EVs ou híbridos não são desportivos?? gosto pelos CI
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EVs ou híbridos não são desportivos?? gosto pelos CI
retirado de uma conversa em outro fórum, espero não estar descontextualizado...
não percebo porque têm que associar carros desportivos a motores turbo e imensamente poluentes.
só pode pensar assim quem anda alienado das novidades, as potencialidades dos motores eléctricos junto com os ci´s (híbridos) são por demais evidentes. basta ver notícias dos vários campeonatos de automobilismo a começar pela f1.
deixem a tecnologia evoluir, quando se conseguirem velocidades máximas e autonomias iguais aos ci bye bye tecnologia ultrapassada e poluente e welcome to electron power
porque de prestações, os ci (combustão interna) já não têm a mínima hipótese.
bem dita evolução, o saudosismo sempre foi um inimigo do progresso.
só os meus pensamentos... claro que agora vou ser imensamente criticado, mas na verdade pouco me importo com isso. quando os factos estão do nosso lado, não há argumentos
não percebo porque têm que associar carros desportivos a motores turbo e imensamente poluentes.
só pode pensar assim quem anda alienado das novidades, as potencialidades dos motores eléctricos junto com os ci´s (híbridos) são por demais evidentes. basta ver notícias dos vários campeonatos de automobilismo a começar pela f1.
deixem a tecnologia evoluir, quando se conseguirem velocidades máximas e autonomias iguais aos ci bye bye tecnologia ultrapassada e poluente e welcome to electron power
porque de prestações, os ci (combustão interna) já não têm a mínima hipótese.
bem dita evolução, o saudosismo sempre foi um inimigo do progresso.
só os meus pensamentos... claro que agora vou ser imensamente criticado, mas na verdade pouco me importo com isso. quando os factos estão do nosso lado, não há argumentos
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Re: EVs ou híbridos não são desportivos?? gosto pelos CI
vamos lá ver, eu não falei de gosto pessoal ou qualquer outro, estava a falar apenas de associarem motores desportivos a motores ci e darem a entender que os evs ou híbridos não tinham, o que é falso pelas razões que referi acima.
de qualquer modo já que falaram em gosto, fazemos fazer uma pequena análise ao que isso é e de onde advém.
afinal de onde vem o nosso gosto pelos motores ci, pela tecnologia que vingou à cerca de 90 anos.
o “nosso gosto”, na verdade é-nos impingido por um grupo de interesses económicos existente desde o princípio do século 20, que quis controlar um mercado de combustíveis que viam com perspectivas de grandes lucros - suponho eu que nunca imaginaram, nem sequer em sonhos as verdadeiras verbas e o poder que futuramente daria.
controlar os combustíveis é um dos maiores poderes existentes no mundo actual - basta ver o caso da opep - além do seu negócio/lucro ser o maior financiador de grupos terroristas e da propaganda do fanatismo de grande parte dos países produtores.
basta ler um pouco das notícias actuais, para nos apercebermos da importância deste assunto, pois quase todos os países “ocidentais” falam em reduzir a sua dependência do petróleo, não só devido ao problema da balança comercial como também à segurança nacional, pois uma greve ou um corte dos países produtores poderá ser suficiente para fazer explodir a economia de um país.
alguns sabem, outros ficarão a saber, que os primeiros carros existentes foram eléctricos, datam de 1835 (professor sibrandus stratingh e o seu assistente christopher becker), ainda o rudolph diesel (nasceu em 1858) e o karl benz (nasceu em 1844) não eram nascidos.
hoje em dia existem alguns clássicos da altura, um deles o baker electric pertencente à célebre garagem do jay leno e que ainda funciona e mantém as baterias originais, umas edison cells, para quem fala do problema da garantia e da durabilidade das baterias, estas são um bom exemplo e feitas há cerca de 100 anos.
a 1ª vez que o homem passou a barreira dos 100 km/h foi num carro eléctrico (jamais contente) conduzido por camille jenatzy, belga, em 29 de abril de 1899, tinha o motor a diesel 2 anos de existência (1897) e o motor a gasolina 20 anos (1879).

