BIOGAS COM ESTRUME DE VACA

Responder

Autor do tópico
sergioliveira
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta jun 04, 2008 10:55 pm

BIOGAS COM ESTRUME DE VACA

Mensagem por sergioliveira »

nao e so o estrume dos porcos que da para fazer o biogaz
o estrume de vaca tambem da para esse efeito
se quiserem ver mais ha uma seri no discovri que da esse porçesso
e émuito simpeles e um pouco mais seguro
tem um sistema contra o retorno da chama

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: BIOGAS COM ESTRUME DE VACA

Mensagem por RED BARON »

viva sergioliveira.
escrever com maiúsculas equivale a gritar, por isso deve ser evitado o seu uso excepto quando se pretende mesmo falar mais alto que os restantes.

o estrume de vaca também serve e não só, depois de iniciado o processo pode ser utilizado restos de vegetais que sobram da confecção de comida como as casca de batata, de cenoura, talos de couve etc.


XavierMaluco
Mensagens: 335
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re: BIOGAS COM ESTRUME DE VACA

Mensagem por XavierMaluco »

sergioliveira Escreveu:nao e so o estrume dos porcos que da para fazer o biogaz
o estrume de vaca tambem da para esse efeito
se quiserem ver mais ha uma seri no discovri que da esse porçesso
e émuito simpeles e um pouco mais seguro
tem um sistema contra o retorno da chama
boas sérgio

qualquer matéria que se decomponha dá para fazer biogás e não biogaz, o processo e não porçesso é simples e não simpeles e a série e não a seri vou ver se descubro o que queres dizer com o discovri.

_________________________________
a frontalidade é uma virtude e não um defeito "xavier maluco"

Avatar do Utilizador

Bompastor
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: segunda fev 18, 2008 5:19 pm
Localização: Guimarães

Re: BIOGAS COM ESTRUME DE VACA

Mensagem por Bompastor »

bouas canudo

conforme o nosso camarada xaviermaluco disse "qualquer matéria que se decomponha dá para fazer biogás "...
mas porque tanto se fala em vacas e porcos??? e quem não tive vacas ou porcos??? estará condenado a ter de comprar uma vaca para fazer experiências???

há uns 15 anos atrás em vila chã (vila do conde) uma mercearia foi pelos ares porque tinha a fossa dentro de portas o que "è um perigo" e por causa do gases que se acumularam fez "kabummmm" que infelizmente causou 2 mortes...

será que nunca se lembraram que nos vamos ao wc várias vezes ao dia??? no meu caso tenho os esgotos ligado a uma fossa que tem de ser despejada de 2 em 2 meses... isto porque a encher a fossa sou eu,a minha patroa, a sogra, o sogro, os meus cunhados , ou seja, são três casas ligada à mesma fossa....

tanto biogás!!!!!!!!!!!!!!!!!

para quem não tem animais temos sempre a possibilidade de sermos nós proprios a contribuír (atenção que não somos nehuns porcos)
A minha esposa acha que eu sou maluco... E vocês???


wallaceshiva
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sexta set 05, 2008 1:57 pm

Re: BIOGAS COM ESTRUME DE VACA

Mensagem por wallaceshiva »

boa noite!
sou acadêmico de engenharía agronômica e gostaria de saber se há possibilidades de aproveitarem-se os gáses metano e/ou outros gases liberados na reação química de exotermia (entendo que este equipamento é um tipo de bio-digestor "http://www.aondevamos.eng.br/boletins/edicao15.htm").

cordialmente: wallace gonçalves de souza. natal-rn


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: BIOGAS COM ESTRUME DE VACA

Mensagem por Ferra »

wallaceshiva Escreveu:boa noite!
sou acadêmico de engenharía agronômica e gostaria de saber se há possibilidades de aproveitarem-se os gáses metano e/ou outros gases liberados na reação química de exotermia (entendo que este equipamento é um tipo de bio-digestor "http://www.aondevamos.eng.br/boletins/edicao15.htm").

cordialmente: wallace gonçalves de souza. natal-rn
sim, há.
tal como está no site pode ser para gerar energia electrica mas tambem pode ser para aquecimento, mas se natal for no brasil, que é o que penso, se calhar não precisam disso..
o gaz é metano por isso pode ser utilizado nas mesmas funções que o gpl.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


wallaceshiva
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sexta set 05, 2008 1:57 pm

