Controlador para Motor de Indução Trifásico do Josenir
-
Autor do tópico - Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Controlador para Motor de Indução Trifásico do Josenir
embora já exista um tópico ativo sobre este mesmo assunto, tenho acompanhado e observado que existem dois colegas fazendo uma parceria para desenvolver um controlador e eu preferí não expor o meu projeto no tópico deles para não atrapalhar o trabalho que eles vêm fazendo.
este é o controlador para motor de indução trifásico que eu desenvolvi com o objetico de usar para controlar um motor de indução trifásico para veículo elétrico, mas que também pretendo adaptá-lo para o gerador eólico de indução e como inversor de frequência para controle de motores trifásicos estacionários em aplicações industriais. ele ainda precisa de pequenas adaptações, mas já funciona muito bem e é bastante simples. ainda não está montado no meu carro elétrico mas já fiz muitos testes com ele na bancada, e com um motor de 4 pólos, que normalmente tem rotação em torno de 1750 rpm, com este controlador eu já consegui até 6500 rpm.
já conseguí também fazer o mesmo motor de indução funcionar como gerador com este mesmo circuito do jeito que está, e o resultado foi ótimo.
o motor
a ideia é usar um motor de indução qualquer monofásico ou trifásico e refazer o bobinamento para 24v ou outra tensão, com bobinamento trifásico, o que eu já tenho feito em vários tipos de motores.
o esquema do bobinamento pode ser copiado daquele que já tenho publicado no tópico sobre bobinamento de geradores.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=27&t=8273
o controlador
o circuito usa 6 pares de mosfets ou igbts em um inversor trifásico composto de 3 meias pontes h. para o acionamento dos mosfets de saídas usam-se 3 gate drivers ir2106 e o controle fica a cargo de um pic16f676.
usam-se 3 reguladores de tensão, um de 5v para o pic, um de 15v para os gate drivers e um de 12v para o ventilador de refrigeração.
usa-se um lm35 como sensor de temperatura, que deve ser preso ao dissipador de calor dos mosfets.
o acelerador está improvisado nos botões ch1 e ch3, mas como o pic tem entradas analógicas livres, pode-se facilmente adaptar um potenciômetro para fazer a versão definitiva.
este é o controlador para motor de indução trifásico que eu desenvolvi com o objetico de usar para controlar um motor de indução trifásico para veículo elétrico, mas que também pretendo adaptá-lo para o gerador eólico de indução e como inversor de frequência para controle de motores trifásicos estacionários em aplicações industriais. ele ainda precisa de pequenas adaptações, mas já funciona muito bem e é bastante simples. ainda não está montado no meu carro elétrico mas já fiz muitos testes com ele na bancada, e com um motor de 4 pólos, que normalmente tem rotação em torno de 1750 rpm, com este controlador eu já consegui até 6500 rpm.
já conseguí também fazer o mesmo motor de indução funcionar como gerador com este mesmo circuito do jeito que está, e o resultado foi ótimo.
o motor
a ideia é usar um motor de indução qualquer monofásico ou trifásico e refazer o bobinamento para 24v ou outra tensão, com bobinamento trifásico, o que eu já tenho feito em vários tipos de motores.
o esquema do bobinamento pode ser copiado daquele que já tenho publicado no tópico sobre bobinamento de geradores.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=27&t=8273
o controlador
o circuito usa 6 pares de mosfets ou igbts em um inversor trifásico composto de 3 meias pontes h. para o acionamento dos mosfets de saídas usam-se 3 gate drivers ir2106 e o controle fica a cargo de um pic16f676.
usam-se 3 reguladores de tensão, um de 5v para o pic, um de 15v para os gate drivers e um de 12v para o ventilador de refrigeração.
usa-se um lm35 como sensor de temperatura, que deve ser preso ao dissipador de calor dos mosfets.
o acelerador está improvisado nos botões ch1 e ch3, mas como o pic tem entradas analógicas livres, pode-se facilmente adaptar um potenciômetro para fazer a versão definitiva.
- Anexos
-
- Inv_Freq1.JPG (109.22 KiB) Visto 12149 vezes
Última edição por Josenir em segunda fev 09, 2009 5:59 pm, editado 1 vez no total.
-
Re: Controlador para Motor de Indução Trifásico do Josenir
este é o desenho da pci. as medidas da placa são: 146mm x 109mm. ela está com medida e a furação feitas para ser montada em uma caixa de fonte de pc do tipo mais comum, já aproveitando o ventilador da própria fonte para a refrigeração.