características do jamais contente:
2 motores postel-vinay de 25 kw a 200 v, 124 a com cerca de 68 cv.
no início do século 20, as vendas de carros eléctricos eram muito superiores aos carros a diesel/gasóleo ou a gasolina.
infelizmente devido a limitações do sector eléctrico de produção, ao escasso desenvolvimento de uma tecnologia à base de transistores e aos interesses altamente instalados, que pretendiam controlar países e ter poder, os carros eléctricos foram preteridos em relação aos de ci, por volta de 1930 praticamente já não existiam vendas de evs.
ter uma matéria prima difícil de extrair, difícil de refinar, e inacessível a qualquer cidadão e mesmo a pequenos grupos empresariais é a forma ideal de controlar uma fonte de energia, poder manipulá-la e exercer o poder.
bem diferente da facilidade de obtenção da energia eléctrica e de poder ser produzida pessoalmente e de variadas maneiras.
basta ver o que acontece em portugal, com um crescimento de 1 % do preço do petróleo desde o início do ano e um aumento no mesmo período de 10 % na gasolina e 14 % no gasóleo. simples roubo e monopólio dos preços. apesar da autoridade da concorrência negar consistentemente o que todos vêem.
agora vamos fazer um exercício de “ses”:
e se tivessem vingado os carros eléctricos, se os interesses do sector eléctrico tivessem mais poder e a evolução da tecnologia tivesse sido mais rápida.
agora estaríamos todos a conduzir carros eléctricos, e de certeza que todos gostaríamos e defendíamos a sua existência.
desde que adquiríamos a consciência de estar neste mundo, apenas tínhamos experiência com carros eléctricos. e tínhamos crescido a ver filmes, séries, corridas, os carros dos nossos pais, tudo eléctrico.
e agora outro “se” ainda mais maluco...
de repente começavam a aparecer carros a combustão, diesel e a gasolina e os ambientalistas começavam a dizer que eram muito melhores, pois tínhamos imensas reservas de petróleo e poluíam muito menos o ambiente do que a produção eléctrica necessária para os carros evs.
imagino as críticas da grande maioria a afirmar que nunca mudariam, pois o barulho dos carros, o cheiro, a chatice de colocar mudanças, etc… era inconcebível de aturar.
penso que estou a fazer-me entender sobre o nosso gosto, ser nosso, ou afinal ser imposto há décadas por um conjunto de interesses e de vicissitudes do destino.
infelizmente ou felizmente, depende dos casos, existem sempre grupos de interesse/poder que são os que “fazem” o nosso gosto e que encaminham os nossos desejos para aquilo que lhes interessa, tanto por poder e/ou dinheiro.
devido a isto, é que o nosso gosto, seja de que assunto for, não é um dado, nem nunca pode ser decisivo na evolução e progresso da tecnologia, sociedade, melhor dizendo humanidade. por isso mesmo é que a ciência não tem gosto, e rege-se por dados e experiência.
mesmo que a maioria queira uma qualquer mudança tecnológica, social, política, etc…e que a nossa sabedoria/experiência/ciência apresente dados em como está errada e é prejudicial à humanidade, ela nunca poderá ser efectuada e ir avante – seria bom que isto fosse sempre verdade…
quando pensamos que é o nosso gosto, muitas vezes devemos pensar mais além e perceber, se o é de facto, ou se é apenas o que a sociedade, e quem a controla, que o define sem nos apercebermos...
deixo este pensamento para praticamente tudo nesta vida e não só o mundo automóvel.
não sei porquê, mas acho que já me alonguei demais...
de qualquer modo já que falaram em gosto, fazemos fazer uma pequena análise ao que isso é e de onde advém.
afinal de onde vem o nosso gosto pelos motores ci, pela tecnologia que vingou à cerca de 90 anos.
o “nosso gosto”, na verdade é-nos impingido por um grupo de interesses económicos existente desde o princípio do século 20, que quis controlar um mercado de combustíveis que viam com perspectivas de grandes lucros - suponho eu que nunca imaginaram, nem sequer em sonhos as verdadeiras verbas e o poder que futuramente daria.
controlar os combustíveis é um dos maiores poderes existentes no mundo actual - basta ver o caso da opep - além do seu negócio/lucro ser o maior financiador de grupos terroristas e da propaganda do fanatismo de grande parte dos países produtores.
