Biodiesel - algumas questões importantes ! ^^

Responder

Autor do tópico
pinttttbiodie
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda mai 17, 2010 9:08 pm

Biodiesel - algumas questões importantes ! ^^

Mensagem por pinttttbiodie »

boas pessoal,

sou um aluno do 12º ano de área projecto e abordámos este assunto do biodiesel. tenho vindo várias vezes parar a estar forum e ler informações sobre vários tópicos mas nunca participei, portanto desta vez, decidi perguntar algumas coisas :

- gostaria de saber se este procedimento "caseiro" que se utiliza para fabricar biodiesel a partir de óleos usados é realmente bom e eficaz:

filtrar o óleo com ajuda de um pano limpo para eliminar resíduos (com pré-aquecimento a 35ºc +- para ajudar na fluidez) , aquecer ate 100ºc para eliminar a água

depois para cada 1l de óleo devemos fazer uma solução de metóxido de sódio (metanol+ soda caustica): utilizando 200ml de metanol e 3,5g de soda caustica.

mistura-se o 1l de óleo com a solução de 200ml de metanol +3,5g de naoh(soda caustica) e agita-se durante 1h a uma temperatura de 30ºc se não me engano.

deixa-se repousar 8h e decanta-se o biodiesel da glicerina (parte laranja da solução , que fica no fundo)

- este procedimento é o melhor e mais fácil? ou existem alguns diferentes que ao se juntar alguns passos faz com que o biodiesel fique mais "bem confeccionado" de modo a não estragar o motor dos carros de ciclo diesel?


- existe algumas especificações que o motor dos carros a diesel deve ter para se puder usar 100% de biodiesel?

- por exemplo o meu pai tem uma carrinha citroen c5 2.0 tdi de 2002, posso usar biodiesel 100% neste motor? ou só misturas de biodiesel+ gasóleo , ou é melhor nem experimentar?

se puderem ajudar agradeço imenso

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Biodiesel - algumas questões importantes ! ^^

Mensagem por CarlosPoças »

receita caseira para 1 litro (teste)



autor mensagem
fry assunto da mensagem: receita caseira para 1 litro (teste)enviado: sábado set 09, 2006 9:57 am


staff member



registado: segunda mar 27, 2006 1:03 pm
mensagens: 2382
localização: algures por aí... segurança

o metanol é toxico, provoca cegueira e queimaduras profundas. em contacto com a pele lavar de imediato, em contacto com os olhos lavar pelo menos 15 minutos e contactar de imediato o hospital. o metanol ferve a 65 graus, nunca aquecer o oleo a mais de 55 graus. é também altamente inflamável sendo usado normalmente em motores de corrida.

o hidroxido de sodio (soda caustica) também é tóxico e provoca queimaduras na pele. em contacto com a pele neutralizar primeiro com vinagre e só depois lavar com água (nunca colocar água directamente na soda)

usar sempre equipamento de protecção! oculos, luvas e vestuário comprido é o mínimo exigido. nunca respirar os vapores do metanol.


mistura

1000 ml de oleo novo.
220 ml de metanol.
5gr de soda caustica (naoh) hidroxido de sodio.
aquecer o oleo a 55 graus.
misturar a soda com o metanol e obter um metoxido.
misturar o metoxido com o oleo quente durante e agitar 20 minutos.
adicionar 50ml de água e agitar mais 2 minutos.
deixar descansar.

lavagem

ao fim de 30 minutos retirar a glicerina do fundo.
adicionar 220 ml de água tépida e agitar com muito cuidado.
remover a água que deve estar turva.
repetir várias vezes aumentando a intensidade do agitar até que a água esteja transparente.

lavagem a seco

ao fim de 30 minutos retirar a glicerina do fundo.
adicionar 20 gramas de pó de talco (silicato de magnésio).
agitar violentamente por 2 minutos.
filtrar a 1 micron ou com um guardanapo de papel até ficar perfeitamente translúcido.

esta receita explica como converter a materia em biodiesel ou melhor o b100%. deve-se levar em conta que em tal processo de obtenção (por transesterificação) devem ser feitos testes físico-químicos e caracterizações:

físico-químicas, estudo calorimétrico, estudo termogavimétrico, estudo reológico, pois a partir destes podemos comprovar se o biodiesel (óleo + diesel mineral) atende às normas da anp, ou seja, se está de acordo com as propriedades do diesel, pois o uso de óleo impróprio sem a certificação da qualidade através das análises necessárias pode causar danos ao motor que utilizará o biodiesel.

após a reacção




48 horas após a reacção


após lavagens





_________________
range rover ovu30
toyota starvan c/kit 2t ovu97
sócio nº 4




topo

barbas assunto da mensagem: enviado: segunda set 11, 2006 11:00 am


administrador



registado: sábado abr 01, 2006 11:40 am
mensagens: 461
localização: carnaxide/oeiras esqueceste-te dos 5% de água no fim

e já agora do silicato

tomei a liberdade de os adicionar...

barbas


traduzido por phpbb portugal
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Biodiesel - algumas questões importantes ! ^^

