Consequências da Mobilidade Geográfica no Emprego

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
augsantos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mai 15, 2007 11:30 pm

Consequências da Mobilidade Geográfica no Emprego

Mensagem por augsantos »

pafi Escreveu:Sei que já devia ter feito isto há mais tempo, mas aqui vai o update.
Pois é meus caros, foi mesmo um pouco de tudo o que disseram, e resumindo... as últimas semanas significaram uma mudança profissional para São João da Pesqueira (190km de Coimbra e 2,5h de viagem de carro CI). A branquinha tem rolado uns meros metros ao fim de semana para ir buscar umas compritas e uns churrascos... Tadinha...
O Folha, ainda estou a estudar a possibilidade de fazer três viagens diárias com ele, mas 90km a subir e a descer de 900m para 500m e viceversa também não me parece :( . Esse ensaio ficará para as próximas semanas... Era bom que desse.
Ou seja, a mobilidade elétrica que me toca levou um grande rombo graças a uns certos senhores :evil: ... e os 21000km (SW) + 10000km (Leaf) rodados nestes ano e meio + seis meses, respetivamente, não irão continuar a aumentar ao mesmo ritmo.
A vida trás destas coisas. Custou a encaixar, mas temos que avançar para onde o trabalho nos leva. Em teoria, serão uns quatro anos, mas pode ser que aconteça alguma revolução...
Entretanto, tenho olhado para uma estação daquelas de auto caravanas (parecida com a de Estarreja), que existe à entrada da vila, mas ainda não tive tempo de ver se tem tomada (acho que não...). Se tiver coloco no electromaps e passará a ser o ponto de carga mais a nordeste ;) .....

Estive a pensar um pouco na tua situação e porque não arranjas um ponto intermédio onde possas fazer a troca de veículo e deixá-lo a carregar para a volta e dia seguinte? Assim conseguias fazer a viagem e rentabilizar os teus VE. ;)
Predator Customized - Lithium 60AH 80000km (3800km com gel)
Peugeot Ion - 2015 (1,2€ / 100km)
AQS 300L Tubos de vácuo - 8 meses / ano sem gastar €€€

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Mensagem por ogadiv »

Nem parece o pafi que nós conhecemos, sempre a promover a mobilidade elétrica. Compreendo que possas estar numa fase de adaptação, a mim também me está a acontecer o mesmo, a mudança de local de trabalho afecta sempre qualquer pessoa, pelo menos eu continuei perto de onde estava, menos mal.
Acredito que depois de passares esta fase de adaptação, vamos ter a mobilidade elétrica aí para esses lados. Já estive a ver o percurso, e ainda fica mais perto S. João da Pesqueira do que as minhas idas a Vidago, por isso, já me estou a ver a ir aí fazer-te uma visita, para ver a tua branquinha é claro. Ainda por cima temos um ponto de carregamento na Régua que fica a meio do caminho. Podes não estares a residir lá, mas ...

A mobilidade elétrica conta contigo, e força nesta nova etapa da tua vida.
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

augsantos Escreveu:Estive a pensar um pouco na tua situação e porque não arranjas um ponto intermédio onde possas fazer a troca de veículo e deixá-lo a carregar para a volta e dia seguinte? Assim conseguias fazer a viagem e rentabilizar os teus VE. ;)
Exactamente uma garagem com electricidade e guardas a mota e o carro e vice versa...

Quanto a revolução já a iniciei mas falta apoiantes...

Um mega abraço...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
S. João da Pesqueira? xiii meu amigo. Eles são mesmo teus amigos! :cry: Deixa lá que a gente sobrevive. A alguns dos teus colegas ainda querem mais mal!
augsantos Escreveu:Estive a pensar um pouco na tua situação e porque não arranjas um ponto intermédio onde possas fazer a troca de veículo e deixá-lo a carregar para a volta e dia seguinte? Assim conseguias fazer a viagem e rentabilizar os teus VE. ;)
Olha que se o horário permitir, quem sabe não poupas uns trocos!
Vá lá pessoal de Viseu? Mangualde? Penalva do Castelo? Sátão?
Clubes de motard da região, alguém dá uma ideia? Um local para estacionar em segurança? O combustível
o pafi paga, ou pagamos nós , carago!

