Sabvoton SVMC72150

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
AntMad
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta jul 20, 2011 10:54 am
Localização: Barcelos

Sabvoton SVMC72150

Mensagem por AntMad »

Boa noite a todos,

Adquiri recentemente uma scooter eletrica Ekoway TL-6000.

Estou bastante contente com ela, mas o arranque está muito lento. Tem um controlador Sabvoton SVMC72150, mas este não tem a ficha usb para configuração. Tenho um cabo USB para TTL PL2303 que pelo que tenho lido, é o suficiente para diagnóstico e programação deste controlador! Apenas precisava que alguém me ajudasse a identificar em que pinos tenho que ligar o cabo na ficha redonda de 14 pinos deste controlador! E se me puderem ajudar a identificar os parâmetros que tenho que mudar para melhorar, também agradeço imenso!

Agradecido pela atenção!

Cumprimentos
----------------------------------------------------------------------------------
->BMW E60 525i equipado a GPL marca Prins VSI com injectores Keihin
->Maxi Scooter Ekoway TL-6000 6kW 60A Lítio

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sabvoton SVMC72150

Mensagem por Emanuel Couto »

Olá!
A malta vai ajudar, umas imagens ficava mais fácil...

Não quer mudar este tópico para a secção dos DB's !?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Sabvoton SVMC72150

Mensagem por MVS »

No website da Sabvoton tens a opção de downloads onde podes aceder ao conteúdo do CD que acompanha o controlador de motor, tens lá toda a documentação e aplicação de configuração para o PC.

Wiring: Yellow - RX ; Green - TX

Onde compraste a scooter deverão ter o cabo adaptador que deverias usar preferencialmente a outras soluções.

O parâmetro que te interessa subir para melhorar o arranque é a "motor phase current" para 350A no caso dessa scooter.
Imagem

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Sabvoton SVMC72150

Mensagem por t3lmo »

Viva,

Mesmo não sendo o mesmo controlador...
Posso desde já partilhar o software que usei para programar a minha ML 5000: https://drive.google.com/open?id=0B1h_c ... Vh4STNaT00
Assim como os ecrãs de valores dessa mesma programação: https://drive.google.com/open?id=0B1h_c ... 0E1c3pKV1E

Usei um cabo conversor de RS232 para USB série.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
AntMad
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta jul 20, 2011 10:54 am
Localização: Barcelos

Re: Sabvoton SVMC72150

Mensagem por AntMad »

Agradecido pelas respostas :)

Obrigado MVS, ppr acaso já tinha feito o download desse software o problema é que não tem lá esses fios dessas cores! O ideal era mesmo um pinout para saber s os fios ja estao la e sao simplesmente outras cores ou se tenho que soldar uns fios novos! De momento a loja não é opção, pois pelo que vendedor me disse, a loja (ecocriterio) só abre no dia 20, e gostava de meter um arranque decente na mota nos entretantos!
----------------------------------------------------------------------------------
->BMW E60 525i equipado a GPL marca Prins VSI com injectores Keihin
->Maxi Scooter Ekoway TL-6000 6kW 60A Lítio

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Sabvoton SVMC72150

Mensagem por MVS »

No Google Drive além do software de configuração, USB driver do adaptador de origem tens os manuais em PDF e pinout dos conectores de adaptação. O pinout do conector circular não está disponível.
Nunca vi implementações em que a cablagem de programação não estivesse disponível, não creio que tenhas de aceder directamente ao conector circular.
O fabricante dessas scooter utilizou muitas vezes versões OEM desse controlador (s/ conector circular) que diferiam um pouco da versão à venda.
Mais abaixo tens o diagrama do wiring da versão mais antiga que deve estar instalada na tua scooter.
SVMC Wiring
SVMC Wiring
Imagem

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sabvoton SVMC72150

Mensagem por serges »

Fantástica colaboração, obrigado #MVS

Este é o espirito
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
AntMad
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta jul 20, 2011 10:54 am
Localização: Barcelos

Re: Sabvoton SVMC72150

Mensagem por AntMad »

Muito agradecido por toda a rápida colaboração, em especial ao MVS! [SMILING FACE WITH SMILING EYES] Mas infelizmente, já tinha também essa imagem e não tenho presentes os fios com as ditas cores de comunicação [DISAPPOINTED BUT RELIEVED FACE]

Alguém sabe quanto deve rondar em medição os fios de dados? E uso um cabo usb->TTL ou com rxd e txd de usb->rs232?

Também tenho que ligar o GND ou apenas o txd e rxd?

Agradeço imenso a colaboração antecipadamente!

