Parede com salitre (eflorescencias)

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Parede com salitre (eflorescencias)

Mensagem por Ferra »

pretende-se restaurar uma parede com eflorescencias (vulgo salitre), mas a opção de criar uma parede dupla está posta de lado. que técnica e materiais se podem utilizar para que tal não volte a acontecer ou retardar-lo o máximo possivel?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Parede com salitre (eflorescencias)

Mensagem por itisix »

isso na parte interior ou exterior?
a parede dupla será o melhor (podia levar pladur por dentro), mas assim não sendo, uma boa picagem da parede (o máximo possível) e um tratamento anti salitre. a sika p.e. tem bons produtos para isso. são caros mas bons. depois, uma massa por cima e penso que ficará bom para uns anos.


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Parede com salitre (eflorescencias)

Mensagem por Ferra »

itisix Escreveu:isso na parte interior ou exterior?
a parede dupla será o melhor (podia levar pladur por dentro), mas assim não sendo, uma boa picagem da parede (o máximo possível) e um tratamento anti salitre. a sika p.e. tem bons produtos para isso. são caros mas bons. depois, uma massa por cima e penso que ficará bom para uns anos.
é no interior. já ouvi falar desse produto mas pretendia saber de outras alternativas (se as houver...)
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Parede com salitre (eflorescencias)

Mensagem por itisix »

dependendo do espaço, eu apostava numa parede em pladur com espaço para respirar por trás. pladur hidrófogo. aparte disso, não me lembro de mais nada.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Parede com salitre (eflorescencias)

Mensagem por ventoinhas »

ora ai esta um asunto que ainda esta longe de ter solucao viavel e eficaz existem ,muitos produtos no comercio mas é que alguem teve socesso com algum? quem ja esperimentou muitos e quer ensaiar ainda mais esperimente com cimento cola banal .
fazer o acabamento final so com a cola depois pintar etc mas para ir mais a fundo o melhor é fazer de forma a acabar com as humidades que frequentemente até vem do esterior uma boa drenagem pode vir a resolver o problema é que as humidades para a saude sao uma porra
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Parede com salitre (eflorescencias)

Mensagem por itisix »

sinceramente acho que isso de produtos é uma treta. um primo meu tem uma garagem e tinha esse problema. andou mais de um ano a fazer experiências com produtos "altamente recomendados" e nenhum resultou.
as paredes tinham humidade (são velhas) e também tinha alguma humidade pelo chão (por capilaridade). nada resultou. entretanto está a instalar soalho e lambris em madeira com isolamento entre a parede e a madeira. nestes casos se a humidade for muita convém permiter que o ar circule por trás da madeira. vejam aqui como se faz (a página 4 tem o pormenor da circulação de ar).

http://www.aki.pt/getfile2.php?xp=2&ext ... icoficha35


JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Parede com salitre (eflorescencias)

Mensagem por JACINTO »

boas!
tive precisamente esse problema. tentei mil e uma coisas, produtos, engenhocas diversas, mezinhas caseiras. a única solução que resolveu o problema foi picar a área afectada e um pouco da área em redor e voltar a rebocar.
a pintura do salitre com produtos só faz com que ele apareça à volta do sítio onde ele foi aplicado. pelo menos foi esta a minha experiência.
o salitre aparece quando são usadas areias com sal na construção. o indicado é substituir essas areias, ou seja, picar e voltar a fazer o acabamento.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Parede com salitre (eflorescencias)

Mensagem por ventoinhas »

entao e quanto tempo é que tem o novo reboco se nao aparecer mais é bom mas depende a que' profundidade estavam esses salitres
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Parede com salitre (eflorescencias)

Mensagem por JACINTO »

boas!
piquei a parede até ao tijolo (é uma casa antiga, ainda é daquele tijolo maciço, semelhante no tamanho ao refractário). já foi há uns bons 4 ou 5 anos e nunca mais apareceu.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Parede com salitre (eflorescencias)