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Ja viste que se der para usar os teus VEs ultapassas toda a gente com os km diarios :mrgreen:
Live long and prosper!

Autor do tópico
augsantos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mai 15, 2007 11:30 pm

Mensagem por augsantos »

visitante2 Escreveu:Ja viste que se der para usar os teus VEs ultapassas toda a gente com os km diarios :mrgreen:
É esse o espírito. Temos que ver o lado bom do que nos acontece. Assim nunca nos acontece nada de mal. :P

Lancei um tópico para um encontro, Vamos a Leiria :?: :?:
Predator Customized - Lithium 60AH 80000km (3800km com gel)
Peugeot Ion - 2015 (1,2€ / 100km)
AQS 300L Tubos de vácuo - 8 meses / ano sem gastar €€€

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Bem!
Agora começo a perceber, porque a minha (pm) ao Pafi, a perguntar se estava tudo bem, da qual, nunca obtive resposta!
Até pensei que estivesses chateado cmg ! Apesar de não haver motivos para tal.

Quanto à estabilidade em que vivemos, num país na bancarrota, onde ter um trabalho já é considerado luxo, que vai de mal para pior.....

Em que de um momento para o outro ficamos desempregados, e sem podermos cumprir os nossos compromissos, até mesmo ter que entregar a casa ao banco, e com a desvalorização, mesmo com a entrega do imóvel, não dá para saldar a dívida.

Quanto ao caso dos professores!
Infelizmente as coisas estão cada vez piores!!!! ( há tanta injustiça e coisas mal administradas)
Que é melhor eu nem comentar!!!! (ACREDITEM QUE SIM) pois vivo o problema de perto, uma vez que a minha esposa tb é professora, e não vejo as coisas irem num bom caminho..... :(

Agora colocando-me no teu lugar! É sem dúvida motivo para uma pessoa ficar lixada, frustrada etc. :evil:

Sendo um grande adepto da modalidade elétrica.... Acabas de investir num carro elétrico, que já por si, é uma atitude de coragem, visto a situação atual do pais, e já a fazer contas para rentabilizar o investimento em determinado tempo.

E de súbito és transferido para quase 200 km da tua residência, um percusso muito complicado para fazer com um elétrico.

E agora! o dinheiro investido!! Etc. Etc......

Tomara que encontres uma solução!! (Acredito que sim)

Boa sorte...... grande abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

Bolas... esta vida é lixada! Como eu te compreendo, também estou no mesmo saco, só que ainda tive sorte neste ano e fiquei a 4.5km de casa!
S. João da Pesqueira para se fazer de carro ou mota, é mesmo duro, e não é só pela distância é no meio de portugal, no meio de serras, com inverno duro a chegar com muita chuva, frio e gelo. Não te quero desanimar, pelo menos conta com a nossa solidariedade.
Pegando na ideia do augsantos, resta a hipotese de escolher uma garagem alugada(?) com tomada 230V num ponto intermédio onde possas guardar o carro ou mota. Exemplo: o carro faz parte sul da viagem e a mota a parte norte da viagem. A meio tens uma garagem onde tens sempre um veiculo a carregar em carga lenta.
Um pouco tola a ideia, talvez, mas assim continuavas a ter custos residuais de locomoção.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Emanuel Couto Escreveu:Bem!
Agora começo a perceber, porque a minha (pm) ao Pafi, a perguntar se estava tudo bem, da qual, nunca obtive resposta!
Até pensei que estivesses chateado cmg ! Apesar de não haver motivos para tal.

Quanto à estabilidade em que vivemos, num país na bancarrota, onde ter um trabalho já é considerado luxo, que vai de mal para pior.....

