Qual a cultura ideal para o biodiesel??


Autor do tópico
Gbotelho
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado mai 10, 2008 12:53 am

Qual a cultura ideal para o biodiesel??

Mensagem por Gbotelho »

boas pessoal...

tanto se fala em produção de biodiesel, e na matéria prima que origina a sua formação. mas afinal, qual será a melhor matéria prima para obter biodiesel??

akele abraço


pedro.leite.alves
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça mai 13, 2008 7:12 pm
Localização: Lisboa

Re: Qual a cultura ideal para o biodiesel??

Mensagem por pedro.leite.alves »

depende do local da cultura.

existe uma tabela na wikipédia com o ranking de litros de oleo vegetal por area, lembro de ver isso uma vez e creio que para portugal é o girassol.


pedro.leite.alves
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça mai 13, 2008 7:12 pm
Localização: Lisboa

Re: Qual a cultura ideal para o biodiesel??

Mensagem por pedro.leite.alves »

http://gristmill.grist.org/story/2006/2/7/12145/81957

neste link encontra-se alguma informação sobre o assunto.


Alaorney
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça fev 03, 2009 6:58 pm

Re: Qual a cultura ideal para o biodiesel??

Mensagem por Alaorney »

boas acho sua pergunta bastante interessante , uma vez que esta tem sido tambem uma peocupação para mim. sou brasileiro e tenho acompanhado as novidades que tem por la na area do biodiesel e sua materia - prima e a que tem se destacado la no momento é o pinhão manso. ja ouvi dizer que no passado em portugal tinha as ruas eram lumiadas com lamparinas com oleo de pinhão - manso. segundo estudos esta é a melhor materia prima possivel , pois o oleo de pinhão manso não serve para ser utilizado como alimentos nem homano nem animal , por esta razão creio que este é o caminho.alem disso no brasil a estudos que dizem que a produção de oleo chega a 2280 litros de oleo de pinhão manso. então creio essa ser uma boa materia prima em se tratando de oleo.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Qual a cultura ideal para o biodiesel??

Mensagem por lobão »

alaorney tire um tempo e leia um pouco o fórum, aqui tem um debate sobre o pinhão manso!!!

um abraço!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

HighTech
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 144
Registado: domingo mai 24, 2009 8:32 am

Re: Qual a cultura ideal para o biodiesel??

Mensagem por HighTech »

qual a cultura ideal para o biodiesel? = óleo de cânhamo, e aproveita as o resto para fazer tecido

cânhamo jà começa a fazer progreço onde a palma perde terreno!.
Os problemas não existem, são criados pelos humanos.

Futuristic 2010 >

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Qual a cultura ideal para o biodiesel??

Mensagem por Luciano Kaefer »

óleo de canhamo ( maconha) para biodiesel e as fibras para tecidos....

conta outra, talvez uma de índio....
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

HighTech
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 144
Registado: domingo mai 24, 2009 8:32 am

Re: Qual a cultura ideal para o biodiesel??

Mensagem por HighTech »

luciano kaefer Escreveu:óleo de canhamo ( maconha) para biodiesel e as fibras para tecidos....

conta outra, talvez uma de índio....
nao sejas assim! ficate muinto mal! es mal criado tu!

canhamo nao è um gozo mas sim um facto! uma planta com muintas potencialidades!
Os problemas não existem, são criados pelos humanos.

Futuristic 2010 >

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Qual a cultura ideal para o biodiesel??

Mensagem por Luciano Kaefer »

grandes potencialidades.
poderia abrir um tópico referindo quais são.
além, claro, daquelas conhecidas...

só à referir: perdi um irmão que tinha 32 anos por causa dela e de suas consequencias. um baita irmão, cheio de vida, um cara legal, justo, honesto, bom irmão, bom filho, amigo de seus amigos. isso já fazem 12 anos, mas sempre lembro dele com saudades e inconformidade com o que aconteceu e pela forma que isso aconteceu.
por isso, quando vejo alguns argumentos pró-cânhamo, penso em tudo que vivi e não posso abster-me de opinar.

obviamente que o direito à expressão nesse forum é facultado à todos.

mas, o argumento terá que ser bom. falo como user, não como moderador, que nesse caso, não se aplica.

como moderador, apenas verifico a conformidade dos posts com o regulamento. apenas isso.

de resto, sempre falo como usuário desse excelente forum.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Re: Qual a cultura ideal para o biodiesel??

