Aquecimento Central - Recuperador a lenha vs pellets

Responder

Autor do tópico
fatz
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça jul 17, 2012 3:17 pm

Aquecimento Central - Recuperador a lenha vs pellets

Mensagem por fatz »

Olá a todos.
Vou substituir o meu aquecimento eléctrico por uma das duas opções: Recuperador a lenha ou recuperador a pellets.
Optei por fazê-lo em 1º lugar pelo aumento que a electricidade tem tido, além do previsível fim dos contadores bi-horários e porque tenho pré-instalação de aquecimento central.
Já tenho orçamentos para as duas hipóteses e neste momento apenas estou indeciso devido ao custo diário assim como à eficiência de aquecimento que cada um me pode dar.
Tenho visto neste forum várias experiencias pessoais sobre o custo para pellets e com base nessas opiniões cheguei à conclusão que o custo/dia andará na ordem dos 3€ para 8 horas de trabalho da caldeira com esse combustível.
A minha questão prende-se com a eficiência ou seja esse custo será para que temperatura, 20ºC?
Tenho um aparatmento com 95m2 e uma previsão de 60 elementos de radiador, se quiser ter uma temperatura na ordem dos 22ºC qual será o custo/dia prevendo que nos orçamentos que me deram a estarei a utilizar uma caldeira na ordem dos 16/18kw.
Já agora e uma vez que a caldeira a pellets a colocar será numa divisão de arrumos, até agora aconselharam-me a Hungaro AQA C de 15 KW e a MCZ Red Compact 22KW (embora esteja previsto para Setembro o lançamento de da Compact 16KW).
desde já agradeço a vossa opinião sobre estas questões.

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Aquecimento Central - Recuperador a lenha vs pellets

Mensagem por Esteves »

Boas,

Bem de recuperador a lenha ou recuperador a pellets não entendo muito, mas se a pellets gasta €3 em 8 horas, um AC inverter (Daikin ou Samsung) a trabalhar no máximo gasta em 8 horas cerca de €1.30.

Um AC se estiver em automático não trabalha 8 horas no esforço máximo, uma coisa muito importante, a isolação da casa é o mais importante.
Posso dizer que ontem com 37º na rua eu tinha em casa sem os ACs ligados 22º.

O melhor investimento que se pode fazer é no isolamento da casa.

Ainda que a energia fique mais cara eu continuo a dizer que a electricidade fica mais em conta que outra coisa qual quer, e o tempo de aquecimento ou arrefecimento é muito mais rápido, dá para todas as estações do Ano.

Agora temos de ter em atenção é o tipo de ACs que instalamos, atenção as linhas brancas mesmo sendo inverteres não tem nada a ver para os verdadeiros ACs.

Agora quem tiver muita lenha sem ter que a comprar ao valores que rondam por ai ( €35 a 50€ o metro ) vale a pena ter o recuperador a lenha.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
fatz
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça jul 17, 2012 3:17 pm

Re: Aquecimento Central - Recuperador a lenha vs pellets

Mensagem por fatz »

Boa tarde.

Esse consumo que me está a dar de um AC é para uma divisão ou para um apartamento????

De qulaquer forma para mim o AC está posto de parte, pois no meu condomínio não posso colocarnada no exterior do prédio e o objectivo é apenas aquecer o apartamento pois no verão é bastante fresco.
De qualquer forma, obrigado pela sua opinião.

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Aquecimento Central - Recuperador a lenha vs pellets

Mensagem por Esteves »

Boas!

Os valores que referi é por cada AC (divisão)

Mas se é essa situação não serve.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Aquecimento Central - Recuperador a lenha vs pellets

Mensagem por marcopns »

Lenha, só se a tiver de graça, caso contrario ficará tão cara como os pellets. Alem disso não é tão cómoda, não liga automaticamente e dá trabalho a ir buscar e preparar. Vantagens, poupa na conta do ginásio e no meu caso tenho AQS + Aquecimento central o ano inteiro sem gastar um único €€....


Autor do tópico
fatz
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça jul 17, 2012 3:17 pm

Re: Aquecimento Central - Recuperador a lenha vs pellets

Mensagem por fatz »

marcopns Escreveu:Lenha, só se a tiver de graça, caso contrario ficará tão cara como os pellets. Alem disso não é tão cómoda, não liga automaticamente e dá trabalho a ir buscar e preparar. Vantagens, poupa na conta do ginásio e no meu caso tenho AQS + Aquecimento central o ano inteiro sem gastar um único €€....
As minhas reticências em relação às pellets e realmente a temperatura ambiente, pois tenho a sensação que os consumos na ordem dos 2,5 a 3€ dia devem ser para uam temepratura na ordem dos 20º e receio que por exemplo para uma temperatura de 22º ou 23º o aumento de consumo não seja proporcional e dispare para valores tipo 5€ ou 6€ dia.

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”