Em que de um momento para o outro ficamos desempregados, e sem podermos cumprir os nossos compromissos, até mesmo ter que entregar a casa ao banco, e com a desvalorização, mesmo com a entrega do imóvel, não dá para saldar a dívida.

Quanto ao caso dos professores!
Infelizmente as coisas estão cada vez piores!!!! ( há tanta injustiça e coisas mal administradas)
Que é melhor eu nem comentar!!!! (ACREDITEM QUE SIM) pois vivo o problema de perto, uma vez que a minha esposa tb é professora, e não vejo as coisas irem num bom caminho..... :(

Agora colocando-me no teu lugar! É sem dúvida motivo para uma pessoa ficar lixada, frustrada etc. :evil:

Sendo um grande adepto da modalidade elétrica.... Acabas de investir num carro elétrico, que já por si, é uma atitude de coragem, visto a situação atual do pais, e já a fazer contas para rentabilizar o investimento em determinado tempo.

E de súbito és transferido para quase 200 km da tua residência, um percusso muito complicado para fazer com um elétrico.

E agora! o dinheiro investido!! Etc. Etc......

Tomara que encontres uma solução!! (Acredito que sim)

Boa sorte...... grande abraço.
Isto está muito mau...

Ainda não tinha contado aqui, mas o Leaf que agora é do Volt esteve para ser meu. Fui o primeiro a reserva-lo, mas passei 2 dias e uma noite em claro a pensar na situação profissional e daqui a 2 anos arriscava-me a andar com o Leaf ao fim-de-semana e deixar a semana toda a bateria a envelhecer:
a química da bateria do Leaf (LiMn) degrada-se muito mais rapidamente que a LiFePO4 das motas chinesas, de tal forma que fazer 15000 km/ano ou te-lo parado na garagem resulta na mesma degradação.
Então telefonei ao vendedor para contactar os restantes interessados, com a esperança de uma nova geração de baterias daqui a 2 ou 3 anos com uma taxa de degradação mais baixa que me permita deixar o veículo parado sem grande prejuízo se necessário, ou com 1.5 a 2 vezes mais autonomia.

Ou a sociedade se reorganiza e acaba com os empregos a 200 km de casa ou então o aquecimento global e a poluição atmosférica vão dar uma lição a quem não acredita (mas infelizmente quem acredita também vai sofrer pelos pecados alheios).

Com o fim do petróleo convencional (poços pouco profundos em terra) pode ser que isto mude, já que ainda há petróleo mais 100 anos mas está em areias betuminosas, debaixo de oceanos com 11km de profundidade e fendas de xisto, no ártico debaixo de quilómetros de gelo e extraí-lo fica bem mais caro que de um poço de 3 km no Médio Oriente ou no Texas.
Já esteve mais longe: algumas empresas Americanas de bens pesados/volumosos recentemente retiraram a produção da China de volta para os EUA porque com o aumento do custo do petróleo já lhe era mais caro produzir na china pagar o transporte marítimo para os EUA, que produzir no próprio país.

Têm aqui um documentário sobre a situação (falando dos subúrbios nos EUA que têm entre 80 a 160 km de raio à volta da cidade)

Link

Existe aqui um versão legendada em castelhano para quem perceber que em inglês: http://www.youtube.com/watch?v=Dcvni4lY8mA

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Mais alguns.

Link

Se calhar é melhor copiar estes tópicos para um novo intitulado:
Consequências da Mobilidade Geográfica no Emprego na sociedade atual

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm

Mensagem por Celestino »

Como eu compreendo o Pafi.
Não lhe dêem ideias que não são exequíveis.
O dia-a-dia não é como as aventuras para os encontros onde vale tudo.
Isto de fazer diariamente todo esse trajecto com Leaf + Predator em percurso montanhoso, pura e simplesmente não é exequível e ainda vão deixar o Pafi mais doido a recomendar isso.
Duzentos quilómetros para cada lado amigos, desculpem a sinceridade, vai acabar por ter que se mudar... :( :(
Se for mesmo para ir e voltar todos os dias, a ideia das duas viaturas com garagem a meio não é nada descabida...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Celestino Escreveu:Como eu compreendo o Pafi.
Isto de fazer diariamente todo esse trajecto com Leaf + Predator em percurso montanhoso, pura e simplesmente não é exequível e ainda vão deixar o Pafi mais doido a recomendar isso.
Duzentos quilómetros para cada lado amigos, desculpem a sinceridade, vai acabar por ter que se mudar... :( :(
Se for mesmo para ir e voltar todos os dias, a ideia das duas viaturas com garagem a meio não é nada descabida...
Então ?? Em que ficamos ?

