Gás metano como combustível para automóveis

Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Gás metano como combustível para automóveis

Mensagem por luimio »

gás metano como combustível para automóveis
metano-frango.jpg
metano-frango.jpg (54.69 KiB) Visto 13170 vezes
para harold bate, um granjeiro e inventor de devonshire, inglaterra, combustível nunca foi problema: ele tem utilizado o gás metano resultante da decomposição das fezes de frango para abastecer seu automóvel hillman 1953. segundo bate, o gás é alimentado ao motor por um mecanismo especial inventado por ele e seu automóvel consegue atingir velocidades próximas a 120 km/h sem o uso de gasolina.

para a geração do metano, bate introduz cerca de 15 litros de esterco de frango em um cilindro metálico selado o qual é mantido aquecido a 80 graus celcius com o uso de uma lamparina a óleo. o gás é coletado em garrafas ou balões de plástico através de uma válvula de saída e armazenado para uso. o gás é também utilizado para aquecimento de sua residência e como combustível para um caminhão de cinco toneladas.

o metano é um combustível renovável e menos agressivo ao meio ambiente quando comparado a combustíveis fósseis. são gerados água e co2 como sub-produtos de sua combustão. além disso, pode ser produzido pelo aproveitamento de resíduos orgânicos que acabariam, na maioria das vezes, contaminando corpos d’água e sobrecarregando aterros sanitários.

via motherearthnews

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Gás metano como combustível para automóveis

Mensagem por orbis »

isto já é muito velho. acho que já vi este gajo na televisão quando tinha 14 anos. tenho vergonha de dizer há quantos foi....lol


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Gás metano como combustível para automóveis

Mensagem por Tó Miguel »

alguém sabe dizer se um carro preparado, para andar a gás natural, pode andar a gás metano ou requer alguma afinação?
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Gás metano como combustível para automóveis

Mensagem por escalavardo »

acho que a questão principal aqui é saber se esse senhor já paga isp?!?
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Gás metano como combustível para automóveis

Mensagem por Eletrico »

escalavardo Escreveu:acho que a questão principal aqui é saber se esse senhor já paga isp?!?
talvez não haja preocupação com isso pois se da combustão vier algum odor tal como acontece no ov não estão a ver as autoridades a chegar perto do carro quanto mais fazer o fulano parar o carro junto ao departamento competente para o efeito.
Última edição por Eletrico em domingo mai 18, 2008 12:23 am, editado 1 vez no total.
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


XavierMaluco
Mensagens: 335
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re: Gás metano como combustível para automóveis

Mensagem por XavierMaluco »

o orbis tem razão, isto já é muito velho, eu sou de 1962 e com apenas 16 anos de idade (agora façam as contas há quantos foi) ,fiz uma engenhoca onde produzia gás metano, que consumia na kreidler floret que o meu pai me deixou.

o excedente a minha mãe consumia no fogão da cozinha.

o meu sistema consistia em 4 bidons de 200 litros cheios de restos de comida e estrume dos bois. utilizava 4 câmaras de ar de camião, que para além de servirem de reservatório, serviam também de vasos de expansão e compressão, evitando que os bidons rebentassem, caso me esquecesse de abrir as torneiras.

aliás, esta engenhoca, valeu-me o primeiro rótolo de xavier maluco, por parte da minha vizinhança.

em função da dimensão do meu sistema, parece-me um pouco simplista os tais 15 litros de esterco de galinha, que o tal inglês usava para produzir gás suficiente para limentar o que quer que fosse.

produzir gás metano é fácílimo, mas é bastante perigoso a sua utilização, um pequeno acidente com ele nessa altura, foi o que me fez desistir.


x m


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Gás metano como combustível para automóveis

Mensagem por Tó Miguel »

xaviermaluco Escreveu:o orbis tem razão, isto já é muito velho, eu sou de 1962 e com apenas 16 anos de idade (agora façam as contas há quantos foi) ,fiz uma engenhoca onde produzia gás metano, que consumia na kreidler floret que o meu pai me deixou.

o excedente a minha mãe consumia no fogão da cozinha.

o meu sistema consistia em 4 bidons de 200 litros cheios de restos de comida e estrume dos bois. utilizava 4 câmaras de ar de camião, que para além de servirem de reservatório, serviam também de vasos de expansão e compressão, evitando que os bidons rebentassem, caso me esquecesse de abrir as torneiras.

aliás, esta engenhoca, valeu-me o primeiro rótolo de xavier maluco, por parte da minha vizinhança.

em função da dimensão do meu sistema, parece-me um pouco simplista os tais 15 litros de esterco de galinha, que o tal inglês usava para produzir gás suficiente para limentar o que quer que fosse.

produzir gás metano é fácílimo, mas é bastante perigoso a sua utilização, um pequeno acidente com ele nessa altura, foi o que me fez desistir.


x m
xavier em primeiro lugar deixa-me dar os parabéns, pela engenhoca e acho que não deves de desistir, até podias dar o nome de xm.
há muitos anos que uma suinicultura aqui no montijo funciona, com um gerador a biogás, que como é óbvio funciona com os excrementos dos animais e o processo é suficiente para a exploração.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


