Sobre a TRAVAGEM REGENERATIVA
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Sobre a TRAVAGEM REGENERATIVA
uma das muitas formas de aproveitamento cinergético consiste na travagem regenerativa, que com o nome indica refere o uso do motor como elemento de travagem, ou resumidamente, converte o motor num gerador de electricidade.
a abertura este topico é um convite a quem queira partilhar informaçao tecnica relativa a estratégias para a abtençao do melhor resultado #
Link
Link
Link
Link
se algum video nao arrancar na pagina click no link respectivo. desta maneira poderá obter mais pormenores do video em questao tambem. #
a abertura este topico é um convite a quem queira partilhar informaçao tecnica relativa a estratégias para a abtençao do melhor resultado #
Link
Link
Link
Link
se algum video nao arrancar na pagina click no link respectivo. desta maneira poderá obter mais pormenores do video em questao tambem. #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Membro Silver
- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
Re: Sobre a TRAVAGEM REGENERATIVA
para ser sincero ainda n percebi a forma exacta como a energia regenerativa das travagens funciona.
presumo que seja +- desta forma.
quando se tenta "pedir" uma carga de x amperes a um gerador esta carga representa uma determinada força. ao aumentar os amperes a produzir a força que estamos a pedir que o gerador vença aumenta.... se forem menos amperes, esta força será mais pequena.
basicamenteo que me parece necessario é um controlador que ter uma relaçao entre a força com que se carrega no pedal e os amperes que vamos deixar que o gerador aplicado nas rodas forneçam as baterias. pedal mais brusco... mais amperagem, travagem imediata... pedal mais leva... poucos amperes para que exista uma abrandamento mais progressivo.
parece bem ou mal???
presumo que seja +- desta forma.
quando se tenta "pedir" uma carga de x amperes a um gerador esta carga representa uma determinada força. ao aumentar os amperes a produzir a força que estamos a pedir que o gerador vença aumenta.... se forem menos amperes, esta força será mais pequena.
basicamenteo que me parece necessario é um controlador que ter uma relaçao entre a força com que se carrega no pedal e os amperes que vamos deixar que o gerador aplicado nas rodas forneçam as baterias. pedal mais brusco... mais amperagem, travagem imediata... pedal mais leva... poucos amperes para que exista uma abrandamento mais progressivo.
parece bem ou mal???
-
hmm...vamos utilizar uma linguagem simples para dar uma ideia aproximada: se a sua viagem for feita em piso plano e a uma velocidade constante o sistema basicamente nao lhe interessa!! agora se o terreno for irregular, utilizará a energia das descidas para as subidas e "cria" um piso plano. utilizara tambem a energia das travagens para as acelaraçoes e assim "viajará" a uma velocidade constante. o resultado nao será tao ideal como o mencionado, mas aumentara significativamente a autonomia do veiculo. um abraço #
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
a travagem regenerativa é um sistema muito simples, o acelerador do veículo não é um acelerador mas sim um variador de velocidade, quando o veículo vai a subir o controlador dá-lhe mais corrente para tentar aproximar-se da velocidade desejada pelo utilizador, quando vai numa estrada plana, o controlador mete corrente ou acciona a travagem regenerativa para manter a velocidade, quando a descer o controlador utiliza apenas a travagem regenerativa para manter a velocidade. curiosamente a travagem regenerativa funciona como o acelerador, ou seja quanto maior foi a intensidade da travagem, maior será a intensidade da corrente a ir buscar ao motor ou gerador. a vectrix já utiliza este sistema, mas quanto à maneira como armazena a energia que é aproveitada, não sabemos.
a energia recuperada tem de passar por um elevador de tensão, isto porque o motor nunca vai gerar tensão igual ou superior à que a bateria tem, no caso de essa energia voltar para a bateria, essa mesma bateria tem de permitir carga rápida, caso contrário a eficiência será pouca, no caso de se ter um banco de super-condensadores, então a eficiência será muito maior, e penso que esta será a solução ideal.
a energia recuperada tem de passar por um elevador de tensão, isto porque o motor nunca vai gerar tensão igual ou superior à que a bateria tem, no caso de essa energia voltar para a bateria, essa mesma bateria tem de permitir carga rápida, caso contrário a eficiência será pouca, no caso de se ter um banco de super-condensadores, então a eficiência será muito maior, e penso que esta será a solução ideal.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
travagem regenerativa e um baixo coeficiente de arrastamento ou aerodinamico sao a chave do sucesso.
lembram-se do impact? foi em 1990, está a fazer 18 anos!!!!
Link
Link
lembram-se do impact? foi em 1990, está a fazer 18 anos!!!!
