A minha Nova Energia! :D

Responder

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

A minha Nova Energia! :D

Mensagem por RJSC »


Link

bem, lá decidi meter isto na secção de biomassa, pois no final de contas, o meu (hamster) roborovski consome sementes para gerar energia.

a roda está ligada directamente pelo eixo central a um motor passo-a-passo que tinha por aqui, penso que de um velho scanner sem qualquer multiplicação de velocidade.
isto é possível porque os hamsters roborovski, apesar de serem a espécie mais pequena de hamster que existe, são também os que correm mais rápido.

de momento estou a usar apenas 1 dos 2 enrolamentos do motor passo-a-passo com um conjunto de leds com a polaridade ao contrário do outro, de maneira a que no meio ciclo positivo da corrente alterna acende um conjunto e no meio ciclo negativo acende outro.

o vídeo é de telemóvel, daí a baixa qualidade. este menino não gosta muito de correr a horas que eu ande por casa...

se os 2 enrolamentos depois de rectificados com uma ponte de díodos schotky e depois metidos em série conseguirem carregar uma célula de lítio, este meu pequeno amigo ainda pode vir a dar para carregar o telemóvel (com um elevador de tensão) ou qualquer outro pequeno dispositivo.

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: A minha Nova Energia! :D

Mensagem por zointz »

isso está um espectáculo, já estou a pensar no pessoal a fazer criação de roedores para pouparem no carregamento dos veículos eléctricos.


parabéns pela originalidade
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: A minha Nova Energia! :D

Mensagem por RJSC »

hoje abri a gaiola para limpeza e tirei umas fotos mais pormenorizadas do sistema:

Imagem
Imagem
Imagem

agora tenho os led's montados num refletor na tampa da gaiola e quando o hamster corre durante a noite, fica com a gaiola toda iluminada. o nível de luz chega para se ver todo o interior da gaiola a olho nu e ainda alguns pormenores da área a´volta da gaiola, mas no entanto, é demasiado baixo para a câmara de filmar. se tentar filmar só se vêm um ponto de luz branco no sitio dos led's sobre um fundo negro.

esqueci-me de referir outra vantagem deste sistema: a roda antes fazia muito barulho ao girar sobre o eixo de plástico que trazia de fábrica, agora como está suportada no eixo do motor é silenciosa.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: A minha Nova Energia! :D

Mensagem por serges »

não parei ainda de rir... mas a ideia é genial, estou a pensar fazer o mesmo com outros animais... ligar a bicicleta de ginastica a uma bateria e por sua vez a tv a bateria, assim querem tv toca a pedalar...

gasta mais calorias que a wii....

parabéns....
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”