Produção de metano em casa


Autor do tópico
RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Produção de metano em casa

Mensagem por RPL »

boas
caros está aqui para quem quiser tirar ideias o meu digestor anaeróbico
este é composto por três tanque selados hermeticamente, um colector, um filtro de agua, um filtro de limalha de ferro fundido, um filtro de 5 mícron, uma bomba de diafragma, um reservatório de armazenagem do gás, muitos acessórios de pneumática, 2pressoestatos, uma garrafa de 13kg que era de gás propano da galp e claro 4porquinos para fabricar a matéria prima
então isto funciona +/- assim:

1º-coloco o estrume que sai dos apartamentos dos bichos e coloco-o nos reservatórios azuis, +/- a 3/4 da capacidade, e selo as tampas mantendo a torneirinha no topo da tampa fechada;
2º-quando a tampa de algum dos reservatórios começa a "inchar", ao fim de +/- 2 semanas com o tempo de verão, testo o produto ligando um queimador à saída da válvula da tampa, se queimar ligo o reservatório em questão ao colector, se por acaso não queimar espera-se mais um tempito;
3º- já com o reservatório ligado ao colector e uma vez que quando se forma o gás aumenta naturalmente a pressão esta faz actuar um pressoestato que faz arrancar a bomba;
4º-bomba a bulir faz passar o metano por um filtro de água para retirar algum acido que venha "agarrado" ao metano;
5º- passa para o filtro de limalha de ferro para retirar o o do co2 que pode vir também "agarrado" ao metano, este processo da-se porque o ferro e oxidado pelo o fazendo assim com que a molécula de o se separe do carbono, (acho que é assim);
6º- vai ao filtro de 5 mícron para retirar qualquer imporeza sólida que venha tb;
7º-oreservatorio vai acumulando pressão de metano até atingir os 4bar, nesta fase é actuado um outro pressoestato que faz soar um besouro e lá vai o rui recolher o produto!
8º-liga-se um acessório caseiro à botija comercial modificada e ao reservatório de metano fazendo assim com que as pressões se equilibrem por vasos comunicantes, a botija fica com aprox. 3bar;
9º-é só ligar ao fogão lá de casa e queimar como se fosse o butano lá da loja.

o meu processo funciona assim, mas nem sempre corre bem! temos te esperar que as três fases do processo se dêem, hidrolise a fase acida e só por fim a metanização, tb influencia muito a temperatuara ambiente o processo é muito sensível aos choques térmicos, outra coisa muito importante são os químicos utilizados para desinfecção dos apartamentos dos bicharocos por ex. a creolina para o processo na 2ª fase e nunca mais se dá a 3ª, ficamos apenas uns ácidos mal cheirosos.
ficam aqui as minhas fotos, e se tiverem alguma duvida perguntem porque o processo é um pouco mais complexo.

vista geral do sistema
http://img251.imageshack.us/my.php?imag ... 032bh0.jpg

disgestores mais detalhados, reparem que já estão "inchados"
http://img256.imageshack.us/my.php?imag ... 027ru0.jpg

o filtro de limalha de ferro, 5micron e atrás encontra-se o de água (tubo branco)
http://img295.imageshack.us/my.php?imag ... 030wc9.jpg

a bomba de diafragma
http://img295.imageshack.us/my.php?imag ... 033gl5.jpg

aqui é o reservatorio de metano(desfocado)
http://img263.imageshack.us/my.php?imag ... 031gu7.jpg

a butija kitada
http://img295.imageshack.us/my.php?imag ... 038yo7.jpg

é tudo fiquem bem
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

ganda máquina carne sem hormonas e m**** para a cozinhar. a isto se chama qualidade alimentar

parabéns... ficamos gratos por teres partilhado.

abraço
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Metano

Mensagem por joaquimdelisboa »

os meus parabéns ao "engenhocas".

agora imaginem o que se poderia produzir se os donos das "porcarias" tivessem andado na escola....

deitar para o rio é a única solução daquelas cabecinhas mas ... eles nem serão os verdadeiros culpados.

