Diferentes tipos de BMS

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

electrizado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 402
Registado: segunda jul 11, 2011 7:30 pm
Localização: Lisboa

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por electrizado »

Sem bms a mota pode ficar com o carregador ligado a noite toda?
"prudencia e segurança na estrada"

Electrizado bbrrrrrr

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Barrocas »

Mais alguma informação diversa sobre BMS:

http://www.avdweb.nl/solar-bike/electronics/bms.html


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por O_volt »

Barrocas Escreveu:Mais alguma informação diversa sobre BMS:

http://www.avdweb.nl/solar-bike/electronics/bms.html
Porreiro pá!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por jmal »



Antes de teres essa mota já eu tinha dito que esses bms não serviam para essas baterias, e também já tinha dito que as pessoas que vinham aqui ao fórum falar dessas motas e desses bms não demonstravam ter qualquer tipo de experiência no ramo, lamento que na altura muitas pessoas me tivessem visto como um concorrente, mas afinal os meus rumores estavam certos.

Não concordo contigo quando dizes que um sistema bms também mata as baterias, não podemos é comparar bms de 100 euros para bms de 500 e mais euros, sim existem diferenças tanto a nível de controle como de potência.

Não posso falar muito destes sistemas porque sou suspeito e não quero entrar em confusões, mas posso disponibilizar para fazer uns testes giros em motas para provar que existem bms e bms, agarramos em 2 motas, uma delas pode ser a minha, com bastante potência, a minha debita com as baterias que tem cerca de 20 kw, mas com TS não passa dos 12kw, e outra com a mesma potência, pode ser a do rufus que também debita +- o mesmo, e numa metemos um bms mais económico, e noutra um bms mais caro, depois vamos fazer umas corridas, e no fim de algumas descargas vamos ver as diferenças entre células, os erros de carga obtidos e até a diferença de potência de uma e de outra, porque o bms também influi na potência.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por zointz »

jmal Escreveu:Antes de teres essa mota já eu tinha dito que esses bms não serviam para essas baterias, e também já tinha dito que as pessoas que vinham aqui ao fórum falar dessas motas e desses bms não demonstravam ter qualquer tipo de experiência no ramo, lamento que na altura muitas pessoas me tivessem visto como um concorrente, mas afinal os meus rumores estavam certos.

Não concordo contigo quando dizes que um sistema bms também mata as baterias, não podemos é comparar bms de 100 euros para bms de 500 e mais euros, sim existem diferenças tanto a nível de controle como de potência.

Não posso falar muito destes sistemas porque sou suspeito e não quero entrar em confusões, mas posso disponibilizar para fazer uns testes giros em motas para provar que existem bms e bms, agarramos em 2 motas, uma delas pode ser a minha, com bastante potência, a minha debita com as baterias que tem cerca de 20 kw, mas com TS não passa dos 12kw, e outra com a mesma potência, pode ser a do rufus que também debita +- o mesmo, e numa metemos um bms mais económico, e noutra um bms mais caro, depois vamos fazer umas corridas, e no fim de algumas descargas vamos ver as diferenças entre células, os erros de carga obtidos e até a diferença de potência de uma e de outra, porque o bms também influi na potência.

Boas,
Sendo o dono de um thunder, estou preocupado claro, e gostava de compreender melhor a problemática.
O BMS da Batlight considera que são dois packs de baterias 11+11(erro enorme eu sei) mas é assim que funciona, e no meu caso particular dentro de cada pack as baterias estão equilibradas, os dois packs no total estão ligeiramente desequilibrados e estou atento mas nada a preocupar excepto um ligeira redução de autonomia. Resumindo o BMS está a fazer o seu trabalho.
Assim numa utilização normal o BMS funciona, parece-me é que o problema é quando o BMS avaria ou quando o carregador está programado para valores demasiado elevados em que em vez de ter um carregamento com 2 estágios, faz apenas um estagio porque o BMS corta a carga por excesso de tensão numa das células e não consegue equilibrar as células(Problema rectificado na minha).
O que me parece que tem acontecido nos vários problemas com BMS em vários modelos, é que se avaria pode levar com ele algumas células e é aqui que a problemática de ter ou não ter BMS entre, porque se temos estamos protegidos mas pode avaria e dar cabo do pack todo, se não temos podemos dar cabo do pack.....um verdadeiro preso por ter cão e preso por não ter.
Relativamente á questão da potência, não sei como poderá interferir, talvez na capacidade total do pack. Será isso Jmal ?
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Barrocas »