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta out 03, 2008 10:54 pm
muito bom josenir, gostaria de saber se vai também disponibilizar o arquivo da pci como fez com o controlador para motor cc. eu, claro, vou tentar fazê-lo funcionar mesmo com minha pouca experiência em eletrônica.
este pic necessita de alguma programação?
se puder fale um pouco sobre a preparação do motor trifásico por favor.
abraço
este pic necessita de alguma programação?
abraço
Viçosa - Zona da Mata de Minas Gerais - Brasil
-
com certeza, segue aí o desenho da pci no formato do expresspcb. o esqueme elétrico parace complicado, mas depois que você olhar e ver que parte dele está repetido 3 vezes, vai ver que é o controlador para motor de trifásico mais simples que existe.cassio_brasil Escreveu:muito bom josenir, gostaria de saber se vai também disponibilizar o arquivo da pci como fez com o controlador para motor cc. eu, claro, vou tentar fazê-lo funcionar mesmo com minha pouca experiência em eletrônica.
abraço
a montagem é fácil e não há componentes exóticos. quanto aos mosfets ou igbts você escolhe aqueles que mais agradar, e claro, que suportem a potência do seu motor. eu aqui gosto muito do irfz44 e recomendo ele para correntes até 40a, mas usando dois em paralelo, como está na placa. assim ficam 12 transistores. o dissipador de calor deve ser parafusado entre os dois transistores. para até 20a apenas um irfz44 resolve.
esta placa pode ser alimentada com tensão maior que 24v, mas neste caso precisa-se alimentar os reguladores com uma tensão máxima de 34v. os gate drivers ir2106 suportam até 600v.
Última edição por Josenir em segunda fev 09, 2009 11:49 pm, editado 1 vez no total.
-
o pic precisa de um programa, sim, senão não seria um pic. mas não se preocupe que eu posto o programa em assembler aqui.cassio_brasil Escreveu:este pic necessita de alguma programação?
abraço
sobre o motor, com já disse pode ser qualquer motor brushless ou motor trifásico. os motores brushless se encontram prontos para 24v com certa facilidade, mas os motores trifásicos de indução, em geral se encontram apenas para 220/380v ou tensão maior. mas aí é que está o "pulo do gato".
a ideia é construir o motor com algum motor de indução da sucata. como a grande maioria dos motores em uso são de indução, encontrar um não vai ser grande problema. e não precisa ser trifásico, precisa apenas ser um motor de indução, com rotor gaiola de esquilo. vejam este da foto abaixo é um motor de máquina de lavar do mais comum que existe (monofásico). é um dos que eu tenho aqui feito o novo bobinamento trifásico para 24v. observe o bobinamento como tem um fio grosso. como eu não sou engenheiro, e nem precisa ser para fazer este trabalho, vou dar um macete que não tem nada de científico, mas que funciona bem:
1) desmonte o motor e conte quantas espiras ele tem em cada bobina e quantas bobinas têm por fase ou no bobinamento de trabalho. se for monofásico têm que ser contadas as espiras da bobina de trabalho, que é a camada mais externa do estator e que tem fio mais grosso.
2) a nova bobina deve ter aproximadamente 20% da quantidade de espiras que a original, para usar uma tensão 10 vezes menor. por exemplo, se o motor é de 220v e possui 120 espiras por bobina e possui 8 bobinas, 120 x 8 = 960. logo 960 espiras por fase ou no bobinamento de trabalho completo. 960 x 20% = 192, então a nova bobina deve ter 192 espiras por fase. 192 espiras / 8 bobinas = 24 espiras por bobina.
3) descubra uma bitola de fio que preencha aproximadamente o mesmo espaço físico que era ocupado pela bobina original. isso é feito experimentalmente.
é claro que alguém que domine o cálculo de bobinamento de motores vai conseguir calcular isso com mais exatidão, mas não se preocupe que não é crítico, existe muita margem para erro e mesmo com um pouco de erro o motor ainda funciona muito bem.
Última edição por Josenir em terça fev 10, 2009 12:36 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Dedicado
faltou a imagem ou não consegui visualizar, mas tenho aqui um motor de tanquinho com rotor gaiola de esquilo e não estou conseguindo retirar as bobinas do estator, que inclusive já está um tanto corroída por ferrugem. tem algum macete?
