edp e considerar o consumo de um mês (média) em kwh e a potência contratada em kva (está tudo lá). com estes dois valores digo-lhe qual o campo fotovoltaico necessário (e uma estimativa de custos), e já agora também a localização da casa para contar com os dados climatéricos locais. para estes cálculos utilizo um excelente programa denominado retscreen, disponível gratuitamente na internet pelo governo do canada.
fico a aguardar.


jalmeida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça mai 08, 2007 12:46 am

Mensagem por jalmeida »

obrigado pela resposta.
os equipamentos que referi não são os que tenho - embora não seja muito diferente - nem os que vou ter, já que estou a remodelar uma moradia.
a descrição foi feita como auxiliar do argumento que apresentava: as necessidades crescentes de energia que a actual sociedade induz nas famílias e as suas implicações num aproveitamento mais racional e ecológico das energias renováveis, designadamente da fotovoltaica.
quando decidi comprar esta moradia para onde vou residir, pensei num primeiro momento tornar-me consumidor/produtor de energia fotovoltaica. após contactar algumas empresas desisti: o custo do investimento inicial é demasiado alto neste momento e a amortização muito longa ( e as empresas falam numa amortização à volta dos 10 a 12 anos e não dos 20 de que fala e acredito.)
ainda assim, quero acreditar que, qualquer dia, algum governo mais iluminado possa perceber que uma das formas mais racionais de poupar na factura energética ao exterior será a via do consumidor/produtor, quer seja pela opção solar fotovoltaica, eólica, ou outras, e apoiará um qualquer esquema que baixe os preços do investimento inicial.
já agora, não tenho aqui a factura da edp, - não estou em casa - mas sei que o consumo diário rondará um pouco menos do que os €2,50 (vai baixar porque vou largar os acumuladores de calor em tarifa bi-horária que gastam muito), pelo que o consumo mensal andará à volta de €75/mês, e tenho 10,qualquer coisa de kva instalado.
obrigado

Avatar do Utilizador

Batatas Fritas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm
Localização: Distrito de Lisboa

Mensagem por Batatas Fritas »

jalmeida, eu tenho mais ou menos os mesmos equipamentos que referiste, mais motor de piscina e motor do poço. fazendo a media do consumo, gasto entre 2 e 2,5 kwh.

"...nesta figura de produtor consumidor o valor da remuneração é mais baixo, não sei ao certo neste momento mas penso ser q 0,34 €/kwh."

djgh, acho que é ao contrário, o maior valor é para auto-consumo.
B100

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

batatas, nem penses nisso.. compensa muito mais venderes tudo o que produzes.. e depois comprar de volta à epd, pois o preço é mais baixo, cerca de 0,15 €/kwh
3º sócio novaenergia

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”