climatização de uma moradia a renovar

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
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Hilário
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Isolamento é essencial...

Mensagem por Hilário »

jalmeida... moço hehehehe

vou aqui relatar uma experiencia que tive numa casa onde habitei.

situava-se no alentejo - alvalade sado, vila onde nos ultimos 5 anos se verificaram tempraturas que vão desde os -7 até aos 47, sempre com graus de humidade bastante elevados.

a casa era alugada, foi construida por volta de 1970 e troca o passo, sem paredes duplas, janelas de madeira com um telhado em placas de lusalite (fibrocimento axo eu que é o nome correcto), e o chão era em tijoleira antiga tipo barro, numa das zonas mais baixas da vila, perdo de arrozais ( só pra terem uma ideia da humidade do solo, costumava ter junco quase encostado ás paredes da casa, era de ta forma que quando ia passar o fim de semana fora quando chegava a casa tinha o chão com bolor.

a moradia tinha ainda um quintal acimentado, com cerda de 35m2 cercado por muros que apesar de darem para a via pública, tinham cerca de 2m de altura, o que provocava um efeito de estufa de tal ordem que no verão não era possível andar descalço no quintal porque podia provocar queimaduras nos pés (parece exagero, mas acreditem que não o é).

no inverno era estremamente fria e no verão só se pode comparar ao interior de uma padaria, em pleno funcionamento

a muito custo, com grande paciência e acordo em aumentar o preço da renda da casa quase para o dobro, lá consegui convencer o senhorio a fazer obras de remodelação.

assim, já que a nível das paredes exteriores não havia nada a fazer, a não ser que fizessem paredes no interior, o que se tornava inviável pelo facto de subtrair demasiado espaço interior á casa que já de si não era muito grande, optou o propreitário, a conselho meu, por substituir o telhado, por telha lusa devidamente isolada com roofmate sobre uma placa aligeirada construida com vigas pré esforçadas e tijoleira de 60 cm.

para o chão optou-se, não pela elevação da cota de soleira mas pelo aprofundamento da lage, retirando-se a tijoleira antiga, e todo enchimento até ao betão, tendo sido colocado depoix da limpeza efectuada, floormate de 4 cm em cima do betão, uma pelicula de plástico (a chamada manga) por cima de uma camada fina (de areia fina hehehe) por cima da areia cuma camatita de cimento de isolamento, malha sol, betão de limpeza, betunilha e por fim um acabamento em tijoleira de ceramica normalissima que sei que custou cerca de 10€m2. com esta operação perderam-se cerca de 5 cm na altura interior da casa, o que não provocou qualquer inconveniente, uma vez que foram também colocadas portas novas quer interiores quer exteriores e ainda janelas novas em perfil de aluminio sem ruptura térmica, de salientar que as janelas foram protegidas com portadas exteriores com regulação de abertura e fecho das lamelas que as compõem.

quanto ao quintal os muros foram reduzidos para cerca de 70 cm de altura com aplicação de um gradeamento em ferro com cerca de 50 cm de altura, tendo sido colocado um pavimento ceramico no chão.

para a pintura exterior da casa foi utilizada uma tinta tipo membrana para isolamento e uma tinta branca de boa qualidade para exteriores, o interior foi pintado com uma tinta de boa qualidade mas absolutamente normal.

resultado:
melhoria de 100% nas humidades costumeiras da moradia que pura e simplesmente desapareceram, aumento considerável na temperatura interior da habitação durante o inverno acompanhado de descida da temperatura, igualmente significativa, no verão.

mas como se pode sempre melhorar qulquer coisa e porque, para o quintal acima referido davam as janelas dos tres quartos, o simples arejamento da zona por via das diminuição da altura dos muros não era suficiente uma vez que com a intecidade que o sol incidia nas paredes, e a falta de isolamento térmico nas paredesque apesar de terem cerca de 25 cm de espeçura, não impedia que os quartos continuassem a ter temperaturas altissimas, notando-se principalmente no periodo nocturno, optei, pedindo autorização ao proprietário da casa, por colocar uma rede sombreira, assim com cerca de 100 € comprei a quantidade necessaria para cobrir toda a área do quintal, ou tubos de ferro vulcanizado para construir uma estrutura de suporte para a rede, camarões fechados com buchas de aço para a parede e corda de nailon para fixação da rede. montada a estrutura e fixada a rede o resultado no verão é impensável para quem não tem a experiencia, a falta de incidencia do sol nas paredes fez com que estas arrefecessem e o reultado no interior notou-se logo no primeiro dia com uma descida acentuada da temperatura no interior dos quartos, óbviamente que durante o inverno a rede era retirada de forma a que proporcionasse a incidência do sol nas paredes.

