Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder
Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por sergiomms »

offtopic
automov Escreveu:... portugal não tem nenhum carro de renome porque nunca investimos nisso a sério mas...
temos o umm, ok, tinhamos!
e foi um grande carro de renome para os amantes de 4x4, ao nivel dos melhores que se fizeram no mundo na mesma data; agora para os amantes comodistas de carros burgueses, foi uma pedra no sapato!
e vamos saber qual é a empresa portuguesa que está a desenvolver um ve? ou não?
serges Escreveu:...vamos todos unir esforços, para já estou a lutar com a ajuda de distribuidores nacionais e users e associados do fórum para mantermos os postos de carga que existem em lisboa e que sejam "abertos" ao publico em geral de forma a viabilizar mais ainda os veiculos eléctricos, pois precisamos de infraestruturas para poder ter sucesso e não o contrário...
na minha opinião, os pontos de carga são importantes mas não essenciais!
quando era puto, não haviam tantas bombas de gasolina como há agora, é certo que não haviam tantos carros e muitos empresários viram ali a sua galinha de ovos de ouro, mas se tiveres um ve capaz de te transportar comodamente entre casa e trabalho, sem grandes preocupações, carregas o carro quando chegares a casa!

e depois vamos-nos deparar com outro(s) problema(s):
um ve (ainda) não tem autonomia para fazer uma viagem lisboa/porto no mínimo a 120km/h, qualquer amante de ve's terá que ter um petrocarro também, logo passa a 2 carros/condutor ou /família(o que hoje em dia já acontece), a maior parte das habitações em portugal são em altura sem garagem ou com apenas 1 lugar de estacionamento, as pessoas vão ser confrontadas com o facto de não terem onde estacionar!
penso que teremos que "entrar" no mercado, um pouco como o fenómeno do smart, quero dizer, quem tem um smart tem outro carro ou então não tem família, penso que o futi está "quase" perfeito para entrar em comercialização, apenas tem que se mostrar credível, isto é, os 1º smarts, chumbaram o teste do alce e as pessoas assustavam-se com o facto de ficarem esmagadas dentro da carroçaria em caso de acidente, a smart baseou a publicidade em contrariar esses mitos/factos, o futi terá de fazer o mesmo e depois só deverá ser incrementado com velocidade e autonomia + segurança e está pronto para a selva urbana!
no meu entender, ainda não existe autonomia para um ve de 5 lugares entrar no mercado, e se isso acontecer vai "matar psicologicamente" o ve (coisa que já aconteceu no passado e é ao que estamos a assistir)
sergiomms

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por Barrocas »

grande confusão... o que chumbou o teste e capotou foi o mercedes classe a, o smart nem sequer o consegues por a derrapar de lado em "power", a electrónica não deixa fazer patetices

os postos de abastecimento são essenciais!

o que acontece se não puderes carregar em casa ou no trabalho? e quem mora/trabalha no centro de lisboa num 5º andar sem garagem? assim já há a possibilidade de o deixar a abastecer durante o dia, enquanto está estacionado.

além de que também podem usar um ve com mais distância em segurança, por exemplo, podia fazer 60km até lisboa, deixar a carregar, e depois voltar para casa ao fim do dia.

e quando houverem mais postos de abastecimento espalhados, mais longe podemos circular. onde é que iam os automóveis a gasolina se não houvessem bombas para abastecer?

em caso de necessidade, nos eléctricos até se pode carregar em casa de um amigo com uma extensão, mas gasolina não sai na torneira do wc...

os tempos vão mudar, as mentalidades também, e não vai demorar muito zzzztttt.....