Re: BIOGAS COM ESTRUME DE VACA

Mensagem por wallaceshiva »

em natal-rn/brasil, temos apenas 15% de área saneada e, o que me surpreendeu foi aprovarem um projeto de us$50.000.000,00 para um emissário submarino "http://sospontanegra.blogspot.com/2008/ ... to-do.html", justificando à população que não haveria outra forma viável e que este foi o melhor projeto decidido por maioría ampla, o qual, certamente irá infestar com "escherichia colin" todas as praias do litoral de norte a sul, que teem temperaturas por volta de 38° célcius, ambiente propício à reprodução destas bactérias térmotolerantes.
meu plano seria reutilizarem-se estes dejetos de maneira a produzir metano e utilizá-los como gás combustível e reaproveitarem-se as matérias orgânicas em forma de adubos orgânicos de alta concentração que, após a fermenteção com temperaturas de + ou - 70° célsius, ficam isentas das bactérias térmotolerantes, visto que, estas se reproduzem em ambientes com temperaturas de até 44,5° célcius "http://www.cetesb.sp.gov.br/agua/rios/variaveis.asp", o que significa que após fermentarem-se os açúcares contidos nos dejetos, as bactérias morrem e são decompostas devido às temperaturas altas obtidas no ambiente de bio-digestão.
desta maneira, acredito eu, poderíamos devolver à natureza novas áreas de conservações ecológicas, ou unidades de conservações ambientais com relação de custo x benefício favoráveis, idéia esta que não deveria ficar restrita à capital do sol, aqui em natal, mas, poderia estender-se a todas cidades onde há mentalidade ecologicamente adequada, o que resultaria em um excelente nível de sequestro de carbono (carbon sequestration), reduzindo o efeito estufa e gerando ótimos resultados em créditos de carbono, conforme o protocolo de quioto estabelecido no japão, com vigor desde 16 de fevereiro de 2005 "http://pt.wikipedia.org/wiki/protocolo_de_quioto" e que a comunidade europeia, sua grande defensora, está destinada a revelar isto ao mundo.
cordialmente:
wallace gonçalves de souza.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: BIOGAS COM ESTRUME DE VACA

Mensagem por RED BARON »

ferra escreveu:
o gaz é metano por isso pode ser utilizado nas mesmas funções que o gpl.
o metano não se liquefaz com a facilidade do gpl ( baixa pressão) à temperatura ambiente, deste inconveniente tambem padece o hidrogénio, daí a dificuldade em implementar o hidrogénio rodoviário em viaturas com autonomia semelhante aos veículos a combustivel liquido.
no entanto existem alguns veículos movidos a gaz natural, cujo principal componente é o metano.... penso que é mais utilizado em autocarros de transportes publicos senão estou enganado.


wallaceshiva
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sexta set 05, 2008 1:57 pm

Re: BIOGAS COM ESTRUME DE VACA

Mensagem por wallaceshiva »

