ecoforest versus extraflame

Responder

Autor do tópico
anacris
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta out 03, 2012 1:39 pm

ecoforest versus extraflame

Mensagem por anacris »

Boa Tarde
estou a pensar em colocar aquecimento central a pellets estou indecisa se opto pela marca ecoforest ( hidromini cooper 16kw) ou extraflame (elisir hidro 13.8kw ou duchessa idro steel).
tenho 120m2 de area
e quantos elementos devo colocar?


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: ecoforest versus extraflame

Mensagem por itisix »

A casa é nova ou vai ter obras?
Se houver oportunidade, porque não pavimento radiante?

Para calcular os radiadores, é preciso saber a localização da casa e as áreas dos espaços. Muita atenção à localização dos radiadores. Por baixo de uma janela é um bom local. Nunca colocar num "canto" ou num local demasiado "fechado", nem atrás de mobília.

Para o cálculo, cada m3 de espaço precisa de cerca de 40 a 50 kcal/h.
Os radiadores mais comuns penso andarem pelos 100 a 120 kcal/h.

Para uma casa com 2,5 metros de altura, um espaço com 20m2 terá 50 m3.

Exemplo de cálculo:

50 m3 x 40 kcal/h = 2000 kcal/h / 120 kcal/hora = 17 elementos de radiador.

Considerações:
Os valores foram obtidos na net em vários sites. Dos radiadores, no site da roca.
Estes valores são para locais a pender ao frio.
Eu não trabalho neste área, por isso os cálculos podem estar redondamente errados... são apenas "meus".

E um dos maiores problemas é a sub dimensão. Fazem-se as contas por baixo e diz-se "ahhh.... isto chega". Depois paga-se a factura durante anos. Obviamente não vamos colocar caldeiras industriais, mas se o sistema estiver muito no limite, acaba por ter consumos exagerados, bem mais do que um sistema algo mais robusto. Pensem num fiat punto a esganar na autoestrada e num mercedes à mesma velocidade, em "passeio". Qual gastará mais??


Autor do tópico
anacris
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta out 03, 2012 1:39 pm

Re: ecoforest versus extraflame

Mensagem por anacris »

Boa noite
o apartamento está em construção e está previsto a instalação de ar condicionado, mas entretanto falaram-me do aquecimento a pellets e através de bomba de calor e fiquei indecisa de qual colocar porque tenho problemas respiratórios.
o apartamento está virado a sul e poente portanto não será muito frio e vai ter um bom isolamento.
Area - T3 com 120m2
Qual a vossa opinião?
Obrigado


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: ecoforest versus extraflame

Mensagem por itisix »

Se tem problemas respiratórios, o ar condicionado poderá ser o melhor.
Se a manutenção for impecavelmente efectuada, não tem problemas, e poderá ter vantagens. Além de que arrefece e desumidifica. Além disso, há A/C com filtros HEPA que elimina ácaros e outros micro-organismos.
Os pellets tem o problema de ser necessário local para armazenar. Podem-se comprar sacos de 15kgs, mas sempre fica mais caro que comprar em grande escala.
Eu iria para pellets pelo facto de ser renovável e ter menos probabilidade de ataque ao preço, como a electricidade... Mas colocaria pavimento radiante, se tal for possível. O ar condicionado, por outro lado, permite uma utilização mais "independente" dos espaços.

Eu tenho em casa um (e vou comprar outro) purificador de ar da airfree, marca (e fabrico) portuguesa.

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”