Mensagem por joaquimdelisboa »

o que para aqui vai... por causa do cânhamo

prometo que não vou fazer nenhuma pesquisa mas do que tenho "armazenado" na mente, direi:

o cânhamo é uma planta que produz uma fibra têxtil muito resistente.
tão resistente que as culturas feitas em portugal há uns anos atrás ficaram por colher!
os agricultores tentaram a ceifa com as ceifeiras dos cereais e depressa descobriram que as fibras encravavam as máquinas de um modo rápido e eficiente!
como se mostrou necessário importar maquinaria própria ficou mais barato deixar tudo no terreno. aliás parece que o subsídio era pago pela sementeira e não pela colheita

por outro lado as sementes são boas produtoras de óleo e são também usadas na alimentação de animais.

todavia para se plantar cânhamo é necessário fazer o manifesto da cultura e comprar as sementes oficiais que vão tornar a cultura legal.
as sementes oficiais para cultura legal têm um mínimo de substância narcótica. creio estar legislado que a meio do desenvolvimento das plantas irá ao terreno uma equipa do ministério da agricultura fazer uma colheita aleatória de folhas que determinará se os limites se enquadram.

por último... a rua onde moro tem o nome de canhamato. o melhor resultado para as pesquisas que já fiz dizem que por aqui se semeava muito cânhamo com o qual eram tecidas as velas das caravelas por ser a fibra mais resistente à água salgada.

e façam o favor de serem felizes.... com ou sem cânhamo!!!!

Avatar do Utilizador

HighTech
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 144
Registado: domingo mai 24, 2009 8:32 am

Re: Qual a cultura ideal para o biodiesel??

Mensagem por HighTech »

luciano kaefer Escreveu:grandes potencialidades.
poderia abrir um tópico referindo quais são.
além, claro, daquelas conhecidas...
olha acabaste tu de me contar uma do teu irmao!

mas sabes estou completamente interessado no teu topico! e sera que podias abrangir o facto de produzir óleo de cânhamo biologico sem utilisar pesticidas e ogms!

và transmite os teus cunhecimentos estamos todos à espera!
Os problemas não existem, são criados pelos humanos.

Futuristic 2010 >

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Qual a cultura ideal para o biodiesel??

Mensagem por lobão »

amigosjoaquimdelisboa[/b e hightech sabemos das ótimas utilidades do cânhamo, e das mazelas também!

principalmente no brasil vai ser difícil convencer as autoridades que a plantação do dito vegetal é para biodiesel!!!!
talvez tenha sido uma das desculpas que um nobre deputado tenha usado quando foi pego no aeroporto com as ditas sementes!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Qual a cultura ideal para o biodiesel??

Mensagem por lobão »

hightech Escreveu:mas sabes estou completamente interessado no teu topico! e sera que podias abrangir o facto de produzir óleo de cânhamo biologico sem utilisar pesticidas e ogms!

và transmite os teus cunhecimentos estamos todos à espera!


pessoal sério não vamos abrir tópico nenhum a esse respeito, pelas leis brasileiras isso poderia ser interpretado como apologia ao consumo de drogas e ao crime!!!

um abraço a todos!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Qual a cultura ideal para o biodiesel??

Mensagem por Luciano Kaefer »

como bem observou o lobão, é melhor encaminhar nossos trabalhos para outra cultura.
canhamo, no brasil, é a planta que fornece a maconha.
eaqui nesse país, o seu uso e sua apologia é vetada.
já existiu um deputado, do pv, que defendeu a liberação do seu cultivo com objetivos de prospectar fibras texteis.
não fosse esse deputado o maior incentivador da liberação da maconha no brasil, seria um tema a ser abordado, cientificamente. como o nobre deputado é adepto do "barato", caiu no riso comum.

alem disso nosso regulamento prevê esse tipo de assunto:
6. qualquer tópico ou "post" que promova actividades ilícitas, criminais, contra-ordenacionais ou violações de propriedade intelectual será liminarmente eliminado.
portanto, esse argumento de fibras texteis é apenas uma máscara.
e não vou ser eu à responder à policia judiciária de portugal, que permiti a proliferação desse assunto.
seguramente existem foruns que incentivem à prática.

aos adeptos, sugiro a procura.

aqui não.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: Qual a cultura ideal para o biodiesel??

