Carregadores Chademo Portáteis

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Carregadores Chademo Portáteis

Mensagem por rnlcarlov »

Uma vez que os clones (e os Leafs mais antigos) só têm carregadores internos de 3/3.6 kW, e os novos postos instalados serem maioritariamente 7/22kW, há bastante tempo que me interesso por um adaptador que permite usar essa potência extra (ou de tomadas trifáscias) para carregar os carros mais rapidamente. Sem mudar componentes do carro o mais simples é um coversor AC-DC que carregue por Chademo. Até agora o que tenho visto é muito caro (16000 pela chargebox, que é todo xpto e carrega até 22kW) ou com mau feedback e de construção um bocado tosca (Emotorwerks).
Mas parece que recentemente apareceram alguns carregadores que parece estarem a ir na direção correcta. Por exemplo, encontrei este que aparece a 3000$ e que carrega até 20A DC: https://www.evseadapters.com/collection ... ck-charger
Pesquisando pelo Alibaba vê-se que o mesmo carregador é vendido com marcas diferentes, nomeadamente SETEC.

Imagem

Felizmente, já há pessoas a testar e até agora parece que tem funcionado bem e cumprido o pretendido. Aqui está um vídeo de carregamento de um C-zero na Alemanha

Link

Se carregasse até 15kW, acho que abria os cordões à bolsa e fazia uma loucura, mas mesmo assim já me parece intessante. Ainda é um investimento razoável, mas cheira-me que um DIY de trocar o carregador interno para 6 kW tb não ficaria muito barato, fora todo o know-how que é preciso e a quantidade de coisas que podem correr mal.

Avatar do Utilizador

Strat
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: quarta set 28, 2016 3:05 pm

Re: Carregadores Chademo Portáteis

Mensagem por Strat »

Ui. Isso é que era!
Quero um VE.
Vou ter um VE. 8-)
28/09/2016
:arrow:
Já tenho um VE. :shock:
Peugeot Ion nascido em França, criado em Portugal.
#asubireadesceraSerradeSintra desde 21/10/2016

Avatar do Utilizador

renateves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 501
Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm
Localização: Aveiro

Re: Carregadores Chademo Portáteis

Mensagem por renateves »

12Kw... não é 15 mas já não falta muito ;)


Link

Começo também a olhar para este "addon" com outros olhos, já que é simples para o proprietário... embora traga problemas com o peso/espaço do bicho e de ter que deixar, pelo menos, duas janelas abertas para a passagem dos cabos. :roll:

Mas se baixar para uns centenas de euros, é algo a pensar muito bem! Neste momento anda nos poucos milhares de euros
Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Carregadores Chademo Portáteis

Mensagem por rnlcarlov »

Eu não pus aqui por ser bastante caro, mas da mesma empresa têm também um de 20kW, mais ou menos com as mesmas dimensões desse do vídeo:
Imagem

Como carrega até 40A DC, num Leaf ou num clone (360V) isso corresponde a 14.4kW. O preço free-on-board para uma unidade é de $5500.
Naturalmente que com compra de mais unidades o preço é mais baixo, mas isso também se aplica à versão de 10kW. Recentemente dois australianos de outro fórum compraram 2 desses para ficar mais barato, mas não sei em que preço ficou.

De qualquer forma ainda há muito poucos postos em Portugal com >7kW de potência instalada.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Carregadores Chademo Portáteis

Mensagem por zeuz »

Não vos quero desmoralizar... mas quer-me parecer que quando esses carregadores baixarem para preços comportáveis, já a oferta de BEVs será melhor e a melhores preços... além de uma rede mais alargada de carregamento...

Sent from my X5 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Carregadores Chademo Portáteis

Mensagem por jasmim »

Que Leaf é esse da foto? Tem uma parachoques diferente e frisos entre faróis e porta de carregamento.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Carregadores Chademo Portáteis

Mensagem por visitante1 »

Esses carregadores nem sequer existem
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Carregadores Chademo Portáteis

Mensagem por MVS »

Isto cheira-me a carregadores sem o devido transformador de isolamento e filtragem entre muitos outros problemas, logo de uso ilegal na Europa.

Os Suiços têm produtos deste tipo e os preços são cerca de 3 vezes superiores.
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Carregadores Chademo Portáteis

Mensagem por rnlcarlov »

zeuz Escreveu: quarta fev 15, 2017 8:13 pm Não vos quero desmoralizar... mas quer-me parecer que quando esses carregadores baixarem para preços comportáveis, já a oferta de BEVs será melhor e a melhores preços... além de uma rede mais alargada de carregamento...
Mas quem tem carros com carregadores limitados a 3kW tem de se adaptar. Mesmo que a rede se expanda e atualize os postos de 3.6 para 7.2 ou 22kW, de pouco serve a quem tem os carros de 1ª geração.

