Inclinação de paineis fotovoltaicos - longitudalmente

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
bingo
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta nov 11, 2010 3:33 pm

Inclinação de paineis fotovoltaicos - longitudalmente

Mensagem por bingo »

Já alguém experimentou colocar os fotovoltaicos com um pequeno angulo de 10 ou 20 graus em relação ao eixo este/oeste ?
O que se perde? O que se ganha?
Se alguém fez esta experiencia que comente. Com micro-inversores é mais facil.... e com um inversor? O que acontece?
(A imagem é fraquinha. foi a pincel.)
Anexos
´painel solar com angulo 20160517_230604.jpg


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Inclinação de paineis fotovoltaicos - longitudalmente

Mensagem por accoelho »

Há membros que tem algo parecido,
Ganha-se nao ter a potência total num determinado momento, logo excessos mais controlados....


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Inclinação de paineis fotovoltaicos - longitudalmente

Mensagem por CrOhN »

Em paralelo, sem problemas. Não noto grandes diferenças na produção pelo facto de não estar cada orientação com o seu MPPT. E como o acoelho comentou, permite diluir o pico ao longo do dia. No meu caso, o desfasamento é mesmo 90º.


Autor do tópico
bingo
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta nov 11, 2010 3:33 pm

Re: Inclinação de paineis fotovoltaicos - longitudalmente

Mensagem por bingo »

Mas mesmo que nao insida sol diretamente, que haja claridade vai continuar a funcionar? E os WAtts passaram na mesma?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Inclinação de paineis fotovoltaicos - longitudalmente

Mensagem por CrOhN »

Estando as strings em paralelo, sim.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Inclinação de paineis fotovoltaicos - longitudalmente

Mensagem por jmlflorencio »

CrOhN Escreveu:Em paralelo, sem problemas. Não noto grandes diferenças na produção pelo facto de não estar cada orientação com o seu MPPT. E como o acoelho comentou, permite diluir o pico ao longo do dia. No meu caso, o desfasamento é mesmo 90º.
Isto é muito interessante!

@Crohn, e qual é o valor de pico de produção? Isto é, tendo por exemplo 2 painéis de 250W virados 'para cada lado' (a 45° 'do sul', certo?), às 12:00 qual é a potência obtida? Em vez de 1000W (teóricos, com os painéis a sul), quanto se obtém?


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Inclinação de paineis fotovoltaicos - longitudalmente

Mensagem por accoelho »

Certamente que se tem a potência máxima dos paineis que vão ficando perpendiculares ao sol...
O antes e o depois da perpendiculariedade a potência é gradual com ligações em paralelo...


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Inclinação de paineis fotovoltaicos - longitudalmente

Mensagem por jmlflorencio »

Sim, é gradual. Mas a minha questão é mesmo essa. Em quanto se traduzem essas perdas?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: RE: Re: Inclinação de paineis fotovoltaicos - longitudalmente

Mensagem por CrOhN »

jmlflorencio Escreveu:
CrOhN Escreveu:Em paralelo, sem problemas. Não noto grandes diferenças na produção pelo facto de não estar cada orientação com o seu MPPT. E como o acoelho comentou, permite diluir o pico ao longo do dia. No meu caso, o desfasamento é mesmo 90º.
Isto é muito interessante!

@Crohn, e qual é o valor de pico de produção? Isto é, tendo por exemplo 2 painéis de 250W virados 'para cada lado' (a 45° 'do sul', certo?), às 12:00 qual é a potência obtida? Em vez de 1000W (teóricos, com os painéis a sul), quanto se obtém?
Faz a simulação aqui http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/pvest.php. Calculas ambos virados a sul. Depois individualmente cada um na sua inclinação, somando os 2 no final. A diferença, será o que obtens a menos por não estar optimizado.

Quando optei por esta solução, não tinha a certeza que funcionaria. Ao testar, desligava uma ou outra string, e via o comportamento do controlador de carga. A produção era sempre a soma das várias strings ligadas individualmente. Mesmo estando em inclinações diferentes.

