Bicicleta Eléctrica

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
Scorpion_D
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça nov 15, 2016 9:27 am

Bicicleta Eléctrica

Mensagem por Scorpion_D »

Boas pessoal,



Estou a pensar comprar uma bicicleta eléctrica para ir para o trabalho pois o percurso são cerca de 8 km em que no total diário serão 32 km (4 x 8 km) visto que vou almoçar a casa.

Duas das vezes tenho 120m de acumulado em que não é muito mas uma das vezes tendo em conta que estou em hora de almoço não posso demorar muito a subir :p

Um dos pontos que tenho a ponderar tem a haver com a segurança pois vou deixar a bicicleta na rua à porta do trabalho e embora passe muita gente tenho algum receio.

Por isto ainda estou a pensar numa trotine eléctrica para levar para dentro do trabalho no entanto não tenho tanta autonomia de km's...



Algumas sugestões?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bicicleta Eléctrica

Mensagem por serges »

Realmente é fazer contas pois na compra de um bicla electrica tem o apoio do estado em que pode ser renumerado no IRS, no caso da trotinete não.

Quanto a subidas e tal nada como testar mas creio que qualquer uma delas safa se...

Tem as Xioami M365 que são bom preço e boa autonomia e as bicicletas tem sempre a possibilidade na Decathlon...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Bicicleta Eléctrica

Mensagem por Freddy_krueger »

Em termos de segurança a scooter (podendo levar para escritório), é outra coisa... mas pensando em todos esses kms diários (8x4 ainda são 32kms dia), para mim que já sou cota... parece-me puxado para o "corpo"... nesse caso a bicla oferece vantagens pois roda maior digere melhor buracos, vais sentado...só tens de ver se tem autonomia para esses kms... idealmente comprava uma com autonomia de >50kms para já te precaveres com alguma degradação das baterias (que devem ser li ion ou LIPO)... como Serges diz, a scooter Xiaomi ou as biclas decathlon parecem-me bons starting points nessa procura.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


OnlineRah
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta dez 21, 2018 11:45 am

Re: Bicicleta Eléctrica

Mensagem por OnlineRah »

Depende de quanto quer gastar. Tem eléctricas "descartáveis" a partir de 600€, mas tenha em consideração que quando está a comprar uma bicicleta (bem, tal como com tudo o resto) está também a comprar a fiabilidade, segurança e durabilidade.

Regra geral, uma boa bicicleta custará pelo menos 2000€. Tem as Winora do grupo Haibike com uma boa relação qualidade-preço, com sistemas Bosch. Se quiser dobrável, consegue desde Decathlon até Brompton (3000€). As diferenças são óbvias quando experimentar...


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Bicicleta Eléctrica

Mensagem por Freddy_krueger »

OnlineRah Escreveu: segunda mar 09, 2020 9:48 pm Depende de quanto quer gastar. Tem eléctricas "descartáveis" a partir de 600€, mas tenha em consideração que quando está a comprar uma bicicleta (bem, tal como com tudo o resto) está também a comprar a fiabilidade, segurança e durabilidade.

Regra geral, uma boa bicicleta custará pelo menos 2000€. Tem as Winora do grupo Haibike com uma boa relação qualidade-preço, com sistemas Bosch. Se quiser dobrável, consegue desde Decathlon até Brompton (3000€). As diferenças são óbvias quando experimentar...
Bem visto...
Pois... as biclas (sejam Elétricas ou só a pedal), têm uma amplitude de preços enorme consoante suas prestações, qualidade, etc...

Vai tudo depender sempre do que se quer (e pode) investir...

Eu venho de ser um motard ICE (agora apenas uma bicla do biketour daquelas bem baratuxas a pedal), e lembro-me que mota mais cara que comprei (uma Fazer 600 2ªmão) foi 2.900 eur e já fartei-me de pensar...
Anos mais tarde, com outro capacidade financeira, comprei 1º automóvel meu (andava com carro emprestadado de meus pais) - um Nissan Leaf 40 novo por valor net 27.500 EUR (depois de deduzido fundo ambiental)... algo que nunca pensei gastar num carro... até poucos meses antes andava a ver carros de 15KEUR...

São investimentos... neste caso gastos a médio/longo prazo que convém analizar bem para ver qual se adequa mais... nomeadamente em quantos anos se estima que vá ser amortizado seu custo inicial... Exemplo: chinesices baratas não vão ser amortizadas em 5 anos pois nem 6 meses duram em uso intensivo.... :P
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Pipanight
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo jul 14, 2019 1:45 am

Re: Bicicleta Eléctrica

Mensagem por Pipanight »

ola boas, eu sou novo aqui e gostaria de saber se alguém aqui sabe ou tem conhecimento em construir uma bateria com celulas de lítio ou lifepo4 com bms para uma bicicleta eléctrica com uma voltagem de 72v e 40 amperes? ou se ha algum tópico aqui no forum que forneca essa informação?

cumprimentos
Luis


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Bicicleta Eléctrica

Mensagem por jmlflorencio »

Há informação dispersa por vários tópicos...

Como pretendes fazer essa montagem?
Com que células? Novas ou usadas?
Como vais ligar as células, e em que configuração?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Bicicleta Eléctrica

Mensagem por Freddy_krueger »

Pipanight Escreveu: quinta mar 19, 2020 2:26 pm ola boas, eu sou novo aqui e gostaria de saber se alguém aqui sabe ou tem conhecimento em construir uma bateria com celulas de lítio ou lifepo4 com bms para uma bicicleta eléctrica com uma voltagem de 72v e 40 amperes?
Isso é uma bicla ou uma mota?! 72V x 40amp dá uma bateria com potência de 2880w...é muita fruta..digo eu..

Atenção que em alguns países como França já estão a verificar se biclas têm só os motores de 250w.... na Europa para uso na via pública é o máximo de potência nas bicicletas elétricas...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Bicicleta Eléctrica

Mensagem por jmlflorencio »

Bem visto, realmente!

Por outro lado, também poderiam ser 40Ah, em vez de 40A (é uma confusão habitual)...

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”