Pellets de cortiça

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
bracara
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: sexta jul 31, 2009 12:25 pm

Pellets de cortiça

Mensagem por bracara »

Viva,
Há cerca de 2 semanas atrás falei com uns vendedores de pellets e eles disseram-me que este ano iam distribuir pellets feitar a partir de cortiça.
Tenho andado a pesquisar na Net sobre este assunto, mas nada de relevante.

Alguém usou ou tem conhecimento destas pellets a cortiça?
Rendimento? Cinzas? Pedra no queimador?

abraço


Autor do tópico
bracara
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: sexta jul 31, 2009 12:25 pm

Re: Pellets de cortiça

Mensagem por bracara »

E então, ninguém consegue dar uma opinião sobre isto???


HomemdasObras
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta nov 04, 2011 5:25 pm

Re: Pellets de cortiça

Mensagem por HomemdasObras »

Boas bracara.

Estou a usar a minha caldeira a pellets pela 1ª vez para atravessar o Outuno/Inverno.
Quando chegou o momento de comprar a "comida" para a caldeira o fornecedor também me informou do mesmo: que este ano iria vender pellets de cortiça. Como o fornecedor do pellets também me vendeu a caldeira, optei por lhe comprar 1 tonelada de material, apesar de também não ter encontrado grande literatura sobre o pellet de cortiça, a não ser informações sobre o poder calorífico que dizem ser quase do dobro do pellet feito a partir de madeira.

Após 5 dias de uso, e tendo a noção que a caldeira pode e deve ser afinada, o que te posso dizer acerca dos pellets de cortiça é o seguinte:
- cinza: comparando com os pellets de madeira que estava a usar, faz bastante mais;
- pedra no queimador: não posso qualificar como "pedra" o resíduo que fica no copo do queimador, porque não tem a mesma consistência/dureza que alguns dos pellets de madeira que utilizei produziram, mas que fica algo, fica;
- rendimento: pela breve utilização, e a eventual afinação necessária à caldeira, não posso afirmar ter melhor ou pior rendimento que os restantes materiais.

Estou a aguardar que o técnico me faça uma afinação à caldeira, e só depois poderei dar informações fidedignas :)

Um abraço


HomemdasObras
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta nov 04, 2011 5:25 pm

Re: Pellets de cortiça

Mensagem por HomemdasObras »

Boas,

Depois de muito "batalhar" com os problemas já relatados na mensagem anterior criados pelos pellets de cortiça, desfiz-me hoje do restantes sacos que ainda não tinha gasto.
O fornecedor rendeu-se às evidências e ao crescente número de clientes insatisfeitos com o produto, e procedeu à troca dos pellets de cortiça pelos "tradicionais" pellets de pinho.
Sendo assim, o meu conselho a quem está a ponderar comprar pellets de cortiça para passar o Inverno, é que não o façam sem antes experimentar durante uns dias para atestar da sua anunciada maior valia em relação aos de pinho.

Cumps


Pedro Ribeiro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda dez 28, 2009 5:00 pm

Re: Pellets de cortiça

Mensagem por Pedro Ribeiro »

Boa Noite,
Também já ouvi falar desses pellet,s e tenho amigos que já utilizam, pela opnião deles é´que faz mais cinza mas tem um poder clarifico maior e não deixa a tal famosa pedra. Eles ate estão satisfeitos, o único problema que tiveram no inicio foi que é preciso alterar os parâmetros da Caldeira pois como tem uma combustão mais lenta é necessário que caia menos quantidade pois se não entope. Quando terminar os pellets de madeira também vou experimentar, pois a loja que vendeu me a Caldeira também já vende esses tipo de Pellets, que são mais caros, mas pelos vistos dizem que compensa, mas so experimentando é que saberei.
Abraços e Um Bom Natal


Autor do tópico
bracara
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: sexta jul 31, 2009 12:25 pm

Re: Pellets de cortiça

Mensagem por bracara »

Eles ate estão satisfeitos, o único problema que tiveram no inicio foi que é preciso alterar os parâmetros da Caldeira
Que parâmetro(s) é que teve de alterar?

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”