Pontos de carga Mobi-E / Rede Mobi-E

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Pontos de carga Mobi-E / Rede Mobi-E

Mensagem por jmal »

Imagem


http://www.mobi-e.pt/


bom, pelo menos vão fazendo uns sites.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Mobi-E

Mensagem por O_volt »

estás a ouvir a entrevista na tsf sobre carros eléctricos!
também já se fala....
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: segunda dez 28, 2009 3:27 am

Re: Mobi-E

Mensagem por Leinad1 »

aqui fica a tal emissão da tsf: http://tsf.sapo.pt/programas/blogsmaisc ... id=1487607

o site já o visitei a cerca de 6 meses. continua igual...
toca é a avançar, que de teoria está o mundo cheio.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Mobi-E

Mensagem por serges »

leinad1 Escreveu:aqui fica a tal emissão da tsf: http://tsf.sapo.pt/programas/blogsmaisc ... id=1487607

o site já o visitei a cerca de 6 meses. continua igual...
toca é a avançar, que de teoria está o mundo cheio.
dito isto!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Mobi-E

Mensagem por Bluesky »

ouvi. está tudo certo segundo o paradigma actual, mas é notório que o engenheiro desconhece por completo o significado de mudança de paradigma. os veículos eléctricos não são uma mudança paradigmática, somente uma mudança de consumo publico. a mobi-e é urgente? claro ...e atrasada quase 80 anos. tarde demais, digo eu. não estou satisfeito com estas mudanças, agora é preciso muito mais.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Mobi-E

Mensagem por mauri »

bluesky Escreveu:tarde demais, digo eu. não estou satisfeito com estas mudanças, agora é preciso muito mais.
devagar se vai ao longe, e segundo as conveniências de cada um (penso eu de que!).
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 459
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Re: Mobi-E

Mensagem por BE-COOL »

o site mobi-e está muito pobre em informações que realmente interessem.

alguém sabe se os postos de carregamento mobi-e só vão poder ser usados pelos veículos dos fabricantes que tenham acordos com a mobi-e (paguem), ou qualquer veículo eléctrico, desde tenha características técnicas que o permita, pode ser carregado nos postos mobi-e?

imaginem que temos um veículo eléctrico, uma scooter ou um carro convertido por exemplo, será que vai dar para no posto configurar a amperagem e voltagem de carregamento, adequada às características do nosso veículo(bms, controlador e baterias)?

é que cheira-me que o mobi-e é um grande negócio para algumas empresas, e só os veículos dos fabricantes que paguem, é que vão ser autorizados a carregar.

acho que é uma pergunta básica sobre o mobi-e, e parece que ainda ninguém se lembrou de a fazer.


abraços.
PushEVs.com


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Mobi-E

Mensagem por tavares »

eu acho que o mobi-e é mais um mobi-treta, eles estão é a prepar tudo para que não possamos utilizar os ve´s no futuro tal como os utilizamos hoje, deixaremos de estar agarrados ás gasolineiras e passaremos a estar agarrados a uma treta qualquer, acredito que vão arranjar um tipo de plataforma qualquer que nem em casa os poderemos carregar .

acredito nos ve´s até muito mais do que qualquer outra tecnologia possivel ( hidrogénio , ar comprimido, bedinis, etc.), mas não vejo um futuro muito risonho para os utilizadores de ve´s , um estado que está habituado a ter rendimento dos impostos de combustiveis , de certeza que quer continuar a ter o mesmo rendimento com os ve´s.

eu sou daqueles que acredito que um dia pagaremos imposto sobre o ar que respiramos , taxado a x litros por dia.


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Mobi-E

Mensagem por O_volt »

e sabiam que o carregamento mínimo vai ser de 3€!!!!!!!!!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mobi-E

Mensagem por Volt »

acredito que todos poderão carregar no mobi-e. mas não queria entrar em especulações. quando a informação sair logo falaremos disso.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Mobi-E

Mensagem por O_volt »

aqui está a informação!
Anexos
Sem Título.jpg
Sem Título.jpg (80.62 KiB) Visto 21984 vezes
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


BE-COOL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 459
Registado: terça jun 17, 2008 5:53 pm

Re: Mobi-E

Mensagem por BE-COOL »

penso que isto vai incentivar o aparecimento de postos de carregamento "alternativos" mais baratos, nos estabelecimentos comerciais.
o que leva a outra questão, o aluguer de uma tomada é ilegal? penso que sim, pois só a edp é que deve ter permissão para vender energia. mas há outras formas de ultrapassar isto, é por exemplo um centro comercial, meter no papel que só se paga o estacionamento, e o carregamento é gratuito (mas claro que o preço da energia está incluído no preço do estacionamento).

a carga normal penso que irá dar para todos ves, a minha dúvida é quanto à carga rápida, pois para isso tem que ser possível ajustar no carregador a voltagem e amperagem adequadas ao nosso veículo, e eu penso que isso não vai dar para ajustar no mobi-e, as características de carregamento rápido, já devem estar pré-definidas para os veículos dos fabricantes que assinaram o protocolo, leaf e miev por exemplo.
PushEVs.com

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Mobi-E

Mensagem por mix »

o_volt que revista é essa?

