Construção de um projecto fotovoltaico

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Autor do tópico
bullgun
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: terça set 10, 2013 6:12 pm

Construção de um projecto fotovoltaico

Mensagem por bullgun »

Boas tardes

Infelizmente já encontrei este forum muito tarde porque já comprei algum material....
Felizmente porque posso partilhar e receber a alguma ajuda do pessoal do forum

Infelizmente antes de ter lido informaçao alguma comprei o seguinte material para fazer um pequeno projecto fotovoltaico

Comecei por um painel
Imagem

Seguidamente comprei duas bateria de carro (o que é triste) de 95 amp

depois necessitei de um controlador de carga e vou novamente á net e compro isto
Imagem

Depois com a minha ignorância vou novamente á net e compro um inversor de onda quadrada de 3000w nominal e 6000w pico, que na altura não sabia sequer o que era a onda e comprei isto
Imagem

Tenho mais uns disjuntores de dois polos para cortar a corrente quando quiser de 20 amp

Gostaria de saber o que mais necessito para fazer um bom quadro e rectificar as asneiras que efectuei ate aqui.

Para ja o meu objectivo é colocar quantos painéis forem necessários e baterias suficientes para fornecer a energia suficiente para abastecer a necessidade da iluminação da minha casa.

O que gostaria era saber que mais material posso adquirir e de que tipo para poder fazer um bom sistema fotovoltaico
Onde aquirir o material para colocar os paineis em cima do telhado porque nem faço ideia onde adquirir o que adquirir

Fico a aguardar a vossa ajuda e sugestoes do que poderei fazer

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Construção de um projecto fotovoltaico

Mensagem por Esteves »

Boas!

Pois de facto já foi tarde, mas nada que não se componha.

O painel mal da para alimentar esse inversor, que não é nada aconselhável para lâmpadas económicas entre outras, as baterias paciência... o controlador de carga já vi pior muito pior, mas dá para começar.

Mas teres uma ideia aqui ficam 2 links entre muitos mais que por aqui há no fórum, eu refiro estes porque um é meu e o outro é quase igual ao meu :D :D :D :D mas julgo serem os mais funcionais por estarem totalmente em automático, sem quedas de tensão entre outras situações.


Depois com a continuação a malta por aqui de sertesa que vai ajudar.

viewtopic.php?f=196&t=16022

viewtopic.php?f=196&t=16076
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Construção de um projecto fotovoltaico

Mensagem por Esteves »

Há nem dei conta, mas passa pelas apresentações e diz algo de ti.

Depois pede ao moderador de secção que te mude o tópico para a secção correta.


PS: E o mesmo mod que apague este post para não “sujar” o tópico.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
bullgun
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: terça set 10, 2013 6:12 pm

Re: Construção de um projecto fotovoltaico

Mensagem por bullgun »

Gostaria de saber se ligar 10 painéis em sistema de 24v ou seja em serie dois a dois e em paralelo em grupos de dois, qual será o cabo aconselhável para ligar os painéis do telhado ao controlador de carga (tenho dois, dos que mostro no tópico, não sei se será util).

10 painéis terei 1000w , na sua potencia máxima como é lógico e como cada um produz no máximo 6 amp , segundo as minhas contas de novato e inexperiente terei 60 amp.
Logo qual será o cabo ou fios aconselháveis (mm) que irei precisar para ligar os painéis aos controladores se será boa ideia ligar os dois...

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Construção de um projecto fotovoltaico

Mensagem por visitante1 »

E tens ainda aí 2 vizinhos com sistemas muito profissionais, são eles o José Salgueiro e o JMLorenzo...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Construção de um projecto fotovoltaico

Mensagem por RJSC »

Onda quadrada não é aconselhada para lâmpadas económicas?
Entendo por económicas no contexto atual: lâmpadas fluorescentes compactas.

Já reparei várias por curto-circuito no condensador que fica entre os filamentos, chinesas e de marcas europeias e conheço bem o circuito: a primeira coisa que têm à entrada (depois de um fusível em algumas) são 4 díodos para retificar a corrente e carregar um condensador.
Logo, tanto lhes faz onda quadrada, sinusoidal, ou mesmo 300v DC.

Para coisas com motores não é de todo recomendável (dependendo do tipo de motor) e também para aparelhos eletrónicos: alguns tomam como parte essencial do design o facto da rede ter onda sinusoidal e frequência fixa e só se sabe depois de ver o circuito.
Última edição por RJSC em quarta set 11, 2013 12:01 am, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
bullgun
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: terça set 10, 2013 6:12 pm

Re: Construção de um projecto fotovoltaico

Mensagem por bullgun »

RJSC Escreveu:Onda quadrada não é aconselhada para lâmpadas económicas?
Entendo por económicas no contexto atual: lâmpadas fluorescentes compactas.

