Ligar painel solar a termoacumulador electrico directamente

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
engmike
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo fev 22, 2015 10:35 pm

Ligar painel solar a termoacumulador electrico directamente

Mensagem por engmike »

Boa noite.

Tenho um painel solar fotovoltaico de 300w pico e 48v e queria ligar directamente a um termoacumulador eléctrico de 60L por forma a aquecer a água quando estiver sol.

Preciso de alguma ajuda no que concerne a isto dado que não sei como colocar isto funcionar.
Posso ligar directamente a resistência ao painel sem mais nada? irá aquecer a água? que resistência deverei utilizar?

Grato


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Ligar painel solar a termoacumulador electrico directame

Mensagem por CrOhN »

Se a resistência for de baixa tensão, podes ligar. De qualquer forma, não esperes grande aquecimento com 300W.


Autor do tópico
engmike
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo fev 22, 2015 10:35 pm

Re: Ligar painel solar a termoacumulador electrico directame

Mensagem por engmike »

Grato.
Será melhor ligar um mppt entre o painel e a resistência?
Que resistência aconselham? (Não percebo nada de resistências de aquecimento....)

Grato pela ajuda e paciência.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Ligar painel solar a termoacumulador electrico directame

Mensagem por CrOhN »

Se dimensionares o campo solar para um determinado valor de resistência, não necessitas MPPT.

O MPPT poderá ser uma hipótese, mas depende muito de como o software do mesmo reagirá a não ter tensão nos terminais onde deveria estar a bateria. Normamente, nem arranca.

Resumindo, resistência de 24V, paineis de 24V ligados directamente à mesma. Aumentas a potência, ligando paineis em paralelo até ao limite de potência da resistência.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Ligar painel solar a termoacumulador electrico directame

Mensagem por Jorge Rocha »

Se a resistência de aquecimento do termoacumulador for de 1200W para tensões de 230V, com 48V a resistência será 5 vezes menor (uns 220W sem fazer qualquer conta matemática).
Dessa forma tudo funcionará bem (desde que deixes ligado através do sistema original de protecção).
Claro que existem diferenças de comportamento entre a corrente continua e a alterna, mas não sendo a tensão muito alta, os contactos terão uma distancia suficiente para desligar sem fazer grande arco voltaico (que em muitas utilizações suja os contactos, danificando-os).

Os possíveis 220W poderão, nestes dias mais soalheiros, fazer aquecer o suficiente, esses 60 litros, para que atinja a temperatura máxima e que faça com que a protecção (o termostato) desligue o processo de aquecimento, mas tudo dentro do processo normal do aparelho.
Tudo por um mundo mais limpo!


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Ligar painel solar a termoacumulador electrico directame

Mensagem por Alves10 »

Boa tarde Sr Jorge Rocha "tenho a ideia" que as contas não são assim tão lineares, se ligarmos os 48V do painel á resistência de (1200W a 230v) apenas vamos obter algo como 52W de potencia. A solução mais fácil é mandar fazer uma resistência para 48V e 300W e substituir a existente. (penso que a casa das resistências em Lisboa possa dar uma ajuda nisso.)

Ps: Peço que o sr. Jorge Rocha não leve a mal a minha correcção, foi apenas para tentar ajudar o engmike.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Ligar painel solar a termoacumulador electrico directame

Mensagem por CrOhN »

Tal e qual Alves10!

Eu sugeria algo como isto: http://www.ebay.co.uk/itm/251844834434? ... EBIDX%3AIT


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Ligar painel solar a termoacumulador electrico directame

Mensagem por Alves10 »

Olha muito boa sugestão CrOhN, desconhecia este tipo de resistência (tripla), caso que queira mais potencia basta adicionar mais painéis e ligar ás resistências que ficam de reserva (duas). :)

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Ligar painel solar a termoacumulador electrico directame

Mensagem por Emanuel Couto »

Bom projeto!
Nesse caso a melhor solução é com o CrOhN já disse, que é colocar uma resistência (DC) equiparada a tensão do painel.

Mas só com esta potência (PV) não vai conseguir aquecer grande coisa!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
engmike
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo fev 22, 2015 10:35 pm

Re: Ligar painel solar a termoacumulador electrico directamente

Mensagem por engmike »

A todos muito obrigado pelas dicas e pelo ensinamento.

Por acaso sabem se na zona de aveiro existe alguma "casa das resistências"?

Grato.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Ligar painel solar a termoacumulador electrico directamente

Mensagem por Jorge Rocha »

Alves10 Escreveu:Ps: Peço que o sr. Jorge Rocha não leve a mal a minha correcção, foi apenas para tentar ajudar o engmike.
Não levo nada a mal (como mesmo tinha dito, não fiz qualquer conta para chegar a conclusão do consumo real), nestas coisas, mesmo sabendo aplicar a formula necessária, costumo fazer logo os testes com algo que tenha à mão e dessa forma não gastar neuronios com contas de matemática. :D
Eu chamo-me apenas Jorge (o Sr. está no céu). :)
Estamos aqui para ajudar, e isso é o que importa!

engmike,
Verifica na Railux, ao lado da Honda nas Barrocas... ou logo ao lado também na Aveiromaquinas, ou na electromaquinas, ao lado da Pizzarte.

Se souberes qual a marca do temoacomulador que tens, ou do tipo de resistência que usa, isso pode facilitar muito...

Alguns que são feitos em cobre (termoacomuladores Videira, ou Arierom, por exemplo) e de fabrico português, onde até fazem, a pedido, com duas resistências, podendo ser uma para funcionar com as tensões do painel, e outra para ligar na rede. Estas resistências de cartucho cerâmico são muito facilmente adaptadas para a tensão que se quer. Eu já fiz algumas com fio de cromo níquel, um varão de 5mm, um aparafusador eléctrico e uma boa dose de paciência.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
engmike
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo fev 22, 2015 10:35 pm

Re: Ligar painel solar a termoacumulador electrico directamente

Mensagem por engmike »

Caro Jorge Rocha, grato pelas dicas. Ainda estou a ver se "arranjo" um termoacumulador sem gastar muito dinheiro.
Assim que tenha coloco aqui se funcionou ou não.

Abraço

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”