certamente sr., os conceitos de fase gasosa e fase vapor estão relacionados à uma temperatura de referência em relação à temperatura crítica do fluido. ou seja, o mesmo fluido pode estar no estado gasoso ou no estado de vapor, dependendo da temperatura considerada, acima ou igual / abaixo da temperatura crítica, respectivamente.
por exemplo: as fases líquida e vapor do glp (gás liquefeito do petróleo"http://www.gasvirtual.com.br/historico.htm") podem coexistir dentro de um recipiente, nas temperaturas ambientes, mediante apenas uma determinada condição de pressão, chamada pressão ou tensão de vapor para aquela temperatura. se, neste recipiente, a fase vapor for comprimida, parte dela irá se liqüefazer mantendo sua tensão de vapor naquela temperatura. por outro lado, se a fase vapor for descomprimida parte da fase líquida irá se vaporizar buscando a manutenção de sua pressão de vapor para a respectiva temperatura. portanto, nas temperaturas ambientes, o glp que se vaporizou está na fase vapor e não na fase gasosa. note que, evidentemente, as temperaturas críticas das principais frações do glp estão acima das temperaturas encontradas na atmosfera, a saber: n-butano, 152,0ºc; propano, 96,8ºc.
agora se considerarmos o mesmo glp, porém a 300ºc, ele não mais estará na fase vapor e sim na fase gasosa, pois encontra-se acima da temperatura crítica e não poderá ser condensado apenas por elevação da pressão, por maior que ela seja.
já o metano, o oxigênio, o nitrogênio e o argônio são considerados gases (e não vapores) nas temperaturas ambientes porque não podem ser liqüefeitos apenas por elevação da pressão, por maiores que sejam tais pressões. sua liqüefação só será possível mediante a redução da temperatura, a partir do ponto que atinja sua temperatura crítica, valores esses muito abaixo das temperaturas encontradas na atmosfera.
por exemplo, a temperatura crítica do metano é -82,1ºc. acima desta temperatura não é possível liqüefazer o metano apenas por elevação da pressão e, nestas condições, o metano é considerado gás. mesmo na temperatura de -82,1ºc, o metano só estará no estado líquido se submetido simultaneamente à pressão mínima de 4 640 kpa absoluta (673,3 psia = 658,6 psig = 45,4 bar), chamada pressão crítica. para manter o metano no estado líquido, na pressão atmosférica, seria necessário baixar sua temperatura a -161,49ºc. assim, a manutenção do metano em fase líquida entre as temperaturas de -82,1ºc e -161,49ºc só seria possível mediante combinações entre temperatura x pressão.
porém, se agora consideramos um tanque criogênico com metano a -160ºc, poderá haver a coexistência das duas fases: líquida e vapor, ou seja: utilizando-se de um sistema de trocador de calor, com gás nitrogênio sendo usado como refrigerante, poderíamos desta forma, liquefazer o metano e armazená-lo em esferas ou cilindros termicamente isolados e utilizá-los em sistemas de gerações de energia elétrica movidos por motores de combustão a quatro tempos (ciclo de otto "http://www.mspc.eng.br/termo/termod0520.shtml").
existem certas coisas que são tão simples, com certeza esta não é uma delas...

referência bibliográfica:
aga gas handbook, editado por kersti ahlberg, lidingö, suécia, 1985.

cordialmente:
wallace gonçalves de souza.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: BIOGAS COM ESTRUME DE VACA

Mensagem por RED BARON »

obrigado wallaceshiva.

é sem duvida informação importante...e já aprendi mais alguma coisa.
eu pensava que todos os gases poderiam ser liquefeitos à temperatura ambiente desde que se aumentasse a pressão, mesmo que fosse para valores impensáveis e fora da gama da resistência dos materais conhecidos.

isto quer dizer que se o metano for comprimido até 50.000 psi, e à temperatura ambiente, mantêm-se no estado gasoso é isso?

abraço.


Rui Pedrosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: quinta ago 09, 2007 5:46 pm

Re: BIOGAS COM ESTRUME DE VACA

Mensagem por Rui Pedrosa »

wallaceshiva Escreveu:certamente sr., os conceitos de fase gasosa e fase vapor estão relacionados à uma temperatura de referência em relação à temperatura crítica do fluido. ou seja, o mesmo fluido pode estar no estado gasoso ou no estado de vapor, dependendo da temperatura considerada, acima ou igual / abaixo da temperatura crítica, respectivamente.
por exemplo: as fases líquida e vapor do glp (gás liquefeito do petróleo"http://www.gasvirtual.com.br/historico.htm") podem coexistir dentro de um recipiente, nas temperaturas ambientes, mediante apenas uma determinada condição de pressão, chamada pressão ou tensão de vapor para aquela temperatura. se, neste recipiente, a fase vapor for comprimida, parte dela irá se liqüefazer mantendo sua tensão de vapor naquela temperatura. por outro lado, se a fase vapor for descomprimida parte da fase líquida irá se vaporizar buscando a manutenção de sua pressão de vapor para a respectiva temperatura. portanto, nas temperaturas ambientes, o glp que se vaporizou está na fase vapor e não na fase gasosa. note que, evidentemente, as temperaturas críticas das principais frações do glp estão acima das temperaturas encontradas na atmosfera, a saber: n-butano, 152,0ºc; propano, 96,8ºc.
agora se considerarmos o mesmo glp, porém a 300ºc, ele não mais estará na fase vapor e sim na fase gasosa, pois encontra-se acima da temperatura crítica e não poderá ser condensado apenas por elevação da pressão, por maior que ela seja.
já o metano, o oxigênio, o nitrogênio e o argônio são considerados gases (e não vapores) nas temperaturas ambientes porque não podem ser liqüefeitos apenas por elevação da pressão, por maiores que sejam tais pressões. sua liqüefação só será possível mediante a redução da temperatura, a partir do ponto que atinja sua temperatura crítica, valores esses muito abaixo das temperaturas encontradas na atmosfera.
por exemplo, a temperatura crítica do metano é -82,1ºc. acima desta temperatura não é possível liqüefazer o metano apenas por elevação da pressão e, nestas condições, o metano é considerado gás. mesmo na temperatura de -82,1ºc, o metano só estará no estado líquido se submetido simultaneamente à pressão mínima de 4 640 kpa absoluta (673,3 psia = 658,6 psig = 45,4 bar), chamada pressão crítica. para manter o metano no estado líquido, na pressão atmosférica, seria necessário baixar sua temperatura a -161,49ºc. assim, a manutenção do metano em fase líquida entre as temperaturas de -82,1ºc e -161,49ºc só seria possível mediante combinações entre temperatura x pressão.
porém, se agora consideramos um tanque criogênico com metano a -160ºc, poderá haver a coexistência das duas fases: líquida e vapor, ou seja: utilizando-se de um sistema de trocador de calor, com gás nitrogênio sendo usado como refrigerante, poderíamos desta forma, liquefazer o metano e armazená-lo em esferas ou cilindros termicamente isolados e utilizá-los em sistemas de gerações de energia elétrica movidos por motores de combustão a quatro tempos (ciclo de otto "http://www.mspc.eng.br/termo/termod0520.shtml").
existem certas coisas que são tão simples, com certeza esta não é uma delas...

