Condensação

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Mensagem por filipeoliv »

orbis e jcn.jnunes
fico contente por terem chegado a acordo, já estou mais descansado.


obrigado pelo site ventoinhas, muito interessante


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

bom site ventoinhas.

só queria lembrar que a melhor ventilação que se pode fazer a uma casa é abrir as janelas e arejar "naturalmente" a casa.
aproveitar mesmo o sol de inverno para abrir um pouco as janelas.


Aldeia
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: quarta fev 28, 2007 11:32 am
Localização: Vilar de Mouros, Portugal

Mensagem por Aldeia »

filipeoliv Escreveu:eu não posso deixar frestas, visto as janelas serem de abrir e eu tenho portadas interiores.
nos dias de como ontem assim que me levantei, como estava de ferias abri tudo e deixei aberto o dia todo.
tive de me ausentar umas horas, corri o risco de deixar os oscilo batentes abertos.
a casa é a ultima dentro do perímetro urbano. está um pouco sozinha…
percebes
quando iniciei este tópico, a minha pergunta era:
“será que entre as duas paredes também se forma assim tanta condensação”
era para ver se alguém me aconselhava a meter grelhas nas paredes exteriores. não sei se teria vantagem.
as únicas grelhas que tenho, são as dos respiradores do esgoto dos wc.

boas caro filipe.

parece-me que o seu problema é claramente o fenómeno da ponte térmica.

pelo que li, a sua condensação ocorre excencialmente por dois factores:

o primeiro tem a ver com a ventilação/arejamento dos compartimentos da habitação, agravado pelo facto de ser recentemente construída.

o outro factor tem a ver com o método construído utilizado. um erro comum que tenho visto em várias obras é a união das paredes interiores/exteriores na abertura de vãos. isso nunca deveria acontecer, deveria sim existir um intervalo de 1 cm (no mínimo) entre as paredes. a aplicaão da caixilharia deveria ser na parede interior (só) e depois leva uma moldura em toda a volta que tapa esse cm de separação que referi anteriormente.

poderá ser esse o seu problema.

de momento, o máximo que lhe posso aconselhar é que procure arejar a casa o mais possivel, e baixe também a temperatura da casa (para os 18 graus).

ao nivel de obra, talvez fosse possivel reparar esse problema (assumindo que é mesmo esse). teria de fazer um corte na parede em toda a volta da janela até chegar á caixa de ar, e posteriormente aplicar uma moldura para tapar esse corte. a ideia é simples: separar as paredes por forma a que não existam pontes térmicas.

contudo é muito fácil estar aqui a mandar "postas", sem ver "in loco" e sem saber a forma como foi executada a construção. possivelmente a sugestão que lhe faço pode até ser de dificil execução e bastante dispendiosa.

cumprimentos

j.aldeia
Cumprimentos, j.aldeia


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

a ideia é boa, mas de facto deve ficar caro. mas é um problema comum. a minha casa é assim também e quase todas que conheço também.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Mensagem por filipeoliv »

aldeia Escreveu:
boas caro filipe.

parece-me que o seu problema é claramente o fenómeno da ponte térmica.

pelo que li, a sua condensação ocorre excencialmente por dois factores:

o primeiro tem a ver com a ventilação/arejamento dos compartimentos da habitação, agravado pelo facto de ser recentemente construída.

o outro factor tem a ver com o método construído utilizado. um erro comum que tenho visto em várias obras é a união das paredes interiores/exteriores na abertura de vãos. isso nunca deveria acontecer, deveria sim existir um intervalo de 1 cm (no mínimo) entre as paredes. a aplicaão da caixilharia deveria ser na parede interior (só) e depois leva uma moldura em toda a volta que tapa esse cm de separação que referi anteriormente.

poderá ser esse o seu problema.

de momento, o máximo que lhe posso aconselhar é que procure arejar a casa o mais possivel, e baixe também a temperatura da casa (para os 18 graus).

ao nivel de obra, talvez fosse possivel reparar esse problema (assumindo que é mesmo esse). teria de fazer um corte na parede em toda a volta da janela até chegar á caixa de ar, e posteriormente aplicar uma moldura para tapar esse corte. a ideia é simples: separar as paredes por forma a que não existam pontes térmicas.

contudo é muito fácil estar aqui a mandar "postas", sem ver "in loco" e sem saber a forma como foi executada a construção. possivelmente a sugestão que lhe faço pode até ser de dificil execução e bastante dispendiosa.