só falta dizer que coloquei dois aparelhos de ar condicionado um na sala e outro num dos quartos, coluquei também rede mosquiteira em todas as janelas por forma a aproveitar a entrada da fresquidão da noite nos quartos e impedir a entrada de melgas, mosquitos moscas, e afins

as melhorias como já referi foram significativas quer no verão quer no inverno, apesar do meu bolso só terem saido 100€ para a colocação da tal rede, sei que o proprietário da casa investiu bastantes €€€€ nela.

já agora para aquecimento dentrar e de águas sanitárias toma em consideração os aparelhos que queimam pelletes é uma boas solução e, apesar do aparelho ser bastante mais caro que uma caldeira a gasóleo é muito mais reduzido o custo do combustível elém de que é muito menos poluente, procura informação na net em larinox ou ecoforest, ou nos posts do forum onde também já foi discutido o assunto.

um abraço
hilário

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serges
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Mensagem por serges »

antes de mais obrigado pela descrição do seu caso, pois enriquece e mais e dá uns lamirés a pessoas que queiram imensofazer algo urgente quanto a humidades e isolamentos!
ena é realmente a subida da renda para o dobro mas no fim de contas há que ver que o investimento do senhorio não foi pequeno...

desejo muitos e bons anos nessa casita!
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Hilário
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A tal casa ....

Mensagem por Hilário »

olá seges.

infelizmente já não moro em alvalade, a gora é em santo andré
num apartamento.

mas estou á espera da aprovação por parte da câmara municipal de santiago do cacem, que deu entrada em março, para construcção da minha casa exactamente na mesma vila de alvalade.

e o que tenho a dizer é que pesquizei horas sem conta na net sobre os diferentes isolamentos existente no mercado, as suas caracteristicas métodos de colocação, xateei muitas vezes o enghenheiro responsável pelo projecto termo acústico, concordámos, discordamos fomos teimosos e não chegámos á planta perfeita em termos de isolamentos.

de qualquer forma, fui aconcelhado a fazer paredes duplas com tijolos de 11 cm quer interior quer exteriormente, mas eu opto por fazer as benditas paredes com tijolos de 11 no interior e de 15 no exterior, o imprescindível whalmate com 3 cm colocado de forma a que fique encostado á parede interior, seguido de uma caixa de ar com 3 cm e no exterior o tal tijolo de 15cm, segundo as especificações em termos de absorção de energia e humidade, o tijolo de 15 cm tem um melhor comportamento térmico que o de 11 cm, a caixinha de ar sempre retem mais alguma temperatura e humidade, o walmate tem uma fraca absorção quer de humidade quer de temperatura, de forma que o resultado espero que que seja, o pano de tijolo exteriore capaz de reter a entrada de calor ou frio e de humidade, e e o pano de tijolo enterior devidamente isolado, capaz de impedir a saida de calor e de frio, em suma tornar a casa o mais sustentável possível por forma a reduzir significativamente os gastos de energia seja ela qual for.

as janelas e portas serão todas em perfil de alúminio com vidros duplos e almofadas com protecção térmica embora sem roptura térmica
(porque o €€ não chega pra tudo e a ruptura témica encarece em cerca de 30% no orçamento) mas vou apostar nas portadas exteriores que referi, espero eu conseguir com isso controlar a exposição das janelas ao sol e assim colmatar a falta da roptura térmica.