PhoenixStFire
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: sábado ago 23, 2008 2:37 pm

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por PhoenixStFire »

sao todas ideias engraçadas essas dos postos de abastecimento, mas acho que nos estamos a esquecer do tempo que leva a abastecer, carros electricos devem começar a ter rentabilidades junto de empresarios e frota de algumas empresas, porque ja tem mais bolso para os comprar, e se querem fazer a viagem porto-lisboa nao é a fazer pit stops de 2 horas ou +, tudo bem que haja baterias de 15 minutos, mas quanto custam elas...e quantos watts levam so nesses 15 minutos? tamos a falar de ter quase uma central electrica ao lado nao tarda nada...

a unica formas de conseguires com que um veiculo, neste caso automovel, ev que consiga ser aceite por todos de tal forma que se de uma vantagem quase unica no que diz repeito a autonomia, 150 a 200km no minimo... para mim 200km no minimo, para ja ter muita aceitação pela maioria da populaçao incluindo empresas, depois arranjar um "range extender" um atrololado ou mm um espaço na baguageira extra (uma idiotice qualquer), que de mais 200 ou 300km de autonomia para auto estrada, e se se conseguisse com que um ev paguasse menos portagem... ai entao teria muito mais aceitação...

para se poder ter mais força o ev teria para mim de ser 80% no minimo fabrico portugues... a partir dai... eh pa... ou alguem tem alguma ideia "breakthruu" e revolucionaria de tal forma a que um automovel ev com 75cv consiga fazer 200km a velocidades de 100-120km/h e nao ultrapasse o tamanho de um automovel normal, e que seja acessivel à maioria dos comuns, abro ja uma fabrica com ele! ou entao... é esperar!
Todos os Genios são Malucos
Mas nem todos os Malucos são Genios!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por serges »

phoenixstfire Escreveu:sao todas ideias engraçadas essas dos postos de abastecimento, mas acho que nos estamos a esquecer do tempo que leva a abastecer, carros electricos devem começar a ter rentabilidades junto de empresarios e frota de algumas empresas, porque ja tem mais bolso para os comprar, e se querem fazer a viagem porto-lisboa nao é a fazer pit stops de 2 horas ou +, tudo bem que haja baterias de 15 minutos, mas quanto custam elas...e quantos watts levam so nesses 15 minutos? tamos a falar de ter quase uma central electrica ao lado nao tarda nada...

a unica formas de conseguires com que um veiculo, neste caso automovel, ev que consiga ser aceite por todos de tal forma que se de uma vantagem quase unica no que diz repeito a autonomia, 150 a 200km no minimo... para mim 200km no minimo, para ja ter muita aceitação pela maioria da populaçao incluindo empresas, depois arranjar um "range extender" um atrololado ou mm um espaço na baguageira extra (uma idiotice qualquer), que de mais 200 ou 300km de autonomia para auto estrada, e se se conseguisse com que um ev paguasse menos portagem... ai entao teria muito mais aceitação...

para se poder ter mais força o ev teria para mim de ser 80% no minimo fabrico portugues... a partir dai... eh pa... ou alguem tem alguma ideia "breakthruu" e revolucionaria de tal forma a que um automovel ev com 75cv consiga fazer 200km a velocidades de 100-120km/h e nao ultrapasse o tamanho de um automovel normal, e que seja acessivel à maioria dos comuns, abro ja uma fabrica com ele! ou entao... é esperar!

olá bem vindo ao nosso fórum pois as suas participações são muito poucas o que é pena pois tem muito para dar além da sua opinião, no entanto discordo, já que a média de kms do povo português não passa dos 50km diários, ao que então o ve chegaria para a maioria da população portuguesa, mas não é isso que se pretende já que todos temos direito a uma escolha/opção. os postos não terem interesse,já aqui foi dito, o problema está em que nem todos temos garagens, nem todos vivemos no r/c, sim já que assim onde é que essas pessoas vão carregar? e não esquecer do tempo de carga ou no trabalho ou em casa quando vai dormir. os 150km a 200km é possível e existe tal autonomia, no entanto o preço se calhar poderá dizer algo sobre ele, não estar ao alcance de todos!

como já disse a alternativa não é só uma, pois os eléctricos só por si não serão uma resposta para todos...talvez com o tempo...

epa 75cv num eléctrico é ter um porche carrera 911 gt pois com uma cavalagem dessas nem um maclaren lhe ganha!!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por sergiomms »

barrocas Escreveu:grande confusão... o que chumbou o teste e capotou foi o mercedes classe a, o smart nem sequer o consegues por a derrapar de lado em "power", a electrónica não deixa fazer patetices
foi por esse motivo que lhe meteram a electrónica!
barrocas Escreveu: os postos de abastecimento são essenciais!
tu tens uma bereco, já fizeste 1250km, e quantas vezes carregaste as baterias num posto de abastecimento? (que eu saiba apenas o fizeste 1x e foi em tom de teste/brincadeira)
na minha opinião, estar dependente da existencia de postos de carregamento é estar a "matar o carro electrico", não devemos depender de vontades alheias para ir para a frente com as nossas!