Avatar do Utilizador

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

boas
muito bom mesmo.

já pensaste em usar no carro
O que eu detesto mesmo sao B.........as


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

ora deixa-me colocar as fotos mais visiveis!
vista geral do sistema
Imagem

disgestores mais detalhados, reparem que já estão "inchados"
Imagem

o filtro de limalha de ferro, 5micron e atrás encontra-se o de água (tubo branco)
Imagem

a bomba de diafragma
Imagem

aqui é o reservatório de metano(desfocado)
Imagem
a butija kitada
Imagem
muito obrigado rpl pela partilha das fotos e dos conhecimentos!
parabéns!

cumprimentos:
luís oliveira


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

boas.

isto é uma mina de ouro, mas tb uma grande ironia. já pensaram. cozinhar uns bifinhos de porco com o gás produzido pela caca dos mesmos???

sabes dizer +/- que quantidades consegues produzir com 4 porquinhos?

Avatar do Utilizador

BioPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: terça nov 27, 2007 1:09 pm

Mensagem por BioPower »

parabéns pelo engenho.

e quanto ao cheiro na queima? há cheiros desagradáveis?

cumprimentos
Green fuel is the right choice


kpadilha
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado nov 24, 2007 11:57 pm
Contacto:

Re: Produção de metano em casa

Mensagem por kpadilha »

muito interessante!

você já pensou em instalar um estagio catalizador para extrair o o2 do metano e assim, aumentar a capacidade calorífica da queima do metano?

abraços!

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Produção de metano em casa

Mensagem por RED BARON »

kpadilha Escreveu:muito interessante!

você já pensou em instalar um estagio catalizador para extrair o o2 do metano e assim, aumentar a capacidade calorífica da queima do metano?

abraços!
boas:

melhor que aumentar a capacidade calorifica é evitar o risco de um retorno de chama e explosão dos recipientes de armazenamento.
isto só acontece se a % de oxigénio for elevada no metano, no entanto já li que existe sempre algum oxigénio e azoto misturado com o metano produzido por este processo.
abraço.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Produção de metano em casa

Mensagem por orbis »

e co2....montes dele.

Avatar do Utilizador

Mistura-Fina
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: quinta fev 07, 2008 11:47 am

Re: Produção de metano em casa

Mensagem por Mistura-Fina »

formidavel engenhoca! e digna de ser documentada com mais carinho. alias existem livros a respeito? de onde vcs tiram tanta criatividade? supimpa! alguem ja ouviu falar da http://www.biogas.ch ? é um forum como este na suica e tambem com altissimo grau de especializacao. e por conta disso tambem bom grau de influencia na politica do setor pela organizacao coesa e especializada. eu falo alemao e se alguem precisar de uma maozinha aqui ou ali... o forum deles é uma associacao (como aqui acaba de ser criada uma) adorei este tipo de solucoes para o panorama domestico. alguem conhece a arti? http://www.arti-india.org/content/view/45/40/
Faça o bem sem olhar a quem.


Rui Pedrosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: quinta ago 09, 2007 5:46 pm

Re: Produção de metano em casa

Mensagem por Rui Pedrosa »

olá
quando eu tinha 16 anos fiz uma engenhoca parecida com esta, mas usava câmaras de ar de camião ligadas a 8 bidons de 200litros. a vantagem das câmaras de ar era evitar que os bidons rebentassem em dias de muito calor, pois havia mais produção do metano nos dias quentes e assim não precisava de me preocupar em abrir torneiras, porque se eu me descuidasse lá ia tudo pelos ares. além de expansores elas serviam de compressores. quanto ao restante esquema até ao produto final não foge muito ao do meu omónimo. só o consumo tinha um destino um pouco diferente, todo o gás que produzia era queimado na vitória.

só que um dia levei uma chamuscadela porque fez retorno e só tive tempo de fugir e lá se foi a vitória, só me resta a panela do escape e que guardo como recordação, porque é de alumínio e porque tem uma forma característica com a marca gravada em alto relevo.

