Condensação

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Mensagem por ajosemor »

os painéis deste tipo são mistos. vi um outro em cuja imagem se vê perfeitamente que uma parte é destinada ao aquecimento do fluido (ar ou água, aqui mais o ar) e a outra é fotovoltaica para alimentação do ventilador de injecção do ar aquecido, na construção. as divisões a norte podem ser aquecidas se houver acesso para isso. numa vivenda com várias águas posso colocar um painel voltado a sul e injectar nas divisões a norte, por ex. se fôr um prédio se calhar já não tenho essa possibilidade.
como sabemos nas novas energias raramente um tipo resolve todos os problemas, sempre (se há vento não há sol, etc). há que conjugar vários sistemas e, por vezes, ir ás soluções clássicas. mas recordo que há muitos dias frios com vento norte e sol esplendoroso. porque não ter um sistema que o aproveite?
pela minha parte vou "engenhocando" para o conseguir.

saudações

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

a pesar de o site não utilizar tecnicas de comercio sofisticadas . e seja normal à primeira vista algum ceptisismo . nao deixa de ter alguma logica .por vezes procuramos complicaçoes onde as oportunidades sao simples .ainda ha muita gente que frefere vir para a rua nos meses de inverno aproveitar o sol .isso se nao é cientifico é no minimo sinonimo que as pessoas se sentem melhor espostas aos raio do sol que em casas que nao sao aquecidas convenientemente ou que nao sao isoladas convenientemente .é evidante que substituindo o ar frio e humido do interior da casa pelo ar aquecido pelos raios do sol so podera haver vantagens . e podem querer meos amigos sol é o que em todo o portugal nao falta .ou na voça zona paçam alguma semana sem o ver ?
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

há anos que já tem passado um mês sem o ver.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

em alvaiázere?
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

não, em montemor. nos anos chuvosos, isso é muito comum especialmente no outono.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

como eu disse, só tenho na despensa por causa dos alimentos. às vezes na casa de banho por razões óbvias.
ventilo com regularidade, mas a zona é mesmo muito húmida. este fim de semana esteve tão húmido que tinha a casa toda molhada por fora. nem o sol se viu em 2 dias. se abrisse as janelas para ventilar ficava pior.
não digo que seja a solução ideal, mas também temos que pensar na saúde das pessoas e das casas. se tivermos de pintar de novo fica mais caro que a electricidade que se gasta.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Mensagem por filipeoliv »

ora bem como o prometido é devido, cá estou eu este fim-de-semana agarrei o empreiteiro e fui ao material para a minha experiência sem gastar dinheiro.
a boa noticia é que as janelas e sacadas estão na parede exterior.
então a primeira foto
foto da janela vista do interior

Imagem


segunda foto, vista do exterior

Imagem

terceira foto “cobri” hehe a pedra com wallmate. vamos ver se resulta.
o quarto tem duas janelas iguais, uma tem cobertura wallmate a outra não.
vamos ver se condensa, pelo menos tão rapidamente.


Imagem



relativamente aos desumidificadores, eu do meu só digo bem.
no fim-de-semana levantei-me fui tomar banho.
no final abri a janela, duas horas depois fui lá ainda as paredes estavam todas molhadas.
o desumidificador, tira a maioria da humidade em menos de uma hora.
quando fechei a casa, tive 3 desumidificadores e uma ventoinha enorme a trabalhar 24h para poder secar as paredes para pintar, sei que o mais fraco tirava metade da água dos outros 2 por isso digo que há maquinas mais eficientes que outras.
é claro que há desumidificadores de fraca capacidade, também há muito bons. isto é como todos ao aparelhos eléctricos,
por ex nos ar condicionados, por ex. um 12 000 btu classe a ou inverter é capaz de debitar 51 graus com um consume de 1030w, se for um classe e ou g provável provavelmente não atinge essa temperatura e consome mais que isso.
orbis
quanto ao excesso de temperatura, como já disse os 20graus não é temperatura conforto, as paredes estão nos 14,5g e eu em 20minutos passo a ter a sala a 18g e algum tempo depois nos 20g, as paredes não têm tempo de absorver temperatura por isso está longe de se poder andar de manga curta.
porque há uma sensação de frio, por ex num fim de semana que eu tenho o ar condicionado ligado varias horas seguidas vou descendo a temperatura à medida que as horas vão passando, e aí sim lá chego aos tais 18graus.
Última edição por filipeoliv em segunda jan 07, 2008 11:17 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Mensagem por filipeoliv »

já tentei fazer recize ás fotos, mas não sei porquê estão sepre grandes


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

é uma boa tentativa. depois avisa se resulta.