-
para retirar as bobinas é necessario dissolver o verniz com thinner ou solvente. passe thinner ou solvente com pincel e em seguida corte com um alicate para que a bobina fique em formato de u e retire pelo lado contrário ao que cortou, puxando com o próprio alicate. mas não esqueça de contar as espiras.cassio_brasil Escreveu:faltou a imagem ou não consegui visualizar, mas tenho aqui um motor de tanquinho com rotor gaiola de esquilo e não estou conseguindo retirar as bobinas do estator, que inclusive já está um tanto corroída por ferrugem. tem algum macete?
outro jeito é queimar o bobinamento com um maçarico.
o estator estar enferrujado não é problema, é só passar uma escova de aço que ele fica novo em folha.
-
mais um detalhe: em geral vai ser necessário refazer o isolamento do estator. compre plástico poliéster em uma casa de material para bobinamento.
-
- Membro Dedicado
neste vídeo abaixo o cara ensina a reformar um induzido. usa fogo, depois isola com papel e por último usa resina de epóxi. penso em usar resina de laminação comum (ortoftálica) para este isolamento, vê algum problema?josenir Escreveu:mais um detalhe: em geral vai ser necessário refazer o isolamento do estator. compre plástico poliéster em uma casa de material para bobinamento.
Link
edição: desculpe mas acho que falei besteira. o induzido tem configuração completamente diferente do estator o que dificulta o uso da resina. pelo menos o vídeo foi bem didático e pode servir em outra ocasião.
-
está na moda, especialmente nos alternadores automotivo o isolamento do estator com resina epoxi, não vejo problema algum, mas eu por enquanto continuo fazendo o isolamento dos meus com plástico poliéster, até mesmo porque a indústria de motores elétricos continua fazendo assim.cassio_brasil Escreveu:neste vídeo abaixo o cara ensina a reformar um induzido. usa fogo, depois isola com papel e por último usa resina de epóxi. penso em usar resina de laminação comum (ortoftálica) para este isolamento, vê algum problema?
mas a resina de laminação, há que se verificar se suporta alta temperatura. nada como fazer uns testes antes.
-
- Membro Silver
- Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm
josenir,
venho seguindo este seu tópico, e não pude deixar de olhar o seu esquema que é condicente com o layout do pcb.
não conheço o firmware que terá desenvolvido, mas gostaria de lhe fazer uma pergunta sobre a parte física que está a
divulgar aqui:
foi com este esquema (e este pcb) exactamente que terá conseguido as 6500 r. p. m.?
venho seguindo este seu tópico, e não pude deixar de olhar o seu esquema que é condicente com o layout do pcb.
não conheço o firmware que terá desenvolvido, mas gostaria de lhe fazer uma pergunta sobre a parte física que está a
divulgar aqui:
foi com este esquema (e este pcb) exactamente que terá conseguido as 6500 r. p. m.?
-
na verdade eu tenho várias outras versões deste mesmo controlador, mas todas diferem apenas na parte de potência, especialmente nos drivers dos mosfets, mas a parte de controle baseada no pic é a mesma. o programa do pic também tem várias versões, mas esta é a última e foi a que me deu melhor resultado. veja que ela não é tão nova assim, veja a data no desenho da pci (27/04/2007), foi nesta data que fiz a última alteração na placa.sun_rise_pt Escreveu:josenir,
venho seguindo este seu tópico, e não pude deixar de olhar o seu esquema que é condicente com o layout do pcb. não conheço o firmware que terá desenvolvido, mas gostaria de lhe fazer uma pergunta sobre a parte física que está a divulgar aqui:
eu usei vários motores diferente nos testes, todos bobinados por mim, mas o que melhor aprovou foi um motor de 1 cv 220/380v, que bobinei com 4 pólos/trifásico/24v e com o qual, na verdade consegui até 6900 rpm com este controlador. a questão é que a esta velocidade, com tensão tão baixa como 24v não consegui um bom torque, mas faz o barulho de uma turbina de avião.
este projeto ainda não é definitivo, ainda precisa de alguns ajustes, é apenas um esboço para servir como base para quem queira um controlador para motor de indução.