Convém referir que estas 2 ultimas respostas vieram "importadas" do topico BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah ;)

senão o pessoal menos atento fica a apanhar bonés aqui no meio...

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por jmal »

Barrocas Escreveu:Convém referir que estas 2 ultimas respostas vieram "importadas" do topico BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah ;)

senão o pessoal menos atento fica a apanhar bonés aqui no meio...
Pois, eu ainda estava a fazer o trabalho, repara que no outro tópico já tinha deixado o link para aqui. :P
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Barrocas »

Eu reparei :lol:

apenas fui mais rapido, mas podes retirar estes nossos trocadilhos, e fazer apenas a citação no inicio dos posts movidos, se assim entenderes :)

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por jmal »

Barrocas Escreveu:Eu reparei :lol:

apenas fui mais rapido, mas podes retirar estes nossos trocadilhos, e fazer apenas a citação no inicio dos posts movidos, se assim entenderes :)
Também já estava feito antes deste post :P, afinal andas muito lento. :lol:
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Barrocas »

Mui bien :lol:

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por jmal »

zointz Escreveu:
jmal Escreveu:Antes de teres essa mota já eu tinha dito que esses bms não serviam para essas baterias, e também já tinha dito que as pessoas que vinham aqui ao fórum falar dessas motas e desses bms não demonstravam ter qualquer tipo de experiência no ramo, lamento que na altura muitas pessoas me tivessem visto como um concorrente, mas afinal os meus rumores estavam certos.

Não concordo contigo quando dizes que um sistema bms também mata as baterias, não podemos é comparar bms de 100 euros para bms de 500 e mais euros, sim existem diferenças tanto a nível de controle como de potência.

Não posso falar muito destes sistemas porque sou suspeito e não quero entrar em confusões, mas posso disponibilizar para fazer uns testes giros em motas para provar que existem bms e bms, agarramos em 2 motas, uma delas pode ser a minha, com bastante potência, a minha debita com as baterias que tem cerca de 20 kw, mas com TS não passa dos 12kw, e outra com a mesma potência, pode ser a do rufus que também debita +- o mesmo, e numa metemos um bms mais económico, e noutra um bms mais caro, depois vamos fazer umas corridas, e no fim de algumas descargas vamos ver as diferenças entre células, os erros de carga obtidos e até a diferença de potência de uma e de outra, porque o bms também influi na potência.

Boas,
Sendo o dono de um thunder, estou preocupado claro, e gostava de compreender melhor a problemática.
O BMS da Batlight considera que são dois packs de baterias 11+11(erro enorme eu sei) mas é assim que funciona, e no meu caso particular dentro de cada pack as baterias estão equilibradas, os dois packs no total estão ligeiramente desequilibrados e estou atento mas nada a preocupar excepto um ligeira redução de autonomia. Resumindo o BMS está a fazer o seu trabalho.
Assim numa utilização normal o BMS funciona, parece-me é que o problema é quando o BMS avaria ou quando o carregador está programado para valores demasiado elevados em que em vez de ter um carregamento com 2 estágios, faz apenas um estagio porque o BMS corta a carga por excesso de tensão numa das células e não consegue equilibrar as células(Problema rectificado na minha).
O que me parece que tem acontecido nos vários problemas com BMS em vários modelos, é que se avaria pode levar com ele algumas células e é aqui que a problemática de ter ou não ter BMS entre, porque se temos estamos protegidos mas pode avaria e dar cabo do pack todo, se não temos podemos dar cabo do pack.....um verdadeiro preso por ter cão e preso por não ter.
Relativamente á questão da potência, não sei como poderá interferir, talvez na capacidade total do pack. Será isso Jmal ?