só acho impressionante como é que os construtores (que têm obrigação disso) não terem o cuidado de colocar a pedra de outra maneira.

é tipo a minha casa. quanto a comprei tinha o recuperador de calor com entrada de ar (para circulação e não para combustão) directa do exterior sem possibilidade de fechar (quando não estava em uso entrava cá um frio...).
era isso e uma janela dentro do chuveiro! e estava no projecto!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Mensagem por filipeoliv »

o construtor não teve nada a ver com as pedras eu quis poupar dinheiro e fiz administração directa, então muito bom foi ele que não me cobrou nada por as ter colocado.
agora que podia ter advertido era o tipo que vendeu as pedras e a malta da caixilharia.
lembro-me que o homem da caixilharia quis falar com o das pedras para as janelas ficarem na parede de fora, mas mesmo assim falhou o pormenor da ponte térmica.
vamos ver o que dá a enginhoca


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

é daquelas coisas. só damos por ela depois de meter o pé na poça. eu gastei 400 cts numa caldeira a gasóleo há 2 anos e já me arrependi pela vidinha...

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

a culpa nao é dos construtores .é uma questao de os materiais nao obdecerem a normas e depois ha uma variedade tao grande ,ja sem contar com os feitos por medida . depois estas tecnicas ainda sao novas e muita gente ainda nao compreendeo o principio de foncionamento .
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

acredito que neste caso foi mais azar que outra coisa, mas trabalho indirectamente com obras e tenho visto coisas que até arrepiam. e passam olhos de arquitectos, engenheiros, fiscais, etc e ninguém ve nada.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Condensação

Mensagem por katzilla »

muitas vezes vêm, mas o construtor para ganhar mais uns cobres, paga o silencio com uns almoços.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Condensação

Mensagem por itisix »

katzilla Escreveu:muitas vezes vêm, mas o construtor para ganhar mais uns cobres, paga o silencio com uns almoços.
acredita que é mais burrice que isso... não querendo denegrir a imagem dos nossos construtores, que os há e bons, mas anda aí muito sapateiro.
os que andaram a remodelar a minha casa, os típicos "trolhas" (no bom sentido da palavra entenda-se). devem trabalhar naquilo desde os 10 anos e idade e sabem tudo e mais alguma coisa. têm super cuidados com as coisas e muita atenção ao pormenor, tudo perfeito. e quem olha para eles diz que são uma cambada de broncos.

aqui no trabalho temos umas obras e o empreiteiro (liderado por 2 engenheiros daqueles que andam sempre em formações e bem vestidos, bem falantes). não vêm um boi à frente, não percebem nada, é de bradar aos céus.
andamos sempre em cima e acabam por ter que refazer aquilo que nós detectamos (nem quero pensar no que está "escondido").

é mais a burrice que a "maldade", acredita.


jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm
Localização: Olhão/Faro

Re: Condensação

Mensagem por jcn.jnunes »

itisix Escreveu:é mais a burrice que a "maldade", acredita.
concordo plenamente.

parece um mal que assola o profissionalismo cá em terras lusas.
na 5ª feira passada, no programa prós & contras na rtp1, alguém dizia que o problema dos serviços de saúde não funcionarem melhor (ou minimamente, para alguns dos intervenientes) era a falta de auditorias por parte do governo aos serviços de saúde e emergência médica. ou seja, tomam-se as decisões, implementam-se soluções, mas depois ninguém vai verificar como é que a coisa ficou a funcionar. resultou? requer adaptações ou melhorias? 'tá uma desgraça?