quem apareceu 1º o ovo ou a galinha?
sergiomms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por serges »

não me leves a mal pergunta me tu então a mim quantas vezes utilizei o de casa e digo te das 60 cargas 15 foram em casa as outras foram ou no colombo (39) ou no vasco da gama (5) ou mesmo em casa de amigos e familiares (1)!

e agora, com esta quero te explicar que nem todos tem acesso a tomadas e garagens com tomadas e para isso esses postos de carga servem para tal como uma segunda alternativa... agora dizeres que vamos depender desses postos eu digo te não serão mais como uma segunda alternativa mas muito boa gente não adquire tal veiculo pois não tem forma de carregar!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


PhoenixStFire
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: sábado ago 23, 2008 2:37 pm

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por PhoenixStFire »

Código: Selecionar todos

olá bem vindo ao nosso fórum pois as suas participações são muito poucas o que é pena pois tem muito para dar além da sua opinião, no entanto discordo, já que a média de kms do povo português não passa dos 50km diários, ao que então o ve chegaria para a maioria da população portuguesa, mas não é isso que se pretende já que todos temos direito a uma escolha/opção. os postos não terem interesse,já aqui foi dito, o problema está em que nem todos temos garagens, nem todos vivemos no r/c, sim já que assim onde é que essas pessoas vão carregar? e não esquecer do tempo de carga ou no trabalho ou em casa quando vai dormir. os 150km a 200km é possível e existe tal autonomia, no entanto o preço se calhar poderá dizer algo sobre ele, não estar ao alcance de todos!

como já disse a alternativa não é só uma, pois os eléctricos só por si não serão uma resposta para todos...talvez com o tempo...

epa 75cv num eléctrico é ter um porche carrera 911 gt pois com uma cavalagem dessas nem um maclaren lhe ganha!!!!
sim nao digo que nao tenhas razão, mas tava a falar de forma a tornar muito mais atrativo o ev de forma a que pudesse ser mais aceite, mas claro que ainda estamos muito longe de obter tal sucesso!
diria que a maioria do portugues na rotina diaria faria no maximo dos maximos 100km diarios, compras, levar os muidos a escola ou a creche...etc e sim nem todos tem forma de carregar os ev's, mas isso tudo parte das ideias de cada um, em apartamentos geralmente tem parques a frente ou comuns exteriores, é fazer investimento e de forma segura para não haver vandalismo e/ou abuso, ate pode se perdir apoio as camaras para se fazer parquimetros com carregador, ate se quiserem abrem uma cadeia de parques de ev's nos centros urbanos ao pe de grandes empresas, as pessoas pagam tipo 1 euro por dia e deixam o carro a carregar, parte das ideias de cada um... se o problema existe, temos mais é de o saber resolver!

com 75 cavalos... sim pode ser um abuso diria já quase um desportivo, mas já há motores eletricos ac hibridos (com imans permanestes) com 50 cv feitos na alemanha, o melhor é ser europeu e nao tem de se pagar alfandega!

so falei dos 75 cavalos e dos 200km por uma razão, com a experiencia e a vida aprendi a nao levar tudo como garantido, e esperar sempre o imprevisto, sempre... pode haver falha de electricidade ou baixa de luz, o carregador queimar, subidas muito ingrimes, enfim ha um sem numero de hipoteses que posso aqui enumerar so num minuto, que sao coisas muita plausiveis de acontecer que sendo o carro electrico ainda nao é muito comum, nao ha nenhuma logistica, e com os fosseis ja existe.


eu diria que temos possibilidade de tornar o ev numa coisa mais ridicula no sentido de que qualquer um pode o ter, desde de que haja vontade de todos, ideias, engenho, empenho, e acima de tudo nao desistir. claro que é complicado devido as leis, aos preços das peças, a autonomoia, as baterias, etc... e concordo plenamente quando dizem que é muito dificil, mas vejo muitos posts de quererem fazer algo, muita gente com vontade, e se calhar alguns que nao se querem chatear ou nao tem tempo para, na minha opinião opinião quem quiser fazer algo mais e achasse capaz que combinemos e falemos em meter maos à obra, porque uma pessoa conseguem calar e dissuadir, mas muitas... ja se torna mais dificil...e ate podera se ganhar alguns pontos.

