Instalação de AQS

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
MNCNCaldeira
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta abr 18, 2012 2:54 pm

Instalação de AQS

Mensagem por MNCNCaldeira »

Boa tarde,
Estou com obras de remodulação de toda a casa e pretendo instalar um aquecimento central e como algo para aquecimento das aguas sanitárias.
Neste momento o que tenho em mente será uma salamandra PELLETS quer para aqecimento central quer para aquecimento das aguas sanitárias e em conjunto energia solar (Paineis).
Para o aquecimento central que tipo de salamandra devo ter para os radiadores sendo a quantidade de elementos aproximadamente de 100? estas normalmente vem em Kw mas sem indicação para a quantidade maxima de elementos que podem servir...
Posso acopolar com os radiadores piso radiante? o circuito de agua é o mesmo?
Para 5/6 pessoas que paineis solares deverei ter? vi casos de 2 e outros de 3 paineis, fiquei confuso... pensei num acumulador até 300 lts, estará correcto? Pretendo que o circuito de aguas quentes funcone com retorno para que tenha sempre agua quente junto das torneiras sem que haja grandes percas de agua vada vez que se abre uma torneira e se espera pela agua quente. o acumulador faz essa função? terei de ter uma bonba auxiliar para circulação da agua? Será esta uma opção valida para o que pretendo? peço a vossa opinião/ajuda.
É Possivel ter um esquema de ligações?

Miguel Caldeira


vgomes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sexta set 24, 2010 5:35 pm

Re: Instalação de AQS

Mensagem por vgomes »

Não sendo profissional da coisa aqui fica a minha opinião.

Para o piso radiante a temp da aguas deve ser de 30º, para os radiadores deve ser de 65-70. terá que ter dois circuitos hidráulicos ou pelo menos uma derivação com uma valvula misturadora.
Para por tudo junto, paineis e tudo, o melhor será ter um acumulador estratificado vertical onde pode ter varias saídas a varias temperaturas.

http://www.ecoforest.es/" onclick="window.open(this.href);return false;

Nesta página tem um esquema de uma solução deste fabricante, clique em energia solar. Pessoalmente acho que devia ter varias soluções de vários instaladores e optar pela que será mais adequada para si. Por exemplo esta solução tem um deposito normal e 2 permutadores de placas externos. Também há depósitos com permutadores solares (serpentina) e outros com 2 serpentinas (uma de apoio pode ser para a caldeira) e outros com deposito de AQS dentro do do acumulação (eliminava o outro permutador de placas no exemplo dado). Também há soluções com 2 depósitos separados, uma para AQS e outro de inercia (para a caldeira ter menos arranques).
O vendedor saberá propor o que pedir.

Se a remodelação for completa não se esqueça de por uma torneira de agua quente junto a maquina da roupa e outra da loiça.
Já há maquinas bi-termicas há alguns anos e de Verão é mt facil ter agua quente GRÁTIS a 40º 50º 60º. A maioria das maquinas da loiça (as que têm a resistência de imersão) aceita aguas quentes. Assim deverá contar com mais uma pessoa. No caso de ser para habitação permanente acho que não perde pôr 4 Paineis.

O retorno pelo que vi quando fiz a minha casa tem que ter bomba, o que ganha em agua nao ganha em electrecidade. Os instaladores só costumam por casa o deposito fique longe da casa, normalmente em anoxes etc. Eu acho que se for um tubo largo sem curvas a 90º (pex ou multicamadas) o sistema havia de funcionar por termosifao, mas não arranjei nenhum canalizador que tivesse alguma vez posto um sem bomba e como no meu caso o deposito está dentro de casa não valia pena.


Cumprimentos,
Vgomes


Autor do tópico
MNCNCaldeira
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta abr 18, 2012 2:54 pm

Re: Instalação de AQS

Mensagem por MNCNCaldeira »

Boa tarde,
Obrigado VGomes pela ajuda, acho que foi bastante claono que disse.

Quanto ao acumulador, este vai estar num anexo fora da casa mas não mais de 2 a 3 metros de distancia, onde por cima ficarão os paineis solares, a Salamndra ficará na sala a cerca de 10 metros do acumulador, os WC's dos andares de cima ficarão a 20 metros caso do 1º andar e 30 metros caso do sttão, mesmo para esta situação serrá que não se justificará a bomba de retorno? A bomba gasta assim tanto que possa não compensar a sua instalação?

Pensei colocar tambem um balão para dar pressão à agua quente quando é aberta mais do que uma torneira penso que aqui é simples e facil.

Qunto às torneiras de agua quente para as maquinas tambem foi pensado mas as maquinas aceita a agua quente a qualquer temperatura? precisará de mais alguma coisa para temperar a agua?

Quanto ao aquecimento central, nao tinha ideia de puder ligar tambem ao acumulador, pensei que saia directamente da salamandra para os radiadores/piso radiante. Será que justifica a solução de ligar o aquecimento ao aumulador? Achei asolução bastante interessante, até porque penso colocar mais tarde uma piscina e poderá ser tambem uma forma de a poder aquecer... neste caso seráque os paineis serão suficientes? Os custos serão muito superiores? Poderei neste caso ligar a salamandra sem que haja aquecimento na casa (radiadores,piso radiante)para ajudar ao aquecimento das aguas para aquecimento da piscina?

mais uma vez obrigado.
Miguel Caldeira


Autor do tópico
MNCNCaldeira
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta abr 18, 2012 2:54 pm

Re: Instalação de AQS

Mensagem por MNCNCaldeira »

Caro VGomes,

Na solução da Ecofrest a salamandra apenas faz aquecimento central, no entanto eu estava a pensar numa que fizesse aquecimento central e aguas sanitárias, neste ultimo caso tambem será possivel a sua ligação no sistema da Ecofrest STRATASOL?

