Projeto de recuperador de calor

Responder

Autor do tópico
sys0p
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado jul 27, 2013 4:34 am

Projeto de recuperador de calor

Mensagem por sys0p »

Olá, boa noite a todos. Gostaria de dados de um recuperador de calor, como o da foto em anexo. Visto ser alto o valor de um e em minha cidade não ter para venda e vir de fora torna inviável. Vou fazer um, por isso peço os dados para pode fabricar um. Tipo dimensões, espessura de chapa usada e outros dados que acharem relevantes. Desde já agradeço.
Anexos
recuperador de calor
recuperador de calor
recuperador.jpg (4.63 KiB) Visto 13651 vezes

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Projeto de recuperador de calor

Mensagem por visitante1 »

VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
sys0p
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado jul 27, 2013 4:34 am

Re: Projeto de recuperador de calor

Mensagem por sys0p »

Olá, muito obrigado pela sua ajuda. Seria quase isso. Queria mesmo o projeto de alguém que fez uma tipo "caseira". Na internet se acha de quase tudo, menos isso, por enquanto não achei nada. Tenho dúvidas quanto ao diâmetro do tubo para entrada de ar para a câmara principal; como seria a garganta de saída de fumaça. Obrigado pela ajuda, grande abraço. Cristiano.


Autor do tópico
sys0p
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado jul 27, 2013 4:34 am

Re: Projeto de recuperador de calor

Mensagem por sys0p »

Punes, muito obrigado pela ajuda. Mas gostaria se possível um projeto (dados) de algum recuperador caseiro. Preciso de dados, exemplo: diâmetro do cano que abastece com oxigênio a câmara principal; espessura da chapa da câmara principal; distancia entre chapas (chapa da câmara principal e do recuperador); como é feita a garganta do recuperador (a saída de fumos é reta ou tem "S"). E mais alguns dados que por enquanto não faço ideia que preciso saber... heheheheh. Continuo aberto a ideias e informações. Muito obrigado. Cristiano.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Projeto de recuperador de calor

Mensagem por visitante1 »

Dados tecnicos de construção não tenho, só te posso ajudar com o que tenho visto,
e pelo que tenho observado em recuperadores/salamandras a construção é bastante simples.
As dimensões podem ser "a gosto", isto é dependendo da area que se quer aquecer, mas precisas ter em conta que é um tipo de sistema que aquece brutalmente o local onde está instalado, por isso na minha opinião não deve ter dimensões muito grandes a não ser que seja uma grande área.

A chapa deve ter a espessura suficiente para poder durar muitos anos, normalmente entre 4 a 7mm, se for muito fina facilmente se danifica.

a entrada de ar deve ser regulavel, normalmente manual. Para isso basta colocar uma chapa movel entre 2 carris e assim pode-se decidir se a chama vai ser mais forte ou menos forte, se a salamandra for também para aquecimento central com agua colocas um regulador de tiragem automatico, mas aí já envolve mais um pouco de técnica...

o tecto da mesma normalmente é duplo para que a saida de fumos não seja direta e com isso mantem-se mais tempo o calor a circular dentro da salamandra.

A saida de fumos depende claro da potencia de queima da mesma mas para pequenos sistemas um cano entre os 70 a 90 deve ser suficiente, como a salamandra trabalha sempre em regimes de alta temperatura a sujidade/resinas normalmente não são preocupação, acaba por fazer autolimpeza por pirolise.

se observares cuidadosamente nos sites dos fabricantes vais tirando umas ideias e chegas lá facilmente.

é o que posso ajudar...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
sys0p
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado jul 27, 2013 4:34 am

Re: Projeto de recuperador de calor

Mensagem por sys0p »

Ola PNunes, muito obrigado pela sua resposta e pelos dados fornecidos, são de grande valia. Vou procurar em minha cidade o material necessário e ir postando fotos da construção do projeto. Muito obrigado mesmo, grande abraço. Cristiano.


zezinho123
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta dez 12, 2014 9:27 pm

Re: Projeto de recuperador de calor

Mensagem por zezinho123 »

Boa noite a todos,

Estou a escrever-vos porque tenho algumas dúvidas relativas a um trabalho, que foi feito uma empresa que contratei, para instalar um recuperador de calor e vários radiadores a água nos quartos/cozinha/casa de banho.

À primeira vista todo o trabalho parece muito "pouco profissional".

Os canos de distribuição da água saem do recuperador para o sotão e depois lá em cima são feitas as derivações para cada radiador de cada compartimento.

Acontece que só colocaram as mangas de isolamento térmico nos canos que estão no sótão, ficando os canos "dentro de casa" sem a manga de isolamento. Não deveria ser colocada em todos os canos?

Outra coisa que me parece mais grave é que numa derivação o cano de água fria está em contacto directo com o cano de água quente. Isto não deveria acontecer pois não?

Muito obrigado a todos pela atenção.

Abraço


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Projeto de recuperador de calor

Mensagem por CrOhN »

@zezinho123,

se a ideia é aquecer a divisão, qual é a utilidade do isolamento nos canos que estão dentro dela?

A derivação que falas, não será uma torneira termostática?


CALPELLETS
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta ago 22, 2013 8:08 am

Re: Projeto de recuperador de calor

Mensagem por CALPELLETS »

Código: Selecionar todos

    Por ter infringido a regra n.º 6 o seu comentário foi removido.  

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”