basta ler um pouco das notícias actuais, para nos apercebermos da importância deste assunto, pois quase todos os países “ocidentais” falam em reduzir a sua dependência do petróleo, não só devido ao problema da balança comercial como também à segurança nacional, pois uma greve ou um corte dos países produtores poderá ser suficiente para fazer explodir a economia de um país.
alguns sabem, outros ficarão a saber, que os primeiros carros existentes foram eléctricos, datam de 1835 (professor sibrandus stratingh e o seu assistente christopher becker), ainda o rudolph diesel (nasceu em 1858) e o karl benz (nasceu em 1844) não eram nascidos.
hoje em dia existem alguns clássicos da altura, um deles o baker electric pertencente à célebre garagem do jay leno e que ainda funciona e mantém as baterias originais, umas edison cells, para quem fala do problema da garantia e da durabilidade das baterias, estas são um bom exemplo e feitas há cerca de 100 anos.
a 1ª vez que o homem passou a barreira dos 100 km/h foi num carro eléctrico (jamais contente) conduzido por camille jenatzy, belga, em 29 de abril de 1899, tinha o motor a diesel 2 anos de existência (1897) e o motor a gasolina 20 anos (1879).

características do jamais contente:
2 motores postel-vinay de 25 kw a 200 v, 124 a com cerca de 68 cv.
no início do século 20, as vendas de carros eléctricos eram muito superiores aos carros a diesel/gasóleo ou a gasolina.
infelizmente devido a limitações do sector eléctrico de produção, ao escasso desenvolvimento de uma tecnologia à base de transistores e aos interesses altamente instalados, que pretendiam controlar países e ter poder, os carros eléctricos foram preteridos em relação aos de ci, por volta de 1930 praticamente já não existiam vendas de evs.
ter uma matéria prima difícil de extrair, difícil de refinar, e inacessível a qualquer cidadão e mesmo a pequenos grupos empresariais é a forma ideal de controlar uma fonte de energia, poder manipulá-la e exercer o poder.
bem diferente da facilidade de obtenção da energia eléctrica e de poder ser produzida pessoalmente e de variadas maneiras.
basta ver o que acontece em portugal, com um crescimento de 1 % do preço do petróleo desde o início do ano e um aumento no mesmo período de 10 % na gasolina e 14 % no gasóleo. simples roubo e monopólio dos preços. apesar da autoridade da concorrência negar consistentemente o que todos vêem.
agora vamos fazer um exercício de “ses”:
e se tivessem vingado os carros eléctricos, se os interesses do sector eléctrico tivessem mais poder e a evolução da tecnologia tivesse sido mais rápida.
agora estaríamos todos a conduzir carros eléctricos, e de certeza que todos gostaríamos e defendíamos a sua existência.
desde que adquiríamos a consciência de estar neste mundo, apenas tínhamos experiência com carros eléctricos. e tínhamos crescido a ver filmes, séries, corridas, os carros dos nossos pais, tudo eléctrico.
e agora outro “se” ainda mais maluco...
de repente começavam a aparecer carros a combustão, diesel e a gasolina e os ambientalistas começavam a dizer que eram muito melhores, pois tínhamos imensas reservas de petróleo e poluíam muito menos o ambiente do que a produção eléctrica necessária para os carros evs.
imagino as críticas da grande maioria a afirmar que nunca mudariam, pois o barulho dos carros, o cheiro, a chatice de colocar mudanças, etc… era inconcebível de aturar.
penso que estou a fazer-me entender sobre o nosso gosto, ser nosso, ou afinal ser imposto há décadas por um conjunto de interesses e de vicissitudes do destino.
infelizmente ou felizmente, depende dos casos, existem sempre grupos de interesse/poder que são os que “fazem” o nosso gosto e que encaminham os nossos desejos para aquilo que lhes interessa, tanto por poder e/ou dinheiro.
devido a isto, é que o nosso gosto, seja de que assunto for, não é um dado, nem nunca pode ser decisivo na evolução e progresso da tecnologia, sociedade, melhor dizendo humanidade. por isso mesmo é que a ciência não tem gosto, e rege-se por dados e experiência.
mesmo que a maioria queira uma qualquer mudança tecnológica, social, política, etc…e que a nossa sabedoria/experiência/ciência apresente dados em como está errada e é prejudicial à humanidade, ela nunca poderá ser efectuada e ir avante – seria bom que isto fosse sempre verdade…
quando pensamos que é o nosso gosto, muitas vezes devemos pensar mais além e perceber, se o é de facto, ou se é apenas o que a sociedade, e quem a controla, que o define sem nos apercebermos...