XavierMaluco
Mensagens: 335
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re: Gás metano como combustível para automóveis

Mensagem por XavierMaluco »

tó miguel

obrigado pelos parabéns e obrigado pela dica do xm, acho que vou seguir o teu conselho e passar referenciar todos os meus "inventos", ou outros feitos. então neste caso seria xmgm2
enquanto ao painel solar meu exclusivo seria xmps1




x m


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Gás metano como combustível para automóveis

Mensagem por Tó Miguel »

xaviermaluco Escreveu:tó miguel

obrigado pelos parabéns e obrigado pela dica do xm, acho que vou seguir o teu conselho e passar referenciar todos os meus "inventos", ou outros feitos. então neste caso seria xmgm2
enquanto ao painel solar meu exclusivo seria xmps1

x m
num país tão pequeno não nos podemos dar ao luxo de desperdiçar talentos... força
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

carlos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: sexta nov 03, 2006 3:14 pm
Localização: Aveiro/Portugal

Re: Gás metano como combustível para automóveis

Mensagem por carlos »

tó miguel Escreveu:alguém sabe dizer se um carro preparado, para andar a gás natural, pode andar a gás metano ou requer alguma afinação?
boas!


o gás natural tem um poder calorifico superior - 9,72 a 11,67 kwh/m3

o poder calorífico do biogás, é aproximadamente 6 kwh/m3
o principal componente do biogás, enquanto combustível, é o metano.

hipotéticamente será possivel, mas terias que fazer umas afinações, porque o biogás tem menos poder calorifico
(6 kwh/m3 ) do que o gás natural( 9,72 a 11,67 kwh/m3 ).


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Gás metano como combustível para automóveis

Mensagem por Tó Miguel »

carlos Escreveu:
tó miguel Escreveu:alguém sabe dizer se um carro preparado, para andar a gás natural, pode andar a gás metano ou requer alguma afinação?
boas!


o gás natural tem um poder calorifico superior - 9,72 a 11,67 kwh/m3

o poder calorífico do biogás, é aproximadamente 6 kwh/m3
o principal componente do biogás, enquanto combustível, é o metano.

hipotéticamente será possivel, mas terias que fazer umas afinações, porque o biogás tem menos poder calorifico
(6 kwh/m3 ) do que o gás natural( 9,72 a 11,67 kwh/m3 ).
o que quer dizer, que apenas bastava aumentar o débito
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

carlos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: sexta nov 03, 2006 3:14 pm
Localização: Aveiro/Portugal

Re: Gás metano como combustível para automóveis

Mensagem por carlos »

boas!

teoricamente sim, basta aumentar o debito, mas agora existe um problema bem maior.

como introduzir o gas dentro do deposito... para tal terás liquefazer o gás, e teras que ter a mangueira para fazer a conecção ao deposito.


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Gás metano como combustível para automóveis

Mensagem por Tó Miguel »

carlos Escreveu:boas!

teoricamente sim, basta aumentar o debito, mas agora existe um problema bem maior.

como introduzir o gas dentro do deposito... para tal terás liquefazer o gás, e teras que ter a mangueira para fazer a conecção ao deposito.
se harold bate o conseguiu em 1953, qual será o problema agora é tudo questão de explorar as tecnologias em causa
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

carlos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: sexta nov 03, 2006 3:14 pm
Localização: Aveiro/Portugal

Re: Gás metano como combustível para automóveis

Mensagem por carlos »

boas!

exacto!

dêem uma vista de olhos por este site, http://www.gengas.nu/byggbes/index.shtml, é muito bom porque ensina-nos a construir o gaseificador, do principio ao fim, e para a potencia(do motor) que pertender-mos.
muito bom!

um pequeno video das corridas a gasogenio de 1943 http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes ... ciosidade/

nota:
os carros a gás têm instalado gpl-gás de petróleo liquefeito, no entanto se quisesse-mos utilizar o gás produzido pelo gaseificador teriamos que instalar gnc- gás natural comprimido.
Anexos
esta tabela encontra-se no site mencionado em cima.<br />a tabela diz-nos qual as dimensões do gaseficador, mediante a potencia do motor no qual se vai montar o gaseificador.
esta tabela encontra-se no site mencionado em cima.
a tabela diz-nos qual as dimensões do gaseficador, mediante a potencia do motor no qual se vai montar o gaseificador.
fire tube dimensions.jpg (22.24 KiB) Visto 12180 vezes


thiagotg
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo jun 26, 2011 8:22 pm

Re: Gás metano como combustível para automóveis

Mensagem por thiagotg »

acho que a questão em si, é como depositar o gaz metano para que possa ser usado em veículos.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Gás metano como combustível para automóveis

Mensagem por mauri »

thiagotg Escreveu:acho que a questão em si, é como depositar o gaz metano para que possa ser usado em veículos.
é necessária a tua partilha e participação mas gostariamos saber um pouco mais de ti.
passa pelas apresentações e diz algo sobre ti.
cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”