Ajuda "Esquema para colocar um vaso de expansão aberto"

Responder

Autor do tópico
fernandofernandes
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo nov 29, 2009 10:33 pm

Ajuda "Esquema para colocar um vaso de expansão aberto"

Mensagem por fernandofernandes »

gostaria que me ajudassem na colocação de um vaso de expansão aberto (25 litros) no meu aquecimento central a lenha.

junto envio o esquema.
Imagem
a bomba fica na ida porque não há espaço no retorno (é muito difícil de colocar por falta de espaço).

a minha maior dúvida é a colocação do vaso de expansão que só pode ser ligado
naquele ponto do circuito.precisamente no retorno do radiador. agradecia comentários e
se fica funcional.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Ajuda "Esquema para colocar um vaso de expansão aberto"

Mensagem por mauri »

olá fernandofernandes

eu só apareço aqui para esperares mais um pouco pois virá quem se pronuncie.
quem ajuda aqui?
sds!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Ajuda "Esquema para colocar um vaso de expansão aberto"

Mensagem por Ferra »

boas
não sou tecnico mas siga o meu raciocinio...
a função do vaso é compensar as variações de volume da água em circulação assim como fornecer a água para encher o circuito e os radiadores. num circuito bem planeado todos os tubos devem ter um pequeno desnivel. a subir da caldeira até ao radiador e a descer do radiador para a caldeira. o vaso deve ser ligado ao ponto mais alto do circuito, deste modo assegura que o ar sai pelos proprios meios.
da maneira que está montado não há garantias de que se consegue purgar todo o ar do circuito e radiadores! com isto não estou a dizer que não vá funcionar! pode funcionar, mas se for de forma irregular não se supreenda!
se conseguir purgar todo o ar do circuito não faz mal estar assim pois desde que não falte água no vaso as variações de volume serão compensadas na mesma. o grande problema vai ser purgar o circuito desta forma e assegurar-se que não vai entrar nunca ar no circuito.
digo eu!...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
fernandofernandes
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo nov 29, 2009 10:33 pm

Re: Ajuda "Esquema para colocar um vaso de expansão aberto"

Mensagem por fernandofernandes »

na realidade a função do vaso de expansão também é para fornecer água ao circuito caso seja necessária, mas a função principal é para quando por exemplo a bomba circuladora avaria e como a caldeira é a lenha a água do circuito começa a aquecer, aquecer e aumenta de volume. o vaso de expansão serve para que a água saí para o exterior (pelo tubo de esgoto) sem causar danos na instalação, porque com o aumento da pressão a instalação podia explodir.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Ajuda "Esquema para colocar um vaso de expansão aberto"

Mensagem por Ferra »

no caso de avaria da bomba se o circuito estiver projetado como disse a água vai continuar a circular por termosifão, o que vai compensar parcialmente a falta da bomba!
mas como já disse, desde que assegure que consegue retirar todo o ar do circuito, a coisa funciona. mas eu esforçava-me por o ligar na zona mais alta. não vá o tecelas!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


cjbmatos
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça abr 13, 2010 3:16 pm

Re: Ajuda "Esquema para colocar um vaso de expansão aberto"

Mensagem por cjbmatos »

este esquema é o da hergom...
pode ser que seja util
Anexos
este esquema é o da hergom...<br />pode ser que seja util
este esquema é o da hergom...
pode ser que seja util
hergomra3.jpg (140.74 KiB) Visto 17316 vezes


Chainho
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quinta jul 22, 2010 4:11 pm

Re: Ajuda "Esquema para colocar um vaso de expansão aberto"

Mensagem por Chainho »

esta resposta vem talvez tarde para alguns, mas fica para quem lê a partir de agora:

1º - um vaso de expansão aberto é bom para evaporação do sistema à pressão ambiente que leva a uma temperatura de ebulição pouco acima dos 100ºc. a caldeira atinge essa temperatura facilmente e a vaporização deixa "toneladas" de resíduos na tubagem. o pior desses resíduos é o calcário.

2º - preferir vasos fechados (circuitos fechados) pela razão acima. dimensionar o vaso de expansão de acordo com a temperatura e pressão máximas de funcionamento. utilizar água destilada no circuito fechado.

3º - nunca colocar uma bomba recirculadora na ida antes de uma misturadora termoestática. esta bomba tem uma temperatura máxima de funcionamento da ordem dos 110ºc. à saída da caldeira a temperatura pode andar bem acima desse valor se o circuito for fechado (se for aberto, temos vapor e não água líquida).

4º - colocar uma misturadora termoestática com a entrada de "água fria" ligada a um tê no retorno e a entrada de "água quente" vinda da caldeira. a saída será a ida do circuito com a bomba a jusante deste ponto. deixar a misturadora com uma temperatura de saída própria para o sistema funcionar (80ºc a 90ºc, normalmente).

5º - nunca colocar o vaso de expansão entre a misturadora e uma válvula anti-retorno ou corte (a expansão da água na caldeira nunca irá chegar ao vaso de expansão). ou seja, ligar o vaso de expansão o mais próximo possível da caldeira, seja no retorno ou na saída de água quente antes da misturadora.

resumindo: não queiram lixo nas tubagens (muito menos calcário), bombas derretidas, convectores (radiadores) a funcionar a cento e tal graus e caldeiras estouradas.

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”