-
- Membro Silver
josenir,
não leve a mal a minha observação técnica sobre este circuito que diz ter produzido esses bons resultados, mas porque conheço relativamente bem os típicos circuitos de potência que usam os vários gate drivers da ir, quase afirmaria que não seria possível o funcionamento do dito circuito que aqui publicou. a única excepção que permitiria que funcionasse seria se os condensadores electrolíticos de 100uf que estão em paralelo com os fet serem de muito má qualidade e terem uma característica indutiva muito elevada.
talvêz por esta característica não consiga as baixas velocidades
se os ditos condensadores tiverem boa qualidade de cada vez que os fet fecharem circulará uma corrente extremamente forte no respectivo fet (que descarregará o que o condensador acumulou) com as consequências inerentes, além de que os condensadores absorverão o "chaveamento" gerado no totem pole de cada fase, pelo que contrariam exatamente o que pretende criar.
por outro lado o uso dos díodos 1n5406. eles não são adequados para "aborver" as tensões de pico inversas devolvidas pelo motor. são demasiado lentos nas transições on-off (e vice-versa). deverá usar antes diodos schottky, ou então escolher fet's que os tenham incorporados que é o caso de uma boa parte deles projectados para chaveamento indutivo, e que é uma solução compacta, completamente adequada e mais económica.
deixo a sugestão para consulta das muitas notas de aplicação da ir (a quase única empresa deste tipo de semicondutores), e dos inúmeros trabalhos que há na net sobre o uso destes.
espero suas notícias sobre este controlador.
não leve a mal a minha observação técnica sobre este circuito que diz ter produzido esses bons resultados, mas porque conheço relativamente bem os típicos circuitos de potência que usam os vários gate drivers da ir, quase afirmaria que não seria possível o funcionamento do dito circuito que aqui publicou. a única excepção que permitiria que funcionasse seria se os condensadores electrolíticos de 100uf que estão em paralelo com os fet serem de muito má qualidade e terem uma característica indutiva muito elevada.
se os ditos condensadores tiverem boa qualidade de cada vez que os fet fecharem circulará uma corrente extremamente forte no respectivo fet (que descarregará o que o condensador acumulou) com as consequências inerentes, além de que os condensadores absorverão o "chaveamento" gerado no totem pole de cada fase, pelo que contrariam exatamente o que pretende criar.
por outro lado o uso dos díodos 1n5406. eles não são adequados para "aborver" as tensões de pico inversas devolvidas pelo motor. são demasiado lentos nas transições on-off (e vice-versa). deverá usar antes diodos schottky, ou então escolher fet's que os tenham incorporados que é o caso de uma boa parte deles projectados para chaveamento indutivo, e que é uma solução compacta, completamente adequada e mais económica.
deixo a sugestão para consulta das muitas notas de aplicação da ir (a quase única empresa deste tipo de semicondutores), e dos inúmeros trabalhos que há na net sobre o uso destes.
-
por um acaso, nos testes de alta velocidade os capacitores foram retirados. mas na primeira oportunidade prometo fazer testes com a máxima rotação possível usando os capacitores eletrolíticos.sun_rise_pt Escreveu:josenir,
espero que você não estaja achando que para atingir a rotação de 6500 rpm seja necessária uma alta frequência de comutação. observe que para um motor de 4 pólos atingir 1800 rpm, desconsiderando o fator de escorregamento, é de apenas 60hz. logo para atingir 6500 rpm é necessário uma frequência de chavementrio de apenas 216,66 hz
f = p x n / 120
onde f= frequência, p-número de pólos e n-rotação em rpm
para 4 pólos 1800 rpm
f = 4 x 1800 / 120
f = 60 hz
para 4 pólos 6500 rpm
f = 4 x 6500 / 120
f = 216,66 hz
e se o motor tivesse 2 pólos, menor frequência seria necessária:
f = 2 x 6500 / 120
f = 108,33 hz
sobre os diodos, não vejo a necessidade de usar diodos fast, até porque, como ainda não ocorreu a queima de nenhum diodo e nem de nenhum mosfet, acredito que tudo esteja funcionando bem. se considerarmos uma frequência de comutação 216 hz, o período será:
t = 1/216
t = 0,00462 seg
isto é, temos um tempo de comutação de 4,62 ms, o que a meu ver não justifica o uso de um diodo mais rápido do que o 1n5406.
na verdade, logo no início do desenvolvimento deste controlador foram queimados alguns mosfets devido a terem sido feitos testes sem os diodos 1n5406 e também devido a erro no programa do pic, que não dava um "tempo morto" entre a comutação dos mosfets do lado alto e os do lado baixo.
o motivo do uso dos capacitores eletrolíticos na saída, em paralelo com os diodos 1n5406 é para suavizar um pouco a onda quadrada do chaveamento e ajudar os diodos a absoverem os picos de tensão reversa que são retornado pelas bobinas do motor.