Mensagem por Luciano Kaefer »

pinttttbiodie Escreveu:boas pessoal,

sou um aluno do 12º ano de área projecto e abordámos este assunto do biodiesel. tenho vindo várias vezes parar a estar forum e ler informações sobre vários tópicos mas nunca participei, portanto desta vez, decidi perguntar algumas coisas :

- gostaria de saber se este procedimento "caseiro" que se utiliza para fabricar biodiesel a partir de óleos usados é realmente bom e eficaz:

filtrar o óleo com ajuda de um pano limpo para eliminar resíduos (com pré-aquecimento a 35ºc +- para ajudar na fluidez) , aquecer ate 100ºc para eliminar a água

depois para cada 1l de óleo devemos fazer uma solução de metóxido de sódio (metanol+ soda caustica): utilizando 200ml de metanol e 3,5g de soda caustica.

mistura-se o 1l de óleo com a solução de 200ml de metanol +3,5g de naoh(soda caustica) e agita-se durante 1h a uma temperatura de 30ºc se não me engano.

deixa-se repousar 8h e decanta-se o biodiesel da glicerina (parte laranja da solução , que fica no fundo)

- este procedimento é o melhor e mais fácil? ou existem alguns diferentes que ao se juntar alguns passos faz com que o biodiesel fique mais "bem confeccionado" de modo a não estragar o motor dos carros de ciclo diesel?


- existe algumas especificações que o motor dos carros a diesel deve ter para se puder usar 100% de biodiesel?

- por exemplo o meu pai tem uma carrinha citroen c5 2.0 tdi de 2002, posso usar biodiesel 100% neste motor? ou só misturas de biodiesel+ gasóleo , ou é melhor nem experimentar?

se puderem ajudar agradeço imenso
isso é o que eu chamo de um jovem corajoso. primeiro post e já quer meter biodiesel no carro de seu pai.

calma jovem, calma. tem muita coisa para ler, antes de danificar a bi. comece pelo post citado pelo carlos poças. foi por ele que eu comecei. e só coloquei biodiesel nos tratores depois de muito estudar e testar.
mas vá adiante. tem muita informação importante nesse forum.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Biodiesel ETELG
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta jun 02, 2010 12:46 am

Re: Biodiesel - algumas questões importantes ! ^^

Mensagem por Biodiesel ETELG »

boa noite pessoal!
estou representando o grupo de tcc-biodiesel da escola ete lauro gomes (são bernardo do campo-sp) e em nossas buscas por conhecimento maior sobre o biodiesel, acabei me deparando com esse fórum! hahahaha
pois bem, semana passada fomos a tentativa de obter o biodiesel pelo mesmo processo citado pelo criador do post (desculpa, não peguei seu nome), porem em menor escala.
usamos 100 ml de óleo de soja (comprado no mercado mesmo), 20 ml de metanol e 0,350g de soda.
o procedimento foi o mesmo também..
ao final, teve mesmo as 2 fases, a mais densa e escura, e a mais clara e leve. achamos que realmente havia dado certo o biodiesel, porém o professor de química orgânica disse que a parte escura tem pouca glicerina e que provavelmente há pouco biodiesel no liquido claro.
eu ainda acho que o resultado foi sim biodiesel, então tenho algumas dúvidas:
há testes qualitativos, sem precisar de um motor diesel, para comprovar a qualidade do biodiesel obtido?
alguém já fez esse mesmo procedimento? se não obteve sucesso, há algum outro?

gratos desde já!!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Biodiesel - algumas questões importantes ! ^^

Mensagem por Luciano Kaefer »

olá biodiesel etelg, desculpe não chama-lo pelo nome, mas não fizeste a apresentação costumeira.

a forma de fazer biodiesel é bastante simples. está tudo relatado na subsecção experiências e protocolos. tanto de bio de origem vegetal como animal. cuide que as vezes a origem de um ovu contem muito óleo animal, fruto das diversas frituras com produtos animais, como costeletas de porco, pernas de frango etc.... isso às vezes torna o óleo, que era vegetal, em um blend com gordura animal, o que muda o protocolo.
foi seu primeiro post. aprensente-se antes e depois leia o material já compilado. vai encontrar muita coisa para ler.
mas tenha certeza de uma coisa: o bio feito com os protocolos aqui divulgados, possuem qualidade suficiente para mover qualquer motor à b100.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Biodiesel ETELG
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta jun 02, 2010 12:46 am

Re: Biodiesel - algumas questões importantes ! ^^

Mensagem por Biodiesel ETELG »

hahahaha mil desculpas, erro meu não ter me apresentado!
meu nome é arthur, mas fiz o usuário com esse nome por que talvez não seja só eu que poste por ele!
estou lendo os posts relacionados ao biodiesel e já estou fazendo uma listinha aqui do que devo levar em consideração.
agradeço a atenção!

arthur

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Biodiesel - algumas questões importantes ! ^^

Mensagem por mnunespt »

viva arthur,

dá-me ideia que tiveste uma convesão parcial do oleo em biodiesel. por isso tens pouca glicerina e deves ter pouco biodiesel misturado com oleo que não converteu.

sugiro que testes o "biodiesel" com o teste 3/27, o teste vai te dizer qual a percentagem de oleo que converteste com sucesso para biodiesel.

podes procurar mais informação sobre o teste 3/27 aqui mesmo no forum.

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”