Pellets de borra de café

Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ricardosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: terça out 27, 2009 5:36 pm
Localização: Moita

Pellets de borra de café

Mensagem por ricardosa »

Já muito se tem falado e escrito sobre as características da borra de café, mas nada de concreto aparece.

Gostaria de colocar este tema para se falar e divagar pois só assim surgem novas ideias.

Eu acredito na capacidade calorífica da borra de café, obviamente depois de seca e compactada em formato de pellets.

Em tempos fiz um teste com a borra, acredito eu já com um grau de humidade baixo, e à base de um isqueiro/fonte de calor aplicado directamente na borra em pó, notei que "pegava" um pouco, nada de capaz de fazer uma fogueira, mas alem de fumo, fez "brasas".

Ainda procurei alguma coisa para tentar produzir alguns pellets de modo a testar o resto da ideia, mas como tenho mais ideias do que ferramentas que usasse para fazer uma máquina ou algo parecido, tive que abandonar a ideia.

O certo é que continuo com esta na cabeça e ainda não abandonei de todo. Acredito que ainda se possa usar este resíduo que se pode juntar a pontapé e produzir um combustível, nem que para que funcione, ou seja, arda, se tenha que adicionar um comborente extra, como por exemplo fazer pellets 50/50 de borra e outra madeira, como eucalipto.

Tudo o que se consiga seria sempre ganho, pois mais vale queimar 5kg de eucalipto com 5kg de borra do que 10kg de eucalipto.

Questão final, alguém conhece/sabe/tem maneira de produzir pellets, nem que seja apenas 1kg para se fazer testes?
Ricardo Sá
Todos os dias a aprender, até morrer…

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Pellets de borra de café

Mensagem por serges »

Epa já tinha ouvido de alguém em benavente creio que conseguiu e não partilhou mais...

Caroço de azeitonas essa está bem explorada...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Batmax
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: sexta abr 10, 2009 5:59 pm

Re: Pellets de borra de café

Mensagem por Batmax »

serges Escreveu:Epa já tinha ouvido de alguém em benavente creio que conseguiu e não partilhou mais...

Caroço de azeitonas essa está bem explorada...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
Para caroço de azeitona, uma vez que esta bem explorada que tipo de maquina estamos a falar para 35/40kw, é que vejo muita pouca partilha de info neste forum talvez devido a falta de liberdade de expressão não sei parece-me ?

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Pellets de borra de café

Mensagem por Jorge Rocha »

Do que conheço das borras de café, pode-se aproveitar muito melhor este resido, sendo aplicado em compostagem e com a ajuda das minhocas, fazer o precioso "húmus de minhoca".

Desta forma ao invés de libertar para a atmosfera partículas (pela queima pobre), fixa-se o Dióxido de Carbono na terra, que isso ajuda qualquer tipo de solo a ser rico de alimento para as plantas que comemos e para diminuir a desertificação do planeta.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Pellets de borra de café

Mensagem por serges »

Falta de liberdade de expressão????

Ora procura lá... E informa te mais um pouco... Ate parece uma ditadura... As empresas é que gostam muito de escrever por CA com muita banha cobra ou muita informação dos seus produtos agora os particulares que eu saiba nada tenho a apontar...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Batmax
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: sexta abr 10, 2009 5:59 pm

Re: Pellets de borra de café

Mensagem por Batmax »

Não foi uma afirmação, a questão é que por ex. eu gostava de obter informação para a compra de uma caldeira a pellets para uma casa com cerca de 750m/2 e encontro pouca ou nenhuma info util !

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Pellets de borra de café

Mensagem por serges »

Podes dizer é que não é um tópico muito desenvolvido mas Opiniao arranjas sempre...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ricardosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: terça out 27, 2009 5:36 pm
Localização: Moita

Re: Pellets de borra de café

Mensagem por ricardosa »

serges Escreveu:Epa já tinha ouvido de alguém em benavente creio que conseguiu e não partilhou mais...

Caroço de azeitonas essa está bem explorada...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
Mas pessoal que produz os seus pellets com o caroço?

Tem máquina para isso é?
Ricardo Sá
Todos os dias a aprender, até morrer…

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Pellets de borra de café

Mensagem por serges »

Procura um pouco... Aqui no Fórum.

Alias o que fizeram foi alterar o queimador e não o caroço ..

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ricardosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: terça out 27, 2009 5:36 pm
Localização: Moita

Re: Pellets de borra de café

Mensagem por ricardosa »

Jorge Rocha Escreveu:Do que conheço das borras de café, pode-se aproveitar muito melhor este resido, sendo aplicado em compostagem e com a ajuda das minhocas, fazer o precioso "húmus de minhoca".

Desta forma ao invés de libertar para a atmosfera partículas (pela queima pobre), fixa-se o Dióxido de Carbono na terra, que isso ajuda qualquer tipo de solo a ser rico de alimento para as plantas que comemos e para diminuir a desertificação do planeta.
Amigo Jorge, peço desculpa não concordar consigo a 100%, mas se usarmos o que já seguiria para um aterro sem melhor utilização a não ser encher um buraco e ficar longe da vista, acredito que poderá contribuir significativamente para a redução da desertificação, pois seria reduzido a quantidade de árvores abatidas para transformar em pellets.

Embora, como disse de início, a trocar ideias é que este mundo anda para a frente, o que é que "sabe" desse "precioso húmus de minhoca" e concretamente, poderá usar-se a borra de café para atingir isso.

Já tive numa pequena unidade de vermicompostagem e apercebi-me que as minhocas são malucas por borra de café, mas mais que isso, sei muito pouco.

Vários sites falam das maravilhas da borra na agricultura, mas será que os agricultores "sabem" disso e procuram esse subproduto?
Ricardo Sá
Todos os dias a aprender, até morrer…

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Pellets de borra de café

Mensagem por Jorge Rocha »

Eu compreendo e concordo com a sua boa intenção de poupar árvores utilizando as borras de café para pellets. No entanto já me apercebi que este método de aproveitamento de energia é dos mais poluidores (eu contra mim falo, que já instalei caldeiras a lenha).
Os pellets deveriam apenas ser feitos com os desperdícios da madeira, mas com o aumento dos utilizadores, é provável que não haja desperdícios suficientes para todos, tendo que abater árvores para compensar... :(
Poderia-se compensar sua carência com a limpeza das florestas, evitando assim a propagação dos incêndios.


O meu pai junta de alguns cafés aqui de perto, as borras de café e, juntamente com as sobras da horta, alguma caruma dos pinheiros e restos florestais triturados, tem feito vermicompostagem com bons resultados.

Encontrei este artigo que complementa o que digo: http://www.slideshare.net/FuturambGSR/b ... ompostagem
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Pellets de borra de café

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Borras de café...destino?
Se se tiver acesso a 50m2 de terra fértil para fazer plantações, (já se produz muita coisa), é fundamental fazer compostagem! Aí sem dúvida que as minhocas são a melhor ajuda que podemos mobilizar directamente da terra. Dê-lhes café que elas ficam excitadas e trabalham mais
Já se estiver-mos num apartamento/casa, em cidade, sem "um palmo" de terra, e temos onde as queimar, porque não? Mas atenção que estão carregadas de H2O. Para arder, produzindo calor que se veja, vai ser preciso retirar-lhe boa parte da H2O... ;) Restos de madeira serão sempre mais eficientes, mesmo verdes!
Outra opção, muito interessante como alimento e estrutura base das borras de café, é na produção de cogumelos...para quem puder, mais uma vez! Já li qualquer coisa. :P

BondadeSua

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”