assim se passa na construção de edifícios no nosso país. projecta-se e constrói-se mas nenhum dos intervenientes, no processo, acompanha as obras ao longo da vida destas (pelo menos dentro do período de 5 anos de garantia). desgraçado ou sortudo é aquele que fica a morar na casa. é mais uma questão de lotaria que de controle de qualidade. para muita gente, qualidade é somente deixar uns acabamentos impecáveis.

mudando de assunto, mas que tem a ver com a discussão em curso em matéria de ventilação.
o "novo" regulamento de térmica de edifícios (rccte-dl80/2006) aponta, como taxa de referência de ventilação natural (não forçada, portanto) de uma habitação, o valor de 0.6 rph (renovações por hora). quer isto dizer que, em menos de duas horas, é suposto o ar interior de uma habitação ser completamente renovado, isto continuamente. para que tal seja possível, a casa não pode ser hermeticamente fechada; mais ainda quando há aparelhos de combustão da classe a ou b (sem alimentação de ar própria directamente do exterior) tais como fogões, esquentadores ou lareiras abertas. implica, isto, que hajam aberturas com o exterior e/ou que as caixilharias não sejam estanques ao ar.
o objectivo da ventilação é o de repor os níveis de oxigénio e baixar os de co2, co e de vapor de água.
ora, estas renovações implicam gastos avultados em climatização, seja por perdas de calor no inverno ou por ganhos indesejáveis no verão. mas são necessárias.

agora, soluções...

joão nunes


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Condensação

Mensagem por itisix »

sim, não é fazer como uma santa que tinha caldeira a gás e tapou tudo o que era ventilação (até as grelhas). eu alertei e disse à senhora que era perigoso e que podiam morrer todos intoxicados. a resposta foi perfeita... "tenho um periquito e se acontecer alguma coisa ele morre primeiro".

e eu mais não disse que não valia a pena...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Re: Condensação

Mensagem por filipeoliv »

é verdade, durante toda a minha obra não houve ninguém que lá fosse fiscalizar, apenas eu passava todos os dias no final do dia e lá ia reclamando com o que estava mal ou bem.
o desenhador ainda antes do início da obra ainda me pediu mais 200€ para um molho de fotocópias para estarem na obra, dizia ele que era o plano de segurança da obra e que incluía as visitas à obra.
resumindo e concluindo nunca lá apareceu.
quando foi o projecto de alterações, estava à espera da conta para lhe chapar na cara os 200€.
mas ele parece que pressentiu e não me pediu mais dinheiro.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Condensação

Mensagem por itisix »

bem, aqui construimos um edifício enorme que foi todo revestido a pedra. a pedra foi colado, com uma cola caríssima da cercol porque o arquitecto dizia que tinha de ser aquela. o próprio empreiteiro disse que achava não ser aquela mais indicada, mas o arquitecto teimou e trouxe relatórios técnicos da cola, etc, etc.... passados 2 anos as pedras começaram todas a cair. tivemos de as arrancar todas e o arquitecto todo consolado pq não lhe saíu um tuste do bolso. é que nem vale a pena que ninguém o vai obrigar a pagar. mas nós tb não lhe damos mais trabalho.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Re: Condensação

Mensagem por filipeoliv »

o mal deste país, é que ninguém é responsabilizado por nada, fui hoje pagar uma multa às finanças, porque deveria ter ido dar o terreno como urbano até 30 dias após ter levantado o alvará de construção.
como não tive ninguém que me dissesse, lá fui eu pagar 100€ para o nosso governo, e o estúpido do homem ainda teve o desplante de dizer que era normal e que como tinha ido pagar voluntariamente tinha 50% de desconto….
conclusão: armei barraca lá.
e ainda fui à secção de obras lá perguntar se elas não me deviam ter avisado!!!
resposta:
“ nós costumamos avisar, provavelmente o sr. …. “
outra barraca.
desculpem estar a contar isto mas estou passado.
sempre gostei de ter as coisas em ordem, mas isto é demais, e já me prepararam para a actualização no instituto de cadastros, mais 250€ e todas as despesas para a avaliação são todas à minha conta.
na sexta-feira ainda me chegou o seguro do carro para pagar que já nem me lembrava.
isto está jeitoso está…

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”