referência bibliográfica:
aga gas handbook, editado por kersti ahlberg, lidingö, suécia, 1985.

cordialmente:
wallace gonçalves de souza.
wallace, não creio que seja assim tão complicado como dizes
vão lá 30 anos, (estava eu na altura com 15) ainda nem se ouvia falar em bio gás, eu idealizei e construí um sistema que funcionou na perfeição e permitiu à minha mãe utilizar no fogão durante 3 anos. certo dia tentei queimar também numa pequena mota, mas o susto foi de tal ordem que resolvi desmantelar a engenhoca receando que também a queima no fogão viesse a dar problemas.

certo dia quando a minha mãe carregava o carro dos bois com estrume para levar ao campo, reparei que quando mais fundo ela cavava no curral para arrancar o estrume, mais quente ele vinha, aí surgiu-me que ali estaria energia acumulada de alguma forma, seguindo um raciocínio lógico (porque conhecimento concreto era zero) arranjei 8 bidons de 200l enchi-os com estrume e restos de comida e tapei-os, logo reparei que durante o dia com o sol, havia grande dilatação nos bidons e durante a noite estabilizavam, deduzi, esta expansão é provocada por algum gás, tal como acontecia com a lata da gasolina para o motor de rega que com o calor do dia dilatava e de noite contraía. bom depois arranjei 4 câmaras de ar de camião e liguei-as aos bidons, com o calor do dia as câmaras expandiam completamente cheias de gás, durante a noite com o frio o gás praticamente se liquefazia dentro das câmaras, quer devido á compressão exercida por estas, quer devido à grande diferença de temperatura da noite. na outra extremidade das câmaras tinha uma pequena torneira por onde o gás saia directamente para um garrafão de vidro de 30 litros cujo fundo estava coberto com de 10 cm de seixos arrefecidos por água circulante.

para queima-lo no fogão eu colocava o gás numa garrafa normal de gás butano e depois de lhe colocar a válvula injectava alguma pressão com uma bomba de ar a pedal.

por essa razão, acho os valores que referes um pouco desproporcionados


wallaceshiva
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sexta set 05, 2008 1:57 pm

Re: BIOGAS COM ESTRUME DE VACA

Mensagem por wallaceshiva »

a pressão de 50.000 kpa (kilo pascal) equivale a 7255 p.s.i.(libra por polegada quadrada) é muito alta para nossos parametros na terra, suponhamos que proceda, mesmo assim o gás metano estando nas condições climáticas do brasil ou de portugal ele não vaporiza, porém, observando-se que a menor temperatura já registrada no planeta terra foi de -89,2ºc, na estação vostok (antartica) e a temperatura crítica do metano é de -82,1°c, nesta temperatura o metano ainda é vapor e pode sim liquefazer-se em temperaturas ambientes, sem nacessitar de tanta pressão, pois, ainda não saturou.
após o processo de saturação, o vapor entra no estágio de super-saturação e, por fim, entra no estado gasoso (3° estado da matéria, a saber são 5 estados físicos: sólido, líquido, gasoso, plasma e o 5° estado que é o condensado de bose-einstein)
lembrando que mesmo na temperatura de -82,1ºc (temperatura crítica), o metano só estará no estado líquido se submetido simultaneamente à pressão mínima de 4 640 kpa absoluta (673,3 psia = 658,6 psig = 45,4 bar) chamada pressão crítica.