" vitória era uma motorizada de 3v de punho de 1957" que o meu pai me deu quando comprou a floret em 1976.

rui leal, só espero que esta tendência para engenhocas não tenha nada ver com o nome.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Produção de metano em casa

Mensagem por lobão »

desculpem o off tópic. mas seu avatar (mistura-fina), é o nosso saudoso mussum????

abraço a todos!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Mistura-Fina
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: quinta fev 07, 2008 11:47 am

Re: Produção de metano em casa

Mensagem por Mistura-Fina »

@rui pedrosa,

como funcionava este esquema com as cameras de caminhao, da p/ fazer um esquema, um rascunho? as cameras conservavam as suas valvulas?!

bem estou tentando juntar conhecimentos a respeito da fabricacao, armazenamento e lavagem de biogas em peq. escala. vejam meu outro posting a respeito da elaboracao de uma "cartilha" em http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =18&t=5982 e digam o que acham em relacao ao biogas.

obrigado!

ps - off-topic porem divertido: o hino ao biogas na minha opiniao é a musica da rita lee "tudo vira bosta"? alguem conhece?!
Faça o bem sem olhar a quem.


JoseMOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda nov 12, 2007 1:48 am

Re: Produção de metano em casa

Mensagem por JoseMOliveira »

mistura-fina Escreveu:@rui pedrosa,

como funcionava este esquema com as cameras de caminhao, da p/ fazer um esquema, um rascunho? as cameras conservavam as suas valvulas?!

bem estou tentando juntar conhecimentos a respeito da fabricacao, armazenamento e lavagem de biogas em peq. escala. vejam meu outro posting a respeito da elaboracao de uma "cartilha" em http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =18&t=5982 e digam o que acham em relacao ao biogas.

obrigado!

ps - off-topic porem divertido: o hino ao biogas na minha opiniao é a musica da rita lee "tudo vira bosta"? alguem conhece?!
tenho uma amiga que fez um bio desgestor e que conseguiu aumentar a produção com um aditivo que lhe arranjei - a gordura duma caixa de gordura do meu restaurante....

estou interessado em cooperar aqui na zona norte na montagem de um sistema destes , há interessados??

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Produção de metano em casa

Mensagem por katzilla »

josemoliveira Escreveu:tenho uma amiga que fez um bio desgestor e que conseguiu aumentar a produção com um aditivo que lhe arranjei - a gordura duma caixa de gordura do meu restaurante....

estou interessado em cooperar aqui na zona norte na montagem de um sistema destes , há interessados??
não é adicionado por meio de um temporizador enzimas para dentro dessa caixa de gorduras?


blase
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda jul 02, 2007 5:12 pm

Re: Produção de metano em casa

Mensagem por blase »

uma hipotese de produzir biogás seria por exemplo numa vacaria, utilizar o que mais há em abundância na vacaria, também conhecido por estrume e utilizar para produzir biogás.
quanto á questão da temperatura seria fácil de contornar esse obstaculo, mesmo durante o inverno, basta ter espaço junto ás proprias vacas, elas aquecem bem o ambiente, literalmente!

p.s. a ideia das camaras de ar de camião parece ser uma boa opção para a acumulação do gás, cabecinha pensadora

Avatar do Utilizador

Azorian
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: segunda mar 17, 2008 1:43 am

Re: Produção de metano em casa

Mensagem por Azorian »

vacas é algo que não falta nos açores, se o governo dos açores investisse no biogás apartir de estrome de vaca para a produção de electricidade, já seria mais um passo para a independência energética dos açores.

Avatar do Utilizador

Sanniasyn
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quarta nov 05, 2008 10:12 pm
Localização: Ourém

Re: Produção de metano em casa

Mensagem por Sanniasyn »

olá, eu sou novo aqui no fórum, mas estou interesado em realizar semelhante projecto, e gostava, de falar contigo, para saber mais pormenores.
«Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma»

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Produção de metano em casa

Mensagem por Luciano Kaefer »

basta postar suas questões.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”