Diferentes tipos de BMS

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por sergio ferraz »

e o carregador?
so carrega 15 quando devia carregar 16
com litio vais ter voltaguem muito mais alta,so baixa quando ja esta mesmo a acabar ou entao ja estao desiquilibradas, 42v ja estao na ultima
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por jmal »

A capacidade do pack não invalida o uso de bms, o bms serve para proteger o pack.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha »

Antes de mais queria agradecer a todos os participantes deste fórum. Este não poderia ser possível sem a vossa ajuda!
Declaro que se fosse um manual sobre bms, muito provavelmente não estaria tão fácil de percebere com tanta informação!
Como perguntas tolas são aquelas que não se fazem, este fórum está cada vez mais rico, que é o que se pretende!
sergio ferraz Escreveu:e o carregador?
so carrega 15 quando devia carregar 16
Eu disse que vou fazer o meu próprio alimentador, e que este terá 15 secundários, quer dizer o mesmo que é como se carregasse cada célula isoladamente até apenas os 3,5v, evitando qualquer sistema de balanceamento na carga, sem que ponha em risco as mesmas. E para diminuir ainda mais as possibilidades de as danificar (e o peso, porque andará sempre na mota, pois com os 15 secundários não seria fácil, nem prático, arranjar uma ficha com 16 ligações), poderei fazer que este carregue a um máximo de 4Ah/secundário.
sergio ferraz Escreveu:com lítio vais ter voltagem muito mais alta, só baixa quando já esta mesmo a acabar ou então já estão desequilibradas, 42v já estão na ultima
Quanto a esse possível desequilíbrio, está completamente fora de questão, ora se a serie é de 15, com o corte aos 42v, e numa situação muito rara de serem todas iguais, cada uma estaria a 2,8v, ainda longe do ponto de perigo (2,6v).
Com uma carga de 1Ah/célula, nunca será perigoso o carregamento, mesmo em dias mais quentes!

E ná pá de BMS!!! HI,hi,hi,hi :lol:


Já agora continuo o raciocínio, e quando digo que é raro, as células serem todas iguais, é verdade, mas como vou coloca-las em paralelo 4 a 4, para obter os 80Ah, como referi anteriormente, logo poderei, através de alguns testes, equilibrar todos os 15 conjuntos de 4 células, e problema resolvido!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu:A capacidade do pack não invalida o uso de bms, o bms serve para proteger o pack.
Então, se é para protejer o pack, é porque ele é fraco... o que tento fazer é o oposto, um pack forte!

Com o dinheiro que custa um bom BMS, compro mais baterias e compenso-as de sua fraqueza, tem logica, não?!
Ganho também por as ter que carregar menos vezes para determinados kms, ou por nunca necessitar de as por tão à prova!

Atenção que eu não sou contra os BMS, apenas gosto de simplificar as coisas, para minimizar os problemas futuros!
Agora se me garantissem um BMS por bom preço, e que nunca falhasse, danificando celulas, retirando o meu meio de locomoção, colocando-me em perigo em estrada, etc... Ai compraria sem olhar para trás!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Quanto a esse possível desequilíbrio, está completamente fora de questão, ora se a serie é de 15, com o corte aos 42v, e numa situação muito rara de serem todas iguais, cada uma estaria a 2,8v, ainda longe do ponto de perigo (2,6v).
Com uma carga de 1Ah/célula, nunca será perigoso o carregamento, mesmo em dias mais quentes!

E ná pá de BMS!!! HI,hi,hi,hi :lol:


Já agora continuo o raciocínio, e quando digo que é raro, as células serem todas iguais, é verdade, mas como vou coloca-las em paralelo 4 a 4, para obter os 80Ah, como referi anteriormente, logo poderei, através de alguns testes, equilibrar todos os 15 conjuntos de 4 células, e problema resolvido!
Não existem células rigosamente iguais dentro de um pack, só o simples facto de estarem em posições diferentes dentro do pack, umas mais dentro do pack e outras fora vai ter influência na temperatura interna de cada uma, só isso chega para as tornar diferentes, depois existem os contactos de umas para outras que pode não ter a mesma resistência, o bms serve para compensar todos estes efeitos, ele faz o equilíbrio de cada 1 para que sejam o mais identicas possivel.
Jorge Rocha Escreveu:Então, se é para protejer o pack, é porque ele é fraco... o que tento fazer é o oposto, um pack forte!

