Experimente a nossa Webchat

NovaEnergia

Fórum de Discussão sobre Energias Renováveis e Alternativas
Data/Hora: Quinta Set 09, 2010 10:08 pm

Os Horários são TMG [ Horário de Verão activo ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Carros eléctricos podem aumentar emissões de CO2...
Nova MensagemEnviado: Segunda Fev 08, 2010 11:02 am 
Administrador
Administrador

Registado: Terça Jul 18, 2006 1:56 am
Carros eléctricos podem aumentar emissões de CO2 se dispensarem energia "verde"
08.02.2010
Lusa

A circulação de carros eléctricos pode provocar um aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2), a menos que estes veículos sejam abastecidos com energia “verde”, refere um relatório hoje divulgado pela Quercus.

As conclusões do estudo, apresentadas em Bruxelas, levaram as organizações ambientalistas que o divulgaram a “apelar ao estabelecimento de metas de energias renováveis na produção de electricidade que assegurem que os veículos eléctricos terão mesmo emissões zero”.

O relatório, da autoria da consultora holandesa CE Delft, é publicado na véspera da reunião informal dos ministros da Indústria da União Europeia que se preparam para anunciar um Plano de Acção Europeu para os Veículos Eléctricos.

O estudo indica que a legislação europeia que regula as emissões dos carros apresenta “graves lacunas”, ao autorizar os construtores automóveis a “compensar” a venda de veículos eléctricos com a venda de veículos mais poluentes, que escapam aos limites de emissão definidos na legislação.

O vice-presidente da Quercus, Francisco Ferreira, salienta que “Portugal tem feito um esforço significativo na produção de electricidade de origem renovável, mas não tem sido transparente na comunicação pública do seu peso relativo, exagerando nas contas”.

“Cerca de 36,5 milhões de euros de apoio previsto no Orçamento do Estado a cinco mil veículos eléctricos, a que se deve acrescentar a receita perdida em Imposto sobre Veículos e Imposto Único de Circulação, parece-nos demasiado”, defende Francisco Ferreira, especificando que “são 5000 euros de incentivo, mais 1500 euros se for entregue um veículo para abate e ainda 803 euros” referentes à aquisição de equipamentos de energias renováveis.

O texto divulgado pela associação portuguesa realça ainda que, “por cada carro eléctrico vendido, os construtores automóveis beneficiam de 3,5 ´super créditos´, ou seja, a permissão de venda de 3,5 carros altamente poluentes, sem que as emissões desses veículos sejam contabilizadas no cálculo das emissões médias desse construtor (usadas para efeito de cumprimento dos limites de emissão)”.

O resultado desta regra é que a venda de dez por cento de veículos eléctricos pode levar a um aumento de 20 por cento no consumo de combustível e emissões de carbono no sector automóvel, explica.

Por isso, as organizações ambientalistas esperam que na legislação sobre limites de emissões nos veículos novos sejam eliminadas as referências aos “super créditos” e que todos os veículos eléctricos vendidos no mercado europeu tenham uma “tecnologia de abastecimento inteligente que permita que a energia usada para carregar as baterias seja sobretudo proveniente de fontes renováveis”.

O relatório agora apresentado foi preparado para as associações ambientalistas “Amigos da Terra - Europa”, “Greenpeace” e T & E, Federação Europeia dos Transportes e Ambiente, da qual a Quercus faz parte.

Fonte

Assunto da Mensagem: Re: Carros eléctricos podem aumentar emissões de CO2...
Nova MensagemEnviado: Segunda Fev 08, 2010 12:18 pm 
Membro Gold
Membro Gold

Registado: Sexta Set 04, 2009 1:04 am
Pode aumentar, se «por cada carro eléctrico vendido, os construtores automóveis beneficiam de 3,5 “super créditos”, ou seja, a permissão de venda de 3,5 carros altamente poluentes.
A legislação europeia apresenta graves lacunas ao autorizar os construtores automóveis a “compensar” a venda de veículos eléctricos com a venda de veículos mais poluentes, que escapam aos limites de emissão definidos na legislação (segundo essa fonte).
http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=192800
Chama-se a isso falsa promoção do carro eléctrico: "se venderes 1 eléctrico, estás autorizado a venderes 3 dos poluentes".

Eu acredito que isso seja revisto, caso contrário não tem sentido.

