Boas.... tenho uma pequena grande dúvida... Estou com a dec

Responder

Autor do tópico
sergyio
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sexta mar 06, 2009 12:28 pm

Boas.... tenho uma pequena grande dúvida... Estou com a dec

Mensagem por sergyio »

boas.... tenho uma pequena grande dúvida...

estou com a decisão de escolher entre um sistema de aquecimento central com radiadores aquecidos a caldeira a lenha no valor aproximado de 8.000 euros. a outra opção é colocar recuperador de calor com distribuição de ar quente, sendo que assim terá que o r/c ter tecto falso, logo compensar no pé direito do r/c, aumentando +/- 20 cm. o valor desta opção para recuperador de calor com distribuição será +/- de 3.500 / 4.000 euros. que solução recomendam? o aquecimento central é mais caro, mas para compensar não terá que haver alterações no pé direito nem tectos falsos no r/c.

qual a melhor opção a nível de custos e eficiência?


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Boas.... tenho uma pequena grande dúvida... Estou com a dec

Mensagem por marcopns »

eu pessoalmente não gosto de correntes de ar, logo a segunda opçao estava fora, bem como ar condicionado. qual é a caldeira que estas a instalar? eu tenho um recuperador a agua, e o sistema todo ficou-me abaixo dos 4000€ (95 elementos+ 2 toalheiros incluídos). posso dizer-te que estou muito satisfeito, ainda mais porque nao tive de pagar pela lenha.

este sistema será perfeito, quando tiver acendimento automático, mas nao se pode ter tudo


Autor do tópico
sergyio
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sexta mar 06, 2009 12:28 pm

Re: Boas.... tenho uma pequena grande dúvida... Estou com a dec

Mensagem por sergyio »

pois, o único orçamento que tenho de caldeira com radiadores ronda os 8.000 euros, já com instalação completa e radiadores, 111 elementos. só para caldeira a lenha, grupo hidráulico (c/ bomba de circulação) e montagem são 4.000 euros já com iva. de que zona do país é?


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Boas.... tenho uma pequena grande dúvida... Estou com a dec

Mensagem por marcopns »

aveiro - vagos

o meu recuperador custou cerca de 1100€, o restante foi para material e mao-de-obra


Autor do tópico
sergyio
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sexta mar 06, 2009 12:28 pm

Re: Boas.... tenho uma pequena grande dúvida... Estou com a dec

Mensagem por sergyio »

será que podia fornecer o contacto de quem lhe instalou o sistema? qual o recuperador que comprou?


Autor do tópico
sergyio
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sexta mar 06, 2009 12:28 pm

Re: Boas.... tenho uma pequena grande dúvida... Estou com a dec

Mensagem por sergyio »

e se for com recuperador de calor para fazer aquecimentos central? tipo este

http://www.edilkamin.com/en/termocamini ... trato.aspx


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Boas.... tenho uma pequena grande dúvida... Estou com a dec

Mensagem por marcopns »

era mesmo isso que eu falava, o recuperador que aquece agua. o meu é este:
http://www.solzaima.pt/
so agora vi a sua mensagem anterior, vou elviar-lhe os contactos por pm


Autor do tópico
sergyio
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sexta mar 06, 2009 12:28 pm

Re: Boas.... tenho uma pequena grande dúvida... Estou com a dec

Mensagem por sergyio »

e diga-me uma coisa. quais as dimensões da área que o recuperador está a aquecer? já fez um calculo de quantos kilos de lenha está a gastar?


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Boas.... tenho uma pequena grande dúvida... Estou com a dec

Mensagem por marcopns »

a areas são +-220m2, sao 95 elementos e 2 toelheiros, é dificil quantificar o consumo, pois depende muito do tipo de lenha usada. acendo ás 17h e encho, por volta das 20h volto a atestar e dá ate as 22h. estou a usar restos de pinheiros caídos, que por vezes se encontram podres, se usar lenha de qualidade, a duração aumenta.

acredito que se tiver de pagar pela lenha, os pellets ou os briquetes ficam mais baratos. ja vi briquetes a 0,1€ por kg

amanha vou trazer uma balança cá para casa...


Autor do tópico
sergyio
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sexta mar 06, 2009 12:28 pm

Re: Boas.... tenho uma pequena grande dúvida... Estou com a dec

Mensagem por sergyio »

e se por exemplo... dá ate às 22 horas, e depois durante a noite sente que a casa se recente e fica mais fria? ou quando acorda de manha a casa encontra-se quente? a minha grande duvida é se realmente é um bom sistema para aquecimento central ou não


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Boas.... tenho uma pequena grande dúvida... Estou com a dec

Mensagem por marcopns »

sergyio Escreveu:e se por exemplo... dá ate às 22 horas, e depois durante a noite sente que a casa se recente e fica mais fria? ou quando acorda de manha a casa encontra-se quente? a minha grande duvida é se realmente é um bom sistema para aquecimento central ou não
isso ja depende da qualidade do isolamento, pois a casa deve manter-se quente por muitas horas. na minha opinião, não é necessário ligar o aquecimento de manha, no entanto quem tem sistemas automáticos como pellets ou gasoleo, costuma ligar um pouco antes de acordar.

é um bom sistema, porque é barato a instalar, é barato a funcionar, no meu caso a lenha é gratuita, mas tem uma grande desvantagem... dá trabalho.. acender, limpar a cinza de 4 em 4 dias, ter um mini-aspirados á mao pois a lenha faz lixo.

tem que pesar as vantagens e as desvantagens. quando instalei também estava desconfiado... mas como tinha de comprar um recuperador, um normal custava 700€, este a agua custou-me pouco mais de 1000€ e substituía uma caldeira para aquecimento, decidi arriscar, mas deixei tudo preparado para colocar outra maquina na garagem, caso nao ficasse satisfeito.


Autor do tópico
sergyio
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sexta mar 06, 2009 12:28 pm

Re: Boas.... tenho uma pequena grande dúvida... Estou com a dec

Mensagem por sergyio »

pois, a minha ideia também vai por ai. deixar a coisa de forma a que no futuro possa colocar se necessário uma caldeira na garagem. você possui deposito daqueles grandes de agua, ou apenas utiliza o deposito do recuperador?


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Boas.... tenho uma pequena grande dúvida... Estou com a dec

Mensagem por marcopns »

o recuperador armazena 45 litros de fluido que vai circular nos radiadores, este fluido não é consumido, é tratado á semelhança do liquido que circula no radiador do carro.
como tenho painéis solares de circulação forçada, tenho um acumulador de 300l com 2 serpentinas, ou seja pode aquecer agua com 2 fontes de calor. uma sao os painéis solares, a outra funciona com o fluido do recuperador para aquecer a agua para os banhos, quando o sol nao é suficiente... tudo isto é gerido de forma automática, assim que a agua dos banhos desce abaixo dos 45º, o sistema faz o fluido circular no acumulador.


Autor do tópico
sergyio
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sexta mar 06, 2009 12:28 pm

Re: Boas.... tenho uma pequena grande dúvida... Estou com a dec

Mensagem por sergyio »

mas para o acumulador utilizar o fluido e aquecer a agua que se encontra no acumulador, o recuperador tem que estar ligado,certo?


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Boas.... tenho uma pequena grande dúvida... Estou com a dec

Mensagem por marcopns »

tem de ter uma fogueira... isso é logico... se for da minha zona pode passar cá em casa para ver ao vivo,

Responder

Voltar para “Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)”