Duvidas sobre Ecoforest cantina super 29kW

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
FJMG
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta dez 16, 2011 6:06 pm

Duvidas sobre Ecoforest cantina super 29kW

Mensagem por FJMG »

Bom dia. Adquiri uma Ecoforest cantina super de 29kW, com o objetivo de aquecer a casa e fazer apoio aos paineis solares.
Tenho bastantes duvidas acerca destes topicos. Uma das minhas questoes é: Imaginemos que no inverno necessito de tomar banho ás 7h da manha. Tenho que programar a caldeira para ligar cerca de 40min antes (penso), mas enquanto a caldeira liga para aquecer a agua que o painel nao conseguiu na totalidade, ela irá tambem aquecer a casa? Ou seja, quando faz o apoio ás AQS também faz circular a agua nos radiadores aquecendo a casa?


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Duvidas sobre Ecoforest cantina super 29kW

Mensagem por marcopns »

Boa tarde
Essa duvida não está relacionada com a caldeira mas sim com a sua instalação. Existem varias soluções a disposição dos técnicos, depende qual foi usada no seu caso especifico. Vou falar do meu caso, a caldeira tem duas bombas circuladoras, uma para AC, outra para AQS. Ou funciona uma, ou funciona a outra, nunca as duas em simultâneo. O termoacumulador tem uma sonda de temperatura que quando detecta a agua fria, faz desligar a bomba do AC e liga a do AQS. Se na noite anterior a maquina esteve ligada, em principio não será necessário liga-la de manhã, pois a agua mantém-se quente dentro do termoacumulador por mais de 24 horas... a não ser que faça banhos muito longos
Verifique se tem esta sonda de temperatura no acumulador, se tiver duvidas coloque fotos


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Duvidas sobre Ecoforest cantina super 29kW

Mensagem por itisix »

Regra geral, dá-se prioridade às AQS. Ou seja, se a água para banhos estiver fria, a caldeira leva-a à temperatura antes de mudar para o aquecimento ambiente. Mas, como diz o marcopns dependerá da instalação em causa.


Autor do tópico
FJMG
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta dez 16, 2011 6:06 pm

Re: Duvidas sobre Ecoforest cantina super 29kW

Mensagem por FJMG »

O sistema em causa e um painel da Sonnenkraft com o respetivo acumulador, que menciona a temperatura da agua. Mas penso que a caldeira não ficou programada para se ligar automaticamente caso a água esteja abaixo da temperatura desejada. Penso que se terá que programar a caldeira, consoante as necessidades semanais. Por exemplo programala para ligar as 6h20m caso se queira tomar banho as 7h.

Cumps e obrigado


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Duvidas sobre Ecoforest cantina super 29kW

Mensagem por itisix »

Boas,

Assim é complicado. Só mesmo conhecendo o sistema.
Presumo que seja só programar a caldeira, mas desconheço o tipo de programador que está instalado.

E o instalador, não poderá ajudar?

Já agora deixo uma achega. A maior poupança ao usar um sistema solar, é "moldar" os hábitos de vida à melhor utilização da energia. Tomar banho de manhã nunca será a melhor opção para quem usa solar. Ao fim do dia é sempre a hora ótima.

Boa sorte.


vgomes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sexta set 24, 2010 5:35 pm

Re: Duvidas sobre Ecoforest cantina super 29kW

Mensagem por vgomes »

marcopns Escreveu:Boa tarde
Essa duvida não está relacionada com a caldeira mas sim com a sua instalação. Existem varias soluções a disposição dos técnicos, depende qual foi usada no seu caso especifico. Vou falar do meu caso, a caldeira tem duas bombas circuladoras, uma para AC, outra para AQS. Ou funciona uma, ou funciona a outra, nunca as duas em simultâneo. O termoacumulador tem uma sonda de temperatura que quando detecta a agua fria, faz desligar a bomba do AC e liga a do AQS. Se na noite anterior a maquina esteve ligada, em principio não será necessário liga-la de manhã, pois a agua mantém-se quente dentro do termoacumulador por mais de 24 horas... a não ser que faça banhos muito longos
Verifique se tem esta sonda de temperatura no acumulador, se tiver duvidas coloque fotos

Boa tarde,

Tenho uma pergunta sobre o seu sistema.
Não teria o mesmo resultado apenas com um grupo circulador e uma valvula de 3 vias?
Eu tenho 2 cilindros, um de AQS e outro de AC. Ambos aquecem com o campo de paineis solares e só tenho um grupo circulador. A valvula de 3 vias é que faz a comutação.

Cumps,
Vgomes


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Duvidas sobre Ecoforest cantina super 29kW

Mensagem por marcopns »

Não sou técnico mas suponho que sim. Pelos preços que vi em lojas online, a solução de 2 bombas é mais económica que a válvula de 3 vias.
Também já vi quem colocasse o termoacomulador em serie com os radiadores.


jeanuc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 132
Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am

Re: Duvidas sobre Ecoforest cantina super 29kW

Mensagem por jeanuc »

Atenção que as caldeiras a pellets não são esquentadores!
São dispositivos com uma inercia térmica elevada (vejam só o peso), e no caso da hidrocopper basta ver o arranque, lento, da caldeira.
A solução mais simples, e utilizada pela ecoforest, para AQS é produzi-la instanteamente com recurso a um permutador de placas.
Assim está instalado um permutador de placas em paralelo ao circuito de radiadores. Como apresenta uma resistencia de circulação elevada o fluxo de água é reduzido, senão nulo.
Quando de abre a AQS uma valvula fecha o circuito dos radiadores obrigando o fluido de trabalho da caldeira a entrar no permutador, aquecendo a AQS. Vantagem: utiliza-se sempre a água quente (pouca) aquecida pelo sol, Menor quantidade de água estagnada, com menos probabilidade de acumular legionella, circuito simples com poucos pontos de falha, fácil coordenação com o sistema de paineis solares.

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”