Mensagem por ventoinhas »

bem ainda bem que assim é. ja que frequentemente o problema renovasse . mas ja agora adiente se as obras foram so nesse local e com a finalidade de resolver esse problema ou houve outras intervencoes do tipo evacuar as aguas do esterior para manter as paredes esteriores secas? tem chovido com a mesma regularidade de quando tinha o salitre? é que por vezes resolvem-se problemas pôr casualidade outras vezes provocam-se problemas por simples premenores quase insignioficantes
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Parede com salitre (eflorescencias)

Mensagem por JACINTO »

boas!
queria pintar a divisão e tinha que resolver o salitre. foi em meia dúzia de paredes, em sítios relativamente localizados e as obras foram todas de interior. bem, obras foi picar as zonas com salitre e uns 15cm em redor, rebocar novamente usando areia de rio lavada e pintar. não fiz nada por fora nem a nível de escoamento de águas. as condições climatéricas são as mesmas.
o salitre aparece quando o empreiteiro, esperto, para poupar uns cobres, usa areia de mar e não de rio, ou areias mal lavadas. o salitre reage e, com o passar do tempo, as tais efervescências aparecem. não faço ideia é porque é só em certas zonas localizadas. mas inda bem que assim é e não aparece na parede toda, de chão ao tecto!


irinachaves
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sexta fev 22, 2008 8:41 pm

Re: Parede com salitre (eflorescencias)

Mensagem por irinachaves »

sr. jacinto isso não é como escreve, em portalegre a areia do mar é concerteza mais cara e eu vejo salitre por aqui em todos os lados.
não sei explicar muito bem mas o que mais o menos reti na altura de uma reparação que fizeram em minha casa (partiram e robocaram de novo), é que o salitre ou melhor dizendo, sais existem em todos os materiais depois precisam é de condições ideais de temperatura e humidade para aparecerem.


JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Parede com salitre (eflorescencias)

Mensagem por JACINTO »

irinachaves Escreveu:sr. jacinto isso não é como escreve, em portalegre a areia do mar é concerteza mais cara e eu vejo salitre por aqui em todos os lados.
não sei explicar muito bem mas o que mais o menos reti na altura de uma reparação que fizeram em minha casa (partiram e robocaram de novo), é que o salitre ou melhor dizendo, sais existem em todos os materiais depois precisam é de condições ideais de temperatura e humidade para aparecerem.
boas!
desconhecia. a explicação que me deram na altura, e que me levou ao mesmo tratamento, foi essa.
não é desconfiar, mas as condições ambientais na casa que referi mantiveram-se e o salitre nunca mais voltou a aparecer, o que certamente também se passou na sua, onde as mesmas condições ambientais não terão levado ao ressurgimento do problema.
a areia poderá ser melhor ou pior lavada, o que eliminará os tais sais, mas no meu caso, acredito que fosse areia de mar, porque a casa fica relativamente perto da praia...
novamente, não é desconfiar ou duvidar de si, é uma opinião com base na informação que disponho e na minha experiência.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Parede com salitre (eflorescencias)

Mensagem por itisix »

jacinto Escreveu:
irinachaves Escreveu:sr. jacinto isso não é como escreve, em portalegre a areia do mar é concerteza mais cara e eu vejo salitre por aqui em todos os lados.
não sei explicar muito bem mas o que mais o menos reti na altura de uma reparação que fizeram em minha casa (partiram e robocaram de novo), é que o salitre ou melhor dizendo, sais existem em todos os materiais depois precisam é de condições ideais de temperatura e humidade para aparecerem.
boas!
desconhecia. a explicação que me deram na altura, e que me levou ao mesmo tratamento, foi essa.
não é desconfiar, mas as condições ambientais na casa que referi mantiveram-se e o salitre nunca mais voltou a aparecer, o que certamente também se passou na sua, onde as mesmas condições ambientais não terão levado ao ressurgimento do problema.
a areia poderá ser melhor ou pior lavada, o que eliminará os tais sais, mas no meu caso, acredito que fosse areia de mar, porque a casa fica relativamente perto da praia...
novamente, não é desconfiar ou duvidar de si, é uma opinião com base na informação que disponho e na minha experiência.
basta o reboco novo ter levado um aditivo próprio que já resolve o problema. e depois, a salitre pode demorar muitos anos a aparecer.