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Re: EVs ou híbridos não são desportivos?? gosto pelos CI
excelente seal, é dificil acrescentar algo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
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Re: EVs ou híbridos não são desportivos?? gosto pelos CI
eu não consigo ser tão radical.
estou nisto dos ve´s por gosto e não por radicalismo, gosto muito de máquinas e entre um motor que só tem uma peça móvel e outra que tem dezenas de peças móveis e todas a trabalhar em sintonia, tenho um fascinio por esta última.
eu não sou dono de nenhuma petrolifera, mas gosto muito de utilizar os meus ci´s, chamem-me o que quiserem mas não abdico deles.
a minha garagem:
toyota celica sti : um desportivo lindo , com um motor civilizado e consumos médios de 6,5l/100kms em estrada
bmw 520i e34 : um carro grande , muito seguro , talvez o melhor carro feito pela bmw , motor 6 cilindros extremamente suave, consumo médio em estrada de 8l/100kms
lada niva 1.7i : um tt de origem russa , muito robusto e muito eficaz em tt , consumo médio em estrada de 9l/100kms.
maserati v6 biturbo : um desportivo com 250 cv , tecnologia bi-turbo com alto poder de arranque e aceleração, interior luxuoso, consumo médio em estrada de 10l/100kms.
qual o ve que poderia substituir qualquer um dos meus ? sendo o factor preço um deles, nenhum.
quanto á questão das manutenções , não é problema sou eu que que as faço e reparo as avarias quando as teem, sendo o valor só o dos próprios materiais.
o custo de umas baterias de um ve , dá-me para muitos anos de utilização dos meus ci´s, por isso não abdico deles
.
estou nisto dos ve´s por gosto e não por radicalismo, gosto muito de máquinas e entre um motor que só tem uma peça móvel e outra que tem dezenas de peças móveis e todas a trabalhar em sintonia, tenho um fascinio por esta última.
eu não sou dono de nenhuma petrolifera, mas gosto muito de utilizar os meus ci´s, chamem-me o que quiserem mas não abdico deles.
a minha garagem:
toyota celica sti : um desportivo lindo , com um motor civilizado e consumos médios de 6,5l/100kms em estrada
bmw 520i e34 : um carro grande , muito seguro , talvez o melhor carro feito pela bmw , motor 6 cilindros extremamente suave, consumo médio em estrada de 8l/100kms
lada niva 1.7i : um tt de origem russa , muito robusto e muito eficaz em tt , consumo médio em estrada de 9l/100kms.
maserati v6 biturbo : um desportivo com 250 cv , tecnologia bi-turbo com alto poder de arranque e aceleração, interior luxuoso, consumo médio em estrada de 10l/100kms.
qual o ve que poderia substituir qualquer um dos meus ? sendo o factor preço um deles, nenhum.
quanto á questão das manutenções , não é problema sou eu que que as faço e reparo as avarias quando as teem, sendo o valor só o dos próprios materiais.
o custo de umas baterias de um ve , dá-me para muitos anos de utilização dos meus ci´s, por isso não abdico deles
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Autor do tópico - Membro Platinium
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Re: EVs ou híbridos não são desportivos?? gosto pelos CI
não se trata de nenhum radicalismo, aliás a maior parte do texto é história.