outra coisa imprescindível, que muitas vezes não é tida em conta quer pelos engenheiros quer pelos constructores, é o facto de tanto os pilares como a face das lages necessitarem de ser isolados com o whalmate, uma vez que sendo construidas com betão, e este ser um bom contutor de humidade, de energia térmica e acústica também, caso n sejam isolados estes elementos estruturais, teremos que gastamos os €€ para isolar as paredes ( por norma construidas com materiais com melhores comportamentos)e estamos a deixar uma porta aberta na estructura da casa se não a isolarmos convenientemente (quem nunca viu uma casa nova que no interior apresenta manchas de humidade no sitio dos pilares e junto ás lages? eu já vi umas quantas lol), e para cumulo é um problema de facilima resolução, basta que para isso se faça sair o pano de tijolo exterior, os centimetros necessários para o isolamento e para um tijolo de 7 cm, é quanto basta, e nada mais.

só em isolamentos de paredes lages e telhado a casa vai absorver cerca de 600m2 de whalmate, floor mate e roofmate, significando isto uma pequena fortuna quando os metros quadrados se traduzem em euros, mas se tivermos em conta que as partes que são isoladas são as únicas que dificilmente se podem mexer, na altura de remodelar, e ainda que esses gastos se irão traduzir numa redução no comsumo de energias para aquecimento ou arrefecimento da moradia, e consequentemente numa melhoria do conforto de quem vai habitar, estou certo que irão ser compensados os gastos iniciais, embora que a longo prazo.

há, faltava esta..... os quartos com pavimentos em madeira (mesmo madeira, e não desses pisos flutuantes enganadores que andam para ai), tornam-se muito mais confortaveis, com certeza o custo também é bastante diferente.

e cá se vai andando com a cabeça entre as orelhas, e o cerbro pensando sempre na forma de dar a volta ao assunto para que se tornem viáveis os projectos com o minimo de gastos possíveis.

já agora..... se alguém tiver alguma ideia para discutir comigo sobre o assunto, uma vez que sou interessado na matéria, agradeço imenso que o faça.

um abraço

hilário

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Hilário
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Faltou uma coisa

Mensagem por Hilário »

poix, nunca está tudo , como podem entender com facilidade a casa será quase hermeticamente fechada, existindo apenas os respiradores da casa de banho e a chaminé da cozinha, uma vez que a chaminé da lareira vai estar fechado por via da útilização de um aparelhe de queima de pelletes, por isso põe-se um problema.... de manhã ao acordarmos os vidros das janelas estarão embaciados, e o ar saturado.

como resolver eficazmente o arejamento da casa?
a principio pensei num sistema de tubajem de 120 mm com uma entrada e uma saida de ar, ajudada por uma turbina electrica queforçaria a entrada e a saida de ar, a tubajem passaria por cada compartimento da moradia tendo cada um deles um respirador a ela ligado para renovação do ar, para ser automático pensei em colocar em cada compartimento um sensor de humidade, que faria actuar a turbiba sempre que fosse atinjido um determinado grau de humidade em cada compartimento, porém, a casa é em alvalade sado pelo que, apesar de no verão não colocar o problema, no inverno seria dificil de convencer o ditos sensores a fazer com que a turbina parasse, uma vez que a zona é extremamente humida, existindo frequentemente nevoeiro até há hora de almoço, o que fazria com que cada vez que tentasse meter ar novo em casa este, durante o inverno teria certamente uma humidade relativa maior que o que se encontraria dentro da habitação.

assim estou num impasse dificil de ultrapassar, porque ou meto humidade em casa ou corro o risco de ficar com ar saturado no interior da habitação.

tenho sempre a opção mais económica de fazer accionar a turbina por um relógio temporizador (com um custo na casa dos 15€ aproximadamente) mas o problema da entrada de humidade mantem-se.

alguma ideia por aí????
alguma experiência semelhante???

espero sugestões.

um abraço
hilário

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orbis
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Mensagem por orbis »

ora bem com o vidro duplo, o embaciamento é muito mais difícil de acontecer.
pois na minha zona o problema maior também é a humidade. posso dizer que na zona mais fria da casa virada a norte, tinha até há pouco tempo um desumidificador a trabalhar todas as noites de dias de sol, entre outubro e abril, e 24 horas por dia nos dias de chuva. um belo acréscimo na conta de electricidade!!!
como instalei ar condicionado inverter há pouco tempo a desumidificação é agora mais eficaz e com menos consumo.
no entanto, não sou apologista das soluções muito consumidoras de energia. em vez de instalares turbinas, experimenta abrir as janelas para renovar o ar. a humidade só com desumidificação ou condicionamento de ar. de qualquer modo, se a casa estiver com uma temperatura relativamente alta os efeitos da humidade são minimizados porque as condensações, por exemplo nos tectos e paredes, quase não acontecem. o grande problema da humidade são mesmo as condensações que degradam a pintura rapidamente.