Prece
Energia permanente = Energia Solar

Nova MensagemEnviado: Segunda Fev 08, 2010 12:23 pm 
Patrocinador Master
Patrocinador Master

Registado: Quarta Mar 18, 2009 4:21 pm
Tretas!!! :diable:

Vou mas é dizer à minha mulher para só fazer bolos à noite, porque se os fizer de dia os bolos ficam a emitir mais co2! :tease: :tease: :tease:

Meus amigos há muita gente que não está apta para mudar e ainda vive cimentado no paradigma actual! Acordem! :monstre: :monstre: :monstre:

Nova MensagemEnviado: Segunda Fev 08, 2010 12:52 pm 
Moderador
Moderador

Registado: Quinta Mar 09, 2006 8:15 pm
O_volt Escreveu:
Tretas!!! :diable:

Vou mas é dizer à minha mulher para só fazer bolos à noite, porque se os fizer de dia os bolos ficam a emitir mais co2! :tease: :tease: :tease:

Meus amigos há muita gente que não está apta para mudar e ainda vive cimentado no paradigma actual! Acordem! :monstre: :monstre: :monstre:

Já se falou tanto por aqui sobre este assunto ma enfim!!!
Vou dar o exemplo que eu tanto uso, a minha bereco antiga gastava numa viagem de 40kms tanto como a minha tostadeira a fazer 4 tostas...

Não vejo nenhum artigo a falar sobre tostas assassinas poluidoras de CO2!!!!

Mapa dos pontos de carga

Nova MensagemEnviado: Segunda Fev 08, 2010 1:04 pm 
Colaborador
Colaborador

Registado: Terça Jun 17, 2008 11:31 am
Este artigo está a ser mal interpretado. Como mostra o mauri o acrescento de CO2 não vem dos carros eléctricos!
Vem da legislação europeia ser, pronto vá lá eu vou ser calminho, UMA MER**! e dar aos construtores a possibilidade de:

POR CADA CARRO ELÉCTRICO VENDIDO, PODEREM VENDER 3,5 CARROS DOS MAIS POLUIDORES!

Quando não vendem eléctricos não podem vender tantos poluidores.

O problema é da LEGISLAÇÃO e não dos carros eléctricos!

Entendido?

"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Mohandas Karamchand Gandhi

Nova MensagemEnviado: Segunda Fev 08, 2010 1:25 pm 
Administrador
Administrador

Registado: Segunda Nov 12, 2007 5:09 pm
Citar:
O texto divulgado pela associação portuguesa realça ainda que, “por cada carro eléctrico vendido, os construtores automóveis beneficiam de 3,5 ´super créditos´, ou seja, a permissão de venda de 3,5 carros altamente poluentes, sem que as emissões desses veículos sejam contabilizadas no cálculo das emissões médias desse construtor (usadas para efeito de cumprimento dos limites de emissão)”.

Neste prisma aumentam sim, então se vendem um eléctrico, podem vender 3.5 poluidores que não entram nas contas de poluidor, portanto quer dizer que o eléctrico é que vai levar com os poluentes dos 3.5 poluidores, será que estou a ver mal, dai aumentar sim a poluição, não tenho duvidas.

Isto parece-me as contas do défice, eles é que gastam mal, mas a nossa produção é que serve como base da conta. :gnigni: :gnigni: :gnigni: :gnigni:

40 ah TS + 20 ah A123 HD-M1
VE entusiasta :love:.
Procuro pontos de carga para veiculos eléctricos, contacta-me!

Nova MensagemEnviado: Segunda Fev 08, 2010 4:07 pm 
Administrador
Administrador

O_volt Escreveu:

Gostei desse comentário :rofl: :rofl: :rofl:

Nova MensagemEnviado: Quarta Fev 10, 2010 2:55 am 
Patrocinador Master
Patrocinador Master

Registado: Terça Dez 08, 2009 11:40 pm
Não da para compreender, mas uma coisa é certa, não acredito que os construturores continuem a ir pelo caminho de continuar a fazer carros poluidores, principalmente os que estão a adoptar os carros eléctricos como estratégia, por ex a Renault ou outros, continuarão com o foco nas baixas emissões. Por outro lado o imposto é penalizador para os carros mais poluentes.

