Cnverter caldeira gasoleo para electrica

Responder

Autor do tópico
zigtalk
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: terça out 30, 2012 10:34 am
Localização: Alenquer

Cnverter caldeira gasoleo para electrica

Mensagem por zigtalk »

Boas. Gostaria de saber a vossa opinião....
tenho uma caldeira roca a gasóleo e estava a pensar fazer uma adaptação "caseira" para funcionar com uma resistencia eletrica. Será que compensa? estou aqui com umas ideias mas gostava de saber a vossa opinião.

Penso que seria uma alteração básica, Fazer um mini deposito com uma resistencia e colocar no sítio do queimador, a eletronica seria a mesma, apenas taltez tivesse que colocar um relé para a resistencia, depósito da caldeira 120litros e a resistencia seria de 2000W.

obrigado


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Cnverter caldeira gasoleo para electrica

Mensagem por RJSC »

Dar dá, mas deve sair mais caro pagar a eletricidade que comprar gasóleo.
Com um VE, paga-se menos que andar a gasóleo porque os motores de combustão só aproveitam 25% dele para andar e o resto é para aquecer. Na caldeira é 100% aproveitado para aquecer.

Ah, e com 2kW não vais aquecer nada de jeito. Arranja um aquecedor barato de 2kW e vê o que consegues aquecer com ele.
Essas caldeiras costumam ter potências a rondar os 20kW.


Autor do tópico
zigtalk
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: terça out 30, 2012 10:34 am
Localização: Alenquer

Re: Cnverter caldeira gasoleo para electrica

Mensagem por zigtalk »

se um termo acumulador de compra de 80/100litros vem com uma resistencia de 2000w como é que fazem?


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Cnverter caldeira gasoleo para electrica

Mensagem por RJSC »

A àgua fica 3 horas a aquecer dentro do termoacomulador que é muito bem isolado sem radiar qualquer calor para o exterior.
E depois de aquecida é consumida rapidamente, tal como acontece nos paineis solares AQS.

Se ligar um termoacomulador a um radiador com uma bomba de circulação ele não consegue aquecer.

No caso da sua caldeira, se deixar a bomba de circulação desligada consegue aquecer a àgua, mas assim que ligar a bomba em pouco tempo arrefece a àgua e a resistência de 2kW não consegue repor o calor perdido.

Um termoacomulador aquece àgua parada em ambiente isolado durante muito tempo.
Já ser for ver os esquentadores elétricos, que aquecem àgua corrente, têm 5kW.


Autor do tópico
zigtalk
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: terça out 30, 2012 10:34 am
Localização: Alenquer

Re: Cnverter caldeira gasoleo para electrica

Mensagem por zigtalk »

sem dúvida, está correto. Eu é que me expliquei mal. a caldeira efetivameste dá para aqs e ac neste momento desativei a parte do ac que está a funcionar com o recuperador de calor, a resistencia seria só mesmo para aquecer a água para AQS funcionando assim como um termoacumuldor, já que o depósito é super isolado e tem capacidade 120l, a ideia é mesmo reaproveitar pois estas caldeiras já ninguém as quer!


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Cnverter caldeira gasoleo para electrica

Mensagem por RJSC »

Ok então.
Agora quanto à eletrónica, sem ver não sei.

Não tem sensores para verificar se houve ignição, etc?


Autor do tópico
zigtalk
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: terça out 30, 2012 10:34 am
Localização: Alenquer

Re: Cnverter caldeira gasoleo para electrica

Mensagem por zigtalk »

quanto á ignição.... no funcionamento normal com gasoleo, quando a temperatura desce a xº há ignição do queimador e arranque da bomba circuladora interior, ora penso que posso arrancar o fio do queimador (desativar) e ligar a resistencia em paralelo com a corrente da bomba circuladora. estarei certo?

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”