Cumprimentos

Enviado do meu M52_Red_Note através de Tapatalk
----------------------------------------------------------------------------------
->BMW E60 525i equipado a GPL marca Prins VSI com injectores Keihin
->Maxi Scooter Ekoway TL-6000 6kW 60A Lítio


Autor do tópico
AntMad
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta jul 20, 2011 10:54 am
Localização: Barcelos

Re: Sabvoton SVMC72150

Mensagem por AntMad »

Desculpe Emanuel Couto, vi agpra que não lhe respondi! O diário de bordo não é mais para ir expondo o que se vai experienciando do nosso VE e partilhando as peripécias e momentos com estes‽ ;)
----------------------------------------------------------------------------------
->BMW E60 525i equipado a GPL marca Prins VSI com injectores Keihin
->Maxi Scooter Ekoway TL-6000 6kW 60A Lítio

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sabvoton SVMC72150

Mensagem por Emanuel Couto »

AntMad Escreveu:Desculpe Emanuel Couto, vi agpra que não lhe respondi! O diário de bordo não é mais para ir expondo o que se vai experienciando do nosso VE e partilhando as peripécias e momentos com estes‽ ;)

Na boa ;)

Um DB é o lugar indicado para colocar as questões que colocou acima, o que referiu, e muito mais...

É só dizer que mudamos num estante!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Sabvoton SVMC72150

Mensagem por Jorge Rocha »

Bem vindo!

Se colocasses umas fotos poderia eu facilmente identificar os fios, já que me passaram alguns pelas mãos.

Nesses controladores, os primeiros que foram lançados, vieram com uma ficha simples de dois conectores, dedicada para a programação. Existe um cabo que nela se liga, com saída USB, para fácil programação. É muito simples. Tentar arranjar por outros meios pode ser possível, mas pode também sair muito caro.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Sabvoton SVMC72150

Mensagem por MVS »

Como disse o Jorge uma fotografia dos conectores do controlador de motor ajudaria muito.

Eis o cabo adaptador USB Serial CH341A que referi:
CH341A USB Serial Adaptor
CH341A USB Serial Adaptor
USB Serial Adaptor.JPG (21.41 KiB) Visto 3160 vezes
Tem apenas dois pinos do lado serial.

Eis a identificação do driver instalado:
CH341A USB Serial Adaptor Driver
CH341A USB Serial Adaptor Driver
USB Serial Adaptor CFG.JPG (5.51 KiB) Visto 3160 vezes
O software de configuração deve estar feito às 3 pancadas porque a maior parte das vezes só existe sucesso na conexão se primeiro for aberta pelo software a porta série do modem interno do laptop e depois aí sim aberta a porta série onde está instalado o adaptador CH341A.
Imagem

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Sabvoton SVMC72150

Mensagem por Emanuel Couto »

Magnífica ajuda, não é AntMad :!:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
AntMad
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta jul 20, 2011 10:54 am
Localização: Barcelos

Re: Sabvoton SVMC72150

Mensagem por AntMad »

Sem dúvida Emanuel Couto :)

Muito obrigado pelas contribuições e pelas boas vindas Jorge Rocha, MVS, serges, Emanuel Couto e t3lmo! Ainda não tinha agradecido porque estava a contar ainda tentar hoje ver algo e dar novidades, mas não tive tempo! A ver se amanhã não chover tenho tempo! Assim que veja consiga desmontar para mostrar fotos, postarei!

Hoje apenas tive tempo para tentar mais uma vez comunicação com a unica ficha de 2 pinos ocupados que tem lá (1 fio amarelo e 1 verde), tentei tanto com o cabo USB->TTL e com o cabo USB->RS232, e não tive sucesso com nenhum deles.

Agradecido pela colaboração :)

Jorge Rocha, tenho visto algumas modificações que tem feito e depois queria falar consigo para falar da possibilidade e me dar valores para uma ou duas que estou a pensar pedir-lhe para fazer na minha! Só temos o obstáculo da distância, pois sou de Barcelos e o Jorge de Aveiro não é?

Cumprimentos e agradecimentos para todos
----------------------------------------------------------------------------------
->BMW E60 525i equipado a GPL marca Prins VSI com injectores Keihin
->Maxi Scooter Ekoway TL-6000 6kW 60A Lítio

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Sabvoton SVMC72150

Mensagem por Jorge Rocha »

De Barcelos a Aveiro ainda é um bocadito. Uns 130Km, para mais... Antes poderá passar por Ermesinde, onde o MVS e seu irmão trabalham na mesma arte. Se eu poder ajudar, porque não?
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
AntMad
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta jul 20, 2011 10:54 am
Localização: Barcelos

Re: Sabvoton SVMC72150

Mensagem por AntMad »

Boas pessoal,

Uma pequena atualização

Ainda não tive hipótese de desmontar a mota para tirar fotos dos fios, contudo andei a investigar um pouco e estive a ver umas coisas na ficha de 14 pinos do inversor, que a essa sim, tenho acesso.
Resumindo, já sei que os fios de comunicação usam os pinos 6 e 7, já confirmei que nesses pinos estão 2 fios, 1 verde e um verde amarelado, que são os 2 presentes na única ficha de dois pinos livres presentes. Por isso confirma-se ser essa a ficha de diagnóstico, o que complica mais a coisa pois essa nunca funcionou com a ficha rs232 ou com a ttl que tenho..