Já reparei várias por curto-circuito no condensador que fica entre os filamentos, chinesas e de marcas europeias e conheço bem o circuito: a primeira coisa que têm à entrada (depois de um fusível em algumas) são 4 díodos para retificar a corrente e carregar um condensador.
Logo, tanto lhes faz onda quadrada, sinusoidal, ou mesmo 300v DC.

Para coisas com motores não é de todo recomendável (dependendo do tipo de motor) e também para aparelhos eletrónicos: alguns tomam como parte essescial do desigb o facto da rede ter onda sinusoidal e frquência fixa e só se sabe depois de ver o circuito.

Obrigado pela explicação....
Básicamente o que pretendo é alimentar esse tipo de lampadas e os motores dos estores electricos (não sei se funcionará) e talvez mais tarde um pc que tenho 24h ligado, mas será sempre ligado através de uma ups que em principio irá eliminar o problema da onda quadrada penso eu...

Estou a pensar em usar um contactor controlado por um arduino(microprossedador para controlar a voltagem das baterias e passa para a utilização da rede quando as bats tiverem certa voltagem), penso que é assim que se faz... aceito sugestões

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Construção de um projecto fotovoltaico

Mensagem por Emanuel Couto »

Bem vindo!

Não foste o único a fazer asneira por cá! De comprar equipamento errado para as suas pretensões...
Agora é seguir em frente, ir tentando melhorar......
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Construção de um projecto fotovoltaico

Mensagem por Emanuel Couto »

RJSC Escreveu:
Já reparei várias por curto-circuito no condensador que fica entre os filamentos, chinesas e de marcas europeias e conheço bem o circuito: a primeira coisa que têm à entrada (depois de um fusível em algumas) são 4 díodos para retificar a corrente e carregar um condensador.
Ontem reparei uma, só que a (12v) mas foi o transistor queimado!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
bullgun
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: terça set 10, 2013 6:12 pm

Re: Construção de um projecto fotovoltaico

Mensagem por bullgun »

Bem acabei de efectuar o primeiro teste ao inversor com lampadas economicas e funcionou 100% como se pode ver na foto...

Será que com mais lampadas e mais consumo e mais tensão ele irá fraquejar????
Imagem
Última edição por bullgun em quinta set 12, 2013 2:50 pm, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
bullgun
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: terça set 10, 2013 6:12 pm

Re: Construção de um projecto fotovoltaico

Mensagem por bullgun »

Venho publicar os meus primeiros testes e contactos com baterias e paineis e lampadas
Imagem

No post anteior a imagem do teste do inversor com lampadas economicas a foto nao ficou (a ver se é desta).

Imagem

Proximo passo ligar o inversor com o carregador de baterias e começar a controlar a voltagem das baterias com arduino
Imagem

Uilizando um sensor de voltagem
Imagem

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Construção de um projecto fotovoltaico

Mensagem por Emanuel Couto »

Nem 8 nem 80!!
Quem de disse que a onda deste inversor é mesmo quadrada !? Marca no inversor?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Construção de um projecto fotovoltaico

Mensagem por Esteves »

Emanuel Couto Escreveu:Nem 8 nem 80!!
Quem de disse que a onda deste inversor é mesmo quadrada !? Marca no inversor?

Quem disse!!! ((Depois com a minha ignorância vou novamente á net e compro um inversor de onda quadrada de 3000w nominal e 6000w pico, que na altura não sabia sequer o que era a onda e comprei isto))

Eu quando disse: ((que não é nada aconselhável para lâmpadas económicas entre outras)) não quis dizer que não acendia as mesmas, o inversor em questão e quase qual quer um acende a lâmpada, a questão é a durabilidade das mesmas, e eu quando digo é por experiencia própria, não é meu habito mandar bitaites para o ar sem saber o que digo.

Eu tenho um Vitecom de onda "modificada ou quadrada" (chamem-lhe o que quiserem) e tive alguns meses o mesmo alimentar a iluminação de casa e entre lâmpadas de qualidade e outras menus boas foram indo a vida, depois de meter um inversor de onda pura (W7) meses e meses depois as lâmpadas de qualidade e outras menus boas continuam a funcionar, apesar que a iluminação passou do W7 para outro de onda pura e este é mesmo um inversor a serio (Steca) as mesmas lâmpadas continuam a funcionar.