Neste sistema apresentado presumo que as aguas (Sanitarias e Aquecimento dos radiadores etc) não se misturem certo?

Peço desculpa pelas perguntas mas o meu conhecimento nestas soluções ainda é muito vago e neste momento ainda ando a ler e tentar perceber quer o seu conceito quer o seu funcionamento.


vgomes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sexta set 24, 2010 5:35 pm

Re: Instalação de AQS

Mensagem por vgomes »

MNCNCaldeira Escreveu:Boa tarde,
A bomba gasta assim tanto que possa não compensar a sua instalação?
Acho que deve ser uns 50W
MNCNCaldeira Escreveu: Qunto às torneiras de agua quente para as maquinas tambem foi pensado mas as maquinas aceita a agua quente a qualquer temperatura? precisará de mais alguma coisa para temperar a agua?
As maquinas de roupa Bi-termicas têm 2 entradas, uma para agua fria outra quente. A maquina faz a mistura consoante o programa e temperatura escolhida.
A nossa maquina só usa agua quente em 3 programas (os mais comuns) e só no ciclo de lavagem. No enxaguamento e na pré lavagem só usa agua fria, e acho que não a aquece. Se não quiser/precisar de trocar de maquina tem que por uma válvula misturadora na entrada de água e ajustar para cada programa quando for efectuar a lavagem

Na maquina da loiça o programa com agua mais fria é de 45º, e de mais quente é de 75º. A nossa instalação nunca envia agua com mais que 60º pelo que a maquina aquece o resto. Algumas maquinas de gama alta têm uma resistência de aquecimento instantâneo, em vez de imersão. Isto faz com que a maquina aquece sempre a agua que entra para que a agua fria não toque nunca em loiça quente para não estalar os copos de cristal, por exemplo. Estas maquinas não são compatíveis com alimentação de agua quente. Na especificação da maquina deve ter a temp máxima de entrada e no tubo também deve ter.
MNCNCaldeira Escreveu: Quanto ao aquecimento central, nao tinha ideia de puder ligar tambem ao acumulador, pensei que saia directamente da salamandra para os radiadores/piso radiante. Será que justifica a solução de ligar o aquecimento ao aumulador? Achei asolução bastante interessante, até porque penso colocar mais tarde uma piscina e poderá ser tambem uma forma de a poder aquecer... neste caso seráque os paineis serão suficientes? Os custos serão muito superiores? Poderei neste caso ligar a salamandra sem que haja aquecimento na casa (radiadores,piso radiante)para ajudar ao aquecimento das aguas para aquecimento da piscina?
Miguel Caldeira
Se bem percebi o esquema stratosol, a caldeira aquece o deposito, qd este nao tem temp suficiente. Na animação dá para ver o fluxo vermelho.
O liquido solar não entra no deposito, tem em vez disso um permutador de placas.
A AQS não entra no deposito, tem também um permutador.

A vantagem do stratosol a meu ver é que tem varias entradas para os painéis e assim não estraga a estratificação da temperatura no deposito, tirando depois proveito das varias saídas a varias temperaturas.
Acho que algumas salamandras dão para controlar directamente os radiadores, e algumas têm mais uma saida para AQS. Simplifica muito a instalação.
No entanto se quiser uma solução mais completa e mais flexível é sempre boa ideia ter um acumulador de calor, neste caso o Stratosol.

Esse acumulador recebe temperatura de um sistema renovável (Sol) com um outro de apoio (neste caso salamandra pellets). Depois pode ter vários consumidores de temperatura: AQS, chao, radiadores, piscina. Se forem independentes uns dos outros melhor,pode ligar uns e outros não.
Se ligar a caldeira directamente ao aquecimento central não vai aproveitar os paineis para aquecimento central. Para aproveitar os paineis para inverno, aquecimento, é melhor serem de tubos de vácuo. De inverno é difícil ter temperaturas da ordem dos 50º exigida para os radiadores, mas dá para ter na ordem dos 25-30º, para o chão. Mesmo sem ter painéis solares, o chão radiante como usa agua a menos temperatura vai ter menos perdas, tornando-se mais eficiente, para alem de não ter zonas mais quentes que outras.

Acho que o esquema é indicativo que dá para fazer tudo. No entanto o preço não deve ser baixo. Não acho que se aqueça piscina com pellets (nao sai caro?) e se misturar chão flutuante com radiadores também fica mais complexo e caro.

Normalmente usa-se depósitos combinados com várias serpentinas com um deposito de AQS dentro do próprio deposito. A agua de consumo nunca se pode misturar com a de aquecimento. Se só tiver um sistema de aquecimento central fica mais fácil a instalação. Se tiver piscina pode por muitos paineis sem ter que se preocupar com sobreaquecimento no verão, a piscina dissipa e ainda aquece.
Também pode optar por ter 2 depósitos, um para AQS e outro para Aquecimento. assim um não tira temperatura ao outro, mas o sistema de apoio terá que suportar 2 depósitos.

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”