cordialmente:
wallace gonçalves de souza.


wallaceshiva
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sexta set 05, 2008 1:57 pm

Re: BIOGAS COM ESTRUME DE VACA

Mensagem por wallaceshiva »

rui pedrosa, boa noite, é uma grande satisfação minha lhe conhecer, pois, estava lendo em outra ocasião este seu tópico, porém, com menos detalhes e estava a pensar se voce poderia enviar-me algo mais a respeito, pois, pretendo utilizá-lo aqui no brasil em áreas rurais.
temos uma cultura muito consumista e desperdiçamos muita energia, pois nos foi culturalmente implantado que apenas poderíamos utilizar gás de cozinha se fosse o glp e por décadas a fio nosso povo vem sendo obrigado a aceitar os valores altos cobrados por um butijão de gás de 13kg de glp (r$62,00 - completo) das revendedoras de combustíveis da monopolizadora petrobrás, a saber que nosso salário mánimo é de r$415,00.
a questão que gerou esta polemica não é devido ao acondensionamento do gás e sim do vapor, pois em fase vaporosa o metano pode liquefazer-se e, desta forma, poderíamos transportar ou acondicionar um volume maior do referido composto químico.
o meu pensamento seria de aproveitarem-se estes gases de maneira a interceptar os residuos, de um determinado bairro por exemplo e, antes de irem para uma estação de tratamento de esgotos (onde são inseridos diversos elementos químicos para estabilização dos efluentes, muito caros e, por vezes tóxicos), passassem por um bio-digestor.
porém, como o volume de efluentes de um bairro ou de uma cidade é enorme, a produção do gás assim também o será, surge então um problema que é o acondicionamento do gás, pois este gás deve ser manuseado de forma profissionalmente adequada e de maneira ecologicamente correta, pois ele é extremamente prejudicial à camada de ozônio da extratosfera terrestre, desta maneira teríamos que evitar de quaisquer maneiras os vazamentos deste gás para que não venhamos entrar em contradições com nosso propósito ambientalista de reduzir o gás carbônico (co2) lançado na atmosfera que causa o efeito estufa e, paradoxalmente, inserir o metano na oznosfera camada de oxônio (o3), que nos proteje da radiação ultra violeta do sol, na extratosfera do nosso planeta.

cordialmente:
wallace gonçalves de souza.

Avatar do Utilizador

sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: BIOGAS COM ESTRUME DE VACA

Mensagem por sandro_ventania »

wallace, veja essa tecnica usada em minha cidade.

http://www.riodasostras.net/content/view/513/2/

http://www.riolitoral.com.br/riodasostr ... 426-01.htm

http://www.jornalserranonline.com.br/no ... e-026.html

o foco, não é produção de energia e sim tratamento dos residuos...porém esse sistema produz o metano, que no nosso caso, creio eu que deve ser descartado...pois ainda não ouvi falar do seu aproveitamento.
Nós somos a consequência do que pensamos.


wallaceshiva
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sexta set 05, 2008 1:57 pm

Re: BIOGAS COM ESTRUME DE VACA

Mensagem por wallaceshiva »

caros senhores, estou de volta a este tão reluzente fórum de esclarecimentos!