A título de brincadeira... Um bêbado tanto se embriaga com vinho rasco como vinho bom, a ressaca é que é diferente
:lol: :lol: :lol:
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
bullgun
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: terça set 10, 2013 6:12 pm

Re: Construção de um projecto fotovoltaico

Mensagem por bullgun »

Emanuel Couto Escreveu:Nem 8 nem 80!!
Quem de disse que a onda deste inversor é mesmo quadrada !? Marca no inversor?

a marca do inversor é Solartronics
Inversor 24V 3000/6000 Watt
tensão 230V (50Hz)

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Construção de um projecto fotovoltaico

Mensagem por Emanuel Couto »

Por acaso já testei um pequeno inversor destes de 1500 watts de um cliente meu, mas que não tem nada a ver com energias renováveis, ele usa periodicamente para a alimentação de uma caravana.

Nos testes que fiz, até que não achei nada mau !
Liguei uma pequena televisão daquelas com cinescópio, nada de anormal, uma aparelhagem antiga que tenho, fez uns pequenos ruídos, mas já quando liguei uma tv lcd, começou a aparecer umas linhas horizontais na imagem.

Nas cargas resistivas não teve qualquer problema.

A sua onda era tipo alguns degraus para cima e para baixo no semi-ciclo positivo e negativo.

Portanto no meu teste, teve um comportamento aceitável!

Agora um inversor com uma onda destas, não é o mais indicado para servir cargas mais sensíveis!

Tipo frigoríficos, tvs lcds, plasmas, fluorescentes das grandes, e das compactas ainda pior, e tudo o que seja eletrónica delicada.

Porque se formos a ver bem, este tipo de onda, é muito agressiva para estes aparelhos, comparativamente à onda sinusoidal pura, suave nas transições dos semi-ciclos positivo negativo.
Última edição por Emanuel Couto em quinta set 12, 2013 8:24 pm, editado 1 vez no total.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Construção de um projecto fotovoltaico

Mensagem por Esteves »

ok
Última edição por Esteves em quinta set 12, 2013 11:53 pm, editado 2 vezes no total.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Construção de um projecto fotovoltaico

Mensagem por MRider »

Os inversor de onda modificada ou de onda quadrada são bons para lâmpadas incandescentes ou para resistências de aquecer água. Etc

Tive uns tempos um inversor pequenino de onda modificada a alimentar umas fluorescentes mas elas com o tempo ficaram pretas nas pontas.

E sim ainda se fabrica inversor de onda modificada ( onda quadrada)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Construção de um projecto fotovoltaico

Mensagem por Emanuel Couto »

visitante2 Escreveu: E sim ainda se fabrica inversor de onda modificada ( onda quadrada)
Inversores de onda (modificada) não é a mesma coisa de onda (quadrada)!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
bullgun
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: terça set 10, 2013 6:12 pm

Re: Construção de um projecto fotovoltaico

Mensagem por bullgun »

Boa tarde amigos do forum.

Desde já aproveito para agradecer a vossa experiência que tem com os inversores e lâmpadas.

Mas gostaria que me aconselhassem (isso sim seria importante para mim) na seguinte questão:

Gostaria de saber se ligar 10 painéis em sistema de 24v ou seja em serie dois a dois e em paralelo em grupos de dois, qual será o cabo aconselhável para ligar os painéis do telhado ao controlador de carga (tenho dois, dos que mostro no tópico, não sei se será util).
10 painéis terei 1000w , na sua potencia máxima como é lógico e como cada um produz no máximo 6 amp , segundo as minhas contas de novato e inexperiente terei 60 amp.
Logo qual será o "cabo de dois condutores" ou "fios solares" e aconselháveis (mm) de espessura que irei precisar para ligar os painéis aos controladores se será boa ideia ligar os dois...

Quanto ao inversor de onda modificada eu mesmo já estou a tratar dele para que a saída seja transformada em onda pura (se vou conseguir ou não, ou se tem perdas isso ainda não sei e ainda não é importante)

Imagem

Gostaria que me ajudassem na construção deste projecto, pois sou muito fresquinho ainda nos fotovoltaicos

Tenho planeado o seguinte esquema, onde gostaria que me ajudassem onde tenho os ????

Imagem


Quem perceber do assunto poderia dar-me uma ajudinha????
Desde já o meu obrigado


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Construção de um projecto fotovoltaico

Mensagem por RJSC »

Esse método de usar um filtro RLC para obter só a frequência fundamental dissipa muita energia em calor e na tua simulação esqueceste-te de colocar uma carga na saída.
Assim que colocares uma carga na saída vais ver que precisas de elementos muito maiores para "arredondar" a onda.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”