Ps: estes posts vão ser transferidos para um novo tópico como sugerido pelo RJSC.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

rocker_pt Escreveu:
Bolas... esta vida é lixada! Como eu te compreendo, também estou no mesmo saco, só que ainda tive sorte neste ano e fiquei a 4.5km de casa!
S. João da Pesqueira para se fazer de carro ou mota, é mesmo duro, e não é só pela distância é no meio de portugal, no meio de serras, com inverno duro a chegar com muita chuva, frio e gelo. Não te quero desanimar, pelo menos conta com a nossa solidariedade.
Pegando na ideia do augsantos, resta a hipotese de escolher uma garagem alugada(?) com tomada 230V num ponto intermédio onde possas guardar o carro ou mota. Exemplo: o carro faz parte sul da viagem e a mota a parte norte da viagem. A meio tens uma garagem onde tens sempre um veiculo a carregar em carga lenta.
Um pouco tola a ideia, talvez, mas assim continuavas a ter custos residuais de locomoção.
A vida de professor é hoje muito complicada. Força pafi!
A ideia da garagem a meio caminho é interessante. Para fazer todos os dias é quase impossível. Quem conhece a zona como eu (os meus pais são de Moimenta da Beira) sabe que seriam 5 horas de viagem diária. Impraticável. Mas para os regressos à base ao fim de semana é uma hipótese muito viável. Vejamos:

4,5 viagens por mês de 200+200kms são 1800kms que o pafi terá de fazer em CI por mês para voltar a casa. Em diesel são 150€ por mês. Mais o desgaste e manutenção.
Se alugares uma garagem em Viseu (90 kms de Coimbra e 90 kms de S. João da Pesqueira) é perfeitamente possível fazer o que o pessoal está a sugerir.
Mas discordo do rocker_pt. Acho que era mais seguro fazer a parte sul de moto e a parte norte de Leaf por causa do gelo e neve.

Tens aqui pessoal no fórum de Viseu. Vê lá se alguém pode dar uma ajuda ;)

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

(acrescenta mais este jmal)

Fiquei com a ideia que o Leaf já está reservado para a sua Dama, que irá continuar a rentabilizar o investimento!

A solução a meu ver passaria por levar a mota para andar por lá e arrendar um apartamento, dividindo-o com mais alguém, que por lá não será assim tão caro, e assim poupar-se das cansativas viagens e dos perigos que a estrada oferece.

Ou então compra um Tesla Model S!!! :D (em 4 anos já amortizarias mais de 15000€)
Tudo por um mundo mais limpo!

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm

Mensagem por Celestino »

jmal Escreveu:
Celestino Escreveu:Como eu compreendo o Pafi.
Então ?? Em que ficamos ?

Ps: estes posts vão ser transferidos para um novo tópico como sugerido pelo RJSC.
Uma vez que estes posts vão ser movidos respondo ao jmal:
Ficamos em Leaf + CI se a ida e volta tiver mesmo que ser...

Pensem só quanto tempo levaria a fazer 90Km na Predator em montanha mesmo com condições climatéricas favoráveis.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Re: Consequências da Mobilidade Geográfica no Emprego

Mensagem por MRider »

Pois realmente 5 h de viagem é muito....

Se calhar é melhor alugar uma habitação por lá.....
Não podes contestar a mudança para tão longe ? ...
Live long and prosper!

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

Eu acho que muitos falam sem ter experimentado ou pensado realmente no quanto penosa é a situação do pafi...