Mensagem por zegalote »

estou inscrito já neste fórum a algum tempo, gosto muito de o ler, embora raramente participe, também muitas vezes devido a falta de conhecimento. aqui vou ter que dar a minha opinião. deste assunto sei qualquer coisa e aqui está a minha opinião, por favor leiam antes de apagar:

então, o tópico falava sobre a cultura ideal, é pena que a cultura ideal esteja constantemente a ser massacrada por mentes fechadas, só por terem inventado a desculpa ("à e tal, é droga não se pode discutir").

não é bem assim. o cânhamo, tal como a maior parte das plantas, tem muitas variedades. eu ao estar a falar do cânhamo industrial, que contem uma percentagem muito mínima de thc (a substancia activa que tem efeito na mente humana, é menos de 1%), faz com que o cânhamo industrial não conte como estupefaciente, logo, não estamos a falar de nenhum assunto "que promova actividades ilícitas, criminais, contra-ordenacionais ou violações de propriedade intelectua". as pessoas fazem uma grande confusão, pensam logo que se está a falar de drogas, nada disso meus amigos.
na união europeia pode ser plantado e discutido, até que existe uma associação europeia de produtores de cânhamo industrial. e sinceramente aqui não estamos a incentivar nada, estamos a divulgar informação, a nossa opinião e discuti-la.

acho que é uma planta que tem tanto potencial energético e ecológico, que simplesmente não deveria ficar esquecida num fórum destes.
antes os governos incentivavam o cultivo desta planta... agora proíbem-na...

e voltando ao tópico, sim, pelo que já li em vários sítios, é das melhores, senão mesmo a melhor cultura para a produção de biodiesel e metanol.(entre muitas outras potencialidades). e com as grandes vantagens
com a sua semente, pode ser extraído o óleo vegetal, que penso ser necessario menos terreno plantado do que qualquer outra planta, para produzir a mesma quantidade.
com a madeira do tronco pode ser extraído metanol para misturar com o óleo e produzir biodiesel. (a parte grossa do tronco do cânhamo industrial é uma das mais ricas fontes de celulose vegetal).

e apesar disto tudo, é uma cultura que não esgota os solos, não é necessario o uso de herbicidas, quase nenhuns pesticidas (podendo eles serem biológicos).

o cânhamo foi proibido pela ignorância, e pela ganancia. muita da poluição que é feita hoje em dia, é devido à produção e utilização de produtos que vieram a substituir os que antes eram obtidos facilmente e ecologicamente do cânhamo...(papel, tecido, óleos, combustíveis, vernizes, cimento, plástico, medicamentos, etc...)

espero não me ter "esticado" com a minha opinião, se a acharem abusiva, ou que não respeitei alguma regra, por favor apaguem-no. simplesmente quis esclarecer um assunto que penso que seja simples e devia de ser claro para todos. pena que pensem que não pode ser debatido livremente.

e se todos estivéssemos todos minimamente informados, quando alguém no governo dos países que ainda proíbem o seu cultivo, tal como o deputado no brasil, tentasse fazer algo, talvez não caísse no ridículo e alguma coisa fosse feita!!!

cumprimentos e paz para todos

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Qual a cultura ideal para o biodiesel??

Mensagem por lobão »

caro amigo zegalote, sabemos de tudo isso, e mais não lembro no momento mas tem um país que até utiliza ou utilizou sua fibras para o papel moeda, mas a questão é a seguinte embora exista o cânhamo industrial, no brasil é proibido seu cultivo, e duvido muito que em portugal e algum país que fala a língua portuguesa ( embora possa existir alguma exceção ), que simples mortais como nós aqui do fórum consiga uma autorização para seu cultivo, até porque não seria difícil de ser burlada a lei e em vez de ser produzido o cânhamo industrial com o thc menor que l% por outro com thc maior que l% que com certeza seria bem mais rentável sua produção que para o biodiesel, por isso considero de minha parte o debate encerrado a não ser que alguém venha com notícias que qualquer um de nós obtenha licença para a produção de tal vegetal!!!

não tenho preconceito algum e nem a mente fechada para o debate de novas culturas desde que não descambamos para a ficção, pois se não podemos testar, não podemos dizer se é uma opção ou não pois nosso fórum se baseia nas experiências dos seus membros para irmos avançando nos nossos propósitos !!

um abraço a todos!!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


zegalote
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: segunda mar 03, 2008 8:31 pm

Re: Qual a cultura ideal para o biodiesel??