Nova MensagemEnviado: Quarta Fev 10, 2010 3:29 am 
Membro Gold
Membro Gold

Registado: Sexta Set 04, 2009 1:04 am
VEpt Escreveu:
Não da para compreender, mas uma coisa é certa, não acredito que os construturores continuem a ir pelo caminho de continuar a fazer carros poluidores, principalmente os que estão a adoptar os carros eléctricos como estratégia, por ex a Renault ou outros, continuarão com o foco nas baixas emissões. Por outro lado o imposto é penalizador para os carros mais poluentes.

Agora com a estrada verde, já se pode poluir à vontade! :diable:
Estrada verde terá pavimento que elimina poluentes emitidos pelos veículos

Prece
Energia permanente = Energia Solar

Nova MensagemEnviado: Quarta Fev 10, 2010 1:25 pm 
Administrador
Administrador

Não sei que dados usou a Quercus para dizer isto, mas meto aqui umas contas que fiz.

Sinceramente não sei como fundamentam esta ideia, mas alguma razão devem ter, em tempos andei a fazer contas sobre o consumo dos carros eléctricos e a diferença para os a gasolina http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 362#p69362, claro que faltam muitas variáveis, tanto de um lado como do outro, mas um dado interessante é que do lado da energia eléctrica se contabiliza as emissões da produção da energia, do lado dos combustiveis só se contabiliza as emissões do seu consumo, não da sua produção, não tenho dados nem fontes para suportar a minha tese, mas segundo um amigo meu que trabalha numa refinaria, um estudo que foi pedido pela CE revelou que as emissões da produção, transporte de combustivel superam as emissões do seu consumo, pena não haver estes dados pela internet.

Deixo aqui um dado interessante que não sei se a Quercus o considera válido, mas a EDP na produção de 1 KWh de eléctricidade emite 387.9 g CO2, ora fazendo as contas rápidas a um carro com o Tesla Roadster e a rolar a fundo, este faz cerca de 128 kms com uma carga, leva 52 kwh de energia, contabilizando a eficiência do transporte e do carregamento

Segundo a Tesla http://www.teslamotors.com/blog4/?p=70, para carregar os 52 kwh que as baterias conseguem armazenar, são necessários 55 kwh, portanto uma eficiência de 94.5 %.

No transporte de energia eléctrica das centrais até nossas casas as perdas chegam a ser de 10 %, ora 55 kwh + 10 % = 60.5 kwh

Portanto: 60.5 kwh * 387.9 = 23 469 g CO2 / 128 = 183 g/CO2 por km, ora isto considera todo o processo incluindo perdas.

Num veiculo a combustivel mesmo que apenas se considere as emissões no consumo, as tais que os fabricantes indicam, nenhum veiculo consegue chegar a estes valores, atenção que este é o seu máximo, não o mínimo como indicam os fabricantes de ICE's, se fizer-mos a conta ao indicado pelo fabricante então temos;

23 469 g CO2 (do carregamento) / 392 kms = 59.8 g CO2/km.

Atenção e volto a referir, neste caso estão incluídas a emissão na produção de energia eléctrica, até agora nunca vi nenhum relatório de quanto se emite a produzir 1 litro de gasolina ou gasóleo.

Nova MensagemEnviado: Quarta Fev 10, 2010 4:14 pm 
Colaborador
Colaborador

Registado: Terça Jun 17, 2008 11:31 am
jmal Escreveu:
Não sei que dados usou a Quercus para dizer isto, mas meto aqui umas contas que fiz.

Sinceramente não sei como fundamentam esta ideia, mas alguma razão devem ter, em tempos andei a fazer contas sobre o consumo dos carros eléctricos e a diferença para os a gasolina http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 362#p69362, claro que faltam muitas variáveis, tanto de um lado como do outro, mas um dado interessante é que do lado da energia eléctrica se contabiliza as emissões da produção da energia, do lado dos combustiveis só se contabiliza as emissões do seu consumo, não da sua produção, não tenho dados nem fontes para suportar a minha tese, mas segundo um amigo meu que trabalha numa refinaria, um estudo que foi pedido pela CE revelou que as emissões da produção, transporte de combustivel superam as emissões do seu consumo, pena não haver estes dados pela internet.

