Dá Prá fazer Alcool de restos de jardim?

Responder

Autor do tópico
claudioatelier
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo nov 23, 2008 4:25 pm
Localização: itapecerica da serra - são paulo

Dá Prá fazer Alcool de restos de jardim?

Mensagem por claudioatelier »

olá pessoal
faz tempo que essa idéia tá me perseguindo, moro em um sítio e todo mês sou obrigado a roçar tudo.
começei a fazer pilhas com o mato cortado com aerador no meio e depois de seis meses tinha uma boa terra vegetal.
mas acho que se pegasse o mato recem cortado triturasse e talvez deixasse para fermentar talvez conseguisse fazer alcool para consumo próprio no carro.
alguem já viu alguma pesquisa a respeito?
obrigado
Claudioatelier

Avatar do Utilizador

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 207
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
Localização: Rio Negro PR BR

Re: Dá Prá fazer Alcool de restos de jardim?

Mensagem por Fendel »

isso as grandes empresas estão estudando e prometendo para logo, com o pomposo nome de "bioenergia de terceira geração"... ou seja etanol de celulose...
ainda é um processo caro...
acho difícil desenvolver um micróbio que seja competitivo com o micróbio do fermento que faz alcool de glicose... de graça...
energias descentralizadas e definitivas.


Autor do tópico
claudioatelier
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo nov 23, 2008 4:25 pm
Localização: itapecerica da serra - são paulo

Re: Dá Prá fazer Alcool de restos de jardim?

Mensagem por claudioatelier »

olá fendel
a idéia que tenho é fazer um tanque para fermentação dos restos triturados e depois destilar, na fabricação artesanal eu vi colocarem fubá de milho na garapa da cana prá agilizar o processo da fermentação, mas acho que o segredo é esse micróbio que você citou, vou tentar achar algo mais sobre eles.
obrigado.
Claudioatelier


Autor do tópico
claudioatelier
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo nov 23, 2008 4:25 pm
Localização: itapecerica da serra - são paulo

Re: Dá Prá fazer Alcool de restos de jardim?

Mensagem por claudioatelier »

olá fendel
eu achei este artigo que parece se relacionar ao que você disse:
tecnologia para produção do bioetanol

o processo de fabricação do bioetanol a partir de resíduos vegetais é dividido em quatro etapas. na primeira etapa, há o pré-tratamento do bagaço de cana, e neste trabalho foi adotado o processo de hidrólise ácida branda, onde no reator o resíduo é submetido a quebra da estrutura cristalina da fibra do bagaço de cana e a recuperação de açúcares mais fáceis de hidrolisar.

em seguida, vem a etapa de deslignificação. é retirada a lignina, complexo que dá resistência a fibra e protege a celulose da ação de microorganismos porém, apresenta grande inibição ao processo fermentativo.

na terceira fase, o líquido proveniente do pré-tratamento ácido, rico em açúcares, é fermentado pela levedura pichia stipitis adaptada para ser utilizado nesta fermentação.

o sólido proveniente da etapa de deslignificação rico em celulose, também é tratado: ele passa por um processo de sacarificação (transformação em açúcares) por meio de enzimas e é fermentado pela levedura sacharomyces cerevisiae, o mesmo fungo utilizado na fabricação de pães. a petrobras ainda estuda as enzimas mais eficazes para este processo de fabricação, testando enzimas disponíveis no mercado e pesquisando novos preparados enzimáticos.

na etapa final, ambos os líquidos provenientes das diferentes fermentações são destilados. o produto desta destilação é o bioetanol, que possui as mesmas características do etanol fabricado a partir da cana em processo industrial.

fonte: www2.petrobras.com.br/minisite/bioenergia/terra/biomassa
Claudioatelier

Avatar do Utilizador

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 207
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
Localização: Rio Negro PR BR

Re: Dá Prá fazer Alcool de restos de jardim?

Mensagem por Fendel »

cláudio... estes micróbios para transformar madeira em álcool não existem ainda... talvez serão criados pela engenharia genética... talvez... mas considero pouco provável...
o bicho homem ainda continua muito burro e limitado...

a dedini está trabalhando há décadas num processo com ácidos, enzimas, etc... mas são só promessas...

e no caso da porcobráis... também são apenas promessas...
esses ratos querem centralizar tudo...
não deixam os pequenos vender álcool na porta de casa...
quem faz cachaça tem condições de fazer etanol combustível... mas é proibido...
energias descentralizadas e definitivas.