é apenas um exercício de "ses" como disse, sem nenhum preconceito, nem nenhuma pretensão em mudar algo, mas sim de sobreaviso ao que por vezes, parece o que não é.
eu também gosto de máquinas complexas, mas o certo é que o homem sempre lutou pelo melhor rendimento das suas invenções, desde o fogo, roda, viagem à lua, até à mais avançada tecnologia presente, é o que se chama optimização de recursos, pois sempre houve mais ou menos consciência de que são escassos.
não é por acaso que a evolução dos motores tenha como principal objectivo a redução de consumo, o aumento de potência nunca foi o objectivo principal na gama geral de veículos existentes.
como tal o motor eléctrico é muito mais eficiente que qq motor ci e a seu tempo a tecnologia evoluirá para isso mesmo, como sempre acontece ao fim de mais ou menos tempo... consoante os interesses económicos e políticos de resistência.
este texto não tem como objectivo fazer uma análise de custos de qq mudança individual de aquisição de veículos.
o seu intuito foi escrito como forma de alerta e falando do cômputo geral da evolução e do caminho que o sector automóvel tomou e irá tomar.
é apenas um exercício de "ses" como disse, sem nenhum preconceito, nem nenhuma pretensão em mudar algo, mas sim de sobreaviso ao que por vezes, parece o que não é.
eu também gosto de máquinas complexas, mas o certo é que o homem sempre lutou pelo melhor rendimento das suas invenções, desde o fogo, roda, viagem à lua, até à mais avançada tecnologia presente, é o que se chama optimização de recursos, pois sempre houve mais ou menos consciência de que são escassos.
não é por acaso que a evolução dos motores tenha como principal objectivo a redução de consumo, o aumento de potência nunca foi o objectivo principal na gama geral de veículos existentes.
como tal o motor eléctrico é muito mais eficiente que qq motor ci e a seu tempo a tecnologia evoluirá para isso mesmo, como sempre acontece ao fim de mais ou menos tempo... consoante os interesses económicos e políticos de resistência.
este texto não tem como objectivo fazer uma análise de custos de qq mudança individual de aquisição de veículos.
o seu intuito foi escrito como forma de alerta e falando do cômputo geral da evolução e do caminho que o sector automóvel tomou e irá tomar.
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Autor do tópico - Membro Platinium
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Re: EVs ou híbridos não são desportivos?? gosto pelos CI
em: http://hibridosclube.com/hybforum/index.php?topic=36.0icecube Escreveu: tenho que reter esta parte
"among the most notable of these records was the breaking of the 100 km/h (60 mph) speed barrier, by camille jenatzy on april 29, 1899 in his 'rocket-shaped' vehicle jamais contente, which reached a top speed of 105.88 km/h (65.79 mph)."
existiu um carro eléctrico que ultrapassou os 100km/h ainda o motor diesel era pouco mais que um prototipo!
cito:
a criação do primeiro modelo do motor a diesel que funcionou de forma eficiente data do dia 10 de agosto de 1893. foi criado por rudolf diesel, em augsburg, alemanha, e por isso recebeu este nome. alguns anos depois, o motor foi apresentado oficialmente na feira mundial de paris, frança, em 1898. o combustível então utilizado era o óleo de amendoim, um tipo de biocombustível obtido pelo processo de transesterificação.
(...)
entre 1911 e 1912, rudolf diesel fez a seguinte afirmação:
“o motor a diesel pode ser alimentado por óleos vegetais, e ajudará no desenvolvimento agrário dos países que vierem a utiliza-lo... o uso de óleos vegetais como combustível pode parecer insignificante hoje em dia. mas com o tempo irão se tornar tão importante quanto o petróleo e o carvão são atualmente.”
http://www.biodieselbr.com/biodiesel/mo ... diesel.htm
fantástico, como quase 100 anos depois, pouco ou nada mudou ...
muita gente não sabe esta tb. acho importante colocar aqui.
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Re: EVs ou híbridos não são desportivos?? gosto pelos CI
ei..psst...venham cá, vou-vos contar um segredo, não digam nada a ninguém, mas isto é assim: voces vivem tão preocupados em parecer bem, em parecer alinhados com a sociedade, que na verdade são do pior que o radicalismo produz. voces são extremistas em parecer dentro da norma, desculpem mas são um pouco enjoativos. como já tive oportunidade de falar um pouco convosco para mim foi mais do que suficiente para perceber o vosso problema, eternas vitimas da diaria lavagem cerebral mediática aos pobres.