De facto dentro da ficha de 14 pinos detectei um problema, que era o fio do pino 7 ter a solda partida, de inicio quando vi isso fiquei contente por pensar que teria encontrado a origem do problema de comunicação.. mas.. fio soldado e com nova manga e o problema permanecia..

Não contente em ficar por aí, com receio que fosse esses fios estarem partidos em algum ponto entre a ficha de 14 pinos e a de 2 para diagnostico, retirei os fios dos pinos 6 e 7 da ficha do controlador e aí soldei novos fios mais curtos que liguei aos adaptadores e mesmo assim nada.. Como sempre desde o inicio, quando ligo o programa e selecciono a porta em que está ligado o adaptador usb->rs232/ttl, nada.. apenas pisca o led TX do programa, mas o led RX do programa não dá sinais de vida, e não muda nenhum dado dentro do programa..

Está-me a escapar alguma coisa? Ou terei um controlador com defeito na comunicação?

Tem alguma configuração que tenha que mudar nas definições da porta do adaptador? Ou esgotei tudo que havia para tentar?? :|

O cabo USB->rs232 que estou a utilizar é o HL-340, também conhecido por CH340 e estou a ligar os pinos 2 e 3 da ficha rs232 de 9 pinos, aos pinos 6 e 7 da ficha de 14 pinos do controlador. Não tem contacto, nem mesmo invertendo os fios.

O cabo USB->TTL que estou a usar é o PL-2303, e estou a ligar os fios tx e rx aos pinos 6 e 7 da ficha de 14 pinos do controlador. Não tem contacto, nem mesmo invertendo os fios.

Junto no post imagens que encontrei com a minha investigação que talvez possam vir a ser úteis a alguém no futuro para identificar a origem dos fios ;)

Abreijos
tabelka.jpg
tabelka.jpg (106.49 KiB) Visto 3027 vezes
vXPZix.jpg
RQBFEU.jpg
RQBFEU.jpg (124.75 KiB) Visto 3027 vezes
----------------------------------------------------------------------------------
->BMW E60 525i equipado a GPL marca Prins VSI com injectores Keihin
->Maxi Scooter Ekoway TL-6000 6kW 60A Lítio

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Sabvoton SVMC72150

Mensagem por Jorge Rocha »

Pode ser que ajude...
No meu computador, não me perguntem porquê, para comunicar com os SABVOTON tenho de ir ao canto superior (no ecrã do programa) onde está "communacation" abrir a porta 3 (se não estou em erro), ficando logo a piscar o led "TX", e abrir nova porta 13 (se não estou em erro) ficando assim a piscar também o led "RX".
Fica pronto a configurar.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Sabvoton SVMC72150

Mensagem por MVS »

Jorge Rocha Escreveu:Pode ser que ajude...
No meu computador, não me perguntem porquê, para comunicar com os SABVOTON tenho de ir ao canto superior (no ecrã do programa) onde está "communacation" abrir a porta 3 (se não estou em erro), ficando logo a piscar o led "TX", e abrir nova porta 13 (se não estou em erro) ficando assim a piscar também o led "RX".
Fica pronto a configurar.
"O software de configuração deve estar feito às 3 pancadas porque a maior parte das vezes só existe sucesso na conexão se primeiro for aberta pelo software a porta série do modem interno do laptop e depois aí sim aberta a porta série onde está instalado o adaptador CH341A."

Mesmo com o adaptador do fabricante só conseguimos uma comunicação consistente em laptops com modem interno e usando o passo de mágica descoberto pelo Jorge e anteriormente explicado.
Imagem


Autor do tópico
AntMad
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta jul 20, 2011 10:54 am
Localização: Barcelos

Re: Sabvoton SVMC72150

Mensagem por AntMad »

Ok! Mais logo vou ver se consigo comunicação com esse truque ;)

Depois digo se consegui!

Desculpe MVS! Realmente já me tinha dito isso numa mensagem anterior e não prestei a devida atenção! O meu portátil não tem modem interno, mas vamos a ver se invento algo para esse passo :)

Cumprimentos e obrigado a todos pela colaboração

Enviado do meu M52_Red_Note através de Tapatalk
----------------------------------------------------------------------------------
->BMW E60 525i equipado a GPL marca Prins VSI com injectores Keihin
->Maxi Scooter Ekoway TL-6000 6kW 60A Lítio

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sabvoton SVMC72150

Mensagem por serges »

Então novidades para arrumar este suspense!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”