Assim tenho uma string virada a Sul e outra virada a Oeste. Esta ultima, pelo menos nesta altura, ajuda bastante ao fim da tarde quando já estamos por casa.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Inclinação de paineis fotovoltaicos - longitudalmente

Mensagem por jmlflorencio »

Obrigado pela dica ;-)

Bom, fiz a simulação e os resultados surpreenderam-me...pela positiva.
Supostamente perderia apenas cerca de 6 ou 7% da produção, com um azimute de 45° (ou -45°)...

Ou fiz alguma coisa mal, ou então a orientação 'incorrecta' não é mesmo muito penalizadora.
Para perder 10% já tinha que meter os painéis a 60° relativamente ao sul...

Mas isto relativamente a energia gerada... continuo com a dúvida relativamente à potência instantânea...
Última edição por jmlflorencio em sábado mai 21, 2016 9:00 am, editado 2 vezes no total.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Inclinação de paineis fotovoltaicos - longitudalmente

Mensagem por CrOhN »

Já estava à espera que chegasses a essa conclusão. Se calhar as percas até nem são nenhumas. Pelo simples facto de dividires a potência ao longo do dia. Evitando injecções desnecessárias na hora de pico.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Inclinação de paineis fotovoltaicos - longitudalmente

Mensagem por jmlflorencio »

Sim, exactamente. Está decidido, quando me meter nisto vai mesmo ser por essa via ;-)


carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: sexta set 19, 2014 1:04 pm

Re: Inclinação de paineis fotovoltaicos - longitudalmente

Mensagem por carfes »

Estou a pensar fazer exactamente o mesmo com 2 paineis de 175w.
Tenho mais ou menos 140w de consumo constante e de tarde sobe para 300w.
Faz muita diferença ter um Inversor versus 2 microinversores? É que a diferença de preços ainda ´grande e não preciso de tanata potencia em inversor pois nunca há potencia maxima em simultaneo.
Para 350w de paineis safo-me facilmente com 300w ou mesmo 250w em inversor. Se tiver de comprar 2 micro-inversor penso que o minimo que se encontra habitualmente é 250w.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Inclinação de paineis fotovoltaicos - longitudalmente

Mensagem por jmlflorencio »

Eu até meteria um micro inversor apenas, e de 250. Isso contribui também para baixar o preço do investimento, algo que é determinante para definir a rentabilidade a seguir...


carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: sexta set 19, 2014 1:04 pm

Re: Inclinação de paineis fotovoltaicos - longitudalmente

Mensagem por carfes »

Sim, era um pouco essa a minha ideia... com um angulo entre 45º a 90º entre eles e como tal um pico de produção muito distante mais o facto de que o painel produz no maximo 90%, duvido que passe os 250w. Mas é viavel ter um micro inversor ligado a 2 paineis? qual a diferença entre um micro inversor e um inversor? tirando o tamanho como é logico... :-)


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Inclinação de paineis fotovoltaicos - longitudalmente

Mensagem por jmlflorencio »

Creio que é mesmo só essa ;-)

Atenção que com um desfasamento de 45° o pico de produção deles ainda se deve sobrepor, poderá ultrapassar os limites...

Os painéis ligam-se em paralelo, para que um deles não estrague a produção do outro (o que aconteceria se estivessem ligados em série)...

Deixa ver se alguém mais entendido da uma achega ;-)


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Inclinação de paineis fotovoltaicos - longitudalmente

Mensagem por CrOhN »

Mais uma vez, apena posso opinar pela experiência que tenho. Independentemente da potência fotovoltaica, o inversor só vai aproveitar até à sua potência nominal. No meu caso, o máximo que as especificações dizem de campo solar é 3KW, mas eu tenho mais que isso. O que acontece é que quando tem potência a mais dispoível, começa desaproveitá-la. Resultando numa curva com o topo plano. Existem várias microgerações aqui pelo forum que apresentam essa curva tipica quando o limitador é a potência nominal do inversor.

No caso dos 350W, mesmo que tenhas essa potência disponível, o inversor só vai dar 250W. O que vai acontecer, é estar mais tempo sempre no máximo. O que acaba por ser benéfico e resulta num melhor aproveitamento do inversor.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”