Não tenho conhecimentos técnicos para avaliar o que estes carregadores têm ou não, mas "eles andém aí", logo é questão de ir vendo a feedback dos utilizadores.

Versão 10kW
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: RE: Re: Carregadores Chademo Portáteis

Mensagem por zeuz »

jasmim Escreveu:Que Leaf é esse da foto? Tem uma parachoques diferente e frisos entre faróis e porta de carregamento.
É uma versão chinesa do Leaf, fruto de uma parceria com um fabricante local.

Sent from my Edison 3 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Carregadores Chademo Portáteis

Mensagem por MVS »

rnlcarlov Escreveu: quinta fev 16, 2017 2:18 pmNão tenho conhecimentos técnicos para avaliar o que estes carregadores têm ou não, mas "eles andém aí", logo é questão de ir vendo a feedback dos utilizadores.
Não consigo ampliar as fotos do teu post. Podes colocar outro tipo de link?

Aparentemente e pela análise das fotos estas corroboram o que escrevi acima. Estamos perante rectificação trifásica AC para um barramento DC e depois switching directo em cima do mesmo para o output. Quanto a mim esta topologia é perigosa para o utilizador e de uso ilegal no espaço comunitário.

Penso que existem aqui no fórum alguns membros que poderão estar ligados a empresas que desenvolvem carregadores. Gostaria de saber a sua opinião sobre este assunto.
Imagem


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: RE: Re: Carregadores Chademo Portáteis

Mensagem por jasmim »

zeuz Escreveu: quinta fev 16, 2017 9:45 pm
jasmim Escreveu:Que Leaf é esse da foto? Tem uma parachoques diferente e frisos entre faróis e porta de carregamento.
É uma versão chinesa do Leaf, fruto de uma parceria com um fabricante local.

Sent from my Edison 3 using Tapatalk
(Y)
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Carregadores Chademo Portáteis

Mensagem por RJSC »

MVS Escreveu: sexta fev 17, 2017 7:50 am Aparentemente e pela análise das fotos estas corroboram o que escrevi acima. Estamos perante rectificação trifásica AC para um barramento DC e depois switching directo em cima do mesmo para o output. Quanto a mim esta topologia é perigosa para o utilizador e de uso ilegal no espaço comunitário.

Penso que existem aqui no fórum alguns membros que poderão estar ligados a empresas que desenvolvem carregadores. Gostaria de saber a sua opinião sobre este assunto.
Ora bem, quanto à presença de circuitos de tensão elevada não isolados da rede elétrica em veículos, tendo em conta que em auto-caravanas se liga uma instalação elétrica no interior de um veículo diretamente à rede elétrica, não tenho nada contra.
Aliás, o carregador interno original do Renault ZOE é não isolado, por isso é que cabe um carregador de 43kW ou 22kW na frente.
É feita a retificação trifásica ou monofásica com correção do fator de potência e são utilizados os enrolamentos do motor como indutor junto com os transitores do controlador para formar uma fonte comutada não isolada.
E o ZOE não está probido na Europa. :roll:

Daqui a uns tempos também posso experimentar construir um carregador não isolado para uso próprio e não tenho receio. Basta que o fio terra esteja presente na pistola de carregamento e toda a estrutura do carro fica ligada à terra, sendo tão seguro tocar como qualquer outro eletrodoméstico metálico.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Carregadores Chademo Portáteis

Mensagem por rnlcarlov »

Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Carregadores Chademo Portáteis

Mensagem por MVS »

Eu não digo que não funciona. O do ZOE funciona e até com um rendimento miserável nas potências mais baixas.

As directivas Europeias proíbem-me a mim de produzir e fazer a marcação CE mandatória de semelhante equipamento como bem sabes pela tua formação. Aos fabricantes de automóveis é dada uma latitude invulgar que não encontras noutras empresas.

Em DIY todos podemos inventar...
Imagem


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Carregadores Chademo Portáteis

Mensagem por RJSC »

MVS Escreveu: sexta fev 17, 2017 4:26 pm As directivas Europeias proíbem-me a mim de produzir e fazer a marcação CE mandatória de semelhante equipamento como bem sabes pela tua formação. Aos fabricantes de automóveis é dada uma latitude invulgar que não encontras noutras empresas.
Se na Europa deixaram a Volkswagen passar entre os pingos da chuva depois de não cumprir com as normas de emissões poluentes, passa tudo.
No caso do ZOE se calhar pode porque o carregador está no interior do veículo, sendo portanto como qualquer outro electrodoméstico que não tenha uma fonte de alimentação isolada.

Mas agora lembrei-me que hoje em dia a maior parte dos inversores grid-tie das microproduções são não isolados.
Há uns anos a SMA ainda vendia uns Sunny Boy com transformador de isolamento mas acho que também já deixou de fazer inversores com isolamento devido ao volume, peso e custo (também custo de transporte e armazenamento)...

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”