Ansioso por um VE

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por t3lmo »

Obrigado pelas explicações de todos.

O objetivo do meu VE é estritamente casa-trabalho, e visto no google maps até diz 19.1km para cada lado (em estradas para andar 50-80km/h sem grandes inclinações). Para outro tipo de passeio tenho outros carros mais familiares pois tenho 3 filhos que vão comigo p/ todo o lado lol.
Já percebi que para andar à vontade a de 60Ah é o ideal, agora é a questão de ponderar o ideal vs custo, ou seja, 3990€ vs 5350€.

Em suma, a minha dúvida principal era se com 40Ah e fazendo os 40km diários iria reduzir drasticamente a vida das baterias, ao ponto de não compensar os problemas face à diferença de preços. E, no caso de fazer uma carga a meio, pois tenho um mobi-e mesmo em frente ao trabalho, se ajuda na melhoria da vida das baterias, ou seja, fico com os cenários de decisão:

1. 60Ah = ideal (+1300€)
2. 40Ah + 40km + carga diária = ?
3. 40Ah + 20km + carga intermédia + 20km + carga diária = ?
RuFuS Escreveu:Quanto pretendes gastar?Cumps
Inicialmente o meu limite teórico seria 4000€, sendo que a de 40Ah parecia-me indicada, mas pelo que leio, não a médio prazo.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por jmal »

A minha opinião;

-Se pensas fazer apenas esses kms diários não compensa comprar 60 ah, se pensas em dar umas voltas mais longe, isso sim, já compensa, mas como tens filhos e claro que gostas de os passear, acho que a mota é só mesmo para as tuas voltas de trabalho.

-Dizer que as de 60ah duram mais que as de 40 ah ????? será que dura, a verdade é que o de 60 ah não leva descargas tão profundas sim, nem tanta descarga instantânea, mas compensa gastar mais 13xx euros para durar mais as de 60ah, com esse dinheiro compras um pack de 40 ah.

- 50 kms fazes bem com uma de 40 ah, e se poderes carregar um pouco no trabalho, então tens muito espaço de manobra.

Eu tenho de uma de 60ah, com umas baterias melhores, mas as baterias originais dela eram de 40 ah, fazia na boa 40-45 kms por carga, mas a mota nessa altura debitava 9-10 kw, 50 kms fazia na boa a velocidades de 70-80 kmh, e ainda sobrava alguns kms. Vendi essas baterias aos 17.100 kms depois de muita loucura e a puxar a sério, na mota onde se encontra agora, fazem os mesmos kms que outras em novas, portanto posso dizer que estão como novas.

A fazeres 50 kms diários irás fazer +- 13.000 kms por ano, penso que tens ai baterias para pelo menos 4 a 5 anos, e nessa altura elas já serão mais baratas.

Portanto a minha opinião é esta, compra o mais em conta agora, de acordo com o que precisas durante este tempo, se um dia mudares de trabalho para mais longe, ou fazes um upgrade ou mudas de veiculo, mas acho que é um erro comprares aquilo que não necessitas e estares a pensar que por gastares mais 13xx euros irão durar mais, isso ninguém sabe..
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por Mumia »

Ora aí está uma verdade...

E é nisso mesmo que tens de Ponderar! se vai ou não valer a pena esses tais "1300", se realmente apenas, vais usar para deslocaçao ao trabalho, e se cada viagem e de aproximadamente 20km epa!!! Vamos ser sinceros!! Tenho uma de 40Ah e da na perfeição!!! Se consegues (agora) e depois, carregar no trabalho!! então nem há a meu ver qualquer dúvida da escolha!!

Lógico uma de 60Ah um gajo fica mais folgado para passear, para ir aqui e ali à vontade, mas... se tens carga no trabalho, a de 40Ah tb vai ficar sempre carregada ao fim de 20km, por isso é "igual".

Pondera bem os valores e se te vale a pena dar mais esses 1300, e estares mais folgado, ou como diz o jmal preferes poupar e seguir posteriormente para um upgrade caso venha a ser necessário.

Eu tenho uma de 40Ah, para as minhas deslocações serve-me, se realmete precisar de ir alguma vez para lá da sua possivel capacidade, faço contas e procuro pontos de carga, ou opto por outro modo de viagem.

