Isolar sótão.

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

olá a todos,

acabei(sem contar com as sancas) o tecto de mais uma divisão (para além da casa de banho), foi o closet mais pequeno.

continuo com o mesmo problema relativamente ao remate da junção das ripas (ver foto), estou farto de pensar e não consigo encontrar melhor solução que a aplicação posterior de silicone branco anti fungos, e como não me posso dar ao luxo de estar parado, resolvi avançar mesmo assim...
Anexos
Image1.jpg
Image2.jpg
Image3.jpg


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

cá venho eu para mais uma actualização.

acabei os quartos e closets e passei para os opens, já adquiri o lambrim que vai forrar estas áreas, é mais largo que o dos quartos, medindo 37,5cm contra os 10 cm.

como é mais largo e pesado, tive que voltar a usar os meus atributos de contorcionista sem desfazer claro, da ajuda da minha companheira vassoura.

o próprio pvc é mais rijo o que dificulta bastante mais os cortes do mesmo. vou avançando até às janelas dado que tenho de arranjar as mesmas oportunamente pois continuam a pingar água quando chove fortemente.
Anexos
Image3.jpg
Image2.jpg
Image1.jpg


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

e por último
Anexos
Image4.jpg

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Isolar sótão.

Mensagem por serges »

está mais proximo do fim!!!

parabéns pelo belo trabalho!!!

ainda vais ensinar muita gente com este "faça você mesmo"
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

cá estou eu outra vez para o meu relatório semanal

iniciei o tecto do open grande, estou com alguns problemas nas juntas dado que há situações em que a junta é algo larga.
Anexos
Image3.jpg
Image2.jpg
Image1.jpg


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

este fim de semana avancei o tecto até onde pude, daqui para a frente só posso avançar com o tecto após reparar as janelas. agendei esta reparação para este fim de semana que vem caso não chova. não me parece que vá ser um processo muito fácil, dado que vou aplicar manta asfáltica (nunca trabalhei com este material) de forma a criar um sub-rufo e escoar os pingos que passam pelo rufo principal, de qualquer forma a ver vamos...

entretanto fui comprar a base para o flutuante, e optei também por comprar uma serra meia esquadria. ainda pensei em colocar o chão com recurso à serra tico tico mas ainda tenho alguns cortes em esquadria para fazer e assim nunca mais era sábado!o valor da serra também não foi nada do outro mundo e vai dar bastante jeito para pôr as sancas e os rodapés.

durante esta semana devo comprar o chão, após medições e com o avanço dos móveis, fiquei com 100 m2 + 3,88 m2 da casa de banho.

tenho dois materias eleitos (ambos ac3):

aki : chão flutuante branco 7mm (parece-me efeito 3 réguas) » 6,95€/m2
izi : chão flutuante escuro (não é wengue) 7mm base hdf » 6,50€/m2

inicialmente tínhamos falado em pôr chão branco, contudo chegámos à conclusão que ficaria tudo muito branco (chão branco+paredes brancas+tecto branco), então optámos por colocar mais escuro de forma a criar contraste com o branco já existente, no entanto apareceu este branco a um preço bastante acessível pelo que vai ser estudado.

a esposa é que vai ter a palavra final (mas parece-me que vamos para o chão escuro).
Anexos
Image3.jpg
Image2.jpg
Image1.jpg

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Isolar sótão.

Mensagem por ventoinhas »

parabens cimento
-pela forma que resolveo e encontrou uma boa soluçao .
-pela coragem de se meter à obra e truinfar com muito exito
-pelo testemunho de fotos paço a paço.
-pelos serios conselhos dados aos outros foristas
-agora queira desculpar so gostei menos daquela ira em relaçao aos passarinhos .mas crio que voce ja esqueceo .
mas bem repare que esse ninho foi feito porque havia uma pequena pasagem junto à chemine caso contrario é impossivel a passagem pelas telhas quando estam em bom estado .
até foi bem esses pasaranhos fazerem o ninho pois voce agora ja sabe que é conveniente tapar muito bem todos os buracos inclusive para os ratitos .e nao esquecer de verificar ao menos todos os quinze anos se nao tem telhas partidas para evitar a entrada de qualquer vivente .tambem é prodente ter algumas telhas de avanço em stok .
-em nome de todos que acharam o seo testemunho muito interesante o nosso obrigado bem haja muita coragem e felicidades.
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