Link
Link
-
- Membro Silver
- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
por curiosidade,
alguem sabe dizer que aconteceu a este projecto? chegou a ser comercializado o carro?
fikem bem
alguem sabe dizer que aconteceu a este projecto? chegou a ser comercializado o carro?
fikem bem
-
claro que sim, é o prototipo antecessor do gm ev1. existe um topico sobre ele #
-
- Membro Silver
- Registado: segunda fev 01, 2010 12:00 pm
Re: Predator GTI - O meu VE
não tenhas tanta certeza, pois se são voces o pessoal das baterias a dizer que elas dever ser carregadas o mais frequentemente possível, a regeneração é o que faz, basta usar uma técnica de condução adequada, se a regeneração consegue encher as baterias dos hibridos, também o pode fazer nos ve.jmal Escreveu:num ve não façam conta com a regeneração para vos dar autonomia.koluirty Escreveu:isso são técnicas de hiper-milling, bastante usadas pelos "maluquinhos dos consumos" nos hibridos, o problema é que pelo que sei das scooters ve com excepção da vectrix, por enquanto não podes dosear a capacidade de regeneração, e assim que desaceleras entras em regeneração no modo programado. mas pelo que falei com o pessoal da sw isso pode ter soluçãorocker_pt Escreveu:então numa situação de fim de carga crítica, a autonomia pode ser aumentada não gastando esses 60a na horizontal.
se a estrada o permitir, acelera-se para próximo do maximo e depois só a enércia da mota deve dar para andar 1 a 2km
(sem gastar os 60a)
-
- Membro Platinium
koluirty Escreveu:não tenhas tanta certeza, pois se são voces o pessoal das baterias a dizer que elas dever ser carregadas o mais frequentemente possível, a regeneração é o que faz, basta usar uma técnica de condução adequada, se a regeneração consegue encher as baterias dos hibridos, também o pode fazer nos ve.jmal Escreveu:num ve não façam conta com a regeneração para vos dar autonomia.koluirty Escreveu: isso são técnicas de hiper-milling, bastante usadas pelos "maluquinhos dos consumos" nos hibridos, o problema é que pelo que sei das scooters ve com excepção da vectrix, por enquanto não podes dosear a capacidade de regeneração, e assim que desaceleras entras em regeneração no modo programado. mas pelo que falei com o pessoal da sw isso pode ter solução
não tem nada a ver, não podes comparar um ve com um híbrido, um híbrido tem um pack 5 vezes mais pequeno que uma pequena scooter, logo é fácil de carregar tendo ele pelo menos 10 vezes mais peso. um hibrido arranca com um motor com 6-7 vezes mais de potência em relação ao eléctrico, sendo o electrico apenas um auxilio, não sei se estás a ver as diferenças.
na minha a travagem regenerativa é progressiva consoante a velocidade, ou seja, mais velocidade mais trava, menos velocidade menos travagem, ou seja, tá calibrada para não haver travagens bruscas e haver abrandamentos progressivos, além disso posso ainda escolher 2 intensidades de travagem. na verdade ainda não testei a autonomia com e sem, mas duvido que não me dê mais do que 5 %, a grande vantagem é a segurança e comunidade,também noto que fica com mais performance, como a regenerativa repõe um pouco de carga, a tensão das baterias está sempre mais alta.
Cumps Inovadores
-
- Membro Silver
o meu hibrido tem um motor 3x mais potente que qualquer scooter, e dizes tu tem um pack 5x mais pequeno isso só quer dizer que fica sem carga muito mais depressa...jmal Escreveu:koluirty Escreveu:
não tenhas tanta certeza, pois se são voces o pessoal das baterias a dizer que elas dever ser carregadas o mais frequentemente possível, a regeneração é o que faz, basta usar uma técnica de condução adequada, se a regeneração consegue encher as baterias dos hibridos, também o pode fazer nos ve.
não tem nada a ver, não podes comparar um ve com um híbrido, um híbrido tem um pack 5 vezes mais pequeno que uma pequena scooter, logo é fácil de carregar tendo ele pelo menos 10 vezes mais peso. um hibrido arranca com um motor com 6-7 vezes mais de potência em relação ao eléctrico, sendo o electrico apenas um auxilio, não sei se estás a ver as diferenças.
na minha a travagem regenerativa é progressiva consoante a velocidade, ou seja, mais velocidade mais trava, menos velocidade menos travagem, ou seja, tá calibrada para não haver travagens bruscas e haver abrandamentos progressivos, além disso posso ainda escolher 2 intensidades de travagem. na verdade ainda não testei a autonomia com e sem, mas duvido que não me dê mais do que 5 %, a grande vantagem é a segurança e comunidade,também noto que fica com mais performance, como a regenerativa repõe um pouco de carga, a tensão das baterias está sempre mais alta.