não, meus amigos, compreendam o seguinte: só existe uma coisa, a vossa consciencia, ou funciona ou não. veiculos de combustão interna como entes do passado aceito muito bem, mas como agentes do futuro é no minimo a maior estupidificação que serão vitimas. a cada um a boina que lhe servir. como ghandi disse, se tem medo das criticas metem-se dentro do ovo, mas se querem uma mudança terão de fazer parte dela.
não, meus amigos, compreendam o seguinte: só existe uma coisa, a vossa consciencia, ou funciona ou não. veiculos de combustão interna como entes do passado aceito muito bem, mas como agentes do futuro é no minimo a maior estupidificação que serão vitimas. a cada um a boina que lhe servir. como ghandi disse, se tem medo das criticas metem-se dentro do ovo, mas se querem uma mudança terão de fazer parte dela.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
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- Registado: sexta fev 20, 2009 7:15 pm
Re: EVs ou híbridos não são desportivos?? gosto pelos CI
pssst tavares, chega aqui... eu vou-me fartar de rir quando quiseres "gota" para alimentar os teus "meninos" e não a tiveres...
de qualquer maneira ninguém é obrigado a comprar ves, não percebo o porquê de tantas pessoas em vários fóruns se insurgirem contra os mesmos...
já disse e volto a dizer, não querem não comam, deixem na borda do prato... há-de haver quem coma e se sinta muito satisfeito...
de qualquer maneira ninguém é obrigado a comprar ves, não percebo o porquê de tantas pessoas em vários fóruns se insurgirem contra os mesmos...
já disse e volto a dizer, não querem não comam, deixem na borda do prato... há-de haver quem coma e se sinta muito satisfeito...
"A certeza absoluta é um privilégio de mentes não educadas e dos fanáticos".
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- Membro Gold
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Re: EVs ou híbridos não são desportivos?? gosto pelos CI
vais-te fartar de rir , eu e mais um biliões de humanos , vai ser uma gargalhada pegada , até lá vou tirando imenso prazer dos meus meninos , e comprar mais uns se possivel, hehehehehehehehehehehe.gryphus Escreveu:pssst tavares, chega aqui... eu vou-me fartar de rir quando quiseres "gota" para alimentar os teus "meninos" e não a tiveres...
e para juntar á lista , mais um
austin ten de 1934
hehehehehehehehehehehehehehe é só rir.
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- Membro Platinium
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Re: EVs ou híbridos não são desportivos?? gosto pelos CI
penso que até um austin ten de 1934 fica muito bem convertido, já que a tecnologia electrica é anterior à de combustão. logo antigo=electrico, logo moderno=electrico. conclusão carro=electrico. fim da demonstração.
não vamos por ai, a idade da pedra não acabou por faltas de pedra, como a idade dos combustíveis não irá terminar por falta de combustivel. é possivel sintetizar uma infinidade de combustíveis alternativos sinteticos. mas a ideia é boa? sim, para quem vos tem captivos. a questão é de consciencia: querem ser livres ou escravizados? querem viver com saude ou dar dinheiro a clinicas e hospitais? querem viver longe da poluição? querem um planeta estável? querem sair da mediocridade? querem ver-se livres das aparencias e falsidades? querem valores reais e não valores invertidos como os actuais? querem viver eternamente no medo de quem vos governa mais as suas policias de castração? não? então façam o favor de fazer as escolhas certas...
eu não tenho muita vontade de me rir, nem agora nem depois...
não vamos por ai, a idade da pedra não acabou por faltas de pedra, como a idade dos combustíveis não irá terminar por falta de combustivel. é possivel sintetizar uma infinidade de combustíveis alternativos sinteticos. mas a ideia é boa? sim, para quem vos tem captivos. a questão é de consciencia: querem ser livres ou escravizados? querem viver com saude ou dar dinheiro a clinicas e hospitais? querem viver longe da poluição? querem um planeta estável? querem sair da mediocridade? querem ver-se livres das aparencias e falsidades? querem valores reais e não valores invertidos como os actuais? querem viver eternamente no medo de quem vos governa mais as suas policias de castração? não? então façam o favor de fazer as escolhas certas...
eu não tenho muita vontade de me rir, nem agora nem depois...
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