irinachaves
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sexta fev 22, 2008 8:41 pm

Re: Parede com salitre (eflorescencias)

Mensagem por irinachaves »

as paredes ao longo do ano absorvem água quer naturalmente quer por infiltrações ou por condensações, assim como ao longo do ano perdem a água que absorvem secando.
ao secarem os sais contidos nos materiais cristalizam e aumentam de volume desfarinhando o reboco.
se a massa do reboco fôr feita de modo a que consiga absorver a expansão dos cristais (chega para lá!... os efeitos do salitre não serão tão visíveis.
o processo natural mais corrente de absorção de água pelas paredes é por ascensão capilar a partir do solo.
como sou curiosa e gosto de saber de tudo, foi mais ou menos isto que um amigo me explicou hoje.


JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Re: Parede com salitre (eflorescencias)

Mensagem por JACINTO »

ora aí está a explicação!
vi num site qualquer um tipo que estava a fazer uma casa de raiz e que, quando fez as escavações para os alicerces, isolou tudo com plástico, entre os pilares/paredes e a terra, dizia ele para impedir as humidades verticais.
ora cá está mais uma vantagem.
obrigado, irina!


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Parede com salitre (eflorescencias)

Mensagem por itisix »

aqui na minha zona, muitas casas (especialmente as mais antigas) têm caixa de ar por baixo da mesma para evitar problemas com humidades. nas casas mais recentes não costumam fazer pq deve ficar feio ou parecer antiquado. para ajudar não as isolam bem e depois pimba... problemas.
no quintal de minha casa, se cavar com alguma vontade apanho água, por isso é bem importante aqui. por outro lado, como é tudo areia, some-se depressa.


Aldeia
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta fev 28, 2007 11:32 am
Localização: Vilar de Mouros, Portugal

Re: Parede com salitre (eflorescencias)

Mensagem por Aldeia »

caro ferra, esclareça-me ums dúvidas:

como é a parede que tem salitre (materiais em que é feita, se tem reboco e a sua localização na casa)?

aparece só numa zona ou por toda a parede?
Cumprimentos, j.aldeia


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Parede com salitre (eflorescencias)

Mensagem por Ferra »

aldeia Escreveu:caro ferra, esclareça-me ums dúvidas:

como é a parede que tem salitre (materiais em que é feita, se tem reboco e a sua localização na casa)?

aparece só numa zona ou por toda a parede?
a parede é de um barracão e esta na parte de fora enterrada 50 cm. o salitre aparece por dentro até a altura de 70cm+-.
como é um barracão (e garagem) só pretendia beneficiar a estética sem gastar muito dinheiro. pretendia evitar o pladur pq arrumo lenha lá e em pouco tempo estava esburacado alem da fixação ser dificel pq a parede é em pedra.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Aldeia
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta fev 28, 2007 11:32 am
Localização: Vilar de Mouros, Portugal

Re: Parede com salitre (eflorescencias)

Mensagem por Aldeia »

da maneira que me fala dá-me a entender que esse barração já deve ter sido uma corte de bovinos.

lamento mas o seu problema não tem grande solução que não seja a construção de uma nova parede.

pode adoptar por criar uma solução mista, fazendo uma parede nova ou até aproveitar e fazer um balcão atá uma altura superior em 10/20 cm acima das eflurescências de salitre e deixar o resto em pedra á vista.


existem produtos milagrosos, mas para quem os vende.
Cumprimentos, j.aldeia

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”