acho que ninguem quer morrer de velhice e pensar que deixou o planeta num caos para os seus futuros filhos e netos nao conseguirem viver nele... pior sera pensar que poderia ter feito algo!
Todos os Genios são Malucos
Mas nem todos os Malucos são Genios!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por jmal »

phoenixstfire Escreveu: sim nao digo que nao tenhas razão, mas tava a falar de forma a tornar muito mais atrativo o ev de forma a que pudesse ser mais aceite, mas claro que ainda estamos muito longe de obter tal sucesso!
diria que a maioria do portugues na rotina diaria faria no maximo dos maximos 100km diarios, compras, levar os muidos a escola ou a creche...etc e sim nem todos tem forma de carregar os ev's, mas isso tudo parte das ideias de cada um, em apartamentos geralmente tem parques a frente ou comuns exteriores, é fazer investimento e de forma segura para não haver vandalismo e/ou abuso, ate pode se perdir apoio as camaras para se fazer parquimetros com carregador, ate se quiserem abrem uma cadeia de parques de ev's nos centros urbanos ao pe de grandes empresas, as pessoas pagam tipo 1 euro por dia e deixam o carro a carregar, parte das ideias de cada um... se o problema existe, temos mais é de o saber resolver!
acho que esses 100km diários são para poucas pessoas, penso que são poucas as pessoas que fazem 25.000 km ano só na rotina diária, e para que nasçam têm de atingir o maior numero de pessoas, que provavelmente não fazem mais de 50 km diários.

tens razão, soluções existem sempre, mas carros é que tardam em aparecer.
phoenixstfire Escreveu: com 75 cavalos... sim pode ser um abuso diria já quase um desportivo, mas já há motores eletricos ac hibridos (com imans permanestes) com 50 cv feitos na alemanha, o melhor é ser europeu e nao tem de se pagar alfandega!
75 cv num eléctrico é uma potência já muito grande, mas podem sempre haver desportivos, não te esqueças do óbvio, se queremos carros eficientes não podemos esbanjarmos nas potências como fazem nos a gasolina*gasóleo, dizem ser económicos, eficientes e amigos do ambiente e depois metem-lhes motores a consumir 100-150 cv, enfim.
phoenixstfire Escreveu: so falei dos 75 cavalos e dos 200km por uma razão, com a experiencia e a vida aprendi a nao levar tudo como garantido, e esperar sempre o imprevisto, sempre... pode haver falha de electricidade ou baixa de luz, o carregador queimar, subidas muito ingrimes, enfim ha um sem numero de hipoteses que posso aqui enumerar so num minuto, que sao coisas muita plausiveis de acontecer que sendo o carro electrico ainda nao é muito comum, nao ha nenhuma logistica, e com os fosseis ja existe.
mais uma vez não compares eléctricos com ci, claro que avarias vai haver sempre, mas repara que o electrico não tem mudanças de peças como sejam os filtros, óleos, águas, etc, portanto a probabilidade de avaria será sempre muito menor, e não é por ter uma maior potência que vai avariar menos.
phoenixstfire Escreveu: eu diria que temos possibilidade de tornar o ev numa coisa mais ridicula no sentido de que qualquer um pode o ter, desde de que haja vontade de todos, ideias, engenho, empenho, e acima de tudo nao desistir. claro que é complicado devido as leis, aos preços das peças, a autonomoia, as baterias, etc... e concordo plenamente quando dizem que é muito dificil, mas vejo muitos posts de quererem fazer algo, muita gente com vontade, e se calhar alguns que nao se querem chatear ou nao tem tempo para, na minha opinião opinião quem quiser fazer algo mais e achasse capaz que combinemos e falemos em meter maos à obra, porque uma pessoa conseguem calar e dissuadir, mas muitas... ja se torna mais dificil...e ate podera se ganhar alguns pontos.
as leis já existem, as peças também, são caras por não existem para venda, nem sequer existem carros, pra quê haver peças, o dificil vai ser convencer os "gordos" (classe politica, empresários, sugadores, entre outrs) a fazer alguma coisa. repara no nosso amigo tozerrvm, converteu um carro ci para eléctrico na maior, agora legaliza-lo tá quieto, complicação em cima de complicação.
phoenixstfire Escreveu: acho que ninguem quer morrer de velhice e pensar que deixou o planeta num caos para os seus futuros filhos e netos nao conseguirem viver nele... pior sera pensar que poderia ter feito algo!
ainda são muito poucos os que pensam nisso, as pessoas só pensam no presente, não no futuro.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


