Solar Tiles

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
Ana_NS
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda mai 03, 2010 1:34 pm

Solar Tiles

Mensagem por Ana_NS »

boa tarde,

estou a fazer um trabalho de mestrado para a faculdade (feunl) sobre um novo produto fotovoltaico: solar tiles. basicamente são telhas como o mesmo design que as convencionais que vêm substituir os painéis solares, pelo que têm integrado nas mesmas uma tecnologia que permite absorver directamente a energia solar que depois pode ser armazenada e utilizada para gerar electricidade.

a pergunta que me foi feita foi a seguinte:

o facto das telhas serem convexas provoca sombra às telhas adjacentes, podendo assim afectar negativamente a eficiência de todo o sistema.


alguém quer comentar isto?? como é que este problema pode ser ultrapassado??

Avatar do Utilizador

Monty
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 177
Registado: quarta mar 10, 2010 12:02 am
Localização: Odivelas

Re: Solar Tiles

Mensagem por Monty »

é por acaso obrigatório para o teu projecto as telhas serem convexas?
caso não seja poderás sempre optar por uma solução deste tipo: http://inhabitat.com/2005/06/10/solar-panel-roof-tiles/

Imagem (mauri)

já agora, e uma vez que não percebo muito disto, os problemas de limpeza do telhado não terá uma influencia mais negativa na eficácia do sistema do que a, não muito relevante, sombra?

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Solar Tiles

Mensagem por mauri »

ana_ns Escreveu: estou a fazer um trabalho de mestrado para a faculdade (feunl) sobre um novo produto fotovoltaico: solar tiles. basicamente são telhas como o mesmo design que as convencionais que vêm substituir os painéis solares, pelo que têm integrado nas mesmas uma tecnologia que permite absorver directamente a energia solar que depois pode ser armazenada e utilizada para gerar electricidade.

a pergunta que me foi feita foi a seguinte:

o facto das telhas serem convexas provoca sombra às telhas adjacentes, podendo assim afectar negativamente a eficiência de todo o sistema.
olá ana_ns, bem vinda.
aqui no fórum já se falou em telhas solares mas nem eu sei onde, pesquisando.
entretanto alguém lhe poderá responder.
vá lendo e partilhando do fórum sempre encontrará algo que lhe possa interessar.
sds!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
Ana_NS
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda mai 03, 2010 1:34 pm

Re: Solar Tiles

Mensagem por Ana_NS »

monty Escreveu:é por acaso obrigatório para o teu projecto as telhas serem convexas?
a questão está em manter a estética das tradicionais telhas de cerâmica... que são em sua grande maioria convexas

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Solar Tiles

Mensagem por mauri »

encontrei este de telhas convencionais: é questão de procurar através do gogle, se aqui não lhe derem resposta suficiente:
Imagem

http://www.premierpower.com/solar_energ ... r_tile.php
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Solar Tiles

Mensagem por mix »

a única solução que vejo para esse problema é diminuir a altura em relação à largura, ou seja uma curva mais suave. tenho ideia das telhas mais antigas não tinham a curva tão acentuada, mas posso estar enganado.
por exemplo nesta imagem
Imagem

diminuir o 0.04 e aumentar o 0.10!

outro cuidado que se pode ter é orientar as telhas sempre para sul(no nossa caso, hemisfério norte). caso isso seja possivel a perda de eficiência devido à sombra deve ser mínima pois apenas haveria sombra no inicio e no final do dia em que o sol não está tão "forte".
de outra maneira só utilizando telhas planas...

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Solar Tiles

Mensagem por carioca »

boa noite as telhas não fazem assim tanta sombra umas as outras você tem é que tem que olhar para a forma convexa de uma forma positiva porque tem toda a vantagem ora veja que dessa forma aas tenhas podem apnhar com luz directa mais tempo aimentamdo a rentabilidade das mesmas enquanto se for plano de manha e á tarde a produçao tende a baixar substancialmente enquanto os sistemas tipo girassol teem uma rentabilidade muito acima das outras,por outro lado penso que mesmo que o telhado não eteja virado a sul vai ter boa exposiçao.


giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Solar Tiles

Mensagem por giles »

ana_ns Escreveu:
monty Escreveu:é por acaso obrigatório para o teu projecto as telhas serem convexas?
a questão está em manter a estética das tradicionais telhas de cerâmica... que são em sua grande maioria convexas

sendo telhas solares, deixam de ter a vulgar côr do barro e passam a ser escuras. então lá se vai o efeito estético.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”