Quanto à escolha da mota, como te disse antes... EXPERIMENTA, o MÁXIMO de modelos que poderes, para veres quais gostas mais e com a qual te dás melhor na condução e depois é veres, mota vs preço vs assistência e afins ;)

Procura até perto do local de trabalho possiveis pontos de carga (se no teu proprio trabalho não der), para mesmo quando a Mobi-e ficar a ser pago, poderes ter oura opção de carregamento!!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por zointz »

t3lmo Escreveu:
zointz Escreveu: Eu tenho uma de 40Ah e não estou nada arrependido...
Sem cargas intermédias, quantos quilómetros fazes diariamente (total com ida e volta) ?
Boas, só agora vi, no meu caso isso não se aplica porque faço ai uns 10kms por dia, mas normalmente carrego no máximo ao fim de 30kms feitos.

Aproveito para dizer que não discordo do que o Jmal disse, alias pensando bem até concordo bastante, se a intenção é casa trabalho e se conseguires carregar lá vais dar uma utilização ótima ás baterias (cada 20kms 1 carga)
O que eu disse aplicava-se no caso de não carregares no emprego. Com a de 40Ah tens 2 vantagens que ninguém referiu

1- Mais leve....muito importante
2- Recuperas mais rapidamente o investimento .... muito importante.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por Jorge Rocha »

Concordo com tudo o que se tem dito!
Por estes pontos de vista, que (penso) em boa hora chegaram, já dará para ter uma ideia do que vai escolher!
Ainda assim espero que, depois da compra, não se sinta enganado se lhe aparecer alguns defeitos de montagem, como um guarda lamas um pouco descentrado, uns parafusos desapertados, ou então uma suspensão que não absorve os impactos e ruidos duma calçada ou de um buraco maior. Foram estes os defeitos que me avivaram a memoria que não tinha comprado uma de marca xpto... mas ainda assim acho que é um valor seguro, e espero mante-la por muitos e bons anos!
Muito boa escolha!!!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por t3lmo »

As vossas últimas linhas, voltaram a colocar-me um sorriso na cara :)
(...se não tivesse que fazer contas à vida, já tinha comprado uma Vetrix)

Esta tarde fui à Ecocritério rever os modelos e fazer um test-drive (curto, chuva). Um dos donos, o Paulo, pareceu-me também sincero e realista nestas questões, e até poderia tentar impingir-me a 60Ah (+1300€ de lucro), mas concordou com a racionalização da vida das baterias em função do uso real delas.
Esta tecnologia em especial ainda está em constante inovação e daqui a 2 ou 4 anos (~1000-1500 ciclos completos), o custo já será outro, e nessa altura as razões que nos levaram a optar pela escolha a longo prazo, já não se aplicam. Vamos é querer um outro modelo, com outras características e/ou melhoramentos, e possivelmente até a um custo menor equiparado ao que hoje temos acesso.

Vou fazer mais um testes e ponderar a escolha ASAP. Estou mesmo ansioso por um VE :)
Obrigado!
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por RuFuS »

Eu acho que para essas distâncias e se é só para esse trajecto um VE tipo Bereco FLASH seria-te suficiente...

Na IC19 calculo que andes à hora de ponta e a essa hora as velocidades atingidas nunca são mt elevadas...andei por lá a 55-60kmh e senti-me suficientemente seguro pois o trânsito era tanto que chegava perfeitamente...pq não poderas comprar a FLASH do user que a está a vender no fórum por 2400€? Até te dava o conselho para a alterares de modo a meter + 2 ou 3 células para obteres um pouco mais de velocidade de ponta...

Para esses trajectos seria-te mais que suficiente e não tinhas de gastar tanto...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por serges »

Creio que no mercado livre está a venda uma...

Experimenta 1º...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


electrizado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 402
Registado: segunda jul 11, 2011 7:30 pm
Localização: Lisboa

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por electrizado »

Atenção q essa bereco é um ciclomotor e n tenho a certeza mas acho q não pode circular no IC19.

Abraço
electrizado
"prudencia e segurança na estrada"

Electrizado bbrrrrrr

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por Volt »

Acho que tens razão...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por RuFuS »

Na IC19 pode...tal como o nome indica é IC! Numa A5 é que já não...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por Volt »

O IC19 já é AE (A37).