A potência do bms tem a ver com o que acabaste de falar, se não tiver potência no balanceamento, ele não consegue acompanhar a carga, e vai desligar por tensão a mais nas células mais altas, logo algumas células vão ficar com tensão mais baixa, o que além de interferir com a autonomia/capacidade total do pack, também não ajuda a que todas elas "possam puxar para o mesmo lado" de igual modo. Outra questão é a velocidade de corte por tensão baixa (LVP), se for lento, a mota quando corta, desliga mesmo a potência ao motor, e só passados alguns segundos volta a ligar, este comportamento não permite tirar muita corrente instantânea do pack, um corte rápido e preciso permite atingir os limites de tensão de cada célula e obter grandes quantidades de corrente durante muito tempo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por hmma »

Ou seja, o problema é o bms contabilizar a tensão total e não ver as células individualmente, levando a que umas subam demais enquanto outras descem até morrer, é isso?
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por jmal »

hmma Escreveu:Ou seja, o problema é o bms contabilizar a tensão total e não ver as células individualmente, levando a que umas subam demais enquanto outras descem até morrer, é isso?
Nas que sobem demais provavelmente não as consegue drenar a tempo de chegarem a níveis críticos e desligar, para que as mais baixas recuperem, e a bola de neve vai arrastando-se, dai haver relatos que com o tempo vão perdendo autonomia.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por zointz »

jmal Escreveu: A potência do bms tem a ver com o que acabaste de falar, se não tiver potência no balanceamento, ele não consegue acompanhar a carga, e vai desligar por tensão a mais nas células mais altas, logo algumas células vão ficar com tensão mais baixa, o que além de interferir com a autonomia/capacidade total do pack, também não ajuda a que todas elas "possam puxar para o mesmo lado" de igual modo.
Assim com o ajuste no carregador este problema fica resolvido nas Thunder ;) porque a minha depois de ajustada mantém as células equilibradas.
jmal Escreveu: Outra questão é a velocidade de corte por tensão baixa (LVP), se for lento, a mota quando corta, desliga mesmo a potência ao motor, e só passados alguns segundos volta a ligar, este comportamento não permite tirar muita corrente instantânea do pack, um corte rápido e preciso permite atingir os limites de tensão de cada célula e obter grandes quantidades de corrente durante muito tempo.
Esta parte não compreendi, a minha quando corta o BMS (só aconteceu 2 vezes) desligou a potencia do motor durante 1 ou 2 segundos, mas só aconteceu mesmo no final da carga, de resto é sempre nunca cortou, e por exemplo a subir a Via Rápida da Caparica, mantém os 80Amp durante uns 4kms e nunca se queixou. O BMS tem se portado bem.

Eu acho que o problema dos BMS é mesmo quando avariam ou não emparelham bem com o carregador !!
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por jmal »

zointz Escreveu: Assim com o ajuste no carregador este problema fica resolvido nas Thunder ;) porque a minha depois de ajustada mantém as células equilibradas.
Devem ter reduzido a corrente do final da carga, para que o bms consiga fazer o equilibrio.
zointz Escreveu: Esta parte não compreendi, a minha quando corta o BMS (só aconteceu 2 vezes) desligou a potencia do motor durante 1 ou 2 segundos, mas só aconteceu mesmo no final da carga, de resto é sempre nunca cortou, e por exemplo a subir a Via Rápida da Caparica, mantém os 80Amp durante uns 4kms e nunca se queixou. O BMS tem se portado bem.

Eu acho que o problema dos BMS é mesmo quando avariam ou não emparelham bem com o carregador !!