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Hilário
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Mensagem por Hilário »

a pintura a saúde as roupas enfim tudo.

acho que não entendeste a ideia.

o problema das janelas abertas é a perda de energia térmica, por isso se controlasse a quantidade de ar que entra na moradia minimizaria as perdas.

um abraço
hilario

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Mensagem por orbis »

não vais ter grande hipótese. com essas condições a humidade não te vai dar tréguas. além disso, não moras numa zona muito fria, embora pareça porque a humidade aumenta a sensação de frio. repara, se abrires as janelas no inverno, com tempo de sol, não perdes muito calor e falo por experiência própria. não te esqueças que o sol está a aquecer a casa. basta abrires um ou dois centímetros para haver circulação de ar.
com a casa fechada no inverno, vais ter uma atmosfera viciada e se estiver bem aquecida minimizas as consequências mas a humidade vai andar sempre acima dos 80%. não é saudável.
a extracção forçada vai consumir energia desnecessária e provavelmente provocar ruído.

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Hilário
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Mensagem por Hilário »

my friend

estás muito enganado se sensas que o alentejo não é frio.

como escrevi antes, nos ultimos 5 anos os invernos na zona de alvalade têm atingido tempreaturas minimas de -7º e é bastante frequente que ás 18h00 já exista gelo em cima dos carros e nos telhados, e no verão tem atingido temperaturas sempre a rondar os +40º num máximo de +47 há cerca de dois anos.

se tens reparado na alteração climática que se tem vindo a verificar nos ultimos anos práticamente dexamos de ter primavera e outono, eram estações fundamentais para a nossa adaptação ao quer ao inverno quer ao verão, as temperaturas nessas estações desciam e subiam gradualmente ao longo de pelo menos dois meses, com as alterações que se estão a verificar no clima essa transição é feita no espaço de tempo que ronda as 4 semanas.

e digo isto, fundamentado primeiro nas medições que efectuei e segundo pela experiência própria do dia a dia.

lembras-te do outono do ano passado??? (em termos climatéricos claro) provavelmente não, e pelo simples facto de quase ter sido imperceptível,
aqui na zona onde moro actualmente recordo-me de até meados de novembro de 006 estarmos com temperaturas a rondar os 24º/25º e de uma semana pra outra ficámos com 7º/8º, com a chegada de dezembro,
esta primavera se tens visto o boletim metereológico verificaste que por exemplo santarem na 4ª ou 5ª passada, atinjiu temperaturas de 35º....
e aqui pela zona na foi muito diferente (atenção que moro numa zona juto ao mar, pelo que não deveria de aquecer tanto) em alvalade ultrapassou largamente os 30º.

tás a ver as minhas preocupações???

são tres factores importantes, frio, calor e humidade relativa do ar, a considerar no isolamneto térmico da casa, a acustica embora seja importante como é óbvio, na realidade da vila onde vai ser construida pode fácilmente ser relegada para 2.º plano por dois factores, 1.º porque alvalade é actualmente uma vila pouco ruidosa e em 2.º lugar porque os materiais que vão ser utilizados no isolamento, embora não sejam os mais adequados para isolamento acústico, têm também alguma protecção contra esse tipo de inconveniente, que se revela suficiente dado ás caracteristicas da vila.

a tal casa remodelada não ficou com qualquer tipo de isolamento nas paredes exteriores que não eram duplas, mas o simples facto de terem sido colocadas janelas com vidros duplos foi uma absoluta mais valia no que se refere ao isolamento acustico.

quanto ao ruido que o projecto, a concretizar-se, possa fazer, a ideia era que o mesmo só funcionasse durante o dia, quando não está ninguem em casa, e nota que é apenas uma turbina de aproximadamente 150w de potencia, que ligada no sótão, junto á saida do ar saturado para o exterior, iria fazer a sucção através de orificios exaustores aplicados em todos os compartimentos da casa, exceptuando claro está as casas de banho e cosinha, uma vez que estas já possuirão circuitos independentes prorios de estracção. (ou seja vai fazer a sucção do ar em cinco quartos e uma sala).