ventoinhas Escreveu:parabens cimento
-pela forma que resolveo e encontrou uma boa soluçao .
-pela coragem de se meter à obra e truinfar com muito exito
-pelo testemunho de fotos paço a paço.
-pelos serios conselhos dados aos outros foristas
-agora queira desculpar so gostei menos daquela ira em relaçao aos passarinhos .mas crio que voce ja esqueceo .
mas bem repare que esse ninho foi feito porque havia uma pequena pasagem junto à chemine caso contrario é impossivel a passagem pelas telhas quando estam em bom estado .
até foi bem esses pasaranhos fazerem o ninho pois voce agora ja sabe que é conveniente tapar muito bem todos os buracos inclusive para os ratitos .e nao esquecer de verificar ao menos todos os quinze anos se nao tem telhas partidas para evitar a entrada de qualquer vivente .tambem é prodente ter algumas telhas de avanço em stok .
-em nome de todos que acharam o seo testemunho muito interesante o nosso obrigado bem haja muita coragem e felicidades.
obrigado ventoinhas

realmente os passarinhos foram um pouco inconvenientes


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

já recebi o chão!

entre telefonema para a esquerda e para a direita, lá se dignaram a entregar-me o material (combinei com a urbanos/izi para sábado de manhã, só apareceram às 17 e porque me fartei de fazer barulho, alguém deu barraca...)

42 pacotes a carregar lá para cima sozinho, vai lá vai:( vou ter que levar aos poucos ).

já coloquei a espuma, montei a serra e testei, não reparei mas esta serra (assim com a maior parte delas deste preço) têm a largura de corte com alguma limitação, neste caso são 12 cm e as ripas têm 19,3cm, pelo que vou ter que cortar em duas vezes.

o problema nem é o corte mas sim o barulho que ela faz:( é que a zona onde vou trabalhar no sótão é mesmo por cima do quarto dos meus filhos, e como só posso ir lá para cima quando eles vão fazer a sesta da tarde, estou a ver o caso mal parado...

já estive a fazer um teste junto dos armários baixos, o carpinteiro deixou uma folga junto ao chão, para que o mesmo pudesse entrar por baixo do armário, pelos vistos funcionou bem;)
Anexos
Image3.jpg
Image2.jpg
Image1.jpg


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

e mais
Anexos
Image5.jpg
Image4.jpg


Filipe24
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado dez 18, 2010 4:42 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Filipe24 »

boas festas a todos. sou novo nestas andanças de fóruns e sobretudo de obras do género "faça você mesmo". recentemente mudei de casa e acontece que nestes últimos dias verifiquei que a casa é extremamente fria, apesar de ser de construção recente, no verão não sei como será mas desconfio que seja muito quente.
pretendo começar por isolar o sótão da casa, e usa-lo para arrumações, sendo que o mesmo se encontra conforme foto em anexo (não é uma imagem do meu sótão, mas é exactamente igual, ou seja, telhas à mostra e vigas de betão)(esta foto foi tirada deste fórum).
após ter lido várias páginas deste deste tópico verifiquei que uma das mais utilizadas e bem classificadas soluções é aplicar roofmate.
mas como o aplico nas vigas de betão? (têm 30cm entre cada uma) e as placas têm 60 cm, ou seja não cabe entre as vigas.
será que dá para colar as placas de roofmate com silicone ou com espuma de poliuretano?

agradeço desde já qualquer resposta e boas festas.
Anexos
tipodesotão.jpg
tipodesotão.jpg (31.33 KiB) Visto 7943 vezes


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

olá filipe24

não aconselho a isolar só entre as vigotas pois vai originar pontes térmicas, se ainda assim o pretender fazer, tem que cortar o wallmate/roofmate.