um outro detalhe que falta considerar é que o motor que estou usando tem um consumo que ultrapassa os 30a, e com uma corrente dessa magnitude seriam necessários capacitores da casa da centenas de milhares de microfarads para que se consiga estabilizar a onda quadrada a ponto de absorver o chaveamento. se assim ocorresse o motor receberia corrente contínua e não funcionaria.
no momento o programa do pic faz o chaveamento em onda quadrada de 6 passos, mas já comecei a fazer uma nova versão que vai fazer a modulação por lagura de pulso senoidal. neste caso, teremos uma frequência de chaveamento aproximadamente 8 vezes maior, e neste caso eu acredito que os capacitores serão ainda mais úteis para tornar a onda mais senoidal. cada período da senóide terá 8 pulsos de chaveamento com diferentes ciclos de trabalho, simulando a subida e a descida suave. isso vai permitir um funcionamento mais suave do motor e melhor rendimento.
mas já que você conhece bem o assunto, seria ótimo se você pudesse ajudar. mas essa do "acho que não vai dar certo" bem que poderia ser substituída pela do "eu penso que se fosse assim seria melhor".
agradeço a colaboração.
-
- Membro Silver
não fique ofendido com o "não vai dar certo"... apenas faço a sugestão de seguir conselhos do fabricante que certamente fez um número incalculável de testes ao produto o que lhe dá autoridade a indicar a forma de uso correcta do produto, o que aliás, vem sendo seguido religiosamente por fabricantes que usam este material.
entendi a ideia do uso de condensadores, que sempre passa na idéia de quem pretende iliminar os saltos.
apenas pretendi referir que não é uma abordagem correta para resolver "arredondar" a onda quadrada que como saberá eles obrigarão a uma circulação de corrente despropositada nos fets.
veja que não há alguém (que eu conheça...) que use tais condensadores. desde o fabricante dos gate drivers (ir) nas muitas notas de aplicação que publicou, passando por muitos utilizadores de circuitos semelhantes.
é daquelas coisas que não faz sentido, de facto.
realmente a solução é o pwm que forneça a aproximação (matemática) da sinusóide. de preferência com um resultado com baixa distorção.
onda sinusoidal não tem substituta, por enquanto...
quanto aos diodos: é preciso ter uma boa dose de sorte para não avariarem. bom: do modo como a coisa está os condensadores protejerão o diodos, sem dúvuda.
os diodos schottky são a opção correcta por ser muito fiável e segura. quando a comutação da onda quadrada acontece ela é extremamente rápida. só não causará danos se o não for. os diodos correctos não são assim tão caros.
e como disse: porque não usar fet's que os tenham integrados na mesma cápsula??? o resultado é: baixo preço; segurança; além de outras vantagens, e... ...uma forma de construir do tipo profissional.
são só sugestões minhas. que cada qual faça da forma que entender. não direi, "eu penso que se fosse assim seria melhor" . direi antes: pelo que conheço, esta minha sugestão será a forma correcta!!!
entendi a ideia do uso de condensadores, que sempre passa na idéia de quem pretende iliminar os saltos.
apenas pretendi referir que não é uma abordagem correta para resolver "arredondar" a onda quadrada que como saberá eles obrigarão a uma circulação de corrente despropositada nos fets.
veja que não há alguém (que eu conheça...) que use tais condensadores. desde o fabricante dos gate drivers (ir) nas muitas notas de aplicação que publicou, passando por muitos utilizadores de circuitos semelhantes.
é daquelas coisas que não faz sentido, de facto.
realmente a solução é o pwm que forneça a aproximação (matemática) da sinusóide. de preferência com um resultado com baixa distorção.
onda sinusoidal não tem substituta, por enquanto...
quanto aos diodos: é preciso ter uma boa dose de sorte para não avariarem. bom: do modo como a coisa está os condensadores protejerão o diodos, sem dúvuda.
os diodos schottky são a opção correcta por ser muito fiável e segura. quando a comutação da onda quadrada acontece ela é extremamente rápida. só não causará danos se o não for. os diodos correctos não são assim tão caros.
e como disse: porque não usar fet's que os tenham integrados na mesma cápsula??? o resultado é: baixo preço; segurança; além de outras vantagens, e... ...uma forma de construir do tipo profissional.
são só sugestões minhas. que cada qual faça da forma que entender. não direi, "eu penso que se fosse assim seria melhor" . direi antes: pelo que conheço, esta minha sugestão será a forma correcta!!!