Com o dinheiro que custa um bom BMS, compro mais baterias e compenso-as de sua fraqueza, tem logica, não?!
Ganho também por as ter que carregar menos vezes para determinados kms, ou por nunca necessitar de as por tão à prova!

Atenção que eu não sou contra os BMS, apenas gosto de simplificar as coisas, para minimizar os problemas futuros!
Agora se me garantissem um BMS por bom preço, e que nunca falhasse, danificando celulas, retirando o meu meio de locomoção, colocando-me em perigo em estrada, etc... Ai compraria sem olhar para trás!
Podes ainda não acreditar, mas um bom bms vai fazer poupar-te muito dinheiro, então não vai ser caro, mas sim barato.

Desculpa, mas não tem lógica nenhuma, porque a utilização do bms não tem nada a ver com a capacidade, tamanho e etc do pack, ele serve para compensar as diferenças que existem em cada célula, o ser humano não consegue fazer duas coisas completamente iguais.

Um bms custa normalmente 1/4 do que custa um pack de baterias, não entendo como podes dizer que vais compensar a sua ausência com mais baterias ????

Muitos bms falham porque estão mal dimensionados, metem bms de fracas capacidades a gerir packs demasiado grandes para eles, depois é o que acontece. O bms está lá para proteger e fazer a manutenção das baterias, não para dar cabo delas, não entendo onde foste tirar essa ideia.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha »

Para que possamos perceber a necessidade do BMS, temos que perceber o funcionamento das baterias, e com toda a certeza jmal, sabes bem melhor do que eu, mas já deu para eu perceber um pouco também!
Vou dar um exemplo completamente exagerado para que se entenda... num pack de 2 células 3,2v 20Ah (2*3,2*20 = 128Wh), coloco uma descarga de 6,4v 1Ah (6,4*1 = 6,4Wh), logo este pequeno pack daria para alimentar durante 20 horas essa mesma descarga (128/6,4 = 20).

Suponhamos agora que esse pack vai alimentar aquela mesma corrente apenas durante 15 horas (apenas75% (15*6,4 = 96W/h)).
Será que as células sofreriam algum aquecimento? Quase imperceptivel! Não havendo aquecimento não existe tanto desgaste.
Será que a tensão de alguma das células descera abaixo dos 2,8v? Duvido muito, mesmo que não sejam rigorosamente iguais! E se isso não acontece não estão a sofrer.

Se eu as carregar separadamente, com um carregador de 0,5Ah, limitando-lhes a carga apartir dos 3,5v, será que elas terão aquecido durante a carga (30 horas)? Claro que não, muito menos ultrapassou os niveis de rutura e estarão prontas para nova descarga.
Perante este tipo de afirmações, tive um professor que lhe chamaria, "a logica da batata"!

Agora vamos multiplicar por 50, tanto as descargas como as cargas!

A descarga passa a 50Ah (320W/h), que levará apenas 18 minutos para os mesmos 96Wh.
Agora com toda a certeza que as células aqueceram. Logo muito desgaste.
Mesmo muito parecidas as células, a mais fraca começaria por baixar sua tensão e consequentemente sua resistencia interna logo muito mais perdas por jule, efeito bola de neve. Resultado final, uma celula morta, e a outra com pouca saúde!

No carregamento a situação será identica, carregando a 25Ah, o pack em serie com uma tensão de 7,6v, assim que a mais fraca começar a elevar a tensão, começa a aumentar a sua resistência interna, aquecimento, efeito bola de neve. Resultado final, uma célula com tensão a mais e já doente e com a carga do pack em desequilibrio.

Ora se neste ultimo caso houver um BMS, a situação que descrevi simplesmente não acontece. Por diferença de tensão, tempratura, ou por tensão limite atingida, o BMS está lá e compensa ou desliga.

Vamos então ver qual das situações está mais proxima à minha realidade (e isso depende de cada viatura)!

Afirmando eu que vou adquirir um pack com 60 células de 20Ah = 3840Wh e tendo eu um motor de 2000W, teria capacidade para andar cerca de 1h26m (os mesmos 75% da capacidade total), e que
o alimentador que vou fazer terá uma potencia de 192Wh, sendo assim o carregamento (dos 75%) será aproximadamente feito em 15h00m.

Logo a minha realidade andará entre os extremos que descrevi, ficando assim a meu critério fazer o investimento ou não.