á distância que a turbina será colocada pensou eu que o problema do ruido não se coloque, a ouvir-se alguma coisa será unicamente o barulho do ar a passar nos orificios instalados nas divizões respectivas e será praticamente ou até pura e simplesmente imperceptiveldo conhecimento que tenho, nos países do norte da europa são utilizados esquemas semelhantes sendo colocado no local onde o ar entra de casa aparelhos que fasem a desumidificação do ar e também o aquecimento do mesmo, assim quando este entra em casa vai seco e quente, no inverno, claro está, uma vez que no verão, como nunca são atingidas temperaturas como as que temos pelo nosso alentejo, o problema não se põe.

o problema é que ainda não consegui encontrar nada semelhante cá em portugal, e estou certo que quando encontrar o mesmo terá um preço incomportável pra carteira de quem está a construir uma casa, e a hipotese de ir comprar lá fora está posta de parte uma vez que seriam necessária mão de obra expecializada para a colocação e manutenção do aparelho.

a janela aberta seria a solução ideal, desde que fosse posta em pratica nas estações do ano, que já não existem, primavera e outono, uma vez que no verão dois centimetros de janela aberta iriam anular o isolamento da moradia (não te esqueças que foi estudado para que a temperatura no interior da habitação fosse o mais constante possível ao longo do ano, e de forma que não deixasse entrar as temperaturas e humidades exteriores, e não deixasse sair as interiores).

como vês não é fácil encontar a solução indicada (os tais aparelhos) num país onde se começaram a dar os primeiros passos em projectos de auto sustentabilidade das casas e onde a aplicação do simples isolamento (o poliuterano extrudido) custa uma pequena fortuna.

quanto ao ar condicionado, uma vez que possuo dois vou instala-los ma moradia, mas com a absoluta convicção que não serão suficientes para manter a casa livre de humidades.

continuo aberto a sugestões.

um abraço

hilário

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Hilário
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Mais uma falha hehehhe

Mensagem por Hilário »

há sempre sempre uma que escapa lol

há também que ter em consideração o facto de no inverno, os dias mais soalheiros serem exactamente os mais frios.

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orbis
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Mensagem por orbis »

bom , tu lá sabes. mas não concordo com isso das alterações climáticas: há algumas diferenças mas não são assim tão siginificativas. de qualquer modo e por experiência própria acho que vas continuar a ter o problema da humidade por mais ventoinas que instales. é das coisas mais difíceis de combater. podes renovar o ar mas como o que vem do exterior também é húmido....


manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

não estou seguro de ser necessário forçar o ar. em principio uns respiradores criteriosamente colocados nas diversas divisões podem fazer o trabalho de ir renovando o ar. nos dias frios de inverno existem paineis solares de aquecimento de ar para ventilação, que podem fazer um bom efeito. quem não se importa de cobrir a casa com rede de sombra no verão, certamente tb não se incomoda com uns paineis pretos nas paredes exteriores
o ar aquecido por estes paineis é extremamente seco.


Autor do tópico
jalmeida
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Mensagem por jalmeida »

caro hilário
agradeço a partilha de sua experiência, que me pareceu muito interessante.
a moradia que comprei não tem problemas de humidades, a zona onde está inserida também não é excessivamente húmida - embora sempre haja a humidade natural vinda da mar - e o isolamento estará assegurado.
agradeço o alerta para o eventual excesso de isolamento e a consequenteflata de renovação do ar. vou ter que falar com o arquitecto sobre isso.
ainda ninguém respondeu sobre a bomba de calor dimplex. estive a ler e parece que poderá ser utilizada para aqs e também para aquecimento/arrefecimento, ou não?
pelo que li - no site da dimplex - também poderá resolver o problema de ventilação.
para quem não percebe nada destas matérias, parece-me demasiado para um só equipamento. "quando o bodo é grande, o pobre desconfia..."
alguém tem dicas sobre o assunto?