cumprimentos

j.aldeia

é verdade, a casa acabadinha de fazer as janelas e sacadas tudo vedado com silicone, ir arrancar isso tudo e fazer um corte na pedra. nada que eu já tivesse ponderado.
mas por agora tenho de me aguentar, acabei agora a casa e gastei tudo o que tinha e o que não tinha sabem como é…
quanto a baixar a temperatura da casa, ela está sempre a menos durante o dia, à noite é que eu a meto a 21, mas na realidade as paredes não chegam a aquecer. tenho o aquecimento ligado poucas horas. geralmente 20h – 23h e tem dias que nem chega
tenho verificado uma coisa, sempre que deixo o desumidificador 2 dias seguidos nesse quarto menos exposto ao sol, ele no segundo dia já tira muito pouca água.
pedi à minha mulher ontem para o deixar o segundo dia a trabalhar, mas ontem ficou continuamente sem parar.
quando cheguei a casa por volta das 18h o higrómetro marcava 45 e ele no dia todo não tinha tirado 1 litro de água. é muito pouco hoje se o tivesse deixado acho que ainda tirava menos.
penso que não tenho nehum problema de muita humidade, mas sim e só condenseção provocada pela ponte termica da pedra e pela falta de arejamento da casa. " pouco tempo em casa".
mas hoje o desumidificador está de guarda no meu quarto, faz tempo que ele não vai para lá.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

que temperaturas tens durante o dia?

podes mudar a temperatura máxima de 21 para 20 ou 19ºc que não vais notar grande diferença na pele, e muita na carteira.
outra coisa que podes fazer é deixar a casa a, p.e., 17ºc durante o dia. não é certo, mas pode-se gastar menos energia a manter a casa quente o dia todo que a só aquecer umas horas, pois se a temperatura baixar muito é lixado faze-la subir. isto ajuda a manter a casa mais quente, incluindo as paredes.
quanto à ponte térmica, não há grande coisa a fazer, sei que há tintas que dizem ajudar a afastar o calor das paredes, mas não acredito muito nisso.

eu tenho um desumidificador na despensa que além de ser a divisão mais húmida da casa é onde tem as coisas boas da vida (comida)
está com um programador das 0:00 às 7:00 para aproveitar a tarifa mais barata. e o programador só custou €2,50.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

o wallmate ib da dow é indicada para isolamento de pontes térmicas.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Mensagem por filipeoliv »

a temperatura agora anda entre 14,5 e 15,5g sem aquecimento, o ar condicionado é muito rápido a subir a temperatura ambiente, temos depois a temperatura conforto. essa sim se a casa estivesse sempre a 18g não precisaria de aquecimento.
como as paredes estão abaixo da temperatura conforto assim que a temperatura do ar chega aos 21, nos primeiros cíclicos, ela baixa muito rapidamente e nota-se a temperatura.
os a.c são normais classe a e não inverter
mesmo assim acho que fica mais económico aquecer a sala durante 2 ou 3 horas nos dias mais frios do que deixar 24h o a.c ligado sem ninguém lá estar.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

se é a/c acredito que fique mais barato só ligar na hora que é preciso.
no meu caso (caldeira e radiadores), apesar de não ser ciêntifico, acho que gasto mais a recuperar a temperatura que a manter.

katzilla: para isso ele teria de "cortar" as paredes, e ele não quer fazer.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Mensagem por filipeoliv »

é verdade o a/c é muito rápido a subir temperatura.
quanto à ideia do katzilla, não estou com ideias de cortar as paredes mas estou com uma ideia utilizando o wallmate, não para acabar com a ponte térmica, mas sim para reduzir.
visto que para acabar com ela só mesmo arrancando as janelas partindo as pedras …
vou ver se hoje caço o empreiteiro para ele me arranjar material. espero para a semana já ter novidades. depois tiro fotos.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

itisix escreveo:
não é certo, mas pode-se gastar menos energia a manter a casa quente o dia todo que a só aquecer umas horas, pois se a temperatura baixar muito é lixado faze-la subir. isto ajuda a manter a casa mais quente, incluindo as paredes.
tambem quer parecer essa ideia ao ventoinhas .
mas os aerios sao do felipeoliv e é a ele de fazer a esperiencia certamente t-em um contador de electrecidade em casa basta basta fazer o calculo do consumo .
ao mesmo tempo verificar se efectivamente continuam as condensaçoes (nao creio).quanto às pontes termicas das janelas e das portas etc seria bem de as ter evitado antes decomeçar a casa mas agora que ela esta feita tambem nao imaginem que é o fim do mundo com as tempetraturas que em portugal se notam nao creio que seja um alarme urgente .porem seria ideal saber como deveria ter sido feito esse corte termico. pois com os sistemas e materiais portugueses a coisa nao é evidente mas é possivel é so nao misturar o interior ao exterior .mas ensai de isolar a pedra pelo interior com um pouco de lã de vidro ou algodao uma manta velha wolmatte ou semelhante e vera que as humidades nao sao dai provocadas
itixis escreveo:no meu caso (caldeira e radiadores), apesar de não ser ciêntifico, acho que gasto mais a recuperar a temperatura que a manter
nao se importe se é ou nao cientifico isso é verdade . ja agora voces falam tanto em desumidificador e ainda nao compreendi o que isso é
tenho na minha casa de banho uma ventoinha ligada em permanencia com a luz que me serve para evacuar os odores e as humidades para o exterior tambem me serve para evacuar o aquecimento felismente que é so quando alguem ocupa a dita .
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

