Página 1 de 1

Adaptar Serpentina em Fogão a Lenha

Enviado: quarta nov 01, 2017 10:16 pm
por ramboiavzl
Tenho um fogão a lenha em casa que é utilizado meramente para cozinhar.A minha ideia era aproveitar uma serpentina(3/4) que tenho de um termo-acumulador que está danificado, e coloca-la no interior do fogão para aquecimento. Devido ao design do fogão é possível "endireitar" a serpentina para a colocar no seu interior?
Como instalei recentemente painéis solar e as tubagens serem mais próxima do fogão do que as tubagens do aquecimento central, seria possível ligar a tubagem nova do fogão às tubagens do solar para o termo-acumulador, através de uma válvula de três vias, utilizando assim a tubagem já existente sem passar a água aquecida pelo fogão pelos painéis.No fundo o fogão apenas ia aquecer o termo acumulador utilizando uma espécie de um circuito paralelo dentro do circuito solar. Obviamente que a ideia é como o termoacumulador é de dupla serpentina, a serpentina que está ligada à caldeira chegando o termoacumulador a uma certa temperatura começa-se a transferir o calor do termoacumulador para a caldeira e posteriormente para o aquecimento central.
É possível uma aplicação desta forma?

Re: Adaptar Serpentina em Fogão a Lenha

Enviado: quarta nov 01, 2017 10:54 pm
por jmlflorencio
Tudo é possível, com o devido trabalho ;-)

Só não sei se dará para achatar uma serpentina tradicional para esse fim (é isso o pretendido, pelo que percebi?)...

Há um tópico aqui no fórum de um user que fabricou uma 'serpentina' para instalar num recuperador de calor, mas foi concebida especificamente para esse fim...

Re: Adaptar Serpentina em Fogão a Lenha

Enviado: quarta nov 01, 2017 11:19 pm
por ramboiavzl
Eu já vi esse tópico.Eu só queria ter a certeza era se poderia aproveitar o circuito do solar para fazer a ligação.A serpentina se não der terá que ser feita uma obviamente.

Re: Adaptar Serpentina em Fogão a Lenha

Enviado: quarta nov 08, 2017 5:59 pm
por serges
Vamos aguardar pelo desenrolar da coisa...

Como diz o JML... tudo é possivel...