Vejo apenas uma desvantagem em não optar por colocar o BMS, terei que andar a arrastar mais peso de baterias, mas não é assim tanto, ainda será menos 16kg que as que tenho, de gel!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu:Um bms custa normalmente 1/4 do que custa um pack de baterias, não entendo como podes dizer que vais compensar a sua ausência com mais baterias ????
jmal, eu poderia adquirir um simples pack de 32 celulas (16*2* 3,2v 20Ah)de litio por seiscentos euros, onde posso adquirir um Bom BMS por cento e cinquenta?
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu:Desculpa, mas não tem lógica nenhuma, porque a utilização do bms não tem nada a ver com a capacidade, tamanho e etc do pack
Espero que consigas justificar bem o que dizes, pois eu não percebi porque não tem lógica nenhuma... já dei um exemplo exagerado, mas para que se entenda a lógica do funcionamento das coisas!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu:O bms está lá para proteger e fazer a manutenção das baterias, não para dar cabo delas, não entendo onde foste tirar essa ideia.
Desculpa se o fiz, não me lembro de referir alguma vez que a função do BMS era dar cabo das baterias, bem sei que é para as proteger, embora infelizmente nem sempre aconteça, como aconteceu com o 2wheelfun.
Mas por melhor que seja o BMS, se o pack está muito esforçado, não irá durar muito, pois estará sempre em quase seu limite, e terá de ser muito mais vezes carregado! Daí a minha insistencia para um pack reforçado!
O meu objectivo neste forum é apenas transmitir o que eu penso ter valor, e que não se tem falado muito!
O que fica para quem lê, será uma média de tudo o que aprenderam, que será positivo, penso! ;)
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Para que possamos perceber a necessidade do BMS, temos que perceber o funcionamento das baterias, e com toda a certeza jmal, sabes bem melhor do que eu, mas já deu para eu perceber um pouco também!
Vou dar um exemplo completamente exagerado para que se entenda... num pack de 2 células 3,2v 20Ah (2*3,2*20 = 128Wh), coloco uma descarga de 6,4v 1Ah (6,4*1 = 6,4Wh), logo este pequeno pack daria para alimentar durante 20 horas essa mesma descarga (128/6,4 = 20).

Suponhamos agora que esse pack vai alimentar aquela mesma corrente apenas durante 15 horas (apenas75% (15*6,4 = 96W/h)).
Será que as células sofreriam algum aquecimento? Quase imperceptivel! Não havendo aquecimento não existe tanto desgaste.
Será que a tensão de alguma das células descera abaixo dos 2,8v? Duvido muito, mesmo que não sejam rigorosamente iguais! E se isso não acontece não estão a sofrer.
Nesse tempo talvez não aqueçam, mas na pratica não vais ter esse tempo de descarga, deste o exemplo de uma scooter com 2000w, na pratica ela tem uma consumo médio de +- 1500 wh, logo reduzes esse tempo para pouco mais de uma hora.

Normalmente aquecem mais na carga do que na descarga, e penso que numa utilização normal de baterias de lítio não damos cargas de 15 horas.

A questão de descer abaixo dos 2.8 depende de como está feito esse controle, com bms garantidamente não desce porque ele verifica a tensão de cada uma.
Jorge Rocha Escreveu:Se eu as carregar separadamente, com um carregador de 0,5Ah, limitando-lhes a carga apartir dos 3,5v, será que elas terão aquecido durante a carga (30 horas)? Claro que não, muito menos ultrapassou os niveis de rutura e estarão prontas para nova descarga.
Perante este tipo de afirmações, tive um professor que lhe chamaria, "a logica da batata"!

Agora vamos multiplicar por 50, tanto as descargas como as cargas!

A descarga passa a 50Ah (320W/h), que levará apenas 18 minutos para os mesmos 96Wh.
Agora com toda a certeza que as células aqueceram. Logo muito desgaste.
Mesmo muito parecidas as células, a mais fraca começaria por baixar sua tensão e consequentemente sua resistencia interna logo muito mais perdas por jule, efeito bola de neve. Resultado final, uma celula morta, e a outra com pouca saúde!

No carregamento a situação será identica, carregando a 25Ah, o pack em serie com uma tensão de 7,6v, assim que a mais fraca começar a elevar a tensão, começa a aumentar a sua resistência interna, aquecimento, efeito bola de neve. Resultado final, uma célula com tensão a mais e já doente e com a carga do pack em desequilibrio.

Ora se neste ultimo caso houver um BMS, a situação que descrevi simplesmente não acontece. Por diferença de tensão, tempratura, ou por tensão limite atingida, o BMS está lá e compensa ou desliga.

Vamos então ver qual das situações está mais proxima à minha realidade (e isso depende de cada viatura)!

Afirmando eu que vou adquirir um pack com 60 células de 20Ah = 3840Wh e tendo eu um motor de 2000W, teria capacidade para andar cerca de 1h26m (os mesmos 75% da capacidade total), e que
o alimentador que vou fazer terá uma potencia de 192Wh, sendo assim o carregamento (dos 75%) será aproximadamente feito em 15h00m.

Logo a minha realidade andará entre os extremos que descrevi, ficando assim a meu critério fazer o investimento ou não.

Vejo apenas uma desvantagem em não optar por colocar o BMS, terei que andar a arrastar mais peso de baterias, mas não é assim tanto, ainda será menos 16kg que as que tenho, de gel!
Será que tens espaço para tanta célula?
Já que vais fazer um investimento maior não seria mais correcto tirares partido dele, utilizar a fundo as vantagens das baterias litio-ferro; menos peso, menor volume, cargas mais rápidas, descargas de maior potência ao invés de andares a arrastar mais peso e mais dinheiro investido, correndo na mesma os riscos de não teres um bms em condições ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:Um bms custa normalmente 1/4 do que custa um pack de baterias, não entendo como podes dizer que vais compensar a sua ausência com mais baterias ????
jmal, eu poderia adquirir um simples pack de 32 celulas (16*2* 3,2v 20Ah)de litio por seiscentos euros, onde posso adquirir um Bom BMS por cento e cinquenta?
Essas baterias no site GWL não custam 600 euros, mas sim 811, por 200 euros já se arranja bons bms.
Jorge Rocha Escreveu:Espero que consigas justificar bem o que dizes, pois eu não percebi porque não tem lógica nenhuma... já dei um exemplo exagerado, mas para que se entenda a lógica do funcionamento das coisas!
Basta leres o tópico desde o início, penso que tá tudo explicado.
Jorge Rocha Escreveu:Desculpa se o fiz, não me lembro de referir alguma vez que a função do BMS era dar cabo das baterias, bem sei que é para as proteger, embora infelizmente nem sempre aconteça, como aconteceu com o 2wheelfun.
Mas por melhor que seja o BMS, se o pack está muito esforçado, não irá durar muito, pois estará sempre em quase seu limite, e terá de ser muito mais vezes carregado! Daí a minha insistencia para um pack reforçado!
O meu objectivo neste forum é apenas transmitir o que eu penso ter valor, e que não se tem falado muito!
O que fica para quem lê, será uma média de tudo o que aprenderam, que será positivo, penso! ;)
Neste fórum estão exemplos de packs que não são forçados, mas sim abusados e continuam em boas condições, e também temos muitas motas que não deram problemas de bms, o caso do 2wheelfun não é isolado, mas ele explicou a razões do problema da mota dele.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu:Essas baterias no site GWL não custam 600 euros, mas sim 811, por 200 euros já se arranja bons bms.
Posso mostrar factura para confirmação de preços! Não escrevo só para parecer bonito, os 600 euros, dava e ainda sobrava, embora agora já não dê, fizeram alteração este fim-de-semana dos preços, mas já fiz a encomenda na semana passada!

Ainda assim, 200 euros por um bom BMS, ainda não encontrei... Poderás dizer onde?
jmal Escreveu:Neste fórum estão exemplos de packs que não são forçados, mas sim abusados e continuam em boas condições, e também temos muitas motas que não deram problemas de bms, o caso do 2wheelfun não é isolado, mas ele explicou a razões do problema da mota dele.
Pelo que vejo estás a por defeitos até nos adjectivos que escrevo... e eu nem nunca disse "forçados", disse esforçados...esforçados e abusados, são sinónimos, e se não estivesse legível, poderias sempre dizer que não se estava a entender o que eu escrevia! E passava a explicar!

Quanto ao que referes que o 2wheelfun explicou as razões do problema de sua mota, eu não estou tão certo disso... e olha que já li bastante!
E se não é caso isolado, terei eu o direito de desconfiar dos sistemas BMS, e de criar uma solução de acordo com os meus princípios e minha carteira!?
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Volt »

Calma... O jmal deu o conselho. Seguir (ou não) o dito, é escolha tua. Quanto ao tema do "desconfiar dos sistemas BMS", acho que não devias misturar os BMS decentes que fazem o seu trabalho (e ainda não ouvi referência a um único problema destes) com outros que não fazem, apesar de também se chamar a esses BMS...

O sistema está aí explicado e é benéfico para as baterias. Mas, tal como outras coisas às quais se fazem imitações muito defeituosas, os "sistemas BMS" também passam por isso...

Há que procurar o melhor e o jmal dá-nos uma grande ajuda. Eu que caí aqui sem perceber nada disto, tenho ficado siderado com a vantagem de ouvir a opinião sábia dele. Claro que nem todos partilhamos esta opinião, mas pronto...

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Posso mostrar factura para confirmação de preços! Não escrevo só para parecer bonito, os 600 euros, dava e ainda sobrava, embora agora já não dê, fizeram alteração este fim-de-semana dos preços, mas já fiz a encomenda na semana passada!

Ainda assim, 200 euros por um bom BMS, ainda não encontrei... Poderás dizer onde?
Eu fui ver os preços ao site quando quanto vi o teu post, e sei que houve uma promoção dessas baterias, logo não podemos fazer confusão, o preço que está agora é o preço praticado normalmente.
Jorge Rocha Escreveu:Pelo que vejo estás a por defeitos até nos adjectivos que escrevo... e eu nem nunca disse "forçados", disse esforçados...esforçados e abusados, são sinónimos, e se não estivesse legível, poderias sempre dizer que não se estava a entender o que eu escrevia! E passava a explicar!

Quanto ao que referes que o 2wheelfun explicou as razões do problema de sua mota, eu não estou tão certo disso... e olha que já li bastante!
E se não é caso isolado, terei eu o direito de desconfiar dos sistemas BMS, e de criar uma solução de acordo com os meus princípios e minha carteira!?
Defeitos ??? estou aqui a tentar ajudar... a decisão de ires com a tua ideia para a frente é sempre tua, não podes dizer é que não te aconselharam.

Também disse que não era um caso isolado, mas o caso dele tá bem explicado.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha »

Volt Escreveu:Calma... O jmal deu o conselho. Seguir (ou não) o dito, é escolha tua. Quanto ao tema do "desconfiar dos sistemas BMS", acho que não devias misturar os BMS decentes que fazem o seu trabalho (e ainda não ouvi referência a um único problema destes) com outros que não fazem, apesar de também se chamar a esses BMS...

O sistema está aí explicado e é benéfico para as baterias. Mas, tal como outras coisas às quais se fazem imitações muito defeituosas, os "sistemas BMS" também passam por isso...

Há que procurar o melhor e o jmal dá-nos uma grande ajuda. Eu que caí aqui sem perceber nada disto, tenho ficado siderado com a vantagem de ouvir a opinião sábia dele. Claro que nem todos partilhamos esta opinião, mas pronto...

:-).
Totalmente de acordo Volt!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu: estou aqui a tentar ajudar... a decisão de ires com a tua ideia para a frente é sempre tua, não podes dizer é que não te aconselharam.

Também disse que não era um caso isolado, mas o caso dele tá bem explicado.
jmal, do que eu estava à espera de encontrar neste forum, em parte eu encontrei e me foi muito util, e provavelmente tu foste um dos pesos pesados, no que diz respeito a boas informações!
No entanto, gostava de saber onde poderia encontrar desses BMS que não dão problemas, penso que um forum serve para ajudar quem está à procura, para que faça uma boa escolha, e ainda não consegui aqui descobrir nenhum!
Poder-me-á ter passado, mas confesso que era isso que procurava quando aqui vim espreitar, acabando por ler tudo desde o inicio ao que era fim, e agora já não é, felizmente!

Pode-se saber então onde posso encontrar um bom BMS?
Claro que esta pergunta é para todos, quantos mais melhor!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha »

Acabei de receber de alguém que aqui esteve, um site que me parece ter preços em conta!
http://www.evassemble.com/index.php

Se souberem de outros, agradeço pelo plural!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Barrocas »

Tenho aqui em casa 2 scooters com os BMS capacitivos da EvAssemble, que comprei para testar, e por enquanto estão a funcionar OK.

So ao passar na alfandega é que me queria chular, mas isso ja é outro assunto :evil:

Sao BMS capacitivos, basicos e simples, plug-and-play.

Nao dao qualquer tipo de informação/feedback ao utilizador, nao controlam temperatura, se for preciso fazem corte/desactivação por tensao minima/maxima e acabou-se a festa :P

Conseguem ir equilibrando o pack, mas com correntes fraquinhas, nao fazem milagres, por isso é conveniente que o pack ja esteja previamente equilibrado.

O jmal tem razao no que diz, embora seja mais facil de falar com ele e entender, que por escrito :lol:

A vantagem de se ter um BMS, é que os elementos da bateria sao controlados individualmente.
Os supostos valores de tensão média dos elementos, quando medidos pela tensão total do pack nao servem de nada!
É muito possivel que a maioria esteja dentro desse valor médio, e uma ou duas estejam mais altas, enquanto uma outra está abaixo do que devia.
O utilizador nao pode andar sempre a medir os elementos à mão, e mesmo que o faça, nunca o consegue fazer com a mesma eficacia que um sistema de protecção, pois durante a utilização, em esforço, as baterias caem para valores que nao se medem logo após a paragem. Um elemento pode cair para 2.8v, e quando se pára a scooter, ele recupera para os valores similares aos dos outros elementos, e parece estar tudo bem... ;) sao muito manhosas, estas coisas do litio :lol:

E se esta tudo bem, toca a andar... :mrgreen: mas sem se dar por isso, um (ou mais) dos elementos vai por lá abaixo, e vai indo... depois começam os desiquilibrios, sobrecargas, falta de capacidade, etc. :(

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por Jorge Rocha »

Por vezes quando se tem tudo para se estar seguro, é que se facilita e não se fazem verificações!

O exemplo do BondadeSua,
Estava muito tranquilo (ou não) por ter o seu BMS porreirinho, quando na verdade, a curto/médio prazo, teria ali um problema (pelo menos de autonomia já tinha).
Como este problema existem muitos outros que podem acontecer a qualquer um...

Eu recomendaria antes que se fizesse uma revisão, a todos os componentes, periodica (a cada 6 meses ou 10 mil km). Sempre que o proprietário notásse algo de estranho no comportamento da viatura, relata-lo quanto antes, para evitar problemas de maior.

Estou nada mais nada menos que com 11 mil kms de litio sem BMS, e a cada dia que passa verifico que as celulas são muito estaveis.

Tenho feito muitas verificações para poder ter uma ideia tão clara de seu funcionamento/comportamento.
Por ter esta ideia, penso que se poderia produzir/fabricar uns equipamentos de gestão de baterias, sem o balanceamento (que é aqui que normalmente existem falhas) e que apenas medisse e controlasse as tensões totais do pack(entrada e saida), que este podesse ser programavel e com segurança dupla (tipo "para-quedas de reserva" para o caso de avaria). O balanceamento seria feito nas respectivas revisões, com a gravação de todos os dados do balanceamento, para poder antever algo de errado no futuro proximo (o cliente teria acesso aos dados para leitura, tudo às claras).

Não havendo dinheiro para colocar em pratica a teoria, tudo isto não passa de simples palavras...
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Diferentes tipos de BMS

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:

[quote="Jorge Rocha"]Por vezes quando se tem tudo para se estar seguro, é que se facilita e não se fazem verificações!

O exemplo do BondadeSua,
Estava muito tranquilo (ou não) por ter o seu BMS porreirinho, quando na verdade, a curto/médio prazo, teria ali um problema (pelo menos de autonomia já tinha).
Como este problema existem muitos outros que podem acontecer a qualquer um...
.......
Por ter esta ideia, penso que se poderia produzir/fabricar uns equipamentos de gestão de baterias, sem o balanceamento (que é aqui que normalmente existem falhas) e que apenas medisse e controlasse as tensões totais do pack(entrada e saida), que este podesse ser programavel e com segurança dupla (tipo "para-quedas de reserva" para o caso de avaria). O balanceamento seria feito nas respectivas revisões, com a gravação de todos os dados do balanceamento, para poder antever algo de errado no futuro proximo (o cliente teria acesso aos dados para leitura, tudo às claras).
Não havendo dinheiro para colocar em pratica a teoria, tudo isto não passa de simples palavras...
[/quote]
:oops:
Mesmo que o proprietário seja muito cuidadoso, (como eu com as cargas e descargas), ;) e tenha normalmente percursos "curtos", havendo uma leitura "imprecisa", o BMS, com o tempo, parece que não nos salva. Até porque está a cumprir com as suas funções! Por isso é que eu andava ansioso por fazer o teste/medição. Mas mesmo assim, pelo que vocês já me ensinaram, prefiro que ele lá esteja. Pela simples razão de que não posso estar sempre a incomodar/ocupar "S.Jorge", como ele faz, porque sabe e pode!. :lol:
Eu continuo a aprender com a vossa "troca de ideias".
O projecto/ideia do Jorge é exequível? Pergunto eu aos restantes "entendidos"? :geek: Faz sentido?
Creio que estamos a enriquecer o fórum com a troca de ideias!

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”