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Mobi-E

Mensagem por O_volt »

be-cool Escreveu:penso que isto vai incentivar o aparecimento de postos de carregamento "alternativos" mais baratos, nos estabelecimentos comerciais.
o que leva a outra questão, o aluguer de uma tomada é ilegal? penso que sim, pois só a edp é que deve ter permissão para vender energia. mas há outras formas de ultrapassar isto, é por exemplo um centro comercial, meter no papel que só se paga o estacionamento, e o carregamento é gratuito (mas claro que o preço da energia está incluído no preço do estacionamento).

a carga normal penso que irá dar para todos ves, a minha dúvida é quanto à carga rápida, pois para isso tem que ser possível ajustar no carregador a voltagem e amperagem adequadas ao nosso veículo, e eu penso que isso não vai dar para ajustar no mobi-e, as características de carregamento rápido, já devem estar pré-definidas para os veículos dos fabricantes que assinaram o protocolo, leaf e miev por exemplo.
pois, nós por causa disso já estamos a equipar de série as motas com fichas que aguentem 50ah! mesmo que o caregador dê para regular, se o equipamento não estiver adequado, aquece e pum!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Mobi-E

Mensagem por O_volt »

mix Escreveu:o_volt que revista é essa?

[[]]
autohoje, edição de 2 a 9 de junho de 2010!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Mobi-E

Mensagem por sergiomms »

apresentação da portuguesa mobi-e na bélgica no 2º workshop on research for the fully electric vehicle
mobie_brussels.pdf
sergiomms


eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: Mobi-E

Mensagem por eucurto »

novo parque de estacionamento em almada terá posto de carregamento de veículos eléctricos
20.09.2010
lusa

a câmara municipal de almada inaugura amanhã um novo parque de estacionamento com espaço gratuito para bicicletas e que terá um posto de carregamento de veículos eléctricos, no âmbito da rede piloto de mobilidade eléctrica mobi-e.

o parque de estacionamento subterrâneo fica na avenida bento gonçalves, no pragal, junto às bombas de abastecimento de combustíveis.

este é o primeiro de cinco novos parques de estacionamentos construídos pela autarquia a abrir ao público. dispõe de 142 lugares e representa um investimento superior a dois milhões de euros.

os utilizadores podem escolher uma de duas modalidades de pagamento: “park & ride”, com tarifário em fracções de 15 minutos (0,20 euro cada fracção), ou avenças mensais, com tarifas especiais para residentes.

o tarifário aplicável a veículos eléctricos terá uma redução de 20 por cento.

até 30 de setembro o parque funciona das 08h00 às 21h30. a partir de 1 de outubro começa a funcionar 24 horas por dia.

a inauguração deste espaço insere-se na semana europeia da mobilidade e durante terça e quarta-feira a entrada e permanência de veículos no parque será gratuita.

in: http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1456781

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Mobi-E

Mensagem por serges »

eucurto Escreveu:novo parque de estacionamento em almada terá posto de carregamento de veículos eléctricos
20.09.2010
lusa

a câmara municipal de almada inaugura amanhã um novo parque de estacionamento com espaço gratuito para bicicletas e que terá um posto de carregamento de veículos eléctricos, no âmbito da rede piloto de mobilidade eléctrica mobi-e.

o parque de estacionamento subterrâneo fica na avenida bento gonçalves, no pragal, junto às bombas de abastecimento de combustíveis.

este é o primeiro de cinco novos parques de estacionamentos construídos pela autarquia a abrir ao público. dispõe de 142 lugares e representa um investimento superior a dois milhões de euros.

os utilizadores podem escolher uma de duas modalidades de pagamento: “park & ride”, com tarifário em fracções de 15 minutos (0,20 euro cada fracção), ou avenças mensais, com tarifas especiais para residentes.

o tarifário aplicável a veículos eléctricos terá uma redução de 20 por cento.

até 30 de setembro o parque funciona das 08h00 às 21h30. a partir de 1 de outubro começa a funcionar 24 horas por dia.

a inauguração deste espaço insere-se na semana europeia da mobilidade e durante terça e quarta-feira a entrada e permanência de veículos no parque será gratuita.

in: http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1456781
enfim por este andar cobrem o pais com pontos de carga em menos de um século... força com eles...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Mobi-E

Mensagem por hmgp »

para mim a questão é mais outra.

o que é mais vantajoso, um ponto de carregamento "lento" que despacha 2 carros por dia ou um rápido que pode despachar 20 ou 30?

o que eu vejo é que ninguém anda a apostar em carregamentos "rápidos", mesmo o mobi-e só pensa fazê-lo em bombas das auto-estradas. eu acho que seria mais vantajoso ter postos "rápidos" dentro das cidades.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Mobi-E

Mensagem por Bluesky »

engano teu, hmpg. deve haver disponivel mais que um ponto de abastecimento por cada utilizador (preferencia minimo 2 pontos por utilizador), por isso devem ser milhoes de pontos no futuro, lentos, não interessa. os lentos são até mais seguros. devemos ter um sempre a jeito no local de estacionamento do veiculo electrico. o veiculo electrico passa a fazer parte da rede de backup electrica nacional com um sistema inteligente v2g.

excepcionalmente é que queremos abastecimentos rapidos, em areas de serviço durante viagens de longo curso, de preferencias exclusivas para veiculos electricos, incluindo serviços robotizados de swap de banco de baterias como o better place. sugiro é que aprovem mais areas de serviço nas auto-estradas para estes novos veiculos, de preferencia com melhores snack-bares e mais economicos. muito mais importante que tgvs e aeroportos - mas terão os politicos visão?
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”