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Hilário
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Jalmeida

Mensagem por Hilário »

não vale apena falares com o arquitecto a respeito disso pk seguramnete ele não vai ter resposta para te dar, tens de falar com o engenheiro responsável pelos projecto de estabilidade e isolamento (normalamente é o mesmo engenheiro que realiza os projectos todos), a função dos arquitectos é desenhar a casa quer interior quer exteriormenteconsoante o seu gosto e o gosto do cliente, em suma a única preocupação deles é com o desine da casa, enquanto que os engenheiros se dedicam a estruturar o trabalho do arquitecto por forma a que a casa tenha uma estabilidade estructural que a mantenha erguida por muitos e longos anos.

por isso é com o engenheiro que tens de falar.

o isolamento nunca é em excesso é ele que te faz sentir confortável dentro da tua casa, somente há que ter em atenção a determinados aspectos, como por exemplo o da renovação do ar que é estremamente importante, e arranjar formas de os solucionar sem descurar outros não menos importantes como o da entrada de humidade ao renovar o ar, esse é o mais grave, porque se entrar frio tu podes aquecer se entrar calor podes arrefecer, gastando mais ou menos energia, mas se entrar humidade .... my freind, é uma coisa terrivel por que tudo o que tens em casa vai absorve-la e la tens de andar com desumidificadores ou ar condicionado para a tirares, acabas por resolver dessa forma, gastando mais um pouco de energia, mas se conseguires resolver o problema á entrada do ar para o interior da habitação, seguramente que gastas muito menos energia e mantens a tua casa muito mais salutar. fla com o engenheiro sim a ver o que ele diz, o meu achou muito boa a ideia mas não me deu qualquer solução para eliminar a entrada da humidade, pode ser que o teu te ajude, e se for caso disso, hehehehhe, partilha aqui a opinião dele que pode ser muito útil, para mim e todos nós.

um abraço
hilário


Aldeia
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Mensagem por Aldeia »

ora bem, já muito foi aqui falado e estou de acordo com quase tudo, contudo tenho umas pequenas observaçoes a fazer:

o problema da humidade resume-se, sobretudo, em três aspectos; falta de ventilação, existencia de pontes térmicas (neste caso manifesta-se sob a forma de condensação e mais tarde sobre o aparecimento de fungos) e falta de capacidade de absorção de humidade por parte dos materiais empregues.

de todos os que falei, para mim o mais importante é a falta de ventilação/arejamento dos compartimentos. se é certo e sabido que de no verão isso não acarreta problemas, de inverno isso já não é tão facil.

a humidade existe sempre e havendo ventilação entra sempre humidade. o importante é que saia também. posso dizer que já assisti a um caso impressionante. foi num dia de chuva aqui no norte com muita humidade no ar. existia humidade em todas as superfícies (notava-se mesmo) e eu mais uns amigos fomos a um café perto. nesse café (que ficava junto ao mar) a humidade era tanta que as mesas e os bancos estavam com pequenas goticulas de agua agarradas. como também tinha muito fumo de tabaco, abrimos uma frincha de 5 cm numa porta de correr( porque chovia bastante) afastada 4 metros e ao fim de 5 minutos a nossa mesa estava seca!

é certo que a ventilação pressupoe algumas perdas térmicas, mas é um mal menor e que inclusivé vem por bem. para o nosso clima não acho que valha a pena andar com sistemas sofisticados (e caros). umas grelhas de ventilação para a caixa de ar (se esta for ventilada, se não não presta) são suficientes.
Cumprimentos, j.aldeia

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subscrevo.

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Hilário
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Atenção á ventilação da caixa de ar da parede.

Mensagem por Hilário »

se é certo que a ventilação pode retirar a humidade que se poderá acumular na caixa de ar, também a pode lá intoduzir.

mais vale apostar no isolamentento no pano de tijolo tinterior com o wallmate bem colocado (colado á parede), este material tem um nível de absorção de água, por imerção nenor que 0.07%, por difusão não tem qualquer absorção, o tijolo de 15 cm também tem uma resistência significatica á absorção de humidade, se for convenientemente rebocado e sendo utilizada uma pelicula e uma tinta de boa qualidade no acabamento (note-se que a pintura do pano de tijolo exterior só deve ser feita depois desta estar convenientemente seca e livre de humidades) ainda que passe alguma humidade que será sempre insignificante para a caixa de ar, esta irá sair da mesma forma que entrou a seu tempo, e não tem forma de atravesar o wallmate para o pano de tijolo interior, e faço questão de repetir desdeque se observem todas as regras de aplicação do wallmate (deixa-lo solto na caixa de ar é abdicar do isolamento).

