pemifer Escreveu: ↑quinta nov 07, 2019 11:00 am
1 módulo avariar só ao fim de 6 anos?
Isso é um cenário praticamente impossível!
Não é impossível. É a realidade.
Qualquer engenheiro projeta qualquer dispositivo para durar o tempo da garantia. Nunca menos tempo. Mas também nunca mais.
Menos tempo dá prejuízo. O ideal é avariar o mais próximo possível a seguir ao termo...
A situação que averiguei a fundo foi relativa ao meu Toyota Prius 2G.
Vendi o carro com 11 anos ainda com a bateria original, sem problemas, mas coloquei todos os cenários à Toyota.
A bateria vai perdendo eficiência, o que é normal, mas com o tempo o que vai acontecer é um dos módulos avariar. O sistema do carro vai detetar isso e vai assinalar avaria.
Acontecendo dentro dos 8 anos é substituída a bateria sem custos. Poucos casos... os engenheiros japoneses são bons nisso.
Fora da garantia, tem acontecido alguns casos a partir dos 11 anos. Mas acontecerá mais tarde ou mais cedo a todos.
Há duas coisas que se pode fazer:
Ir a uma empresa especializada, (já há várias) e substituir apenas os módulos avariados. Pode-se substituir por usados devidamente testados e com alguma garantia. Um mês, ou seis meses, depende... é uma solução económica de voltar a por o carro a andar... Porque, tratando-se de um HEV, a capacidade real da bateria afeta os consumos, mas desde que os modulos estejam bons, não há problema. E montar módulos novos junto com usados não trás grandes vantagens.
A segunda solução é ir a Toyota e entregar a bateria velha, montando uma bateria nova. Com montagem e IVA eram 1650.00 euros. Só que deixaram-me bem claro que essa bateria só teria a garantia geral de peças genuínas:
2 anos sem limite de kms.
Estamos a falar de baterias de NiMh, trabalhando apenas em ambiente controlado dentro do carro sem cargas externas.
pemifer Escreveu: ↑quinta nov 07, 2019 11:00 am
Pensei que o texto era explicito, mas parece que não é.
Substituição do quê?
Se for a substituição da bateria por avaria, está coberto na parte em que diz "Garantia de 5 anos ou 100.000km, o que ocorrer primeiro, para todos os componentes dedicados ao VE."
Se um modulo da bateria avariar, dentro da garantia é substituído o modulo, terminando a garantia do mesmo no prazo global do conjunto.
Fora da garantia, que é naturalmente o mais provável o cliente paga o modulo a substituir, e fica com uma garantia deste de dois anos sem limite de kms. Mas apenas deste.
Se pretender a substituição da bateria completa, compra a bateria e fica com a garantia de 2 anos sem limite de kms.
Fica o alerta para os proprietários de qualquer BEV confirmar na sua marca como se processa isto...
Fica ainda o alerta que em algumas marcas não dá para recorrer a empresas externas para substituir módulos. Principalmente os donos de BMW que confirmem isto.