Nunca cortou porque a mota não tem potência suficiente para levar as células à tensão limite baixa para cortar, porque se tivesse mais 2 ou 3000 watss esse corte faria com que andasses aos solavancos em cima dela.

Bms e carregador têm de funcionar em conjunto, senão não funciona.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por zointz »

jmal Escreveu:
zointz Escreveu: Assim com o ajuste no carregador este problema fica resolvido nas Thunder ;) porque a minha depois de ajustada mantém as células equilibradas.
Devem ter reduzido a corrente do final da carga, para que o bms consiga fazer o equilibrio.
zointz Escreveu: Esta parte não compreendi, a minha quando corta o BMS (só aconteceu 2 vezes) desligou a potencia do motor durante 1 ou 2 segundos, mas só aconteceu mesmo no final da carga, de resto é sempre nunca cortou, e por exemplo a subir a Via Rápida da Caparica, mantém os 80Amp durante uns 4kms e nunca se queixou. O BMS tem se portado bem.

Eu acho que o problema dos BMS é mesmo quando avariam ou não emparelham bem com o carregador !!

Nunca cortou porque a mota não tem potência suficiente para levar as células à tensão limite baixa para cortar, porque se tivesse mais 2 ou 3000 watss esse corte faria com que andasses aos solavancos em cima dela.

Bms e carregador têm de funcionar em conjunto, senão não funciona.

Boas, o carregador tem dois estágios, primeiro de corrente constante, e no fim de tensão constante é nesse momento que o BMS faz o seu trabalho pois a corrente baixa imenso, de origem a Thunder não fazia o 2 estagio porque o BMS cortava. Resumindo pensas-te bem a corrente baixa para o BMS trabalhar.

O facto de nunca cortar porque o motor não ter potencia suficiente faz todo o sentido, agora percebo o que querias dizer com o facto de também influenciar a potencia disponível, claro que no meu caso isso não acontece a não ser que meta esteróides e muitos.

Jmal obrigado pela tempo e paciência....tudo compreendido ;)
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por 2wheelfun »

jmal Escreveu:
Antes de teres essa mota já eu tinha dito que esses bms não serviam para essas baterias, e também já tinha dito que as pessoas que vinham aqui ao fórum falar dessas motas e desses bms não demonstravam ter qualquer tipo de experiência no ramo, lamento que na altura muitas pessoas me tivessem visto como um concorrente, mas afinal os meus rumores estavam certos.
Infelizmente não sou desse tempo.
jmal Escreveu:Não concordo contigo quando dizes que um sistema bms também mata as baterias, não podemos é comparar bms de 100 euros para bms de 500 e mais euros, sim existem diferenças tanto a nível de controle como de potência.
Eu sei que existem diferenças, não espero é ter um BMS de 500€ num VE desta gama. Especialmente por este facto, penso que é preferível iniciar um pack sem BMS do que com BMS.
Cumps.

Avatar do Utilizador

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por 2wheelfun »