comumente costuma-se dizer que todos os flúidos mais leves que o ar que nos circundam em "a natureza" são gases, entretanto há gases em seu estado "vaporoso" e outros os há em estado "gasoso" propriamente dito, ou seja: há vapores saturados e os há também em estado de supersaturação, ou, comumente conhecidos como "vapores super secos".
a partir de seu ponto crítico (para o metano este ponto crítico é 190.6 k ou -82,6°c e para o propano este ponto crítico é de 369,9 k ou 96,9°c), este "vapor" deixa-o de ser e passa a chamar-se de "vapor supersaturado", ou "vapor super seco", ou simplesmente "gás", pois nesta fase ele passou, enfim, ao outro estado da matéria ( o estado gasoso), após o estado líquido, até que outras condições de pressão, temperatura e energia interna, possam trazê-lo de volta ao seu estado físico da matéria imediatamente anterior nas curvas de caracterização da teoria cinética dos gases, responsáveis pelas leis de boyle e de gay-lussac.
então, como vimos, para que eu possa liquefazer algum "gás" este deve conter um mínimo de umidade (termo que não se aplica apenas à umidade do ar, pois, como foi visto, tudo em "a natureza" passa pelos mesmos estados físicos da matéria, ou seja: sólido, líquido e gasoso e entre um e outro estado temos estados intermediários), para que o mesmo possa liquefazer-se sob determinadas pressões conhecidas por "pressão de vapor".
ora, o metano comporta-se como "vapor" até seu ponto crítico que é de -82,6°c, a partir de então entra em estado gasoso e o propano comporta-se como "vapor" até os 96,9°c e desta forma, fácil é de se concluir que o nome "gás liquefeito do petróleo" é uma alusão ao "vapor" propano utilizado, também, na mistura denominada mgr (mixed gas refrigerant), que é fundamental para liquefação do gás natural (gnl) em processos industriais, onde a refrigeração necessária é obtida por uma válvula joule-thomson.
meu "dilema" não é querer descobrir algo que a maior companhia estatal da américa latina ainda não o fez, pois certamente já fizeram esta "descoberta", se é que posso assim me referir, isto de envasar o gás natural produzido em jazídas de hidrocarbonetos é problema das petrolíferas, apenas tão somente comentei o assunto, pois tenho experiência vivída no âmbito da perfuração e prospecção do petróleo, pois minhas limitações são enormes como há de os doutores perceberem, pois nem passa pela minha mente criar conflítos com tais empresas, isto deixo a cargo do "green peace" e a outras tantas ong's para que lutem em defesa da vida do planeta e da melhoría do ar respirável para todos nós.
concluíndo meu raciocínio em iniciar a defesa da minha aacc, este meu humilde "experimento", será apenas para beneficiar pequenos fazendeiros que produzem o gás natural a partir de restos orgânicos e não teem como envasá-lo por imperícia profissional ou limitações financeiras e/ou culturais, ou seja: eu gostaría de elaborar um "experimento" e produzir o vapor do propano "ch3ch2ch3" a partir do gás natural (gás metano), pois este, quando comburente é vendido como combustível e ele também é chamado de gás liquefeito de petróleo (glp), que é uma mistura de propano com pequenas quantidades de propileno, butano e butilenoque e pode ser produzido a partir do metano ou gás natural, sob a forma estrutural química "ch4" (gás metano), a partir de um aparato conhecido como "biodigestor de fermentação da matéria orgãnica"!

é apenas a isto que eu me proponho no momento!

cordialmente:
wallace gonçalves de souza.


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: BIOGAS COM ESTRUME DE VACA

Mensagem por Tó Miguel »

artista norte-americano encontrou forma de reutilizar fezes de cães

o norte-americano matthew mazzotta criou uma forma de reutilizar as fezes dos cães. chama-se «park spark» e este reutiliza os dejectos dos cães para fazer electricidade e iluminar um parque em cambridge, nos estados unidos.

o equipamento criado por matthew mazzotta é composto por dois tanques de aço, unidos por tubos também de aço. os tanques estão ligados a dois candeeiros. após a introdução dos dejectos num dos tanques, o metano libertado pelas fezes dá energia aos candeeiros para funcionarem.

junto ao equipamento, existem sacos biodegradáveis para os donos apanharem os dejectos dos cães e cartazes a explicar o que depois devem fazer.

Imagem

http://www.ipjornal.com/1/427295_artist ... -caes.html
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Zeno Fernandes
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado abr 23, 2011 2:43 am

Re: BIOGAS COM ESTRUME DE VACA

Mensagem por Zeno Fernandes »

na realidade qquer matéria orgânica decomposta em condição anaeróbica, liberará gás metano. os biodigestores são sempre mto simples de se construir. a grande dificuldade está em armazenar tal gás, aliás assunto bastante explorado já acima. portanto a forma mais fácil e barata de se utilizar o metano é próximo ao local de produção transportando-o com mangueiras ( até mesmo de baixa pressão, preferencialmente as transparentes tipo cristal). qto ao processo ele sempre será facilitado se no início forem utilizados estrumes frescos de bovinos. depois do processo instalado qquer materia orgânica dará continuidade.

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”