icarho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por icarho »

para já os meus parabéns pela qualidade dos v/ post's!

não tendo acompanhado este tópico desde o inicio temo poder estar a repetir algo que já tenha sido aqui referido...mas acho que não faz mal, digamos que será o enfatizar da questão...

para começar entendo que a implementação de uma rede de posto de recarga seria um bom primeiro passo que as empresas que gerem o estacionamento urbano deveriam ser obrigadas a dar! já que são tão solicitas a plantar parquimetros, ao menos que o façam disponibilizando algo em troca neste caso energia! os parques cobertos deveriam reservar lugares para ve's com pontos de recarga, como o fazem para os deficientes.

outros dos grandes problemas do transporte automovel é o facto de para alem de terem que transportar pessoas ( digo corpos ) é terem de transportar egos, que como todos sabemos são muito mais volumosos que a carne/ossos que lá vai dentro e ás vezes nem um autocarro da carris seria suficientemente grande para o fazer, mas enfim....

de certeza que já está determinado, estatisticamente falando, qual a percentagem do trafego urbano particular que leva 1, 2, 3 ou 4 pessoas! tenho a impressão que os 1 e 2 ganham com uma percentagem esmagadora!

então se queremos começar por algum sitio porque não começar por ve pequenos, 2 lugares ( assim ao estilo do smart, passe a publicidade...), ultraleves para compensar o peso das baterias, onde seja previligiado a autonomia em detrimento da velocidade, pois para além de todos os limites sugeridos ( sim..porque ninguem os cumpre ) pelo codigo, temos os limites realmente impostos pelo trafego citadino cheio de bichas e filas!

então sim poderemos pensar noutro tipo de veiculos! ganhemos a batalha do urbano e só depois nos devemos abalançar para as outras...

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por sergiomms »

serges Escreveu:não me leves a mal pergunta me tu então a mim quantas vezes utilizei o de casa e digo te das 60 cargas 15 foram em casa as outras foram ou no colombo (39) ou no vasco da gama (5) ou mesmo em casa de amigos e familiares (1)!
ok, eu pergunto:
ó xô serges, quantas vezes....
serges Escreveu: e agora, com esta quero te explicar que nem todos tem acesso a tomadas e garagens com tomadas e para isso esses postos de carga servem para tal como uma segunda alternativa... agora dizeres que vamos depender desses postos eu digo te não serão mais como uma segunda alternativa mas muito boa gente não adquire tal veiculo pois não tem forma de carregar!!!
concordo plenamente, no inicio apenas vão servir como descarga de consciencia, tipo:
- à e tal se precisar espero ali 2horas para carregar o carro!
sergiomms

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por Bluesky »