Quase 200km diários é muita fruta...se é para os fazer tem que ser com conforto e sem limitações!

Já estive em situação muito semelhante (176km diários) e a alternativa teve que ser alugar casa perto pois o tempo que perdia diariamente em viagem fora o gasto na deslocação eram uma enorme quebra na minha qualidade de vida...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

RuFuS Escreveu:Eu acho que muitos falam sem ter experimentado ou pensado realmente no quanto penosa é a situação do pafi...

Quase 200km diários é muita fruta...se é para os fazer tem que ser com conforto e sem limitações!

Já estive em situação muito semelhante (176km diários) e a alternativa teve que ser alugar casa perto pois o tempo que perdia diariamente em viagem fora o gasto na deslocação eram uma enorme quebra na minha qualidade de vida...
Vocês nem estão a fazer bem as contas... são realmente 200Km mas para cada lado (Coimbra - São João da pesqueira)...
Seriam quase 400Kms diários!!!
E o tempo que eu sei que um (bom) Professor precisa para preparação de aulas, correcção de testes, etc...

Boa sorte pafi!
Tenho a certesa que depressa te vais adaptar à nova rotina, pelo menos assim espero.
Leva a coisa pela positiva e pensa que pelo menos és um daqueles que teve sorte em ser colocado... :?
Tenho a certesa que depois dessa adaptação, depressa vais arranjar maneira de voltar a encaixar a mobilidade electrica na tua vida. ;)

Abração,

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

lopes Escreveu:
RuFuS Escreveu:Eu acho que muitos falam sem ter experimentado ou pensado realmente no quanto penosa é a situação do pafi...

Vocês nem estão a fazer bem as contas... são realmente 200Km mas para cada lado (Coimbra - São João da pesqueira)...
Seriam quase 400Kms diários!!!
E o tempo que eu sei que um (bom) Professor precisa para preparação de aulas, correcção de testes, etc...

Boa sorte pafi!
Tenho a certesa que depressa te vais adaptar à nova rotina, pelo menos assim espero.
Leva a coisa pela positiva e pensa que pelo menos és um daqueles que teve sorte em ser colocado... :?
Tenho a certesa que depois dessa adaptação, depressa vais arranjar maneira de voltar a encaixar a mobilidade electrica na tua vida. ;)

Abração,
Sim, sabemos que são 190 km para um dos lados !
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

:shock: O avanço que isto leva! Parece uma sessão de brainstorming!!!
(Vamos lá ver se consigo explicar/esclarecer tudo antes de deixar que o jantar se queime na grelha...)
1. Coimbra-SJP : 2 vezes por semana. Ir e voltar ao fds.
2. Durante a semana : Guarda-SJP (tenho família na Guarda - daí as minhas viagens para lá de vez em quando ;) ...). (90km+90km)/dia, com hipótese de alternar boleias.
3. No início do ano letivo o Leaf estava a ser usado, mas essa situação foi alterada esta semana, e agora está disponível para fazer (no máximo, claro, Guarda-SJP-Guarda, mas para isso terei que verificar se aguenta os 90km de sobe e desce. E também se consigo arranjar um ponto de carga em SJP para as 8,5 horas que lá passo diariamente. Esta é a minha esperança. Poder usar o Leaf em 3 dos 5 dias).
4. Coimbra-SJP-Coimbra diariamente está completamente fora de questão. Fiz isso na semana antes das aulas começarem (reuniões, etc..), ia de madrugada e voltava à tarde e é uma experiência completamente insana!

A ideia do local a meio até é, (em teoria), interessante. Se houvesse uma espécie de "parques de VE" do estilo das autocaravanas, mas como sabemos estamos bem longe de haver locais públicos para pernoitarmos os nossos VE e voltarmos a usá-los no dia seguinte. (Quem sabe se isso não vira uma ideia de negócio... seria uma espécie de plataforma logística, ou plataforma de permutas de VE...) Ah pois é... ainda somos poucos... etc, etc, etc... Um dia, quem sabe.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”