Fiat Palio Electrico (Brasil)
Enviado: quarta mai 21, 2008 10:57 pm
Fórum de Discussão sobre Energias Renováveis e Alternativas
https://www.novaenergia.net/forum/
quanto é que custa em euros???tem cara de palio, acabamento de palio e é um palio, mas custa cerca de 40% mais caro. por quê? não procure a resposta no acelerador. levam-se 28 segundos para chegar a 100 km/h, e de 110 km/h não passa. esqueça o velocímetro, mas continue olhando para o painel. perceba que os marcadores de temperatura do motor, do nível de combustível e o conta-giros sumiram. foram embora junto com o motor 1.0 fire, o tanque de combustível e o cano de escapamento. esse fiat palio é elétrico, recarrega na tomada. e, se você plugar na parede em horário de tarifa reduzida, o custo por quilômetro rodado fica baixíssimo, como se ele fizesse 60 km/l de gasolina. falando assim, os 37,8 cavalos de potência começam a ficar mais agradáveis.
o palio elétrico nasceu a pedido da itaipu binacional, a maior usina hidrelétrica do mundo... e dona de uma frota movida a gasolina. agora a casa de ferreiro quer ter espetos de ferro, e alinhavou com a fiat um contrato de desenvolvimento de tecnologia de cinco anos. "até 2008, a meta é tornar esse protótipo viável. nacionalizar peças, baixar o custo, aumentar a autonomia e diminuir o tempo de recarga", diz carlos eugênio dutra, diretor de produto da fiat. o palio elétrico quer lugar na frota de empresas geradoras e distribuidoras de energia - vaga deixada, nos anos 80, pelo gurgel itaipu.
a primeira coisa que chama a atenção é o silêncio. você vira a chave e parece que não ligou. o palio desliza tão sorrateiramente que, para evitar acidentes, uma campainha apita quando estamos em marcha à ré. o motor não grita nem quando subimos ladeiras.
o palio elétrico vai mal no 0 a 100 km/h, mas é esperto na cidade. tem mais torque que a versão 1.4 e essa força é entregue na hora, sem vacilo, como nos carrinhos de trombada do parque de diversões. em arrancadas, chega a cantar pneu. verdade seja dita, parte da derrapagem se deve ao fato de a fiat não ter recalibrado a suspensão dianteira. o protótipo é apenas 69 quilos mais pesado que o modelo 1.0 original, mas a distribuição de peso mudou bastante: o eixo dianteiro, que concentrava 63% do peso, agora tem 48%. na frente, o motor elétrico pesa apenas 42 quilos; atrás, 165 quilos de baterias tomaram o lugar do estepe (em caso de emergência, há um compressor de ar portátil e uma lata de líquido veda-furos).
baterias sempre foram o problema dos carros elétricos. grandes, pesadas, têm pouca autonomia e, quando gastas, viram lixo tóxico. "as do palio são diferentes. parte é reciclável, parte é biodegradável", afirma dutra. segundo a fabricante do sistema elétrico, a suíça mes-dea, a bateria tem vida útil de 150000 quilômetros.
flex: 110 e 220 volts
para recarregar, qualquer parede serve. a intensidade de corrente é de até 16 ampères, menos que um chuveiro elétrico, e ele aceita 110 e 220 volts. basta adaptar uma tomada industrial e plugar. a bateria aquece até 270oc e, então, começa a encher. o abastecimento pode parar e recomeçar, sem danos. ainda bem, porque a recarga completa leva oito horas. tanto descanso, diz a fiat, garante ao palio fôlego para 110 quilômetros na estrada ou 120 em ciclo urbano.
a autonomia cresce na cidade porque um alternador aproveita as desacelerações para carregar a bateria. basta apertar o botão "recupero". além de garantir mais uns 20 quilômetros, serve para cumprir a função de freio motor, ausente num carro elétrico. além de ser estranho no dia-a-dia, seria temerário conter o carro só no pedal, numa descida longa como a da rodovia dos imigrantes.
o sistema de freio é original do palio, apenas o servo ganhou uma bomba elétrica, para gerar o vácuo que viria do motor a combustão. aliás, tudo foi aproveitado, do radiador à bateria. ela alimenta o que, em outros carros, nós chamaríamos de "parte elétrica". tanto aproveitamento porque a fiat quer criar um carro de frota: simples, eficiente e sem vaidade. mas, quer saber? para ir ao trabalho, por 10000 reais, eu teria um.
gostei. só mostra que há pessoas muito inteligentes no brasil. quando derem por ela estão a exportar para o resto da américa do sul.agora a casa de ferreiro quer ter espetos de ferro, e alinhavou com a fiat um contrato de desenvolvimento de tecnologia de cinco anos. "até 2008, a meta é tornar esse protótipo viável. nacionalizar peças, baixar o custo, aumentar a autonomia e diminuir o tempo de recarga", diz carlos eugênio dutra, diretor de produto da fiat.
com as baterias made in europe, a mes dea é a fabricante das famosas "zebra" mas por cá o preço das baterias é o preço do automóvel lá! no mínimo!njay Escreveu:gostei. só mostra que há pessoas muito inteligentes no brasil. quando derem por ela estão a exportar para o resto da américa do sul.agora a casa de ferreiro quer ter espetos de ferro, e alinhavou com a fiat um contrato de desenvolvimento de tecnologia de cinco anos. "até 2008, a meta é tornar esse protótipo viável. nacionalizar peças, baixar o custo, aumentar a autonomia e diminuir o tempo de recarga", diz carlos eugênio dutra, diretor de produto da fiat.