quem apareceu 1º o ovo ou a galinha?
ainda ninguem respondeu a esta simples pergunta? pois foi um antepassado da galinha, uma especie de galinha-dinossauro, que pos um ovo moderno. logo foi o ovo.
ganhemos a batalha do urbano e só depois nos devemos abalançar para as outras...
poderemos imediatamente criar gamas de veiculos electricos, uns citadinos outros estradistas. digo eu!
acho que esses 100km diários são para poucas pessoas, penso que são poucas as pessoas que fazem 25.000 km ano só na rotina diária, e para que nasçam têm de atingir o maior numero de pessoas, que provavelmente não fazem mais de 50 km diários.
a questão não está em fazer ou nao 25.000 km ano, mas sim o coeficiente de caganço - ninguem quer ficar na estrada. até recomendo autonomias de 150 km, que prevê condutores mais acelarados (gastadores), que prevê o decaimento da capacidade das baterias, que prevê um dia onde mais quilometros têm de ser feitos. se a autonomia for sobredimensionada temos disponibilidade, caso contrário não. é o mesmo que ter o tanque cheio, nao significa que tenhamos que o gastar, mas ficamos mais descansados. alem disso podemos voltar a "abasteçer" mesmo sem ter chegado ao fim. a tal importancia das baterias, estou certo?
ultraleves para compensar o peso das baterias, onde seja previligiado a autonomia em detrimento da velocidade
tenho dado por mim a comparar o peso bruto dos automoveis, pena que nao haja informaçao relacionada com o peso do seu motor de combustao interna (ci). alguma ideia?
à e tal se precisar espero ali 2horas para carregar o carro!
publicidade enganosa, nao? como fosse necessario ficar a agarrar na ficha electrica para ela nao cair!! bem, deve funcionar para muita gente. penso que devemos arranjar-lhes extensoes electricas mais compridas para elas terem mais autonomia #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por Barrocas »

sergiomms Escreveu: - à e tal se precisar espero ali 2horas para carregar o carro!
pelo contrário, recomendo vivamente que continues a ir à bomba de gasolina para em 15minutos largar 50euros de cada vez que seja necessário atestar o veículo fumarento

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por jmal »

só uma nota, a maior parte dos veículos circula menos de 2 horas por dia, o que deixa para carregar, deixa-me ver, humm e tal, 22 horas para carregar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


PhoenixStFire
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: sábado ago 23, 2008 2:37 pm

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por PhoenixStFire »

a questão não está em fazer ou nao 25.000 km ano, mas sim o coeficiente de caganço - ninguem quer ficar na estrada. até recomendo autonomias de 150 km, que prevê condutores mais acelarados (gastadores), que prevê o decaimento da capacidade das baterias, que prevê um dia onde mais quilometros têm de ser feitos. se a autonomia for sobredimensionada temos disponibilidade, caso contrário não. é o mesmo que ter o tanque cheio, nao significa que tenhamos que o gastar, mas ficamos mais descansados. alem disso podemos voltar a "abasteçer" mesmo sem ter chegado ao fim. a tal importancia das baterias, estou certo?
bluesky gostei do teu comentario e disseste o que queria dizer em menos palavras e de forma mais explicita! tiro-te o chapeu.
publicidade enganosa, nao? como fosse necessario ficar a agarrar na ficha electrica para ela nao cair!! bem, deve funcionar para muita gente. penso que devemos arranjar-lhes extensoes electricas mais compridas para elas terem mais autonomia #
sim mas o problema é algum puto la passar achar graça e cortar a ficha... tinhas de envolver o cabo em malha de açoe ter um encaixe com chave...ou entao se for bloco de apartamentos faz se um investimento de uma caixa de carga la ao pé do parque!
tenho dado por mim a comparar o peso bruto dos automoveis, pena que nao haja informaçao relacionada com o peso do seu motor de combustao interna (ci). alguma ideia?
so o bloco do motor dependendo da cilindrada ultrapassa os 100kg a vontade, fora radiador, escape, oleo de motor, bomba de injecçao, deposito, turbo, entrada de ar, e as tretas todas a volta que me falta dizer, mas diria que podes meter uns 200kg ou ate mesmo uns 300kg num motor completo! e isso de carros ultraleves é uma faca de 2 gumes, materiais leves sao muito caros, e os baratos pecam na segurança do veiculo, num mundo perfeito nao haveria acidentes, por isso um carro seguro e barato seria feito de aluminio ou aço, nao de carbono, kevlar ou titanio, olha que sei dos preços que ja tive com muito disso na mao!
só uma nota, a maior parte dos veículos circula menos de 2 horas por dia, o que deixa para carregar, deixa-me ver, humm e tal, 22 horas para carregar.
jmal tens razao, mas a questao nao é a rotina diaria, mas quando o carro nao a faz é o real problema! 50km ou 2 horas na estrada qualquer pessoa faz, mas 100km e 1 hora tambem ha quem o faça, imaginemos o nosso amigo bluesky salvo erro que é de braga e trabalha no porto, so ai a rotina diaria sao + de 100 km, nao nos esquecemos que muitos de nos fazemos km a mais so para fugir ao transito!
e eu ja tive preso 4 horas na ic19... e para fugir ao transito fiz o dobro do caminho!
mais uma vez não compares eléctricos com ci, claro que avarias vai haver sempre, mas repara que o electrico não tem mudanças de peças como sejam os filtros, óleos, águas, etc, portanto a probabilidade de avaria será sempre muito menor, e não é por ter uma maior potência que vai avariar menos.
sim eu tenho noção disso, mas continuo a dizer que ci tem uma bomba em cada esquina e uma oficina em cada outra, trata-se apenas de logistica, mas nao é nada que nao consiga ser resolvido, alias as avarias do ev sao mais faceis de resolver e provavelmente mais baratas!