a questão aqui não é a velocidade com que se descarregam as baterias, mas sim a capacidade de as voltar a encher, é ai que está o segredo dos hibridos e uma das principais razões porque as marcas europeias ainda não os vendem, porque por um computador a optimizar isso de forma a um automovel ser funcional no dia a dia, não é nada fácil e os japoneses já andamnisso há quase 20 anos...
mas nas scooters ve não cabem computadores (sobretudo pelo preço), resta ao condutor aprender como fazer.
também depende muito do percurso é bem verdad, mas uma regeneração doseavel pode dar muito mais de 5% se usada correctamente
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
eu, numa viagem de 50 kms, se travar 100 metros no total, já estarei a exagerar...
a travagem regenerativa é óptima, mas não para "aumentar" autonomia...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Platinium
koluirty Escreveu:o meu hibrido tem um motor 3x mais potente que qualquer scooter, e dizes tu tem um pack 5x mais pequeno isso só quer dizer que fica sem carga muito mais depressa...jmal Escreveu:koluirty Escreveu:
não tenhas tanta certeza, pois se são voces o pessoal das baterias a dizer que elas dever ser carregadas o mais frequentemente possível, a regeneração é o que faz, basta usar uma técnica de condução adequada, se a regeneração consegue encher as baterias dos hibridos, também o pode fazer nos ve.
a questão aqui não é a velocidade com que se descarregam as baterias, mas sim a capacidade de as voltar a encher, é ai que está o segredo dos hibridos e uma das principais razões porque as marcas europeias ainda não os vendem, porque por um computador a optimizar isso de forma a um automovel ser funcional no dia a dia, não é nada fácil e os japoneses já andamnisso há quase 20 anos...
mas nas scooters ve não cabem computadores (sobretudo pelo preço), resta ao condutor aprender como fazer.
também depende muito do percurso é bem verdad, mas uma regeneração doseavel pode dar muito mais de 5% se usada correctamente
nem mais, a bateria de um híbrido dura alguns minutos, no caso de um ve depende da velocidade, 30 minutos a várias horas, hora se no híbrido também a carregas em minutos, tendo este muito mais energia cinética para recuperar, juntando os 2 motores claro, ou seja, só um é que gasta, mas os 2 contribuem para a carga.
o dosear a travagem ou ter computador de bordo não soluciona, o híbrido tem-o para tirar partido do conjunto dos 2 motores, num ve quando mais travas mais ele carrega, mas mais depressa paras, portanto a condução económica seja a pilhas, a combustivel ou a lenha é aquela em que se usa menos o travão, não tenhas duvida, é o travão que regula os consumos e não o acelerador.
são situações muito diferentes, não à comparação possivel.
Cumps Inovadores
-
- Membro Gold
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
a travagem provocada pela inercia é mais eficiente que qualquer travagem regenerativa... se usarmos o travão regenerativo para travar dos 100 - 0 km/h nunca recuperaremos energia suficiente para acelerar novamente dos 0 - 100km/h... correcto?
-
- Membro Platinium
claro que não, é que a acelerar temos de vencer outras forças, como o atrito com o ar, gravidade, etc, enquanto a travar apenas aproveitamos a inercia, já vi alguns valores que rondam os 10 %, caso a regenerativa fosse 100 % eficiente, ou seja, caso se conseguisse aproveitar toda a energia, que não é possivel devido ás perdas de geração e varias outras, conseguia-se 10 % , no meu caso a eficiência da parte regenerativa situa-se entres os 50 e 80 % (50 % a baixa velocidade e 80% a mais velocidade), portanto acho que 5 % já é um valor bom de aumento da autonomia.marcopns Escreveu:a travagem provocada pela inercia é mais eficiente que qualquer travagem regenerativa... se usarmos o travão regenerativo para travar dos 100 - 0 km/h nunca recuperaremos energia suficiente para acelerar novamente dos 0 - 100km/h... correcto?
Cumps Inovadores
-
- Membro Silver
???? se regenerares energia sempre que precisas de abrandar, ou não precisas de "descer" mais depressa estás a "aumentar" a autonomia ...volt Escreveu:eu, numa viagem de 50 kms, se travar 100 metros no total, já estarei a exagerar...