zointz Escreveu:Sendo o dono de um thunder, estou preocupado claro, e gostava de compreender melhor a problemática.
O BMS da Batlight considera que são dois packs de baterias 11+11(erro enorme eu sei) mas é assim que funciona, e no meu caso particular dentro de cada pack as baterias estão equilibradas, os dois packs no total estão ligeiramente desequilibrados e estou atento mas nada a preocupar excepto um ligeira redução de autonomia.
Olá.
Como medes? Em esforço ou utilização? Ou medes com as baterias em repouso? Posso dizer-te que antes de ter o meu problema, as células em repouso podiam-se considerar equilibradas mas mal a punha a andar percebia logo que tinha problemas.
zointz Escreveu:Resumindo o BMS está a fazer o seu trabalho..
Pouco ou quase nada. O nosso BMS tem uma capacidade de dissipação de energia muito reduzido. É chamado a intervir no momento em que o carregador entra na fase de redução de energia mas não consegue segurar a sério uma célula.
zointz Escreveu:Assim numa utilização normal o BMS funciona, parece-me é que o problema é quando o BMS avaria ou quando o carregador está programado para valores demasiado elevados em que em vez de ter um carregamento com 2 estágios, faz apenas um estagio porque o BMS corta a carga por excesso de tensão numa das células e não consegue equilibrar as células(Problema rectificado na minha).
Como te resolveram o problema? Eles pensavam que eu tinha o meu BMS a desligar aos 3.8v mas vi células a ultrapassarem os 3.9v (penso que até partilhei um vídeo). Agora dizem-me que estava mal parametrizado e que estaria a cortar aos 4v.
zointz Escreveu:O que me parece que tem acontecido nos vários problemas com BMS em vários modelos, é que se avaria pode levar com ele algumas células e é aqui que a problemática de ter ou não ter BMS entre, porque se temos estamos protegidos mas pode avaria e dar cabo do pack todo, se não temos podemos dar cabo do pack.....um verdadeiro preso por ter cão e preso por não ter.
Continua a insistir-se num problema que não existe, i.e., continua a quer forçar-se a utilização de BMS para... resolver problemas que o BMS gera. Eu dispensava o meu mas infelizmente perco a garantia se o fizer neste momento, para além do facto de temer que o meu BMS a funcionar durante estes meses todos de utilização já terá causado alguns comportamentos diferenciados nas células. Balanceamento por baixo a 1.8 ou 1.9v e quanto muito um sistema de corte over e under voltage como segurança adicional. Isto funciona. Não é ficção! Sigo casos de conversões com milhares de milhas de utilização e com zero problemas. Não gosto muito de insistir num tema mas será que já aqui alguém experimentou a iniciar um pack sem BMS e monitorizar as células para dizer que os desequilíbrios se verificaram e têm de ser corrigidos com sistemas auxiliares, muitas vezes geradores de calor e capazes de provocar incêndio, como no caso dos BMS mais baratos que o JMAL referia? Pois eu já testei iniciar um pack com um BMS 'vulgar' e o resultado está à vista. Estejam atentos a algumas motas da Ecocriterio, idênticas a estas Thunder e sem BMS...
Cumps.

Avatar do Utilizador

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 339
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Localização: Lisboa

Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por 2wheelfun »

zointz Escreveu:Esta parte não compreendi, a minha quando corta o BMS (só aconteceu 2 vezes) desligou a potencia do motor durante 1 ou 2 segundos, mas só aconteceu mesmo no final da carga, de resto é sempre nunca cortou, e por exemplo a subir a Via Rápida da Caparica, mantém os 80Amp durante uns 4kms e nunca se queixou. O BMS tem se portado bem.

Eu acho que o problema dos BMS é mesmo quando avariam ou não emparelham bem com o carregador !!
Zointz, como medes esses 80Amp? O problema é quando o BMS avaria é, pois no nosso caso ficamos agarrados (literalmente) ao nosso vendedor. Não podes comprar outro BMS igual na internet porque... não há. Vendo a coisa pelo lado positivo, se ele avariar e perceberes que está avariado podes sempre matar 2 coelhos com uma cajadada só... lol
Deixa-me só dizer-te o seguinte... eu "explodi" com uma célula. Foi um cheiro que não se podia. Foram aquelas teias todas debaixo do banco, como partilhei convosco. Pergunta: Esquecendo a parte de balanceamento do nosso BMS que como já constatámos é fraco e não segura as células que 'fogem', porquê é que o BMS não interveio impedindo que aquela desgraçada descesse abaixo dos 2.5v e entrasse num processo de 'suicidio'? Ele estava lá... O quê? Está avariado? Isso é o lógico e isso pensei eu. E se te disserem que estava bom? Pois é... é o que me dizem. Perdoem-me os fundamentalistas mas... confio quase tanto no BMS como na nossa classe política.
Cumps.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Njay »

Não é por sobrecarga que as células "explodem"? O limite inferior são 2V (n verdade é o "limite dos limites", o reocmendado é 2.5, 2.8 nas novas).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”