boas ventoinhas

eu sei que uma boa ventilação é bem melhor que muitos desumidificadores, mas em minha casa é complicado porque vem muita humidade de fora para dentro. é junto à praia e só por isso uso desumidificador. na minha anterior casa que era bem mais longe nunca precisei disso.
e a verdade é que desde que tenho o desumidificador a funcionar nota uma grande diferença. a humidade entra e não sai porque quando devia abrir portas e janelas não estou em casa para isso. à noite está mais húmido do lado de fora. chega a ficar tudo encharcado só da humidade do ar.
nos wc's ventilo pelas janelas pois posso deixar abertas fechando as portadas.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

bem dei-me ao trabalho e coriosidade de saber o que é um desumidificador .
e em tantas opinioes nao encontrei uma so de alguem que diga bem dos desumidificadores .é uma maquina mais prejudicial que o moto continou pois este aparentemente fonciona mas é so uma ilosao e forma de gastar inergia para nada .
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Mensagem por ajosemor »

caros orbis e jcn.jnunes

após uns dias fóra li com satisfação.

orbis disse:
após acordo entre mim e o jcn.jnunes achamos por bem que sejam apagados os posts menos agradáveis que escrevemos acima. como não o conseguimos fazer pedimos a ajuda de um moderador.
os meus parabens aos dois. dão ambos um bom exemplo a todo o fórum mostrando uma forte consciência cívica.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

pois, os moderadores é que andam surdos, ou então há algo que me escapa. as mensagens em causa ainda lá estão.
caro filipeoliv acho que a sua casa não precisa de estar a essa temperatura. não sei se é o seu caso, mas muita gente acha que deve aquecer a casa até poder andar de manga curta. uma pessoa pode estar confortável sem esses exageros. você é que sabe, mas na maior parte dos casos, temperaturas entre os 16ºc e os 18ºc cegam perfeitamente, além de implicarem um consumo energético muito menor.

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Mensagem por ajosemor »

ventoinhas disse:
bem dei-me ao trabalho e coriosidade de saber o que é um desumidificador .
e em tantas opinioes nao encontrei uma so de alguem que diga bem dos desumidificadores .é uma maquina mais prejudicial que o moto continou pois este aparentemente fonciona mas é so uma ilosao e forma de gastar inergia para nada
parece não haver muitos simpatizantes dos desumidificadores por aqui. cada um terá a sua experiência, ou não, com estes aparelhos.
pessoalmente tenho boas experiências. um familiar numa casa no fundão (serra da gardunha de um lado estrela de outro) coloca um desumidificador no corredor durante cerca de 3 h, baixa o grau de humidade e o aquecimento posteriormente necessário é muito mais baixo do que se não o utilizasse. em minha casa tb uso um no quarto de casal, nos dias húmidos, nos outros não vale a pena, e passamos bem a noite sem necessidade de mais do que um edredom. aliás, a sua eficácia vê-se bem na água que acumula no seu reservatório. claro que se a humidade não estiver alta ventila o ar mas não tira o que não está lá em excesso (humidade).

saudações

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

a questão não é essa. os desumidificadores retiram uma quantidade importante de humidade, mas necessitam de estar sempre ligados. para isso gastam uma quantidade apreciável de electricidade, o que os transforma em máquinas altamente ineficientes em termos energéticos. além disso, se a temperatura baixar muito, não dispensa o aquecimento, porque doutra forma processa-se condensação com os consequentes danos na pintura.

se o desumidificador não necessitar de estar muito tempo ligado, provavelmente o local nem é húmido.

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Mensagem por ajosemor »

não me passa pela cabeça usar um aparelho deste tipo para locais permanentemente húmidos. a solução aí é promover a ventilação e/ou o isolamento. os desumidificadores são para locais temporariamente humidos para aumentar o conforto no inverno, em dias húmidos.

aproveito para apresentar aqui, sem outro interesse que não o do fórum, um aparelho que me parece interessante e até simples de realizar em bricolage.

http://www.solnordic.com/solsluk.htm

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

falam lá em chapa fotovoltaica. parece-me apenas um painel que funciona por termoconvecção. parece-me que isto só funciona em portugal se estiver voltado para o sol, ou seja para sul. nas divisões voltadas a norte a utilidade deve ser nula. além disso, nos dias de chuva onde está o sol?

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”