-
uma inovação é isso: uma coisa que as outras pessoas ainda não usam e que sempre, num primeiro momento, vai ter alguém com conhecimento do uso tradicional que vai dizer que não está certo, mas que uma vez funcionando, fatalmente vai ser incorporado àquilo que é tradicional.sun_rise_pt Escreveu:não fique ofendido com o "não vai dar certo"...
esta idéia dos capacitores em paralelo com os diodos já tenho aplicada ao meu controlador para motor cc divulgado neste forum e que está bem testada e aprovada, a despeito das críticas de um outro colega. mas de qualquer forma, quem não achar útil pode construir o controlador sem eles, o que não ofende a ninguém.
sobre os datasheets e notas de aplicação da ir, michochip, texas instruments, st, entre outras, eu sou leitor assíduo. e não há um só componente que eu use que não tenha o respectivo datasheet, mas não é por isso que eu venha a deixar de criar coisas novas e deva seguir apenas àquilo que eles acreditam ser o certo. imagine se eles tivessem seguido apenas ao que outros disseram que era o certo, provavelmente não teriam criado tantas coisas novas que conhecemos hoje. os gates drivers são um grande exemplo de um componente que facilita muito a vida do projetista. e em outra época alguém já tinha dito que para fazer conduzir um mosfet no lado positivo da alimentação era obrigatório existir uma fonte de alimentação auxiliar de 15v, o que este componente veio a desmentir.
quais você sugere para até 60v x 50a ?sun_rise_pt Escreveu:e como disse: porque não usar fet's que os tenham integrados na mesma cápsula??? o resultado é: baixo preço; segurança; além de outras vantagens, e... ...uma forma de construir do tipo profissional.
-
- Membro Silver
é claro que a inovação é importante, mas somente quando ela não colidir com algo bem definido quanto à função buscada.
muitos dos experimentadores procuram suavizar as bruscas mudanças das ondas quadradas com condensadores, porém a forma de onda obtida é um "desastre" nada compatível com a "elegância curvilínea" das ondas sinusoidais com que os motores ac trabalham de forma excelente sem reclamar.
se fizer uma busca na net há muita coisa de pwm em assembler para pic para simular onda sinusoidal, até com os valores já prontinhos para a tabela db do assembler (alguns bem detalhados para se aproximar da perfeição). com um bom circuito snubber vai ver que o motor lhe agradeçerá e retribuirá se abandonar a simples onda quadrada.
os transistores normalmente "queimam" não por tempos mortos, mas pela falta deles entre o fecho de cada um da mesma fase. a ir tem ic´s em que este espaço de tempo (dead time) pode ser programado pelos componentes passivos exteriores e que garantem não ser possível activar simultâneamente os transistores da mesma fase.
os transistores que aconselho para essa gama de parâmetros são os irfp054 (vss=60v; id > 60a; e 14mohm de rds (em on. a corrente id quando pulsada poderá subir muito mais que os 60a, dependendo das condições, muito especialmente dos parâmetros do pulso)). são hexfet e já possuem o diodo de protecção compatível. se estiver pensando usar transístores de formato to220, então terá que prever o layout do pcb para compatibilizá-lo com a cápsula to247.
irá verificar que são excelentes em simplicidade e robustez para os valores que indicou.
muitos dos experimentadores procuram suavizar as bruscas mudanças das ondas quadradas com condensadores, porém a forma de onda obtida é um "desastre" nada compatível com a "elegância curvilínea" das ondas sinusoidais com que os motores ac trabalham de forma excelente sem reclamar.
se fizer uma busca na net há muita coisa de pwm em assembler para pic para simular onda sinusoidal, até com os valores já prontinhos para a tabela db do assembler (alguns bem detalhados para se aproximar da perfeição). com um bom circuito snubber vai ver que o motor lhe agradeçerá e retribuirá se abandonar a simples onda quadrada.
os transistores normalmente "queimam" não por tempos mortos, mas pela falta deles entre o fecho de cada um da mesma fase. a ir tem ic´s em que este espaço de tempo (dead time) pode ser programado pelos componentes passivos exteriores e que garantem não ser possível activar simultâneamente os transistores da mesma fase.