e agora a pergunta do euro milhoes, e o que podemos fazer para ajudar o nosso amigo tozerrvm, quem é preciso chatear, o que é preciso fazer? nao ha nenhuma lista "to do"?
carros convertidos é complicado pelo que estou a ver se calhar mais valia registar em espanha e depois mudar para ca, quem fica a perder o dinheiro do tozerrvm é portugal!

sera que é a mesma complicação para um carro feito do zero?
Todos os Genios são Malucos
Mas nem todos os Malucos são Genios!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por jmal »

quanto à lista "to do" ou o a lista de tarefas para legalização, o tozerrvm está a tratar disso, ele já disse no tópico do ve dele que no final de tudo postava contas e procedimentos, portanto vamos aguardar.

quanto ao começar do zero penso que te referes a fazer um carro de raiz, esse é um objectivo de alguns de nós, para isso temos de nos associar e criar uma empresa no mínimo, os montantes e recursos para criar algo de raiz são algo que para muitos de nós está fora de questão, dai que a questão de transformar seja a mais escolhida.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


PhoenixStFire
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: sábado ago 23, 2008 2:37 pm

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por PhoenixStFire »

nao sei o que é necessario para fazer um carro de raiz, mas confesso que acho que deve ser muito complicado.
ja tem algum post quanto a esse assunto?
Todos os Genios são Malucos
Mas nem todos os Malucos são Genios!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por jmal »

phoenixstfire Escreveu:nao sei o que é necessario para fazer um carro de raiz, mas confesso que acho que deve ser muito complicado.
ja tem algum post quanto a esse assunto?
sim, procura no fórum veículos eléctricos -> diário de bordo do meu veículo elétrico
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 524
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
Localização: Grande Porto

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por tvcrabo »

ora bem,

ptos que acho devemos exigir ao governo.

1- obrigar colocação de tomadas em todos os lugares de estacionamentos pagos deste país por decreto de lei.
2- obrigar novos edificios (residenciais ou nao) a ter uma tomada em cada lugar de estacionamento
3- criação de empresas de investigação/produção de ve (talvez em parceria com universidades) cuja parte das frotas fossem compradas pelo estado para frotas de serviços ou entidades estatais.

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por sergiomms »

tvcrabo Escreveu:ora bem,

ptos que acho devemos exigir ao governo.

1- obrigar colocação de tomadas em todos os lugares de estacionamentos pagos deste país por decreto de lei.
2- obrigar novos edificios (residenciais ou nao) a ter uma tomada em cada lugar de estacionamento
3- criação de empresas de investigação/produção de ve (talvez em parceria com universidades) cuja parte das frotas fossem compradas pelo estado para frotas de serviços ou entidades estatais.
acho os pontos 2(uma tomada em cada lugar) e 3 muito ambiciosos!
4- estacionamento gratuito nos centros urbanos, pelo menos
5- redução de iva na compra de equipamento, depois de entrar com género de autorização para conversão do meu carro e caso não o concretize depois ter que devolver o iva (+- isto)
6- portagens a 50% ou até mesmo grátis (bom grátis não, de borla)
7- bombas de gasolina preparadas com tomadas (pelo menos as que têm mais espaço e um snack bar para a malta esperar)
8- um verdadeiro incentivo à geração de forma renovável de electricidade para o carro
sergiomms

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por sergiomms »

9- permissão de circulação na faixa do bus, pelo menos nas horas de ponta
sergiomms

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”