Avatar do Utilizador

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 207
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
Localização: Rio Negro PR BR

Re: Dá Prá fazer Alcool de restos de jardim?

Mensagem por Fendel »

cláudio

acho melhor vc plantar cana de açúcar em teu jardim... e com o bagaço e vinhoto criar vacas...
dá uma olhada em
www.alcoolcombustivel.com.br
onde meu amigo sérgio pataro ensina a fazer microdestilarias de etanol... clandestinas...
energias descentralizadas e definitivas.

Avatar do Utilizador

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 207
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
Localização: Rio Negro PR BR

Re: Dá Prá fazer Alcool de restos de jardim?

Mensagem por Fendel »

o mais importante é evitar a centralização das bioenergias descentralizadas...
temos que lutar pelas pequenas destilarias.
temos que desmascarar a idiota centralização pelega.
energias descentralizadas e definitivas.


Autor do tópico
claudioatelier
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo nov 23, 2008 4:25 pm
Localização: itapecerica da serra - são paulo

Re: Dá Prá fazer Alcool de restos de jardim?

Mensagem por claudioatelier »

acho melhor vc plantar cana de açúcar em teu jardim... e com o bagaço e vinhoto criar vacas...
dá uma olhada em
www.alcoolcombustivel.com.br
onde meu amigo sérgio pataro ensina a fazer microdestilarias de etanol... clandestinas.
olá entrei no site, só não vou comprar o material pois tenho uma apostila de microdestilaria que dá várias dicas, depois o meu consumo é no máximo 50litros por semana, até o esquema da lata de 20 lt que já vi fazerem resolve.
o problema com a maioria das empresas é justamente querer monopolizar tudo, assim cobram o quanto querem e você é obrigado a pagar.
quer vr outra coisa que me deixa bronqueado é a industria do cimento.
nós chegamos até o século passado sem ele e agora forçam as pessoas a comprá-lo como se fosse a única maneira de se construir.
o pior é que o pessoal que mais precisa é quem mais compra, até os blocos são de cimento...
e a industria automobilistica então? o motor a explosão cheira a pré-histórico mas como o parque industrial que movimenta é gigantesco ficam batendo na mesma tecla pra se auto protegerem.
o maior problema, na minha opinião é vencer o corporativismo das indústrias instaladas para se desenvolver novas tecnologias revolucionárias,
e tornar acessível a todos.
Claudioatelier


Vulcano
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça dez 30, 2008 12:48 am

Re: Dá Prá fazer Alcool de restos de jardim?

Mensagem por Vulcano »

eu nao sou muito entendido nisso mas nao seria mais facil fazeres alcool com os restos de fruta ??? o processo é bem menos complexo.......


engenhariacaseira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: segunda out 27, 2008 12:43 pm

Re: Dá Prá fazer Alcool de restos de jardim?

Mensagem por engenhariacaseira »

bom dia...

éssa seria uma otima de opção na fabricação do alcool..pois...
a cana de açucar leva 1 ano pra estar pronto para corte....

na verdade a cana....se as usinas fabricasse só alcool....seria bom cortar a cana mais cedo...naum deixar ela
madurar muito...mas infeslimente eles produz alcool e açucar....e pra dar um bom açucar tem que ter sacarose..


e essa grama....penso que 6 meses já está boa....conclusão num ano dá pro agricultor tirar 2 cortes de grama.

abraçoss

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Dá Prá fazer Alcool de restos de jardim?

Mensagem por Luciano Kaefer »

etanol de grama ?

seria bom se houvesse açúcar, sacarose, amido ou até celulose (?) em seu interior.
grama é grama. apenas uma gramínea, sem valor energético (açucar).

o citado sergio pataro, não responde e-mails. apenas vende seus livros, de uma forma mercantilista. enviei um mail à ele, por indicação do seu amigo fendel. sabe o que me respondeu ?
nada, absolutamente nada.

mesmo que submetido a grama à um processo de fermentação, não vai ocorrer resultados práticos.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”