Deixo aqui um dado interessante que não sei se a Quercus o considera válido, mas a EDP na produção de 1 KWh de eléctricidade emite 387.9 g CO2, ora fazendo as contas rápidas a um carro com o Tesla Roadster e a rolar a fundo, este faz cerca de 128 kms com uma carga, leva 52 kwh de energia, contabilizando a eficiência do transporte e do carregamento

Segundo a Tesla http://www.teslamotors.com/blog4/?p=70, para carregar os 52 kwh que as baterias conseguem armazenar, são necessários 55 kwh, portanto uma eficiência de 94.5 %.

No transporte de energia eléctrica das centrais até nossas casas as perdas chegam a ser de 10 %, ora 55 kwh + 10 % = 60.5 kwh

Portanto: 60.5 kwh * 387.9 = 23 469 g CO2 / 128 = 183 g/CO2 por km, ora isto considera todo o processo incluindo perdas.

Num veiculo a combustivel mesmo que apenas se considere as emissões no consumo, as tais que os fabricantes indicam, nenhum veiculo consegue chegar a estes valores, atenção que este é o seu máximo, não o mínimo como indicam os fabricantes de ICE's, se fizer-mos a conta ao indicado pelo fabricante então temos;

23 469 g CO2 (do carregamento) / 392 kms = 59.8 g CO2/km.

Atenção e volto a referir, neste caso estão incluídas a emissão na produção de energia eléctrica, até agora nunca vi nenhum relatório de quanto se emite a produzir 1 litro de gasolina ou gasóleo.

E duvido que vás ver ...

Excelentes contas!

:good:

"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Mohandas Karamchand Gandhi

Nova MensagemEnviado: Quarta Fev 10, 2010 4:37 pm 
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 24, 2008 11:26 am
Yep! Muito esclarecedor...

:friends:

Nova MensagemEnviado: Quinta Fev 11, 2010 12:45 pm 
Patrocinador Master
Patrocinador Master

Necessidades de petróleo em 2010 sobem acima das previsões iniciais

Com esta notícia, é realmente urgente o paradigma energético mudar.
http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1422272

Nova MensagemEnviado: Quinta Fev 11, 2010 1:00 pm 
Administrador
Administrador

Fixe, então quer dizer que o preço vai aumentar. :D :D :D

Nova MensagemEnviado: Quinta Fev 11, 2010 1:17 pm 
Patrocinador Master
Patrocinador Master

Que aumente, que eu ando de eléctrica e em breve tb óleo!
Só falta pôr meu carro híbrido!

Nova MensagemEnviado: Quinta Fev 11, 2010 1:47 pm 
Administrador
Administrador

O_volt,

Mas não te esqueças que estamos dependente do petróleo.

No que passou no passado o petróleo aumento e outros bens também aumentaram Infelizmente....

Abr

Nova MensagemEnviado: Quinta Fev 11, 2010 2:25 pm 
Membro Silver
Membro Silver

Registado: Segunda Fev 01, 2010 1:00 pm
O_volt Escreveu:

Meu caro é uma questão de investimento em I&D, uma parte da tecnologia vocês já dominam.

Imagem

Em breve (espera-se) de Predator 90Ah

Nova MensagemEnviado: Quinta Fev 11, 2010 2:45 pm 
Patrocinador Master
Patrocinador Master

klinzter Escreveu:
O_volt,

Mas não te esqueças que estamos dependente do petróleo.

No que passou no passado o petróleo aumento e outros bens também aumentaram Infelizmente....

Abr

Basta querer meu rapaz!
Há quem ande com banha de porco.
Falta força de vontade!!!

Nova MensagemEnviado: Quinta Fev 11, 2010 3:19 pm 
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Segunda Dez 28, 2009 4:27 am
O_volt Escreveu:

Andar a óleo? tas a falar de bio-diesel, não é?

Nova MensagemEnviado: Quinta Fev 11, 2010 3:26 pm 
Moderador
Moderador

Registado: Quinta Mar 09, 2006 8:15 pm
Podes ir ver em varios locais do nosso forum que existe varias formas de oleo, oleo vegetal directo, Oleo vegetal directo usado, e biodiesel derivado de varios oleos...

Confirma, voltemos ao topico!

Mapa dos pontos de carga

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ Horário de Verão activo ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  

O fórum NOVAENERGIA é um espaço de partilha de experiências e conhecimento. Se em algum momento verificar que esta máxima não está a ser cumprida em algum post, ou se sentir que foram feridas susceptibilidades, por favor envie um email para forum@novaenergia.net , indicando o post em questão.

A sua queixa será analisada e se for o caso a mensagem será removida/apagada.