os transistores que aconselho para essa gama de parâmetros são os irfp054 (vss=60v; id > 60a; e 14mohm de rds (em on. a corrente id quando pulsada poderá subir muito mais que os 60a, dependendo das condições, muito especialmente dos parâmetros do pulso)). são hexfet e já possuem o diodo de protecção compatível. se estiver pensando usar transístores de formato to220, então terá que prever o layout do pcb para compatibilizá-lo com a cápsula to247.
irá verificar que são excelentes em simplicidade e robustez para os valores que indicou.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
parabéns
parece trabalho de profissional ver se tenho tempo para fazer uma placa dessas, acho que vai ser o ideal para testes duns módulos de igbt´s de 60a que tenho
mais uma vez bom trabalho
cumprimentos
parece trabalho de profissional ver se tenho tempo para fazer uma placa dessas, acho que vai ser o ideal para testes duns módulos de igbt´s de 60a que tenho
mais uma vez bom trabalho
cumprimentos
-
- Membro Silver
- Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
boas
josenir, continuo a não perceber a utilização de condensadores na parte de "protecção".
concordo com o sun_rise_pt na totalidade com as observações dos seus post´s, essencialmente nos pontos que conheço. ele demonstrou ser um bom conhecedor e fez reparos importantes e positivos.
tudo o que conheço na prática, feito por muitos fabricantes, em aparelhos que têm de ter muita fiabilidade, não seguem a sua filosofia. será que eles estão todos errados?
quantos minutos trabalhou o seu controlador e em que condições de carga do motor?
para mais, os condensadores não vão envelhecer rápidamente, e para trabalhar bem numas frequências e cargas, não vão trabalhar nas outras, certo?
os 4,62 ms, é o tempo de comutação como disse. o tempo de intervenção dos díodos nada tem a ver com o tempo de cumutação, neste nível de frequências.
os díodos têm de trabalhar rápidamente (ns), de forma eficaz, tão mais eficaz quanto rápida, se não, além de não fazerem a sua função, até "atrapalham".
inovação para mim só tem sentido se for positiva, isto é, acrescentar algo que melhore o existente.
uma boa forma de fazer algo de bom, é ver o que existe, perceber como funciona(testes com osciloscópio por exemplo), e depois de chegar a algo semelhante, melhorar.
quanto ao "se fosse assim, penso que seria melhor", não me atrevo, pois já o fiz nuns outros tópicos e você sabe que tipo de análise e considerações foram feitas. adiantou?, só se foi para alguns seguidores que não "protagonistas".
josenir, você consegue fazer melhor e melhorar. teimosia é uma virtude e tb um defeito.
já viu aqueles "malucos" que no início da aviação que não olhavam para os outros, não tentavam perceber os caminhos base, e se punham a inventar coisas sem sentido nenhum.
por vezes o vizinho já tinha feito igual, antes, tinha testado, mas ele só fechado na sua garagem gastava as energias para nada.
cumpts.
josenir, continuo a não perceber a utilização de condensadores na parte de "protecção".
concordo com o sun_rise_pt na totalidade com as observações dos seus post´s, essencialmente nos pontos que conheço. ele demonstrou ser um bom conhecedor e fez reparos importantes e positivos.
tudo o que conheço na prática, feito por muitos fabricantes, em aparelhos que têm de ter muita fiabilidade, não seguem a sua filosofia. será que eles estão todos errados?
quantos minutos trabalhou o seu controlador e em que condições de carga do motor?
para mais, os condensadores não vão envelhecer rápidamente, e para trabalhar bem numas frequências e cargas, não vão trabalhar nas outras, certo?
isto é, temos um tempo de comutação de 4,62 ms, o que a meu ver não justifica o uso de um diodo mais rápido do que o 1n5406.
os 4,62 ms, é o tempo de comutação como disse. o tempo de intervenção dos díodos nada tem a ver com o tempo de cumutação, neste nível de frequências.
os díodos têm de trabalhar rápidamente (ns), de forma eficaz, tão mais eficaz quanto rápida, se não, além de não fazerem a sua função, até "atrapalham".
inovação para mim só tem sentido se for positiva, isto é, acrescentar algo que melhore o existente.
uma boa forma de fazer algo de bom, é ver o que existe, perceber como funciona(testes com osciloscópio por exemplo), e depois de chegar a algo semelhante, melhorar.
quanto ao "se fosse assim, penso que seria melhor", não me atrevo, pois já o fiz nuns outros tópicos e você sabe que tipo de análise e considerações foram feitas. adiantou?, só se foi para alguns seguidores que não "protagonistas".
josenir, você consegue fazer melhor e melhorar. teimosia é uma virtude e tb um defeito.
já viu aqueles "malucos" que no início da aviação que não olhavam para os outros, não tentavam perceber os caminhos base, e se punham a inventar coisas sem sentido nenhum.
por vezes o vizinho já tinha feito igual, antes, tinha testado, mas ele só fechado na sua garagem gastava as energias para nada.
cumpts.