Mensagem por zegalote »

ok,
lobão Escreveu:duvido muito que em portugal e algum país que fala a língua portuguesa ( embora possa existir alguma exceção ), que simples mortais como nós aqui do fórum consiga uma autorização para seu cultivo
realmente aqui é que vai o busilis. plantar cânhamo em portugal é legal e incentivado como consta do diário da república de 22/10/99 disponível para download http://sites.google.com/site/canhamopt/ ... edirects=0

mas em em termos práticos a história é outra, mais uma daquelas situações tipicamente portuguesas, ninguém sabe como o fazer, nem onde se dirigir para obter a devida licença.

desculpem-me, mas estes assuntos dão-me alguma revolta.

assunto encerrado.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Qual a cultura ideal para o biodiesel??

Mensagem por Luciano Kaefer »

nesse forum, não cerceamos a opinião de ninguém, mesmo que seja oposta à opinião de algum moderador.
agirmos no estrito cumprimento do regulamento, que é soberano. por estar longe de portugal, e não conhecer a legislação específica sobre a legalidade do plantio do cânhamo, abstenho-me de moderar em razão do art.6 do regulamento, visto que o plantio pode ser legal, e daí, não ferir o regulamento.

o que precisa ficar claro é que o que abominamos no forum é a falta de respeito, a má educação, o deboche. atos que são moderados imediatamente.

pela mesma razão, num debate, um moderador não utiliza os poderes que tem para calar os contrários. até porque aquilo que consideramos contrário é apenas uma questão de ótica.

eu ainda acho que a melhor cultura para extrair óleo são aquelas que produzem óleo em abundância e com baixo custo. o pinhão-manso é uma alternativa na ótica dos produtores de sementes, creio eu. temos tópicos sobre isso nessa mesma secção.

o dendê, para regiões tropicais é uma boa alternativa, pela alta produtividde.

e pessoalmente, acho que o biodiesel só tem sentido no óleo reciclado, aquele que iria poluir os rios, não fosse utilizado para esse fim.
deviamos trabalhar para que a recolha possa ser feita por produtores dedicados e sem toda aquela papelada que inviabiliza a legalização.

fico imaginando o magrão, olhando para aquele vaso de cânhamo industrial, imaginando como extrair mais dinheiro daquela planta.

e o diabo assoprando no lado...

e.t. o etanol retirado da celulse ainda é uma fábula. e produzir etanol anidro é ainda mais difícil. se o objetivo é usar a planta para extrair o etanol para usar na transesterificação, vai ser difícil. melhor colocar no auto movido à etanol. faz 500 km com 1 litro...
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Qual a cultura ideal para o biodiesel??

Mensagem por lobão »

bah!! amigo velho, pegou fogo na tua plantação de cânhamo uo tomaste o etanol???? faz 500 km com 1 litro

um abraço índio velho!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


tomeses83
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta out 16, 2008 6:34 pm

Re: Qual a cultura ideal para o biodiesel??

Mensagem por tomeses83 »

olá a todos!

sem dúvida alguma que o cânhamo industrial é uma grande fonte de riqueza e que deveria ser aproveitada. por isso já existe muita gente interessada no seu cultivo, o problema mesmo é que não se conseguem autorizações para a sua produção. as entidades competentes não sabem como devem proceder. se houver muitas reclamações nesse sentido talvez se consiga alguma coisa.

nos passados dias 19, 20 e 21 de junho houve uma feira sobre o assunto na alfandega do porto. http://www.feiradocanhamo.com um amigo meu foi lá, ainda não sei como foi mas depois posso passar informação.

espero não estar a transgredir nenhuma regra ao postar o link.

cumprimentos

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”