Maionese aumenta no Japão por causa dos biocombustíveis

Local para troca de conhecimentos e discutir assuntos relacionados com os biocombustíveis líquidos tais como biodiesel, ovd, bioetanol, metanol, etc…
Responder

Autor do tópico
Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Maionese aumenta no Japão por causa dos biocombustíveis

Mensagem por Fry »

maionese aumenta no japão por causa dos biocombustíveis


o gigante japonês dos temperos, ajinomoto, vai ter de aumentar, pela primeira vez em dezassete anos, os preços das suas maioneses devido à escalada do custo dos óleos decorrente da forte procura de vegetais para os bio-combustíveis.
"fizemos tudo até agora para melhorar a nossa produtividade e racionalizar as nossas despesas. mas, ultimamente, o preço dos óleos vegetais aumentou tão fortemente que a manutenção do preço actual das maioneses se tornou demasiado duro", lamentou o grupo num comunicado hoje divulgado.
segundo ajinomoto, os preços dos óleos vegetais , ingrediente de base da maionese, subiram 40 por cento nos últimos cinco anos, por causa nomeadamente da corrida dos produtores e bio-combustíveis para os óleos de colza, soja ou girassol.
um fenómeno similar foi observado para vários produtos à base de açúcar cujo preço é puxado para cima pelo aumento da procura dos produtores de bio-etanol a partir da cana de açúcar.

fonte: lusa

( 2007-05-30 08:42:21 )
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

ui, agora é que o macdonalds vai subir os preços!!!!

fora o resto!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

vai ficar mais caro "viajar na maionese"


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

mnunespt Escreveu:vai ficar mais caro "viajar na maionese"
e eu que ando sempre a viajar na maionese...

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

em relação a este assunto, acho que cá também se começam a sentir os sintomas.

já repararam no aumento que teve o oleo vegetal nos ultimos tempos? porque será?

marco.

Avatar do Utilizador

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

"relatório da onu refreia entusiasmo sobre biocombustíveis

10.05.2007
lusa

biocombustíveis como o etanol podem ajudar a reduzir o sobre-aquecimento global e criar empregos nas regiões rurais, mas também causar problemas ambientais graves e provocar uma subida do preço dos alimentos nas zonas mais pobres, alertou a onu.

no primeiro grande relatório sobre bioenergia da organização das nações unidas (onu), divulgado terça-feira em nova iorque, o organismo tenta refrear o entusiasmo com os biocombustíveis, chamando a atenção para os seus possíveis efeitos prejudiciais.

o texto, conhecido poucos dias depois da conferência do painel intergovernamental para as alterações climáticas (ipcc, sigla em inglês), que se realizou na tailândia, reconhece a "oportunidade extraordinária" que os combustíveis alternativos representam para "a redução das emissões de gases com efeito de estufa", mas alerta para que o crescimento rápido da sua produção líquida vai "aumentar a pressão sobre os recursos naturais", num momento em que cresce também a procura de alimentos e recursos florestais.

o relatório constata ainda que a procura crescente por óleo de palmeira já levou à eliminação de florestas tropicais no sudeste asiático e que esta destruição "pode resultar em emissões de gases ainda maiores do que as criadas pela queima de combustíveis fósseis".


greenpeace preocupada com destruição das florestas da argentina

várias organizações ambientalistas também já advertiram que a "corrida do ouro" dos biocombustíveis poderá provocar mais danos ao ambiente do que os combustíveis fósseis e levar a uma subida do preço dos alimentos nas zonas mais pobres, preocupações também consideradas no relatório da onu.

dando como exemplo as florestas da argentina, a organização ecologista greenpeace questionou hoje, num relatório, as supostas vantagens para o ambiente dos biocombustíveis e afirma que a expansão das áreas de cultivo da soja e do milho para produzir os combustíveis alternativos provocará uma "destruição em massa" das florestas daquele país. de acordo com o relatório, as crescentes expectativas globais sobre o uso de biocombustíveis implicarão uma "nova pressão para expandir as actividades agrícolas sobre os ecossistemas naturais, provocando uma destruição em massa das florestas nativas no norte da argentina".

outro dos aspectos abordados no relatório da organização ambientalista é o possível impacto nos preços dos alimentos, resultado da alta do preço do petróleo e da maior procura de biocombustíveis.

segundo prevê a greenpeace, o rápido aumento na produção de biocombustíveis elevará os preços do milho em 20 por cento até 2010, e em 41 por cento para 2020.
europa quer dez por cento de biocombustíveis nos transportes até 2010


a comissão europeia lançou a 30 de abril uma consulta pública sobre biocombustíveis no âmbito da nova política energética que determina que os estados-membros utilizem dez por cento destes combustíveis no sector dos transportes até 2010.

a política energética europeia, anunciada em janeiro pelo presidente da comissão, josé manuel durão barroso, e aprovada formalmente em março pelos 27 estados-membros, prevê ainda que, até 2020, 20 por cento da energia consumida na união europeia seja produzida a partir de fontes renováveis.

por seu lado, os estados unidos estão a trabalhar numa proposta para multiplicar a produção de biocombustíveis por sete até 2022."´

em http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1293584

é preciso encontrar o ponto de equilíbrio.

Responder

Voltar para “Biocombustíveis líquidos”