-
- Membro Silver
de facto é sempre interessante refrear um pouco o entusiasmo e parar para pensar nas melhorias convenientes. claro: há um interesse imediato em contornar problemas encontrados, porém é imperativo buscar as melhores soluções e nunca remedeios. assim como é imperativo ter conhecimentos reais sobre o assunto.
tudo isto ligado ao entusiasmo próprio de quem tem paixão pelo assunto conduz à receita para um final feliz.
(se bem que (infelizmente ) quem explora apaixonadamente qualquer assunto por mais que o aprimore acha que ele ainda pode ser melhorado... e por aí vai!... ).
a ideia dos condensadores faz sentido, para tornar mais curvilínea a onda quadrada, só que isto causa danos severos ao desempenho do circuito que deve chavear transferindo toda a energia para o destino (motor). mas de facto ao amortecerem picos vão proteger os fet e os diodos rectificadores que estão em paralelo.
realmente o problema que os díodos resolvem não tem a ver com tempos entre comutações, mas sim no que acontece imediatamente após a "abertura" do circuito: um violento e muito rápido pico de tensão inversa à que lhe deu origem e muito superior a esta. o 1n5406 ainda estará a pensar de onde virá a perturbação quando esta já lhe estará a cair por cima (e provávelmente com um valor (v) maior que ele foi feito para suportar...)
ontem esqueci de referir algumas partes... ...e como hoje meu disponibilidade é mais curta, faço uma sugestão (mais uma!):
a de uso de um simulador como o multisim ou outro, para "ver" em experiência virtual as vantagens e desvantagens de determinada alteração. todos os fenómenos transitórios poderão ser visualizados em tempo e magnitude.
é util, por ter a disposição um interessante equipamento laboratorial ainda que virtual, e os componentes virtuais que não fumegam.
---
a microchip tem uma an com um controlador para motores brushless para as duas versões, com sensores e sem sensores.
já um dia construí esse circuito e experimentei em motores sensorless. o desempenho não foi muito bom.
falta experimentar em motores com sensores. acredito que o funcionamento seja correcto.
seria uma boa experiência aplicar sensores num motor de indução e verificar como seria o resultado.
tudo isto ligado ao entusiasmo próprio de quem tem paixão pelo assunto conduz à receita para um final feliz.
(se bem que (infelizmente ) quem explora apaixonadamente qualquer assunto por mais que o aprimore acha que ele ainda pode ser melhorado... e por aí vai!... ).
a ideia dos condensadores faz sentido, para tornar mais curvilínea a onda quadrada, só que isto causa danos severos ao desempenho do circuito que deve chavear transferindo toda a energia para o destino (motor). mas de facto ao amortecerem picos vão proteger os fet e os diodos rectificadores que estão em paralelo.
realmente o problema que os díodos resolvem não tem a ver com tempos entre comutações, mas sim no que acontece imediatamente após a "abertura" do circuito: um violento e muito rápido pico de tensão inversa à que lhe deu origem e muito superior a esta. o 1n5406 ainda estará a pensar de onde virá a perturbação quando esta já lhe estará a cair por cima (e provávelmente com um valor (v) maior que ele foi feito para suportar...)
ontem esqueci de referir algumas partes... ...e como hoje meu disponibilidade é mais curta, faço uma sugestão (mais uma!):
a de uso de um simulador como o multisim ou outro, para "ver" em experiência virtual as vantagens e desvantagens de determinada alteração. todos os fenómenos transitórios poderão ser visualizados em tempo e magnitude.
é util, por ter a disposição um interessante equipamento laboratorial ainda que virtual, e os componentes virtuais que não fumegam.
---
a microchip tem uma an com um controlador para motores brushless para as duas versões, com sensores e sem sensores.
já um dia construí esse circuito e experimentei em motores sensorless. o desempenho não foi muito bom.
falta experimentar em motores com sensores. acredito que o funcionamento seja correcto.
seria uma boa experiência aplicar sensores num motor de indução e verificar como seria o resultado.