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

entretanto comecei a colocar o chão.

até agora foi pacífico e nada de especial, a não ser uma medida que me enganei e fiquei com uma folga de +10mm (+-20mm).

o sistema click é realmente prático. a máquina portou-se bem e facilita imenso.
Anexos
Image3.jpg
Image2.jpg
Image1.jpg


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

e
Anexos
Image4.jpg


Filipe24
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado dez 18, 2010 4:42 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Filipe24 »

cimento Escreveu:olá filipe24

não aconselho a isolar só entre as vigotas pois vai originar pontes térmicas, se ainda assim o pretender fazer, tem que cortar o wallmate/roofmate.

boas, eu não pretendo isolar apenas entre as vigas. aliás nem o pretendia fazer. é conveniente?
a minha questão é não saber qual a melhor maneira de fixar o roofmate às vigas que são de betão. é que pretendo fazer as coisas eu mesmo e andar a fazer buracos em tantas vigas e para tantos painéis de roofmate é complicado e muito demorado.


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

filipe24 Escreveu:
cimento Escreveu:olá filipe24

não aconselho a isolar só entre as vigotas pois vai originar pontes térmicas, se ainda assim o pretender fazer, tem que cortar o wallmate/roofmate.

boas, eu não pretendo isolar apenas entre as vigas. aliás nem o pretendia fazer. é conveniente?
a minha questão é não saber qual a melhor maneira de fixar o roofmate às vigas que são de betão. é que pretendo fazer as coisas eu mesmo e andar a fazer buracos em tantas vigas e para tantos painéis de roofmate é complicado e muito demorado.
eu fiz assim (furei as vigotas) e realmente deu trabalho, não tanto pelos furos mas pelo facto de fazer sozinho e custar a pôr as placas no tecto.se tiver ajuda é bem mais fácil.

outra forma não sei, é uma questão de puxar pela imaginação e googlar um pouco


Filipe24
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado dez 18, 2010 4:42 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por Filipe24 »

cimento Escreveu: eu fiz assim (furei as vigotas) e realmente deu trabalho, não tanto pelos furos mas pelo facto de fazer sozinho e custar a pôr as placas no tecto.se tiver ajuda é bem mais fácil.

outra forma não sei, é uma questão de puxar pela imaginação e googlar um pouco

pois, tenho andado a pesquisar e não encontro grandes alternativas. provavelmente é mesmo isso que irei fazer. obrigado pelo tempo disponibilizado e bons trabalhos.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Isolar sótão.

Mensagem por ventoinhas »

eu fiz assim (furei as vigotas) e realmente deu trabalho, não tanto pelos furos mas pelo facto de fazer sozinho e custar a pôr as placas no tecto.se tiver ajuda é bem mais fácil.

e entao quantos buracos apanhou cada vigota? nao teria causado uma fragilidade com tantos buracos?

entao, teve de por em cada parafuso uma anilha para ele nao entrar muito para dentro das placas?

uma sugestao . paçar uma barra com rosca por cima das vigotas e aparafusar à tubua fina e tratada .(atençao utilizar madeira tratada e garantida).
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

ventoinhas Escreveu:eu fiz assim (furei as vigotas) e realmente deu trabalho, não tanto pelos furos mas pelo facto de fazer sozinho e custar a pôr as placas no tecto.se tiver ajuda é bem mais fácil.

e entao quantos buracos apanhou cada vigota? nao teria causado uma fragilidade com tantos buracos?

entao, teve de por em cada parafuso uma anilha para ele nao entrar muito para dentro das placas?

uma sugestao . paçar uma barra com rosca por cima das vigotas e aparafusar à tubua fina e tratada .(atençao utilizar madeira tratada e garantida).
depende, o máximo de furos que cada vigota levou, foram 4 num vão de 4mt, o diâmetro do furo foi apenas 6mm e com profundidade de 2/3 cm.

não necessitei de anilha, porque as ripas fizeram essa função.

Avatar do Utilizador

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Re: Isolar sótão.

Mensagem por MacSousa »

filipe24 Escreveu:
cimento Escreveu:olá filipe24

não aconselho a isolar só entre as vigotas pois vai originar pontes térmicas, se ainda assim o pretender fazer, tem que cortar o wallmate/roofmate.

boas, eu não pretendo isolar apenas entre as vigas. aliás nem o pretendia fazer. é conveniente?
a minha questão é não saber qual a melhor maneira de fixar o roofmate às vigas que são de betão. é que pretendo fazer as coisas eu mesmo e andar a fazer buracos em tantas vigas e para tantos painéis de roofmate é complicado e muito demorado.
que tal usar cola própria que tenha aderência ao esferovite e ao betão e fazer uma colagem cuidadosa.
cumps

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”