mas falaste uma coisa muito importante, o revestimento do pano de tijolo interior é extremamente importante uma vez que pode ajudar no controlo da humidade no interior da habitação, cá pelos alentejos quase todas as casas têm como acabamento interior um reboco normalissimo (feito com uma mistura de cal e cimento), material este que, além de frio, tem também uma fraca absorção de humidade, é frequente verificar que a humidade se condensa nas paredes e depoix escorre por elas abaixo.

mas é como tudo.... a solução para colmatar um pouco esse problema é utilizar matreiais para revestimento e pintura das paredes interiores que permita a absorção de alguma humidade, por forma a que esta absorva e liberte humidade conforme a sua existência dentro da habitação, temos por exemplo o estuque tradicional, material que tem umas boas propriedades tanto no que se refere á absorção térmica como de humidade, mas como n há bela sem senão, a resistencia deste material nada tem a ver com o reboco tradicional, é um acabamento muito frágil, mas do meu ponto de vista o principal problema nem se coloca por ai, uma vez que as paredes de uma habitação não têm necessáriamente de ter um acabamneto robusto, o problema põe-se exactamente nos custos do material e da aplicação que é muito superior ao do reboco. em frança por exemplo (tive oportunidade de observar parte da construção de uma moradia) a técnica utilizada para construir as paredes exteriores das casa resume-se á contrução de uma parede exterior com tijolos de 20, sendo construida a parede interior com placas de pladur, as quais têm o poliutereno extrudido com (wallmate) colado, estas placas têm uma largura de cerca de 10 cm (isolamento e pladur) são encostadas ao pano de tijolo exterior, simples rápido e eficaz, atencão que as temperaturas em frança, paris, cidade onde estive a passar férias, são muito mais baixas que as nossas e os níveis de humidade mais altos, como o pladur é gesso cartonado permite uma boa absorção de humidade no interior da habitação.

mas lá está as casas são muito bem isoladas, desde o chão até ao telhado que necessáriamente tem caracteristicas diferentes dos nosso nomeadamente no que se refere ás inclinações, por causa na neve, mas o isolamneto deveria-mos fazer igual porque os telhados no verão são o elemento da casa mais expostos ao sol e no inverno á chuva e á geada, e meus amigos, respiradores dispersos pleos telhados é o que não falta lá, para compensar a estanquicidade da casa e fazer a renovação do ar.

um abraço

hilário

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ventoinhas
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Mensagem por ventoinhas »

ora bem diria que em resume esta tudo dito mas cada caso é um caso .
quanto as humidades que provocam as paredes pretas sopbretudo junto aos tectos ou em baixo rente ao solo . quanta as junto ao tecto é falta de deixalas ou forçalas a desaparecerem para isso existe a ventilacao forcada ou nao mas geralmente nao é precizo forcar que consiste em canalizar todas as pecas habitaveis via um buraco no tecto direccao a (uma so ) chaniné .quanto as por capilaridade e nas casas ja existentes e com paceios onde nao existem alguns drans os beirais deixam cair as aguas em cima das paredes etc e os materiais das paredes obsorvam bastante os tejolos de barro a obsorverem agua até asobiam a menos que estejam ja saturados é claro que no verao se nao chover isto nao se nota imagionemos que se tivermos a camisa molhada para a secar leva pouco tempo mas se lhe chover costantemente em cima nunca mais ficara seca quanto ao pladur de ser em gesso ele tambem é alergico as humidades dai que utilizado em casas mal isoladas sem aquecimento pouco habitadas e sem ventilacao edequada as consequencias serao a anotar com precaucaonem tudo o que ha no estrangeiro é que é bom em portugal ha muita coisa excelente ha é que utilisar convenientemente
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


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jalmeida
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Mensagem por jalmeida »

será que alguém me pode ajudar na questão da escolha ou não da bomba de calor como fonte de aqs?

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orbis
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Mensagem por orbis »

havia por aí o joao.prates que infelizmente deixou de participar por execesso de mau feitio.

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Hilário
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Mensagem por Hilário »

experimenta contactá-lo via email.

pode ser que resulte....

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