-
- Membro Silver
estas a confundir tudo, se a travagem regenerativa é importante num hibrido com 2 motores, é duplamente num ve só com 1, no hibrido se não tiver carga nas baterias, mas tiver gasolina no depósito ando na mesma.jmal Escreveu:
nem mais, a bateria de um híbrido dura alguns minutos, no caso de um ve depende da velocidade, 30 minutos a várias horas, hora se no híbrido também a carregas em minutos, tendo este muito mais energia cinética para recuperar, juntando os 2 motores claro, ou seja, só um é que gasta, mas os 2 contribuem para a carga.
o dosear a travagem ou ter computador de bordo não soluciona, o híbrido tem-o para tirar partido do conjunto dos 2 motores, num ve quando mais travas mais ele carrega, mas mais depressa paras, portanto a condução económica seja a pilhas, a combustivel ou a lenha é aquela em que se usa menos o travão, não tenhas duvida, é o travão que regula os consumos e não o acelerador.
são situações muito diferentes, não à comparação possivel.
eu não carrego as baterias do meu hibrido directamente com o ice, só muito raramente, mas sim com a regeneração, o hibrido usa o computador para gerir as cargas e descargas no sentido de aumentar a longevidade das baterias a niveis impensáveis para um ve.
eu quando falo em travagem regenerativa é precisamente para substituir o travão, por isso é tão importante ser doseavel dos 0% aos 150% (se o motor electrico é capaz de picos de potencia numa polorização tambem deve ser capaz de picos na polorização inversa)
numa condução em condições ideais de facto não seria preciso um travão, mas no dia a dia tens descidas e transito quanto baste para se justificar a regeneração, aliás o próprio conceito "regeneração" demonstra o quanto indispensável é para um ve.
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
exacto. isso é lógico e é algo que eu já sabia antes de comprar um ve. o que estou a querer dizer, é que, em 100 metros (no meu percurso diário nem devo fazer tanto a travar), a autonomia ganha é ridiculamente pequena...koluirty Escreveu: ???? se regenerares energia sempre que precisas de abrandar, ou não precisas de "descer" mais depressa estás a "aumentar" a autonomia ...
pela minha experiência (prática), deduzi que, se fizermos uma descida de 5 kms regenerando sempre que pudermos, ganhamos carga para fazer uns 500 metros. fica muito aquém da possibilidade de regressar a subir...
333.333,3 KM a bombar faísca!
-
- Membro Silver
500 m. são 10% de 5 kms e se tiveres que fazer 500 mts a pé a puxar pela mota vão parecer 5 kmsvolt Escreveu:exacto. isso é lógico e é algo que eu já sabia antes de comprar um ve. o que estou a querer dizer, é que, em 100 metros (no meu percurso diário nem devo fazer tanto a travar), a autonomia ganha é ridiculamente pequena...koluirty Escreveu: ???? se regenerares energia sempre que precisas de abrandar, ou não precisas de "descer" mais depressa estás a "aumentar" a autonomia ...
pela minha experiência (prática), deduzi que, se fizermos uma descida de 5 kms regenerando sempre que pudermos, ganhamos carga para fazer uns 500 metros. fica muito aquém da possibilidade de regressar a subir...
sobretudo se forem a subir num dia de verão
-
- Membro Gold
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
penso que todos estamos de acordo neste ponto. no entanto nunca poderemos esperar que a travagem regenerativa nos dê energia suficiente para o ve dispensar a tomada, como muita gente gostaria, ou como acontece com os híbridos. as percentagens anunciadas rondam os 5-10% que o jmal e o volt já nos confirmaram com a sua experiência ser muito optimista.koluirty Escreveu: 500 m. são 10% de 5 kms e se tiveres que fazer 500 mts a pé a puxar pela mota vão parecer 5 kms
um prius, em modo puramente eléctrico e sem passar os 50km/h faz quantos km? uns 2km?? e quantos km temos de fazer com o motor ci para repor essa energia? è claro que tudo o que vier é "lucro" pois de outra forma seria desperdiçado na forma de calor... alem de pouparmos os travões convencionais...
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
é bem verdade quase não uso os travões, só em situações de emergência e quando preciso de estar com ela parada!marcopns Escreveu:penso que todos estamos de acordo neste ponto. no entanto nunca poderemos esperar que a travagem regenerativa nos dê energia suficiente para o ve dispensar a tomada, como muita gente gostaria, ou como acontece com os híbridos. as percentagens anunciadas rondam os 5-10% que o jmal e o volt já nos confirmaram com a sua experiência ser muito optimista.koluirty Escreveu: 500 m. são 10% de 5 kms e se tiveres que fazer 500 mts a pé a puxar pela mota vão parecer 5 kms
um prius, em modo puramente eléctrico e sem passar os 50km/h faz quantos km? uns 2km?? e quantos km temos de fazer com o motor ci para repor essa energia? è claro que tudo o que vier é "lucro" pois de outra forma seria desperdiçado na forma de calor... alem de pouparmos os travões convencionais...
a travagem regenerativo é a melhor coisa que existe com um uso devido pode se ganhar alguma coisa nem que seja psoicologica!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga