Recuperação de águas degradadas

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Recuperação de águas degradadas

Mensagem por MacSousa »

vou em breve iniciar a construção da minha moradia. vai ser construída com preocupações ambientais sem descurar o que posso gastar.
um dos sistemas que pretendo implementar é um terceiro tubo de água nas canalizações.
terei água fria, água quente, e água não potável. com isto pretendo, entre outras coisas, reduzir o consumo de água e, por arrastamento, a taxa de resíduos, indexada à factura da água.
a água não potável vai ser destinada a sanitas e rega de jardim e quintal.
esta água será obtida da seguinte de duas formas:
- água da chuva recolhida do telhado através de caleiras (método sobejamente conhecido)
- recuperação das águas de banhos, lavatórios e banca de cozinha.
estas águas pretendo submetê-las a um tratamento de filtragem e decantação de forma a tentar obter a qualidade mínima para a rega. gostava de ter as vossas opiniões sobre como conseguir este resultado. caso não consiga qualidade para rega pelo menos para as sanitas vai servir.
a gestão vai ser efectuada da seguinte forma:
as águas (chuva e banhos depois de tratadas) são direccionadas para um depósito onde terei uma bomba submersível, com bóia, que a bombeará para um depósito grande a montante.
a alimentação eléctrica desta bomba passará primeiro por um sensor de nível (bóia) no depósito principal que corta a corrente se o depósito estiver cheio, evitando a bombagem desnecessária. este depósito principal terá um, pouco abaixo de meio, uma entrada de água da rede com bóia para, no caso de as águas recuperadas serem insuficientes, colocar água da rede mas apenas até a bóia trancar de modo a não encher e deixar espaço para a chuva se ela ocorrer.
que lhes parece?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por serges »

se nesta vida poder construir uma casa do zero este vai ser o meu sistema de eleição!

parabéns e sorte com o projecto, só vejo mesmo entraves é na parte dos banhos, os shampos e os sabonetes podem ser tóxicos para as plantas não
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 524
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
Localização: Grande Porto

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por tvcrabo »

permite-me pequeno ajuste.

para mim o sensor apenas deve comandar um nivel restrito e minimo.
ele deve estar colocado mt proximo do nivel de pesca da bomba, deixando apenas encher cerca de 3 cm de agua e apenas se o sistema de rega estiver a puxar agua (porque mesmo actuado num determinado momento se a rega estiver desligada podes ter a sorte de chuver entretanto)
no topo do deposito uma saida para as aguas pluviais caso o deposito encha demasidado devido a chuva em demasia. no entanto se o deposito for suficientemente que acumule bem, as aguas do inverno podem ate chegar para o ano inteiro...

equaciona a hipotese de a mudança do deposito intermedio para o principal apenas se dar por gravidade, sendo que podes usar uma pequena bomba apenas para a sanita.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por MacSousa »

serges Escreveu:se nesta vida poder construir uma casa do zero este vai ser o meu sistema de eleição!

parabéns e sorte com o projecto, só vejo mesmo entraves é na parte dos banhos, os shampos e os sabonetes podem ser tóxicos para as plantas não
as plantas não gostam dos sabonetes e detergentes em geral mas espero que o processo de decantação coloque a água com valores aceitáveis para as plantas. deverá ser solucionável aumentando o número de tanques (bidões de plástico) de decantação. pode ser necessário excluir a água da banca de cozinha deste sistema. no entanto será incluída por defeito e depois se verá. se não conseguir trazer a água para uma qualidade aceitável pelas plantas posso sempre aproveitá-la para os autoclismos, o que já é bom. mas estou confiante que vai dar para a rega.
o sistema de decantação vai ser simples. bidões de plástico alinhados e interligados por um tubo de plástico/borracha, vulgo mangueira. a água entra no bidão bem juntinho ao fundo para facilitar a deposição da matéria em suspensão. a tomada de água para o bidão seguinte far-se-á uns 15 cm abaixo do nível máximo para que as matérias gordas, mais leves que a água comecem logo a ficar retidas. o primeiro bidão será diferente. será colocado a um nível superior aos outros e vai funcionar como adutor e regulador de caudal. a saída da água deste bidão para o sistema de decantação processa-se por um pequeno furo bem no fundo do bidão. este bidão com pequeno furo vai fazer com que a água entre muito devagar no sistema e, por isso, não haja turbulência. a água fica retida neste bidão e sai devagar, muito devagarinho mesmo.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por serges »

creio que só com a agua das chuvas irá servir para as tuas necessidades, agora depende da rega que queiras, atenção não quer dizer que o teu projecto não esteja bom, creio que esteja simples e eficiente!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por MacSousa »

serges Escreveu:creio que só com a agua das chuvas irá servir para as tuas necessidades, agora depende da rega que queiras, atenção não quer dizer que o teu projecto não esteja bom, creio que esteja simples e eficiente!
talvez. mas só isso não me vai encher as medidas. quero que a casa tenha alguns pormenores a fazer a diferença e esse será um deles. repara que num prédio, por exemplo, como poderia a água das chuvas ser dividida pelos co-proprietários? já a reutilização das águas dos banhos para os autoclismos é possivel em cada fracção. neste cado nem necessita de tratamento algum.


megabolide
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo jun 01, 2008 9:38 am
Localização: S. Francisco, Alcochete, Portugal

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por megabolide »

boa, sem nunca ter pensado num mecanismo para o fazer, tambem já tinha pensado nisto um dia que fizesse uma barraca para mim. mais que não seja, naquelas ocasiões em que temos a torneira aberta á espera que o esquentador aqueça a água, pensei em ter uma valvula que pudesse passar essa água para um depósito de onde pudesse ser reaproveitada para os mesmos efeitos. obviamente que nunca pensei num sistema tão elaborado mas tambem tou bastante fresco nestas coisas, mas tou a achar isto tudo muita giro.


JoelAmorim
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta jun 06, 2008 11:47 am

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por JoelAmorim »

boas

dependendo do tamanho da tua propriedade, poderias equacionar a implantação de uma pequena estações de tratamento de água através de plantas.
as plantas não gostam dos sabonetes e detergentes em geral mas espero que o processo de decantação coloque a água com valores aceitáveis para as plantas. deverá ser solucionável aumentando o número de tanques (bidões de plástico) de decantação.
isso irá depender das espécies de plantas que irás utilizar, sendo ainda de notar se utilizares detergentes biodegradáveis (já obrigatórios nalguns satandards de certificação ambiental e cada vez mais acessíveis/baratos) melhorarás o processo.

para além disso darás um importante contributo ao fomento da biodiversidade. já vi estações destas a servirem quase como "ilhas ecológicas" fornecendo refúgio e água a avifauna e micromamíferos.

boa sorte para o projecto

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por MacSousa »

joelamorim Escreveu:boas
obrigado joel
o tratamento através de plantas podia ser realmente implementado no final da decantação mas como pretendo apenas obter água com qualidade para rega não acho que vá ser necessário. a rega a fazer será relvado tipo grama (por ser mais resistente e menos exigente), árvores e arbustos ornamentais e uma pequena horta. o terreno tem 1500 m2 mas a casa e acessos "comem" quase metade.
achas que com a decantação pura e simples conseguirei trazer a água da dos banhos e cozinha para valores aceitáveis para rega?
estou a escrever e a lembrar-me de que na banca de cozinha ás águas que de lá saem vão ter níveis de poluição muito diferentes mas isso posso resolver fácil: coloco uma normal banca de duas pias e separo os esgotos. numa vaza-se a água mais "soft", que seguirá para a decantação, na outra a mais problemática e desde logo rejeitada. o uso será uma questão de habituação. assim, se necessário, posso fazer logo a separação a montante rejeitando as águas cuja depuração vai ser mais difícil.
cumprimentos


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por Ferra »

ideia:
agua das sanitas e do lava loiça para o biodigestor! com a ajuda dos restos de comida e da relva deve dar para produzir algum biogas para um esquentador...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


MikeAlexPT
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta jul 02, 2008 9:51 pm
Localização: Mafra

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por MikeAlexPT »

macsousa Escreveu:vou em breve iniciar a construção da minha moradia. vai ser construída com preocupações ambientais sem descurar o que posso gastar.
um dos sistemas que pretendo implementar é um terceiro tubo de água nas canalizações.
terei água fria, água quente, e água não potável. com isto pretendo, entre outras coisas, reduzir o consumo de água e, por arrastamento, a taxa de resíduos, indexada à factura da água.
a água não potável vai ser destinada a sanitas e rega de jardim e quintal.
esta água será obtida da seguinte de duas formas:
- água da chuva recolhida do telhado através de caleiras (método sobejamente conhecido)
- recuperação das águas de banhos, lavatórios e banca de cozinha.
estas águas pretendo submetê-las a um tratamento de filtragem e decantação de forma a tentar obter a qualidade mínima para a rega. gostava de ter as vossas opiniões sobre como conseguir este resultado. caso não consiga qualidade para rega pelo menos para as sanitas vai servir.
a gestão vai ser efectuada da seguinte forma:
as águas (chuva e banhos depois de tratadas) são direccionadas para um depósito onde terei uma bomba submersível, com bóia, que a bombeará para um depósito grande a montante.
a alimentação eléctrica desta bomba passará primeiro por um sensor de nível (bóia) no depósito principal que corta a corrente se o depósito estiver cheio, evitando a bombagem desnecessária. este depósito principal terá um, pouco abaixo de meio, uma entrada de água da rede com bóia para, no caso de as águas recuperadas serem insuficientes, colocar água da rede mas apenas até a bóia trancar de modo a não encher e deixar espaço para a chuva se ela ocorrer.
que lhes parece?
eu acabei de construir a minha e posso deixar aqui algumas dicas sem entrar em grandes pormenores:

1º estipula onde queres utilizar a água recuperada.
a água da chuva pode ser utilizada em sanitas, máq de lavar roupa, rega e piscina.
as águas tratadas, para um tratamento ligeiro deverá ser utilizada apenas para rega.

2º calcula os teus consumos e as tuas necessidades
para a água da chuva consulta as tabelas pluviométricas da tua zona e saberás a quantidade de águas disponível por m2 de cobertura.
estima as tuas necessidade afim de dimensionares correctamente os teus sistemas.

3º tratamento da água.
o que descreves é o principio de uma mini-etar, só faltando o arejamento por causa dos detergentes.
aconselho a que não uses as águas da cozinha, afim de reduzires a quantidade de matéria orgânica e de resíduos (aumentando as necessidades de manutenção). utiliza as chamadas águas cinzentas que são o maior consumo que vais ter.
posso dar-te o contacto onde comprei a minha. é um reservatório de plástico (pead) com soprador, bomba e quadro de comando. fácil de instalar e não é muito cara. claro que podes fazer o teu próprio sistema.

4º implementação de redes
faz duas redes de esgotos separando as sanitas, máq roupa e loiça para um lado. banhos e lavatórios para outro.
na rede de abastecimento fazes como dizes. para a máquina da roupa deixa uma boca de água da rede e outra da água aproveitada.

5º utilizar a água tratada
não te esqueças que vais necessitar de pressão na rede. a maq da roupa não funciona sem uma pressão mínima e os tanques das sanitas vão levar uma eternidade a encher se não existir pressão. esta questão é agravada se colocares tubagens de diâmetro reduzido pois aumenta a perda de carga e diminuite a pressão (espero que esta linguagem não seja muito técnica).
a colocação de um depósito a montante ou está colocado a uma boa altura (10 metros já deverá chegar, mas vê as características técnicas da maq da roupa. o ideal é 20m o que não é fácil de conseguir) ou então terás que bombear.
se for para bombear, então não necessitas do depósito a montante nem da bomba de fundo.

por agora não tenho mais tempo.
se necessitares de mais esclarecimentos apita.
nomeadamente em soluções para as sisternas que não falei aqui.

um abraço e boa obra.


Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por Nuno Oliveira »

caro macsousa,

felicito-o por procurar poupar o consumo de água desta forma.
todas as recomendações são pertinentes, as questões que o mikealex coloca são fundamentais, em todo o caso existem já algumas companhias nacionais que têm experiência e conhecimentos para fazer alguns dos tipos de projectos que pretende.

conheço estes sistemas mas nunca os vi integrados uns nos outros, com bombas e depósitos comuns.

já vi recolha de águas das chuvas aproveitada para descargas instalada com um filtro mt básico localizado na cobertura o que dá um escoamento para descargas por gravidade (importa dizer que a maioria do consumo de água tende a ser para descargas).

http://www.revistatechne.com.br/engenha ... 7982-3.asp

na austrália usam sanitas químicas por causa de escassez de água conduzindo tudo para rega de modos tão simples como lagos artificiais nos terrenos ou tanques de plástico sob as caleiras...

o tratamento de águas residuais domésticas é normalmente feito por fossas sépticas com pré-filtro ou fossas biológicas e serve para obter água para banhos, exigindo mais instalações e bomba. julgo que o tanque pode ser ligado ao sistema de aqs se o tiver. não tenho a certeza que misturar todos estes sistemas seja a solução mais simples e conveniente.

conheço também o caso de uma habitação que tem sanitas compostoras que é uma solução bastante interessante para quem tem um jardim . as pessoas que lá habitam normalmente põe uma tina debaixo das torneiras quando elas correm antes de aquecer para utilizar na rega (são quantidades pequenas...) e usam unicamente sabões, detergentes e champôs organicos que podem ser facilmente ser feitos em casa, com custos muito menores.

http://www.zeroresiduos.info/index.php? ... itemid=111

http://www.ifil.org/rcs/tecnologia/limpeza.htm

boa sorte e partilhe o seu progresso!


MikeAlexPT
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta jul 02, 2008 9:51 pm
Localização: Mafra

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por MikeAlexPT »

caro nuno oliveira,

eu tenho-os integrados e a funcionar. tenho uma necessidade de rega mensal (no verão) de 25m3. destes retiro 10 a 12 m3 mensais da mini-etar. os restantes vêm da cisterna de 12m3 que recolhe as águas da chuva.

o próximo passo será produzir a electricidade necessária na mini-etar com solar ou eólica.

mikealexpt

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por jmal »

mikealexpt Escreveu:caro nuno oliveira,

eu tenho-os integrados e a funcionar. tenho uma necessidade de rega mensal (no verão) de 25m3. destes retiro 10 a 12 m3 mensais da mini-etar. os restantes vêm da cisterna de 12m3 que recolhe as águas da chuva.

o próximo passo será produzir a electricidade necessária na mini-etar com solar ou eólica.

mikealexpt
interessante, como funciona essa mini-etar, que necessidades energéticas tem ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por ajosemor »

os meus parabens a macsousa e a todos os que trabalham ou simplesmente ainda projectam o aproveitamento tão grande quanto possível das águas utilizadas nas suas habitações.
alguns sortudos, como eu, vivem em moradias que lhes facilitam muito a vida. arranja-se sempre uma maneira de passar mais um tubo, um reservatório, etc.
para além dos processos mais simples de poupar água, redução do volume dos autoclismos, colocação de redutores de caudal nas torneiras e outros, pouco mais fiz do que reúnir algumas idéias que passo a expôr:
- aquecendo a água com um painel solar há o facto de se desperdiçar alguma água até se ter a temperatura pretendida. para reduzir este desperdicio ando a congeminar um esquema que promova a circulação da água reintroduzindo-a no depósito de água quente para o que é necessário mais um tubo para fazer esse retorno e umas válvulas eléctricas que fechem a entrada de água da rede e abram o circuito de circulação. não sei se o aproveitamento global que pretendes se coaduna com esta idéia mas, tu avaliarás.
- também eu penso separar a água das sanitas, que seguirá para o esgoto até ter sanitas de compostagem, das águas das lavagens para posterior aproveitamento. ainda não encontrei um sistema que garanta a qualidade dessas águas mas, penso que existem. basta lembrar que já há bairros totalmente independentes do abastecimento exterior, pelo menos na suécia.
- congemino igualmente o aproveitamento das águas pluviais para o que ando a pensar apanhá-las a certa altura da pendente do telhado de forma a introduzi-las logo num reservatório a colocar no sótão (+ ou - 8-9m do solo) o que me pouparia o uso de bomba.

com votos de que as idéias que vamos aqui botando possam ser úteis para o maior número possível de pessoas e certo de que hoje já aqui aprendi mais umas quantas idéias, como o da utilização dos sabões biológicos,

saúdo-vos
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências


MikeAlexPT
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta jul 02, 2008 9:51 pm
Localização: Mafra

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por MikeAlexPT »

ajosemor Escreveu: - aquecendo a água com um painel solar há o facto de se desperdiçar alguma água até se ter a temperatura pretendida. para reduzir este desperdicio ando a congeminar um esquema que promova a circulação da água reintroduzindo-a no depósito de água quente para o que é necessário mais um tubo para fazer esse retorno e umas válvulas eléctricas que fechem a entrada de água da rede e abram o circuito de circulação. não sei se o aproveitamento global que pretendes se coaduna com esta idéia mas, tu avaliarás.
para este circuito apenas necessitas de uma bomba circuladora de preferência temporizada. válvulas só manuais para poderes isolar o troço de tubagem do retorno.
ao colocares um temporizador, apenas fazes circulação durante algum tempo por dia, evitando desperdícios de temperatura. ex: se tomas banhos entre as 7h00 e as 8h00 colocas a bomba circuladora a funcionar entre as 6h45 e as 7h45 (estes tempos são ajustados às necessidades reais) e depois só utilizas ao fim do dia quando chegas a casa e fases o mesmo.

mikealexpt


MikeAlexPT
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: quarta jul 02, 2008 9:51 pm
Localização: Mafra

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por MikeAlexPT »

jmal Escreveu:
mikealexpt Escreveu:caro nuno oliveira,

eu tenho-os integrados e a funcionar. tenho uma necessidade de rega mensal (no verão) de 25m3. destes retiro 10 a 12 m3 mensais da mini-etar. os restantes vêm da cisterna de 12m3 que recolhe as águas da chuva.

o próximo passo será produzir a electricidade necessária na mini-etar com solar ou eólica.

mikealexpt
interessante, como funciona essa mini-etar, que necessidades energéticas tem ?

basicamente é um deposito em pead com um filtro, um soprador e uma bomba. funciona por arejamento e decantação.
o soprador tem uma potencia de 51w e trabalha 8 horas por dia. a bomba ainda não sei a potencia, mas trabalha muito pouco.
seja como for estou a aguardar que me emprestem um contador para fazer uma média mensal de consumo.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por jmal »

mikealexpt Escreveu:
jmal Escreveu:
mikealexpt Escreveu:caro nuno oliveira,

eu tenho-os integrados e a funcionar. tenho uma necessidade de rega mensal (no verão) de 25m3. destes retiro 10 a 12 m3 mensais da mini-etar. os restantes vêm da cisterna de 12m3 que recolhe as águas da chuva.

o próximo passo será produzir a electricidade necessária na mini-etar com solar ou eólica.

mikealexpt
interessante, como funciona essa mini-etar, que necessidades energéticas tem ?

basicamente é um deposito em pead com um filtro, um soprador e uma bomba. funciona por arejamento e decantação.
o soprador tem uma potencia de 51w e trabalha 8 horas por dia. a bomba ainda não sei a potencia, mas trabalha muito pouco.
seja como for estou a aguardar que me emprestem um contador para fazer uma média mensal de consumo.
muito bem, com esse gasto energético uns painéis fotovoltaicos servem perfeitamente.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por Nuno Oliveira »

caro mikealex,

felicito-o pela sua solução integrada e o seu engenho e empenho e aproveito para recomendar que elabore um documento onde descreve esse procedimento e os seus resultados porque digo-lhe que são técnicas muito pouco estudadas em portugal, a nível universitário pelo menos, por profissionais de redes prediais e fisica das construções (sobretudo por um desinteresse militante).
garanto-lhe que terá em muita gente um público interessado na sua solução caso decida publicá-la neste forum ou outro local com mais pormenor.
que investimento representou esta adaptação (estou a assumir que foram realizadas numa construção já existente)?

parabéns também aqueles que procuram integrar algumas destas tecnologias de economia de água nas suas habitações.

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Recuperação de águas degradadas

Mensagem por ajosemor »

mikealex escreveu e eu agradeço:
para este circuito apenas necessitas de uma bomba circuladora de preferência temporizada. válvulas só manuais para poderes isolar o troço de tubagem do retorno.
ao colocares um temporizador, apenas fazes circulação durante algum tempo por dia, evitando desperdícios de temperatura. ex: se tomas banhos entre as 7h00 e as 8h00 colocas a bomba circuladora a funcionar entre as 6h45 e as 7h45 (estes tempos são ajustados às necessidades reais) e depois só utilizas ao fim do dia quando chegas a casa e fases o mesmo.
a questão das electroválvulas tem a ver com o seguinte:
os tubos de alimentação a partir da rede e de saída do painel solar (kit no telhado) encontram-se num sótão não aproveitado em casa com 3 pisos. pelo caminho, a partir da cave, vai alimentar também o 1º andar. ora a idéia é cortar essa alimentação no sótão e promover a circulação por uma linha directa do distribuidor de água quente, a ligar também no sótão, ao tubo de entrada do painel para reposição da água que sai. e para isso a melhor maneira é fazê-lo com válvulas comandadas á distância. a idéia da bomba de circulação é boa.
claro que implementando um sistema de aproveitamento de água este esquema terá menos interesse pelo que vou ter que decidir o que faço.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”