IC significa Itinerário Complementar. Pode ser nacional ou AE. Tal como o Itinerário Principal...

:-)

http://pt.wikipedia.org/wiki/IC19
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por Mumia »

No ic19 n podem andar ciclomotores paaaaaaa!!!! :P
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por RuFuS »

LOL

ok...tenho de ir estudar o código da estrada novamente... :mrgreen:

Nesse caso não é uma boa opção... ;)
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por t3lmo »

... e escolha está feita e encomendada :) .. na EcoCritério: ML 5000W 40Ah, cor branca e com algumas alterações

Dentro de 1 semana já devo ter notícias. Até lé conto os minutos (e litros de gasóleo) a passar :?

Entretanto vou preparando a lista de acessórios:
  • Seguro (Zurich, 104€/anual ?)
  • Capacete
  • Casaco
  • Calças de chuva
  • Luvas de chuva
  • Capa/botas de chuva
  • Luvas de verão
  • Spray anti-gota para a capacete
  • Cadeado de disco
  • Passa-montanhas
  • Extensão 15A 5m (para andar na mala)
  • Adaptador de tripla? (para andar na mala)
  • Adaptador Mobi-E? (ou já vem quando pedir o cartão?)
Será que falta mais algum extra?

Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
Brevemente mais um DB VE'erdinho ;)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por Mumia »

Ora Parabens e boa sorte com a dita ;)

quanto aos extras... parecem-me todos ehehe ;) e aos poucos tambem se precisares arranjas rápidamente ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por Volt »

t3lmo Escreveu: Entretanto vou preparando a lista de acessórios:
  • Seguro (Zurich, 104€/anual ?)
  • Capacete
  • Casaco
  • Calças de chuva
  • Luvas de chuva
  • Capa/botas de chuva
  • Luvas de verão
  • Spray anti-gota para a capacete
  • Cadeado de disco
  • Passa-montanhas
  • Extensão 15A 5m (para andar na mala)
  • Adaptador de tripla? (para andar na mala)
  • Adaptador Mobi-E? (ou já vem quando pedir o cartão?)
Será que falta mais algum extra?
O adaptador não vem com o cartão;
Pensa em comprar uns muffs (handlebar muffs), pois valem o preço;
O casaco deve ter protecções e ser impermeável;
O seguro deve ter, pelo menos, RC, AV e PJ.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por t3lmo »

Volt Escreveu:O adaptador não vem com o cartão;
Onde poderei comprar? Este por exemplo? Ou haverá tipo extensão ou somente as tomadas para se fazer uma?
Volt Escreveu:Pensa em comprar uns muffs (handlebar muffs), pois valem o preço;
Também acho que deve valer a pena, principalmente dos dias de frio intenso e muita chuva. Usas luvas (de verão?) dentro dos muffs?
Volt Escreveu:O seguro deve ter, pelo menos, RC, AV e PJ.
Imagem
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por Volt »

Eu tenho um desses adaptadores. Funciona bem. Pelo menos duas Vectrix já estiveram mais de 3 horas lá ligadas a carregar. :-).

Os muffs são óptimos para não deixar o vento arrefecer as mãos, mas, nos dias mais frios, todo o cuidado é pouco. Eu só uso luvas de Verão quando não está frio. Mas eu tenho luvas de Inverno que são de boa qualidade e não atrapalham a condução nem afecta muito a mobilidade dos dedos... Se as não tivesse, talvez a conversa fosse diferente... :-).

Tenho um vídeo recente do material que uso, no diário de bordo da minha Super-ZEV. Dá uma olhadela pois podes encontrar algo que me tenha esquecido.

O e_bike também tirou uma fotos esta semana aos seus muffs (são iguais aos meus da Bike.It) e colocou no DB da Predator dele.

O seguro parece-me que tem tudo. A potência está exagerada (e a cilindrada também :lol:) e o preço não é barato, mas também não é caro. Calculo que não tenhas muito histórico sem sinistros para mostrar (isso conta muito nos descontos ao prémio).

:-).

PS: Abre um DB para ti e coloca por lá tudo o que se relaciona com a tua mota. Acho que ficava melhor, não achas? ;-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por RuFuS »

Qt tempo vais ter de esperar?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”